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Perspectiva Isométrica x Desenho Isométrico

 

25/09/2009

Autor y Coautor(es)
MARCELO DA SILVA BUENO
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima dos Santos Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Representar objetos tridimensionais sobre uma superfície plana
Analisar como a projeção cilíndrica ortogonal origina a perspectiva isométrica
Identificar a diferença entre perspectiva isométrica e desenho isométrico
Compreender como são obtidos os coeficientes de redução aplicados sobre as projeções dos eixos e como utilizá-los.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

     Os alunos deverão conhecer o sistema de projeção cilíndrico ortogonal, as vistas ortográficas e, preferencialmente, a perspectiva cavaleira.

Estratégias e recursos da aula

     A perspectiva isométrica, ou sua versão simplificada, chamada desenho isométrico, constituem excelentes recursos para a visualização de formas geométricas tridimensionais, por preservarem as proporções existentes entre os elementos que compõem o objeto representado. Assim como a perspectiva cavaleira, a perspectiva isométrica é muito utilizada no desenho técnico, por permitir uma associação direta com as vistas ortográficas.

     A aula deverá ser iniciada com a apresentação das características da perspectiva isométrica, podendo o professor exibir representações de uma mesma peça produzidas a partir dessa e de outras modalidades de perspectiva, avaliando, com os alunos, qual a opção mais adequada para o fim proposto em cada situação. Tomemos, como exemplo, as ilustrações abaixo:

cubo de aresta n representada em Perspectiva Cavaleira

cubo de aresta n representada em Perspectiva Isométrica e Desenho Isométrico


     Infelizmente, é muito comum que o tema desta aula seja abordado de forma descontextualizada, ou seja, como um procedimento passo-a-passo que o aluno “decora” e sobre o qual não tem qualquer compreensão.

     Ao proceder à análise do processo de obtenção da perspectiva isométrica, é muito importante que o professor o faça estabelecendo relações entre as operações realizadas no espaço e as construções geométricas executadas no papel. Como material de apoio, poderá ser utilizado o arquivo disponível no endereço abaixo:

http://www.4shared.com/file/133590656/b1bd772d/Modelo_para_obteno_da_perspectiva_isomtrica.html

(O modelo poderá ser movimentado com a utilização da ferramenta orbitar ferramente orbitar do SketchUp)

     Terminada a etapa anterior, o docente poderá tratar dos aspectos que diferenciam o desenho isométrico de sua perspectiva homônima e quais as vantagens da utilização de uma ou da outra modalidade, de acordo com o rigor formal exigido na representação.

     Para fixar o conteúdo o professor poderá propor a representação de algumas peças simples, dadas por suas vistas ortográficas, utilizando o desenho isométrico. Em pelo menos um dos exercícios, no entanto, o aluno deverá ser orientado a executar, também, a representação em perspectiva isométrica.

Recursos Complementares

     Uma proposta de trabalho que aproxima bastante os alunos do uso prático do conteúdo da aula consiste em dividir a turma em equipes, entregando a cada uma delas a perspectiva isométrica de uma peça diferente. Cada grupo deverá produzir um modelo da peça e suas vistas ortográficas, sabendo que todas as peças a serem produzidas fazem parte de um mesmo conjunto e, portanto, deverão se encaixar.

     As ilustrações onde o cubo de aresta n aparece representado em perspectiva cavaleira e em perpectiva isométrica estão disponíveis em:

http://www.4shared.com/file/133563284/7df1f8af/cavaleira_corrigida.html

http://www.4shared.com/file/133563638/90bac593/perspectiva_desenho_isomtricos.html

Avaliação

     A aula poderá ser considerada bem sucedida se os alunos demonstrarem, por meio de suas observações, terem compreendido os mecanismos que fundamentam a perspectiva isométrica. A facilidade ou dificuldade demonstrada na realização dos exercícios propostos também irá constituir um bom referencial para a avaliação do professor.

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