Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A cultura indígena ontem e hoje

 

24/09/2008

Autor y Coautor(es)
Juliana Gomes de Souza Dias
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer a cultura indígena e sua influência na cultura brasileira. Como vivem as comunidades indígenas atualmente e seus projetos.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário conhecimento prévio.
Estratégias e recursos da aula

Aula 01: instigar os alunos sobre o que eles sabem sobre a história do Brasil e o período de colonização, sobre a cultura indígena e as ações na FUNAI hoje.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/763/imagens/videos.gif

Para complementar o debate, o professor pode utilizar o vídeo “A conquista da terra da gente” que aborda o conflito dos Bandeirantes e Jesuítas e a imposição da cultura européia ao povo nativo do Brasil colônia.

O vídeo "Dores de colônia" sobre a invasão dos portugueses e a inserção da cultura européia.

Os vídeos “A cor do Pau-brasil” parte 1 e 2 ressaltam o papel do índio na economia e nas atividades extrativistas. Disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/4868

A conquista da terra e da gente         Dores de colônia 

 

Após a análise dos vídeos o professor retoma a discussão questionando a origem dos alunos, isto é, sua ascendência. Cada aluno deverá fazer um relato sobre a história de sua família, suas origens e ascendências dos avós e/ou bisavós, para saber a que povos pertenciam: índios ou imigrantes.

Aula 02: Os alunos devem apresentar o resultado da pesquisa.

Quando todos os grupos se apresentarem, o professor deve dividir novamente os grupos, porém agora a formação é por descendência: portugueses em um grupo, espanhóis outro, africanos outro, poloneses outros, etc.

Com os grupos definidos, iniciaremos nova pesquisa. Cada grupo irá pesquisar como a sua cultura influenciou e é influenciada pela cultura indígena. Isto é, por exemplo, o que os índios aprenderam com os portugueses e o que os portugueses aprenderam com os índios. Os resultados da pesquisa s erão apresentados em um blog criado pelos próprios alunos.

Aula 03: Nessa aula, o professor deve verificar o andamento das pesquisas e orientar alguns temas. O objetivo da atividade é que os alunos conheçam sua cultura e a cultura indígena, de que forma elas se relacionam e se completam. Sendo assim, o professor deve valorizar as culturas e enaltecer as diferenças, para que não haja preconceito ou discriminação.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/763/imagens/sugestoes.gif O professor pode mostrar os projetos atuais que envolvem os indígenas, as conquistas feitas, as brigas por terras, as tribos que se mantêm fiel aos costumes e a legislação vigente.

Como complemento para discussão, o professor pode utilizar os vídeos “Rondon e os índios brasileiros” parte 1, 2 e 3

Rondon e os índios brasileiros: terceira parte

 

“Índios Kariri Xoco” (http://br.youtube.com/watch?v=TTKqn8X20Fg)

 “Índios Kuikuro preservam tradições com o uso da tecnologia” http://br.youtube.com/watch?v=fJvkItqA7HU
< /object>

Os áudios “Educação indígena: os direitos das mulheres indígenas” que aborda o projeto da rede grumin de mulheres indígenas, criado por Eliane Potiguara para a defesa dos direitos das mulheres indígenas.



O vídeo  “Essa gente brasileira” parte 1, 2 e 3 que aborda a chegada dos imigrantes e relata as desigualdades sociais, a formação do povo brasileiro e a questão indígena no país.


O vídeo "Gente colonial" que aborda a trajetória das etnias e a miscigenação das raças no Brasil no Período Colonial.

 

Aula 04: Apresentação dos resultados.

Os alunos apresentam brevemente seus resultados, enquanto a turma faz comentários sobre a pesquisa no blog e o professor argumenta sobre os pontos positivos e negativos de cada pesquisa.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/763/imagens/sugestoes.gif Avaliação

 

Critérios 100 80 60
Participação Participou das atividades e contribuiu para discussão Participou em alguns momentos das atividades e fez poucas contribuições para discussão Realizou algumas atividades, mas não contribuiu para o grupo
Qualidade Articulou bem as idéias, soube utilizar as fontes pesquisadas Dificuldades em articular as idéias, poucas fontes utilizadas Idéias desarticuladas e poucas fontes de pesquisa.


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Essa gente brasileira - parte III Vídeo
Educação indígena: os direitos das mulheres indígenas Áudio
Gente colonial Vídeo
Dores de colônia Vídeo
Rondon e os índios brasileiros: terceira parte Vídeo
Essa gente brasileira - parte I Vídeo
Essa gente brasileira - Parte II Vídeo
Recursos Complementares
http://www.brasilescola.com/cultura/cultura-indigena.htm aborda as culturas Ianomâmis, Guaranis, Carajás e Tupis. http://www.webciencia.com/09_indios.htm história dos índios. http://www.bussolaescolar.com.br/culturaindigena.htm aborda várias tribos e suas expressões artísticas, mitos, cerimônias, alimentação, artesanatos, lendas, jogos, etc. http://www.historiadobrasil.net/indiosdobrasil/ cultura indígena – história e cultura. http://www.funai.gov.br/indios/conteudo.htm Fundação Nacional do Índio. http://www.indiosonline.org.br/ aborda várias tribos indígenas. http://www.terrabrasileira.net/folclore/regioes/3contos/cobra.html Lenda do Cobra Norato. http://www.spaceblog.com.br/ ferramenta utilizada para criar um blog multimídia, que permite adicionar fotos, áudios e vídeos. http://docs.google.com/?hl=pt-BR&tab=wo&pli=1#opened-by-me Google docs para edição de textos on-line. www.gimp.org/ software livre editor de imagens, disponível para as plataformas Linux e Windows.
Avaliação
É importante que os alunos tenham o conhecimento de quais critérios estão sendo avaliados, para que possam identificar suas dificuldades e o que precisa melhorar. O professor pode propor uma avaliação em conjunto com a turma, isto é, os alunos também podem avaliar o trabalho dos colegas, dessa forma irão desenvolver senso crítico.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 9 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/9 - 66,67%
  • Quatro estrelas 3/9 - 33,33%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.