Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como as pessoas descobriram a forma da Terra

 

26/10/2009

Autor y Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Noções sobre o processo de construção do conhecimento científico relacionado à forma da Terra;
• Relacionar a percepção que se tem da Terra aos diferentes campos de visão (observação da Terra de diferentes distâncias);
• Um pouco do caminho que a ciência percorreu até que a Terra pudesse ser observada, do espaço, pelo ser humano;
• Perceber a Terra como nossa morada no universo e tomar consciência de nossos deveres em relação a sua preservação.

Duração das atividades
100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber que a Terra é arredondada e que moramos na sua superfície.

Estratégias e recursos da aula

Introdução
Resgatar as ideias das crianças sobre a forma da Terra e discutir como as pessoas construíram a ideia de esfericidade é o desafio dessa aula. O ser humano demorou cerca de 2000 anos para concluir que a forma da Terra é arredondada, sem o auxílio da tecnologia hoje disponível como fotos de satélites e meios que permitem observar a Terra do espaço sideral. Portanto, essa conclusão foi resultado de muitas reflexões, estudos e registros.
Através de uma atividade prática e representação das ideias por meio de desenho pretendemos que as crianças relacionem a distância em que se encontram da Terra à possibilidade de ver sua forma arredondada. Proporemos também uma discussão sobre a história da construção da ideia de esfericidade da Terra chamando atenção para as condições que permitiram, na atualidade, observar o planeta Terra do espaço. Usamos no decorrer da aula, da imaginação e curiosidade, capacidades imprescindíveis ao ser humano, na construção do conhecimento científico, e principalmente daqueles relacionados à astronomia.

Desenvolvimento

Proponha as crianças o seguinte desafio: Se moramos na superfície da Terra, como o ser humano descobriu que a Terra é arredondada?
Diga às crianças que para responder esse desafio elas vão imaginar uma viagem pelo espaço. Inicialmente o meio de transporte será um balão dirigível. No meio do caminho elas embarcarão numa nave espacial para seguir viagem.
A aula será desenvolvida com as crianças organizadas em grupos e para iniciar a viagem elas vão construir um balão dirigível.

Construindo um balão dirigível

Material: uma garrafa plástica de 2 litros, quatro canudinhos, uma bexiga de aniversário, fita adesiva, papel colorido.

Como fazer
Corte uma garrafa a uns 10 cm de sua base para cada grupo. Oriente as crianças para colar os canudinhos em volta da base que receberam um em cada extremidade. A seguir peça-lhes para encher o balão e prendê-lo entre os canudinhos. Para finalizar sugira que enfeitem o modelo de balão dirigível com papel colorido. Se os grupos desejarem podem colar desenhos de crianças no interior da base do balão para representá-los na viagem que irão realizar.

Fonte: Coleção "Asas para voar"- Ciências . Editora Ática. SP Edição PNLD 2010 . P. 139.

Hora de viajar
Proponha as crianças um exercício de imaginação. Peça-lhes que façam de conta que estão viajando num balão com o seu grupo de colegas enquanto conversa com eles sobre a viagem.
Distribua quatro folhas de papel ofício para cada grupo para que desenhem a Terra vista durante a viagem (sugira as crianças que usem lápis de cor ou outro material para o desenho ficar bem bonito). Situações a serem ilustradas:
. Folha 1 - antes de decolar, no pátio da escola;
. Folha 2 - acima do telhado da escola;
. Folha 3 - na mesma altura de um avião que esteja sobrevoando uma cidade.
Avise as crianças que elas chegaram ao final de uma etapa da viagem, pois o balão dirigível não pode ir além. É preciso mudar de meio de transporte para seguir viagem. Eles agora vão imaginar a Terra vista do espaço de uma nave espacial e desenhar na quarta folha de papel ofício.
Organize as crianças nas carteiras ou em semicírculo e proponha a apresentação dos desenhos para a turma.
Oriente os grupos a organizarem os desenhos representados de uma mesma distância.
Durante a apresentação pergunte:
- Por que na maioria dos desenhos, não vemos a Terra redonda?
- O que é preciso fazer para ver a Terra por inteiro?
- Que forma tem a Terra observada do espaço?
- As pessoas, os prédios, as plantas representadas nos desenhos feitos estão dentro ou na superfície da Terra?
- Que lugar o céu ocupa nos desenhos feitos?
- Será que o ser humano sempre soube que a Terra é esférica?

Leia o texto para as crianças para que possam conhecer um pouco de como o ser humano construiu a ideia da forma esférica da Terra.

O planeta Terra foi visto do espaço, pela primeira vez, pelo astronauta russo Yuri Gagarin, em 1958. Lá de longe ele viu o nosso planeta de cor azulada.

Imagem de satélite da Terra
Fonte: www.fourmilab.ch/cgi-bin/uncgi/Earth?imgsize=1024

Entretanto foi difícil para os cientistas descobrirem a forma da Terra.

