Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Diversidade da vida animal: Platelmintos

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Cláudia Regina Montes Gumerato

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Identificar as características principais dos seres vivos pertencentes ao grupo dos platelmintos;

2- Reconhecer aspectos relacionados à morfologia, alimentação, locomoção, defesa e reprodução nesse grupo de seres vivos.

3- Explicar as origens e a evolução dos platelmintos numa perspectiva da evolução das espécies.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções a respeito da evolução dos seres vivos.

Classificação dos seres vivos.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias utilizadas:

  • Aula interativa;

  • Uso do laboratório de informática e/ou sala de vídeo.

Atividade 1: Explorando o documentário

O uso de documentários representa uma ótima sugestão estratégica para trabalhar as características dos diferentes grupos dos seres vivos. Para que uma aula nessa perspectiva seja exitosa é necessário que o/a professor/a assista o vídeo, no mínimo duas vezes, faça uma sinopse e prepare um roteiro destacando aquilo que considera mais importante, de acordo com seus objetivos ao abordar o conteúdo. A discussão em pequenos grupos de alunos/as após a exibição também é fundamental para o bom aproveitamento desse material tão rico em informações reforçadas por imagens impressionantes, o que torna as aulas prazerosas e produtivas do ponto de vista do ensino e da aprendizagem.

Com a finalidade de explorar a temáticas das aulas o/a professor/a exibirá o O filme 3 do DVD 2 da "Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic" tem como título "Primeiros caçadores".

Caso o/a professor/a tenha o interesse de saber mais informações e/ou adquirir o documentário acesse:

http://www.cinevideo1.com.br/dida/index.php?c=44&p=495

Figura 1

Professor/a caso não consiga o vídeo poderá acessar o trailer no seguinte link:

http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals

figura 2- imagens do vídeo. Disponíveis em: http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals

Sinopse do documentário

Além de exibir imagens maravilhosas do fundo do mar e de ambientes terrestres, tem como foco o grupo de seres vivos classificados como “platelmintos”, tratando de maneira clara os aspectos evolutivos, a morfologia, alimentação e a reprodução nesse grupo. Mostra com muita clareza e detalhes: planárias, tênias, platelmintos marinhos e parasitas de minhocas.

Atenção:

Professor/a, a seguir selecionamos algumas dicas para facilitar o norteamento dessa atividade, tais como:

  • Combinar com os/as alunos/as que durante a exibição haverá pausas para explicações, esclarecimentos de dúvidas e registros. Programar esses tempos ao longo da exibição, de modo que não haja rupturas comprometedoras na linha de raciocínio que norteia o documentário.

  • Durante toda a exibição deve-se garantir esse espaço para o diálogo, não o restringindo ao final do documentário, pois uma dúvida inicial pode impedir/dificultar a compreensão de informações importantes ao longo do mesmo.

  • Com essa dinâmica serão necessárias duas aulas de exibição e discussão, apesar do documentário ter um tempo de um pouco mais do que 50 minutos e essa ser a duração, em média, de uma aula. O/a professor/a poderá, ainda, selecionar cenas mais demoradas que poderão ser sintetizadas, por meio de um breve relato.

Após a exibição do documentário, o/a professor/a solicitará que os/as alunos/as façam um círculo para debater os seguintes pontos:

  • Hábitat dos platelmintos.

  • Platelmintos parasitas e de vida livre.

  • Reprodução e locomoção nos platelmintos marinhos.

  • Reprodução e alimentação nos platelmintos parasitas.


Atividade 2- DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS EM GRUPOS

Após a exibição do filme o/a professor/a deverá organizar grupos compostos por, no máximo, cinco alunos/as, para uma nova discussão e elaboração do relatório que contará com as seguintes sugestões orientadas pelo/a professor/a:

Sugestões de itens a serem abordados:

  • Os ancestrais dos platelmintos atuais já possuíam simetria bilateral. O que isso significa?

  • O que possibilita aos platelmintos se locomoverem?

