Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O QUE É A PEDOFILIA?

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Inicial Orientação Sexual Corpo: matriz da sexualidade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos aprenderão sobre a pedofilia, as formas de prevenção e de se proteger. Além disso, estas aulas podem ser empregadas para se estimular a leitura e a produção de textos.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Uso do Laboratório de Informática;

-Vídeo.

RECOMENDAÇÃO

Recomendamos ao professor cuidados especiais na abordagem do assunto, pois trata de um assunto forte, devendo, portanto, estar devidamente preparado para abarcá-lo.  Além disso, este tema pode trazer impactos nos alunos, sobretudo, porque é um assunto que geralmente não é abertamente abrangido com eles.

Sendo assim, vale ressaltar que qualquer manifestação por parte dos alunos deverá ser abordada com a mediação atenta do professor para evitar piadas e constrangimentos.

Motivação:

Para dar início a aula, o professor escreverá na lousa a palavra PEDOFILIA em letras maiúsculas. Perguntará aos alunos se sabem o seu significado, se já ouviram falar sobre isso. Em caso afirmativo, perguntará aonde tiveram informação sobre este assunto.

Após ouvir as opiniões dos alunos, sugerimos que o professor destaque que na mídia muito se tem falado sobre este assunto, e que é importante que eles aprendam sobre isso, a fim de se prevenirem, a se defenderem e denunciarem quando necessário.

 Em seguida, o professor deverá apresentar um vídeo de 6 minutos e 23 segundos denominado “O terror da pedofilia” (Fig. 1), disponível em:  

http://www.youtube.com/watchv=RX0SW0bXDAE&feature=PlayList&p=962987FC618F5128&playnext=1&playnext_from=PL&index=2

Acesso em: 14 Set. 2009.

Figura 1- Imagem do vídeo “O terror da pedofilia”

Este vídeo versa sobre a pedofilia, sobretudo como é a atuação dos pedófilos na internet. Em linhas gerais, este vídeo ressalta a facilidade que eles têm de atuação na internet e as dificuldades que há para combater a pedofilia.

Sugestão:

O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.

ATIVIDADE 1

Após a apresentação do vídeo, o professor solicitará que cada aluno escreva a sua impressão sobre o mesmo, podendo ser uma frase, uma palavra, uma fala, enfim, algo que mais chamou a atenção dos mesmos. Concluído isso, cada aluno deverá colocar suas impressões numa caixinha, a qual estará posicionada num canto da sala sobre uma cadeira, e será aberta somente pelo professor, que lerá cada uma delas sem identificar os alunos.

O intuito desta atividade é que os alunos possam refletir sobre este tema, sobre as diversas impressões dos colegas, bem como, se manifestar sem terem receios de intimidações ou represálias.

ATIVIDADE 2

O professor solicitará que os alunos forem grupos de dois ou três alunos. Cada um terá como atividade fazer pesquisas na internet sobre a pedofilia (Fig. 2), de maneira que possam aprofundar-se mais neste assunto.

Sugerimos que o professor dê aos alunos temas a serem pesquisados, podendo estes serem:

· O que é pedofilia;

· Quem é o pedófilo?

· Como ele age?

· Como se prevenir?

· Como denunciar?

Sugestão de sites:

http://http://www.sexualidadeevida.com.br/pedofilia.php.  Acesso em 15 Set. 2009.

http://www.senado.gov.br/web/comunica/agencia/entenda/pedofilia.htm. Acesso em 15 Set. 2009.

http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_noticias/notas_internacionais/id210502.htm. Acesso em 15 S et. 2009.

http://www.youtube.com/watchv=RX0SW0bXDAE&feature=PlayList&p=962987FC618F5128&playnext=1&playnext_from=PL&index=2

Acesso em: 14 Set. 2009.

Figura 2- Pedofilia

http://movimentouniversal.files.wordpress.com/2009/06/brasil-contra-a-pedofilia22.jpg. Acesso em 2 Set. 2009.

Sugerimos que finalizada esta pesquisa os alunos se posicionem em círculos, e apresentem oralmente os resultados de suas buscas. Feito isso, o professor buscará sintetizar os resultados obtidos por eles.

ATIVIDADE 3

Como continuidade desta atividade, e também com base na pesquisa, cada grupo deverá confeccionar um painel informativo sobre pedofilia a ser apresentado em sala de aula. Para tanto eles receberão cartolina, cola, revistas, jornais e tesoura.

