Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Músculos: segredos do corpo

 

29/10/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Maura Gislaine Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Perceber a importância de ter cuidados especiais com nossos músculos.

Duração das atividades
2 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Sistema muscular e ósseo

Estratégias e recursos da aula

Prática social inicial

Que a prática de esportes traz benefícios para nossa saúde todos já sabem, mas devemos tomar alguns cuidados para que esta prática não traga prejuízos a nossa saúde, isso mesmo! Se não realizarmos as atividades como elas devem seguindo as orientações do antes, durante e depois, nosso organismo pode reclamar e aí surgem as lesões.

Nos dias atuais, a lesão muscular é comum podendo acontecer por erro no treinamento, má preparação física, aquecimento incorreto, sobrecarga muscular, excesso de treino ou ainda por trauma direto.

Logo que você levanta pela manhã, você faz uma alongamento? Nas aulas de Educação Física, nos momentos que antecedem uma atividade física, seja de recreação ou de um grupo de amigos, vocês se preparam?

Problematização

undefined

WIKI.BEMSIMPLES.COM Disponível em: http://wiki.bemsimples.com/download/attachments/7963366/saude-como-evitar-dores-costas-460x345-br.jpg acessada em 17/09/2009.

Problematização

Todos sabemos que a prática de atividade física traz benefícios ao nosso organismo, por que seu exagero e a sobrecarga podem causar sérios problemas nas articulações, nos tendões e, principalmente, na musculatura?

O que você sente quando pratica atividade física sem aquecimento e alongamento?

Instrumentalização

Você já viu ou ouviu reportagens que tratam de atletas de alto rendimento, aqueles profissionais de esporte que sofrem com as consequências da intensidade dos treinos físicos? Para responder essa questão, é importante realizar a atividade sugerida a seguir.

Atividade 1

Em grupo, faça uma pesquisa, em jornais, revistas, internet, sobre atletas que necessitaram para suas atividades para tratamento físico e fisioterápico. Realize anotações no caderno e responda as seguintes questões:

- Quais foram as causas, as lesões ocorridas, que levaram esses atletas a interromperem seus treinos?

- Quantos desses atletas já tiveram lesões graves que necessitaram de intervenção cirúrgica e de um longo período de recuperação?

- Será que, na busca para superar recordes ou até mesmo limites, esses atletas não estão exagerando nos treinos, indo além do que o corpo suporta?

- Até que ponto um atleta de alto rendimento está com um corpo saudável?

Realize as anotações necessárias no caderno e posteriormente cada grupo irá apresentar para a turma os resultados da sua pesquisa.

Aula de anatomia [Visões do esporte]

"A coisa mais digna de que se ocupa o homem é a forma humana" (Goethe)

Roteiro de análise:

1 Como você vê seu corpo?

2 Você consegue imaginar seu corpo co m algum músc ulo fora d o lugar?

3 Entre todos os músculos do corpo qual será o maios importante?

O vídeo traz a seguinte frase: "músculos, a mais bela aula de anatomia".

Devemos dar importância a todas as partes do nosso corpo, mas com nossos músculo devemos ter um cuidado especial.

Atividade 2

O objetivo desta atividade é demonstrar que as percepções sobre seu corpo são únicas, e q ue sua individual idade deve ser sempre respeitada, independente da forma assumida.

undefined

OVER MUNDO.COM.BR Disponível em: http://www.overmundo.com.br/_guia/multiplas/1179587174_gato_no_espelho.jpg acessada em 17/09/2009.

Casa dos Espelhos

- A atividade poderá ser encaminhada commúsica.

- Divida a turma em dois grupos, dispostos um em frente ao outro.

- Um grupo será os espelhos da "casa de espelhos"; e o outro, será os visitantes.

- O grupo composto por espelhos, deverá fazer diferentes formas que o corpo do colega pode assumir, como por exemplo: magro, alto , baixo.

- Os visitantes passarão por todos os espelhos.

- Logo após inverter as posições.

Organize um debate e comentem o que foi vivido na atividade. Além disso, discutam: o que significa respeitar a individualidade?

Normalmente não prestamos atenção às reações do nosso corpo.

Cada pedacinho do nosso organismo tem suas particularidades, com funções específicas para o desempenho perfeito do todo. Os músculos estão distribuídos por todo o nosso corpo. Assim como cuidamos do nosso corpo, devemos ter cuidados com nossos músculos pois se não levarmos a sério sua funcionalidade poderemos nos deparar com lesões ou inflamações.

catarse

Através da prática de esportes, podemos: estimular a produção de alguns aminoácidos que melhoram a ação protetora do nosso sistema imunológico; estimular o desenvolvimento das fibras musculares que compõem os diversos músculos do nosso corpo; melhorar o condicionamento físico e a capacidade cardiorrespiratória. Mas não esqueça que o exagero e a falta de cuidado no momento da prática esportiva poderá causar sérios problemas em nossa musculatura.

Proponha ao grupo uma atividade prática, onde cada estudante deve demonstrar um exercício físico para preparação de atividades físicas, onde eles se revesam em frente aos colegas que devem repetir o exercício, até que todos tenham participado.

prática social final

A atividade a seguir propõe a diferenciação entre a fantasia e a realidade em relação ao seu corpo, ou seja, como cada um se vê e como realmente é.

- Entregue para cada aluno uma folha de papel com 2 metros de comprimento por 1 metro de largura e giz de cera colorido.

- Peça para que cada um analise a folha em branco e imagine nela sua imagem projetada ali.

- Depois de ver sua imagem ali, o mais nitidamente possível, peça para que desenhem a imagem da figura.

- Depois de desenhada a própria imagem, deitar sobre o papel e solicitar para que um colega realize o contorno real do seu corpo.

Ao final, comente-se os resultados , analisando como você imagina seu corpo e como ele é realmente.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aula de anatomia [Visões do esporte] Vídeo
Recursos Complementares

WEBRUN.COM.BR Disponível em: http://www.webrun.com.br/home/conteudo/noticias/index/id/6974/secao/fisioterapia acessada em 11/09/2009. Apresenta artigo sobre lesões ocasionadas em atletas de fim de semana.

JORNAL SAÚDE. Disponível em: http://www.saudeemmovimento.com.br/reportagem/noticia_exibe.asp?cod_noticia=1879 acessada em 18/09/2009. Reportagem sobre lesões em atletas de provas combinadas.

STETICLIN. Disponível em: http://www.steticlin.com.br/musculos.asp acessada em 19/09/2009. Medicina esportiva onde podemos conhecer um pouco sobre os músculos do nosso corpo.

Avaliação

Será realizada através dos dados coletados no momento da pesquisa, pela participação nos momentos de discussão através da intervenções e questionamentos realizados e a participação nas atividades práticas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Lamarck, Roosevelt , Ceará - dijo:
    lamarckaugusto@yahoo.com.br

    09/08/2011

    Quatro estrelas

    O corpo humano é um objeto que instiga muita curiosidade dos alunos. Isso deve ser utilizado como forma de mostrar informações importantes para a saúde e o bem estar.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.