  • Em relação ao sistema nervoso: a) O que os platelmintos têm de diferente dos cnidários em relação ao sistema nervoso que nos permite afirmar que são animais que “deslocam-se pelo mundo com a cabeça abrindo caminho”? b) cite três outros grupos animais que apresentam essa mesma característica. c) Quais são as vantagens de se ter essa característica?

  • Habitat dos platelmintos

  • Impacto ambiental provocado pelo platelminto predador de minhocas na Escócia.

  • Planária: a) hábitat; b) sistema nervoso; c) Esse platelminto enxerga? Explique. d) locomoção; e) como se alimenta?

  • Reprodução nos platelmintos: a) parasitas. Ex:tênia ; b) marinhos

  • Adaptação importante evolutivamente, ligada à reprodução, que os platelmintos apresentam.

  • O que mais chamou a sua atenção no documentário?

ATIVIDADE 3: Isso vai para o nosso mural: Construindo painéis

Materiais necessários:

  • Cartolina ou papel pardo;

  • Tesouras e cola

  • Canetas esferográficas ou hidrocor;

  • Revistas e/ou livros velhos de Ciências.

Com o intuito de finalização das atividades, o/a professor/a solicitará que os mesmos grupos, constituídos anteriormente, deverão montar um painel. Cada grupo ou equipe deverá reunir textos, ilustrações e outros materiais que acharem pertinentes sobre o grupo estudado durante as aulas. A seguir selecionamos alguns pontos importantes....

  • A que tipos de ambientes os animas pertencentes ao grupo dos platelmintos estão “naturalmente” adaptados?

  • Qual é a característica principal desse grupo de vermes?

  • Que tipos de interações os platelmintos estabelecem com outros seres vivos e qual a importância para o ambiente?

  • Quais os aspectos mais marcantes no ciclo de vida desses organismos?

Professor/a, os resultados mais importantes da atividade podem ser transformados em um pequeno livreto. Assim, cada aluno terá um registro geral do que foi reunido, debatido, aprendido a respeito da diversidade da vida animal dos platelmintos.

Recursos Complementares

Sites para consulta do/a professor/a e do/a aluno/a

  • Infoescola: navegando e aprendendo – Platelmintos

http://www.infoescola.com/biologia/platelmintos-platyhelminthes/

  • Portal São Francisco –

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-platelmintos/filo-platelmintos-1.php

  • Platelmintos: o mundo animal

http://www.animalshow.hpg.ig.com.br/plateo.htm

  • Trailers de toda a coleção (1,2,3 e 4) dos DVD “Origens da Vida”:

http://www.dailymotion.com/video/xb2qji_origens-da-vida-national-geografic_animals

  • Televisão, DVD, documentário nº 2, DVD 1,  "Vida em Movimento" da Série Origens da Vida: a evolução das espécies - Abril/National Geographic. 

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo, observando a participação dos alunos, bem como a realização das atividades. Para isso, indicamos alguns critérios:

* Respostas aos questionamentos;
* Participar das discussões sempre que esta solicitar expressão oral;
* Trabalho colaborativo, sugestão de idéias, criatividade e integração com o grupo na montagem do painel e construção do relatório;

  • Para uma avaliação mais específica do conteúdo trabalhado nas aulas poderá ser utilizado como instrumento os relatórios produzidos pelos/as alunos/as

Lembre-se: O/a professor/a deverá avaliar não só a apropriação no conteúdo, referente à temática da aula, como também a capacidade individual e coletiva dos/as alunos/as de argumentar e discutir um tema.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ana Maria Schuffner, E. E. Ione Lewick , Minas Gerais - dijo:
    Mauricioschuffner@hotmail.com

    12/11/2010

    Quatro estrelas

    Estou trabalhando esse conteudo no Ensino Medio e o documentario ajudou a esclarecer duvidas,auxiliou tambem no desenvolvimento da campanha`"Diminuindo vermes". bjos.....Ana maria


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.