O professor deve salientar com os grupos que estes painéis terão como ênfase abordar a importância da denúncia da pedofilia, e após serem apresentados oralmente pelos grupos em sala de aula serão afixados, com a autorização do diretor da escola, nos murais da mesma, em locais de grande circulação de alunos.

É importante que o professor ressalte com os alunos que há um formulário que a pessoa pode preencher para fazer a denúncia contra a pedofilia (Fig. 3), disponível na internet no site: http://www.prpb.mpf.gov.br/index.htm?secao=pedof. Acesso em 3 Set. 2009.

Figura 3-Diga não à pedofilia

http://3.bp.blogspot.com/_Ls8oxtlFUmI/Sm5PAGUinMI/AAAAAAAADio/3FS8yK2WxjI/s200/diga+n%C3%A3o+a+pedofilia.bmp. Acesso em 2 Se t. 2009

 Além disso, há outras formas de proceder a denúncia, sendo estas:

· O Sistema de Notificação Nacional lntegrado (telefone: 100);

· Procurar o Conselho Tutelar;

· O Ministério Público Federal [ Digi-denúncia];

. WWW.mpf.gov.br/digidenuncia.htm

· Departamento da Polícia federal: WWW.dpf.gov.br

É importante o professor dizer também que há um estatuto da criança e do adolescente (ECA) que prevê, em seu artigo 13, que casos de suspeita ou confirmação de maus tratos devem ser obrigatoriamente comunicados ao conselho tutelar. Além disso, ele pode acrescentar dizendo que a Constituição federal, o código penal e o ECA dispõem sobre a proteção da criança e do adolescente contra qualquer forma de violência e determinam penalidades, não apenas para os que praticam o ato em si, também, para aqueles que se omitem.

SUGESTÕES

Para ter subsídios teóricos para esta aula o professor pode ler um artigo intitulado “CRIMES INFORMÁTICOS – A PEDOFILIA E A PORNOGRAFIA NA INTERNET” disposto na internet: http://www.juspodivm.com.br/i/a/%7B8EEA07D7-B665-462A-A4A 6-1DB29DE4E092%7D_022.pdf. Acesso em 3 Set. 2009.

Já como sugestão de atividades, o professor poderá solicitar que cada grupo entreviste alunos do 3º. Ciclo do ensino fundamental da escola. Esta entrevista tem como intuito que eles conheçam a realidade do contexto escolar ac erca do abuso sexual. O Roteiro de perguntas que poderá ser empregado é:

* Você tem uma relação boa na sua família?

* Você tem medo de algum membro da família? Por quê?

* Você ganha presentes de alguém para fazer favores?

* Há alguma pessoa próxima a você que pede para você fazer carinho nela? Que tipo de carinho?

* Você já recebeu ameaças físicas de um adulto? Se sim, qual(is)?

* Você já sofreu algum tipo de abuso? Se sim, qual (is)?

* Você sabe dizer o que é pedofilia?

* Você acha que uma criança deve se submeter às vontades de um adulto?Por quê?

* Você conhece alguém que tem medo do adulto? Por quê?

* O que a pessoa pode fazer para se proteger em caso de abuso?

Após esta pesquisa eles podem apresentar oralmente seus resultados em sala de aula. O professor pode comparar os resultados entre si, e averiguar os elementos suspeitos, ou não, obtidos.

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribuição individual nas discussões e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas. O professor deverá avaliar, sobretudo, a compreensão dos alunos quando a pedofilia, enquanto problema social que precisa ser mitigado.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • m.raynner, cacule , Bahia - dijo:
    matheusbomfim2009@hotmail.com

    18/09/2012

    Cinco estrelas

    foi ..bom ja sei o q devo falar


  • Maria de Fátima Fontenelle Cardoso, SEMED/UFAM , Amazonas - dijo:
    mfatimafontenelle@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    As metodologias adotadas nesta aula foram bem diversificadas, o que torna a aula bem dinâmica e interessante. Houve a preocupação em subsidiar tanto o professor como os alunos, utilizando tecnologias (vídeos, sites da internet) de informação e comunicação de forma que desperte não só o interesse, mas prepare, informe e crie mecanismos de defesa e enfrentamento contra a pedofilia, tema que ultimamente tem sido discutido e vivido pela nossa sociedade.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.