Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As paisagens e a interdependência entre os elementos da natureza no Brasil

 

02/12/2009

Autor y Coautor(es)
maria cristina soranço miranda
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá desenvolver a habilidade de identificar os diferentes elementos naturais em diferentes paisagens brasileiras, inclusive em seu espaço de vivência, percebendo a interdependência entre os mesmos na caracterização das paisagens.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Interpretação e análise de mapas; conhecimento do mapa “Brasil-Político”; Os conceitos básicos de solo, clima, vegetação, hidrografia e relevo.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)

∙Indicar aos alunos para pesquisarem e trazerem para a aula fotografias de jornais ou revistas sobre paisagens naturais e culturais de diferentes regiões do Brasil.
∙ Estruture sua aula em 4 momentos subseqüentes. Sugiro que esta aula seja trabalhada de maneira interdisciplinar.
∙As atividades propostas tem como objetivo desenvolver nos alunos as capacidades cognitivas de observar, identificar, analisar, comparar e relacionar os vários elementos que compõem as paisagens naturais.

Atividade 1: Analisando Paisagens
Professor, selecione as paisagens de melhor visualização pesquisadas pelos alunos e identifique com eles, as particularidades de cada uma delas, destacando especialmente os elementos naturais nelas observados.

Atividade 2 : Trabalhando com Mapas
Junto com os alunos, identifique no Atlas - Simielli, Maria Elena, Editora Ática, São Paulo: 2007, os mapas: Brasil Físico pg. 67, Brasil vegetação Natural pg. 110, Brasil Clima pg. 108 e Brasil Bacias Hidrográficas e potencial Hidrelétrico pg. 103, tipos de clima, vegetação, bacias hidrográficas e relevo do Brasil, identificando as respectivas áreas de ocorrência. Professor(a) nesta atividade, você deverá ir mostrando no projetor transparências dos mapas do Atlas analisando-os junto com os alunos.

Atividade 3 : Problematização

Após a realização das atividades 1 e 2, converse com seus alunos sobre os elementos observados, questionando-os quanto a interdependência entre os mesmos. Formule perguntas e exercícios sobre a correlação entre os os diferentes elementos naturais:

1- Relacionar os tipos de clima do Brasil aos tipos de vegetação correspondentes em cada grande porção do território brasileiro.
2- Dar 3 exemplos da interrelação entre clima e relevo.


Atividade 4: Apresentação de vídeo e discussão

Professor(a), assista com seus alunos ao vídeo-“ CERRADO O BERÇO DAS ÁGUAS” 184B; Em seguida, faça um levantamento com seus alunos sobre os elementos naturais destacados no vídeo, correlacionando-os a outros elementos naturais, encontrados na paisagem do Cerrado brasileiro. Faça o registro destes elementos no quadro-negro. Estimule uma discussão com seus alunos para a formulação dos conceitos trabalhados.

Cerrado o berço das águas

http://www.mapquest.com

www.mapas.ibge.gov.br/solos/

www.mapas.ibge.gov.br/clima/

http://www.cptec.inpe.br/products

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cerrado o berço das águas Vídeo
Recursos Complementares


Atlas, revistas, jornais, projetor e transparências

http://www.mapquest.com

www.mapas.ibge.gov.br

Avaliação

Os alunos deverão criar textos, a partir do vídeo assistido e discutido, destacando o conteúdo trabalhado em aula e sua relação com a paisagem retratada no mesmo. Em seguida, proponha a seus alunos que formem grupos ( 3 a 5 alunos). Cada grupo apresentará a turma, uma foto de uma paisagem brasileira com seus elementos e interdependência dos mesmos para que no final das apresentações, a turma elabore um painel sobre o tema tratado na aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.