Os seres humanos antigamente faziam representações imaginárias sobre a forma da Terra. Havia povos, como muitos pensadores da Índia, que acreditavam que a Terra se apoiava sobre imensos elefantes, que simbolizavam a terra, o ar, a água e o fogo. Estes elefantes se apoiavam sobre uma tartaruga gigante que representava força e eternidade.


Fonte: Coleção "Asas para voar"- Ciências . Editora Ática. SP Edição PNLD 2010 . P. 141.

Outros pensadores indianos achavam que a Terra era plana, parecida com um enorme disco. No centro do disco ficava o monte Meru, em torno do qual giravam o Sol, a Lua e as estrelas. Já o povo fenício achava que a Terra tinha a forma da metade de uma maçã ou laranja, num prato com água e, outro prato azul, virado para baixo e apoiado no primeiro, seria o céu. Isso porque enquanto os fenícios viajavam pelos mares observavam que os montes mais altos eram a primeira coisa a aparecer por trás das águas dos mares. Quanto mais se aproximavam da costa viam montes mais baixos e finalmente as casas das cidades.

Antiga Fenícia                                                                    Índia

Fonte: http://www.klickeducacao.com.br/Klick_Portal/Enciclopedia/images/Or/10929/3792.jpg (consultado em 17/09/09, às 14h11min).

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_M1zg0keE0pw/SpQsK-_OPoI/AAAAAAAACA8/oPrzg0h_I8E/s400/MAPA+%C3%8DNDIA.png (consultado em 17/09/09, às 14h20min).

Fenícia foi um reino da Antiguidade, cujo centro se situava na planície costeira do que é hoje o Líbano, no Mediterrâneo oriental. Esta civilização desenvolveu-se entre os séculos X e V a.C., estabelecendo colónias em todo o norte de África e sul da Europa.
Hoje podemos ver imagens do nosso planeta produzidas pelos satélites que chegam até nós por meio da televisão, revistas, livros.
Ainda hoje os cientistas continuam pesquisando nosso planeta.

Recursos Complementares

Sugerir assistir e cantar o vídeo com a música de Guilherme Arantes, Lindo balão azul.
http://www.youtube.com/watch?v=_Thc0lreXyg&feature=related (consultado em 17/09/09, às 14h30min).

Links utilizados na aula

Imagem de satélite da Terra - www.fourmilab.ch/cgi-bin/uncgi/Earth?imgsize=1024

Antiga Fenícia - http://www.klickeducacao.com.br/Klick_Portal/Enciclopedia/images/Or/10929/3792.jpg (consultado em 17/09/09, às 14h11min).

Índia - http://4.bp.blogspot.com/_M1zg0keE0pw/SpQsK-_OPoI/AAAAAAAACA8/oPrzg0h_I8E/s400/MAPA+%C3%8DNDIA.png (consultado em 17/09/09, às 14h20min).

Avaliação

Em diferentes momentos no decorrer da aula a criança pode ser avaliada: quando participa do trabalho de grupo mostrando estar atenta ou não ao que está sendo proposto, quando registra o que aprendeu através de desenhos, quando expõe suas ideias nas discussões em sala, são algumas situações. Avaliar nessa perspectiva implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Feitas estas considerações, propomos que as crianças, individualmente, façam dois desenhos: um sobre as ideias que elas têm sobre a forma da Terra, e outro com uma representação da Terra de acordo com o que pensavam os povos antigamente. Peça às crianças que junto aos desenhos escrevam o que representaram. A partir da avaliação dos desenhos e dos registros feitos é possível verificar se as crianças evoluíram em relação à ideia de forma da Terra aproximando-se do conceito científico de esfericidade do nosso planeta.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • amanda, amanda silva , Minas Gerais - dijo:
    nandinhalindinha.2000@hotmail.com

    31/03/2012

    Cinco estrelas

    foi bom estou fazendo uma pesquisa sobre o universo


  • ana maria , EEQuintiliano Jose Sitrangulo , São Paulo - dijo:
    anamastheodoro@ig.com.br

    06/09/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as informações desta aula bastante criativa o que realmente precisamos para motivar nossas aulas com atividase diferentes...


  • Osmarina da Silva Rodrigues, EE Uzenir Coelho Zeitune , São Paulo - dijo:
    ma_rina_pro@hotmail.com

    02/09/2011

    Cinco estrelas

    Gostei, achei que vai me auxiliar nas próximas atividades do conteudo do 6º ano.


  • Laurita C: da Silva, ESCOLA DE 1º GRAU HORAS FELIZES , Goiás - dijo:
    laurita_conceicaosilva@hotmail.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!!!!!! podemos trabalhar Ciências, geografia,e montar uma aula super dinâmica parabéns, e assim juntos ajudamos a formar cidadões reflexivos,


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.