28/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ao final das atividades, esperamos que os alunos:
MEIO-DIA,MACACO SOFIA
PANELA NO FOGO,
BARRIGA VAZIA;
MACACO TORRADO
QUE VEM DA BAHIA;
PANELA DE DOCE
PARA DONA MARIA
1. Pinte de vermelho as palavras que rimam na parlenda.
2. Encontre na parlenda as palavras MACACO e PANELA. Separe-as, oralmente, em sílabas e complete:
Obs: É importante, nesse momento, o professor explicar aos alunos as diferenças entre letra e sílaba:
MACACO: _______ LETRAS _______SÍLABAS
PANELA: ________ LETRAS _______ SÍLABAS
3. Encontre na parlenda as palavras DOCE e FOGO, separe-as em sílaba oralmente e complete:
DOCE: ______ LETRAS _______ SÍLABAS
FOGO: _______ LETRAS _______ SÍLABAS
4. Encontre em jornais ou revistas as letras necessárias para formar o nome de cada desenho:
5. Na atividade anterior, você formou duas palavras: MACACO e PANELA. Depois de separá-las em sílabas, pense em mais palavras que iniciem com a primeira sílaba de cada uma dessas palavras:
MA |
PA |
6. Estão faltando algumas palavras na parlenda. Recorte e coloque-as no local correto. Depois leia a parlenda com sua professora e seus colegas:
MEIO-DIA, MACACO SOFIA
____________ NO FOGO,
BARRIGA VAZIA;
______________ TORRADO
QUE VEM DA BAHIA;
PANELA DE ________________
PARA DONA _______________
PANELA |
MACACO |
DOCE |
MARIA |
7. Leia as palavras de cada linha da tabela e risque aquela que não combina:
Obs: Primeiramente, peça aos alunos para tentarem ler as palavras e descobrir aquela que não rima. Se necessário, leia junto com eles.
MARIA DIA FOGO |
PANELA FITA COLA |
FOGO DOCE PAGO |
8. Na tabela abaixo, está escrita uma palavra no sentido vertical (de cima para baixo). Qual é a palavra?
Pense junto com seus colegas e sua professora uma palavra que inicie com cada uma das letras da palavra chave:
M |
|
A |
|
R |
|
I |
|
A |
Com essas atividades, esperamos que as crianças avancem no processo de compreensão do sistema alfabético, reconhecendo sílabas e rimas e compreendendo que os fonemas (sons) são representados por grafemas (letras).
Quatro estrelas 21 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/08/2014
Cinco estrelasExcelentes sugestões para trabalhar parlendas.
27/02/2014
Cinco estrelasadorei tivemos um ótimo aproveitamento
17/08/2013
Cinco estrelasEstá excelente.Com certeza vai me ajudar muito.
28/05/2013
Cinco estrelasAMEI, PEGUEI ESSA SUGESTÃO E PASSE PARA OS MEUS ALUNOS.
21/04/2013
Cinco estrelasSou educadora do Ensino Fundamental e amo trabalhar com as séries iniciais. Trabalho na Escola Municipal Novo Horizonte em Açailandia-MA. Sou educadora do Campo a 9 anos.Gostei muito das atividades principalmente das que fazem o aluno refletir sobre o sistema da escrita no processo de construção do próprio conhecimento. Outra estrategia que considero muito importante nesto momento é o da leitura apontada pelo aluno pois, faz com que o aluno reflita sobre fonema relacionando a palavra. Até a mais
06/05/2012
Cinco estrelasSou professora na alfabetização adorei esta atividade,o trabalho com parlenda é muito aproveitoso,pois estimula a criança aprender brincando,e ela demonstra mais interesse pela aula, enriquecendo o seu desempenho na aprendizagem. Com essa atividade a criança avançam no processo de conhecimento de silabas e rimas na compreensão do sistema alfa bètico,tendo mais prazer na leitura.Por isso adorei conhecer nova experiência de trabalhar com parlenda,Vou trabalhar com os meus alunos e eles vão divert
31/07/2011
Cinco estrelasNão conhecia a parlenda e acessei para auxiliar minha filha em uma atividade com conteudo similar vindo da escola (particular) que ela frequenta. Me surpeendi com a qualidade e conteudo do trabalho aqui apresentado. Parabens professora!
10/07/2011
Quatro estrelasMuito boas as atividades. A parlenda é curta, mesmo assim tem várias atividades.
29/06/2011
Cinco estrelasmuito boa a sua aula ,ja trabalhei com esta parlenda ,porem diferente dae voce,obrigada por esta sugestao.
05/05/2011
Cinco estrelasotima atividade em sala
25/03/2011
Cinco estrelasamei as atividades elas abrangem quase tudo que os alunos devem desenvolver
25/01/2011
Quatro estrelasAchei ótima muito criativa as sujestões e concerteza vou adicionar nos meus projetos de parlendas.
25/05/2010
Três estrelasA sequência didática é uma forma de organização das aulas bastante interessante. As atividades propostas são boas. No entanto, gostei muito da atividade de completar a parlenda, pois permite que a criança se aproprie de todo os conhecimentos preexistentes na tentativa de realizar a leitura e preencher as lacunas. Vale lembrar que é necessário que as crianças já saibam o texto de memória para facilitar, principalmente, para aquelas crianças
18/05/2010
Três estrelasOlá, sou alfabetizadora e sei que trabalhar com textos, ou seja, com o letramento com as crianças que estão no processo de aprendizagem da leitura e da escrita é muito importante. Gostei das atividades, mas a de completar a parlenda considero uma das melhores atividades apresentadas, uma vez que permite que a criança tente realizar a leitura para assim saber quais palavras estão faltando. Para isso é necessário que as crianças, saibam de memória a parlenda.
08/05/2010
Quatro estrelasgostei muito da sugestão de atividade com parlenda. vou aplicar com os meus alunos........ continue assim. wania
24/04/2010
Cinco estrelasADOREI AS ATIVIDADES... TAMBÉM SOU ALFABETIZADORA E SEI O QUANTO É IMPORTANTE REALIZAR UM BOM TRABALHO COM AS CRIANÇAS. UM ABRAÇO GILMARA PEREIRA
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei o seu roteiro de aula, também sou professora e adoro trabalhar: parlendas, adivinhas, trava-linguas, cantigas de roda.... e generos textuais que façam com que os alunos leiam e divirtam-se ao mesmo tempo......... este site tem sugestões valiosas..........
24/03/2010
Cinco estrelasRealmente, trabalhar com parlendas é muito valioso, pois, esta é uma atividade que levam os alunos a desenvolver a compreensão entre escrita e fonemas.
24/03/2010
Cinco estrelasAula e atividades muito bem elaboadas, você está de parabéns, e lhe agradeço muito por me dá esta contribuição tão rica para acrescentar e enriquecer minhas aulas futuras.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante seu plano, de fácil compreensão para as crianças, e uma delícia de ser aplicado.PARABÉNS!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasO trabalho com parlendas é muito valioso, pois ele estimula a auto estima quando ele demonstra que o aluno pode ler sem saber ler. As rimas e aliterações trazem benefícios no desenvolvimento da consciência fonológica, importantíssima na aquisição da linguagem escrita.