28/10/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Não há necessidade de conhecimentos prévios;
O professor antecipa aos alunos o que será trabalhado durante a aula. Procura saber dos alunos o que eles já sabem sobre o assunto e o que mais gostariam de saber:
O professor anota as informações e dúvidas no quadro.
Conteúdo:
O professor poderá selecionar alguns textos para leitura em sala de aula, e organizar seu próprio conteúdo. Para isso sugerimos os seguintes materiais:
Site do Banco Central que disponibiliza a história da origem do dinheiro: http://www.bcb.gov.br/?ORIGEMOEDA
Matéria da Revista Nova Escola que trata da história do dinheiro: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/ fundamentos/inventaram-dinheiro-498370.shtml
Site do Canal Kids que apresenta vários textos envolvendo as seguintes temáticas sobre dinheiro: história do dinheiro, capitalismo, inflação, entre outros. Leitura agradável e dinâmica, principalmente para crianças: http://www.canalkids.com.br/bankids/dinheiro.htm
O professor poderá trabalhar leitura e interpretação de texto a partir destes materiais. Recomenda-se acessar o último material sugerido (Canal Kids) no laboratório de informática.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES A PARTIR DOS TEMAS APRESENTADOS NO SITES SUGERIDOS:
Obs: Os alunos deverão trazer antecipadamente para a sala de aula rótulos e embalagens de diferentes tipos de produtos.
Propomos duas dinâmicas:
1) Quanto vale o que você consome
Objetivo: discutir sobre a diferença de preço dos produtos. Valorização do dinheiro. Pesquisa de preço. Economia. Descobrir os motivos de alguns produtos serem mais caros que outros. Realizar operações matemáticas (se um produto específico teve tal custo, quanto este deverá valer?). O professor pode variar o roteiro da atividade, incluir tarefas adicionais, de acordo com as características da turma e os objetivos da aula.
2) Você é o consumidor?
Objetivo: promover a compra e a venda dos produtos. Trabalhar com situações-problema a partir da quantidade de dinheiro (limitado). Realizar operações matemáticas. Trabalhar expressão oral. Construir argumentos e saber expressar-se.
Assistir com os alunos o vídeo que conta a história do dinheiro: http://www.youtube.com/watch?v=Ifp_fqTnJ20
Questões que podem ser trabalhadas a partir do vídeo:
Curiosidade: vídeo do programa 'Mais Educação' que apresenta o significado da palavra salário, através de uma forma dinâmica e objetiva.
Assistir també m o vídeo qu e conta a história do Plano Real (moeda brasileira): http://www.youtube.com/watch?v=AXjU8csvJ Jg
Questões que podem ser trabalhadas a partir do vídeo:
Conversar e apresentar aos alunos as cédulas do Plano Real. Falar sobre os símbolos que representam cada Cédula de Real. Explicar que além do plano real existiram outros planos no Brasil.
Site que explica com ilustração cada cédula de Real: http://www.bcb.gov.br/?CEDCOMUM
Como forma de registro solicitar como "tarefa de casa" uma síntese da aula, das discussões com a turma, o que realmente o estudante pensa sobre o tema abordado, descrevendo:
Solicitar que os alunos pesquisem junto aos seus familiares quais os tipos de moedas eles chegaram a conhecer durante sua história de vida. O que mudou com o Plano Real.
Propor a discussão sobre que atitudes todos os cidadãos brasileiros devem assumir diante do dinheiro nacional:
Nome | Tipo |
---|---|
Salário | Vídeo |
O professor poderá solicitar ainda uma pesquisa para os alunos sobre os sistemas monetários de outros países.
SUGESTÃO DE AULA NO PORTAL DO MEC SOBRE O TEMA:
Conheça melhor o seu dinheiro - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2095
Quanto vale minha moeda? - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=132
Critérios para avaliação:
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/06/2015
Cinco estrelasEste plano de aula ajudou muito a fazer o meu. Continuem colaborando com todos que precisam as vezes de uma de uma força Obrigada!!!
28/05/2015
Cinco estrelasCinco estrelas. Muito útil.
19/04/2012
Cinco estrelasMuito bom!
08/04/2012
Cinco estrelasAdorei! aula interessante e criativa!!!!!
21/10/2011
Cinco estrelasfoi ótimo acessar este portal, tirei minhas dúvidas pendentes .
26/04/2010
Cinco estrelasParabéns pela aula foi de fundamental importancia, pois neste segundo bimestre irei trabalhar o conteúdo dinheiro ou seja cedulas. Como é importante ver aulas símples e que podem ser aplicadas no dia-a-dia para os educando e a sua aprendizagem pode ser melhor e conher mais sobre o nosso dinheiro. Na verdade gosto da materia de matemática e esses tipos de aula que nos estimulam mais aida para nossa prática na sala de aula. Acredito que meus educandos vão adorar a aula. Continuem nos danos suporte
24/03/2010
Três estrelasUma boa estratégia para trabalhar o sistema monetário.