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Brincando de Paleontologia

 

28/10/2009

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Consolidar conhecimentos construídos sobre o tema paleontologia, fósseis, mineralização, dentre outros de forma lúdica e divertida, montando jogos sobre este tema.
• Utilizar o trabalho de grupo como estratégia de consolidação e socialização de aprendizagem.

Duração das atividades
2 horas/aulas em dias alternados
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para o desenvolvimento desta aula, o aluno deverá ter conhecimento de Paleontologia, Fósseis e Mineralização.
Estratégias e recursos da aula

Introdução
Tema da aula: Fósseis e Paleontologia
Esta aula foi planejada tendo como fim a consolidação de conceitos trabalhados em aulas anteriores relativos ao estudo de fósseis e paleontologia, pretendendo, através de atividade em grupo, que os alunos criem jogos que abordem esses conceitos. O trabalho em grupo foi escolhido porque além de trabalhar a socialização dos alunos permite a partilha de informações favorecendo, no caso dos jogos, a consolidação das mesmas de forma lúdica e prazerosa.
Professor, a informação sobre a vida do passado geológico (como eram os organismos do passado, como viviam, como interagiam com o meio, como evoluiu a vida ao longo do tempo) está contida nos fósseis e na sua relação com as rochas e os contextos geológicos em que ocorrem. O mundo biológico que hoje conhecemos é o resultado de milhares de milhões de anos de evolução. Assim, só estudando paleontologicamente o registro fóssil - o registro da vida na terra - é possível entender e explicar a diversidade, a afinidade e a distribuição geográfica dos grupos biológicos atuais. Retirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/paleontologia (consultado em 13/09/2009, às 16h53min).

Estratégia
Organizar junto aos alunos a confecção de jogos com o tema “paleontologia”. Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, leve-os para o laboratório ou outro espaço disponível e apropriado, para que se reúnam, e peça que cada grupo confeccione um jogo sobre o que aprenderam. Sugira a eles exemplos de jogos que podem fazer: tabuleiro, quebra-cabeças, memória, ou outros que eles mesmos lembrem. Peça que os grupos relacionem como será o jogo, e que relacione os materiais para fazê-los (como isopor, tinta guache, canetinhas, pincéis, papelão, cartolina, papel crepom, etc). Cada grupo deverá entregar a você uma listagem de materiais necessários para a confecção do jogo, os quais a escola deverá fornecer.

Desenvolvimento
Professor, como foi dito anteriormente, para o desenvolvimento desta aula você já deverá ter trabalhado com a turma os conceitos básicos dentro da paleontologia, como fósseis, mineralização, paleontólogo, e outros assuntos que julgar relevantes. Sugerimos que para melhor instrumentalizá-los, seja fornecido um texto contendo uma síntese daquilo que já foi ensinado a respeito dos assuntos em foco.
Pessoal, hoje vamos relembrar tudo que aprendemos sobre a paleontologia e os fósseis. Primeiro vamos ler um texto que vai nos ajudar a lembrar as coisas mais importantes, vamos discutir as dúvidas e depois vamos fazer uma atividade muito interessante sobre isso. Vamos começar?

Sugestão de texto:

Recordando o que vimos sobre Fósseis e Paleontologia

Ao estudar os fósseis, você pode explorar perguntas como:
- Quais foram as primeiras formas de vida em nosso planeta?
- De onde vieram essas formas de vida? O que aconteceu com elas?
- Como a vida na Terra mudou com o tempo?
- Como o clima na Terra mudou com o tempo?
- De onde vieram novas espécies de plantas e animais, e qual sua relação com as espécies extintas?
Essas perguntas são complexas e, para muitas pessoas, elas são extremamente importantes. Elas tentam abordar a história de nosso planeta, incluindo de onde veio a vida e como ela se desenvolveu ou evoluiu. Os fósseis são uma grande fonte de indícios quando questões como essas são estudadas, porque fornecem um registro físico da vida na terra. Mas, como já estudamos, os fósseis não nos contam a história completa. Eles geralmente preservam somente parte de um organismo: a parte que era dura e resistente, ou traços de suas existências como marcas de dentes ou pegadas. Os fósseis também se formam soment e em c ondições muito específicas. Por essa razão, somente uma fração dos organismos que existiram na Terra aparecem no registro fóssil.
Os fósseis geralmente são encontrados em rochas sedimentares dentro e sobre a crosta da Terra. Elas se formam quando sedimentos como barro e areia se juntam e endurecem. Com o passar de milhões de anos, esse processo resulta em espessas camadas de rocha sedimentar. Em algumas partes do mundo, como o Grand Canyon, você pode ver essas camadas. Cada camada é mais jovem que a camada abaixo dela e mais antiga que a camada acima dela. A maioria dos esqueletos de dinossauro que você vê em museus existe devido às rochas sedimentares. Enquanto as partes macias do dinossauro eventualmente se decompuseram, suas partes duras (ossos, dentes e garras), compostas de minerais como o cálcio, permaneceram incrustadas nessas rochas, ao longo de milhares de anos, e através da mineralização se fundiram com outros minerais e se tornaram rocha também, ou seja, se tornaram fósseis.
A rocha sedimentar também pode conter traços fósseis, que registram o comportamento de um organismo. Alguns dos traços fósseis mais conhecidos são as trilhas fósseis, ou percursos de animais extintos. Eles se formam quando um animal deixa suas impressões em solo macio, mas firme, que cria um molde. Esse molde cheio com sedimento também endurece durante milhões de anos. Forças naturais como a erosão removem as camadas superiores da rocha, revelando as pegadas preservadas sob elas. O sedimento também pode encher o molde e endurecê-lo em uma fôrma, ou uma reprodução da pata que criou a pegada. Isso também pode acontecer com outros traços como tocas e túneis. Alguns outros traços fósseis incluem coprólitos (esterco fossilizado), marcas de dentes em ossos ou madeira, e ninhos. O sedimento pode até preservar a vida da planta. As plantas podem deixar impressões no sedimento endurecido ou se tornar madeira petrificada após passar por grande parte do mesmo processo dos ossos de dinossauro fossilizados.
Os fósseis também são muito menos diversificados do que a vida animal e vegetal, isto porque somente uma pequena porcentagem de espécies se tornou fósseis. Além disso, os espécimes de fóssil precisam sobreviver milhões de anos, suportando terremotos, atividade vulcânica e a imensa pressão das camadas circundantes da rocha. Por essa razão, cada espécime de fóssil pode ser importante: ela tem o potencial de acrescentar algo ao conhecimento científico sobre a vida na Terra. Isso é especialmente verdadeiro se o fóssil é de um animal vertebrado ou de algum que tenha espinha dorsal.
Para os paleontólogos, a escavação de um fóssil é um processo lento e cuidadoso. Apesar de uma equipe de escavação poder usar ferramentas grandes e guindastes para remover um esqueleto inteiro em uma grande laje, remover os ossos da rocha circundante leva tempo e paciência. Por essa razão, ao trabalhar com grandes esqueletos ou ossos, os paleontólogos geralmente removem grandes espécimes, as embalam em gesso e as enviam para uma instalação de pesquisa para facilitar seu estudo.
Quando os pesquisadores olham para uma camada de rocha, eles olham para todos os fósseis contidos lá, determinando quais espécies viviam no mesmo período. Ao olhar para as camadas de rochas vizinhas, os pesquisadores podem eventualmente determinar como a vida se desenvolveu durante os bilhões de anos da história da Terra. Todas essas descobertas ajudam a criar o registro fóssil: a coleção total de todos os fósseis conhecidos na Terra.
Os cientistas também podem usar os relacionamentos entre fósseis de diferentes períodos para embasar a teoria da evolução. Por exemplo, um paleontólogo poderia estudar os restos fossilizados de cavalos pré-históricos para determinar como eles se relacionam com os cavalos modernos. As similaridades entre alguns ossos de dinossauros e os ossos dos pássaros de hoje sugerem que alguns dinossauros eventualmente evoluíram para pássaros.

Adaptado de : http://ciencia.hsw.uol.com.br/fossil.htm; http://ciencia.hsw.uol.com.br/fossil1.htm; http://ciencia.hsw.uol.com.br/fossil2.htm; http://ciencia.hsw.uol.com.br/fossil5.htm; http://ciencia.hsw.uol.com.br/fossil6.htm (consultado em 13/09/2009, às 17h15min).

Agora, vamos conversar um pouco sobre o que foi lido, recordando: o que é a paleontologia, quem são os paleontólogos, o que são fósseis, como se formam, para que servem...
Algumas sugestões de comentários que podem surgir:
- Professor, também vimos que fósseis podem ser restos do animal ou então suas pegadas, fezes.
- E que os fósseis são conservados numa rocha chamada sedimentar, que se forma pelo endurecimento da terra com o passar de muitos anos.
- Também que os paleontólogos precisam ter muito cuidado ao escavar para encontrar os fósseis, pois são muito valiosos, e podem nos contar várias coisas sobre os seres vivos do passado.
Muito bem, então agora vamos nos preparar para realizarmos a atividade de que falei. O que iremos fazer, afinal? Iremos fabricar jogos sobre este tema que estamos estudando e que muito tem nos interessado: a paleontologia. Animados?
Hoje, vamos apenas iniciar os nossos trabalhos, escolhendo com quem vamos trabalhar, o que vamos fazer e que materiais iremos utilizar. Assim, na próxima aula teremos tudo organizado e disponível para realizar o que planejamos.

Ao final da aula é importante que o professor tenha organizado os alunos em grupos, que os grupos tenham definido que tipo de jogo vai fazer e que materiais serão utilizados. Esperamos que os primeiros 50 min tenham sido suficientes para preparar os grupos. A aula seguinte será destinada à confecção dos jogos.

Montagem dos jogos
No próximo encontro com a turma, leve os materiais, entregue a cada grupo e peça que façam seus jogos. Durante esta fabricação, você, professor, deve orientá-los, e através das discussões que surgirem entre os integrantes dos grupos, você poderá avaliar o quanto os alunos absorveram as idéias e conceitos sobre a paleontologia, e poderá também ajudar com que fixem os conceitos importantes.
Como cada grupo deverá proceder? Bom, todo jogo possui suas regras, então cada grupo deverá formular as regras de seus jogos, e para tanto você poderá orientá-los com relação à linguagem que deverão usar e quão claros deverão ser, lembrando-os sempre que outras pessoas jogarão seus jogos e precisarão entender como se joga.
Sendo jogos com objetivo de aprendizagem, eles deverão conter perguntas e respostas sobre o tema proposto, pois assim os alunos-criadores fixarão o conteúdo aprendido. Então, assim como alguns jogos conhecidos possuem cartões com perguntas, as quais deverão ser respondidas corretamente pelos jogadores para avançarem e vencerem, os jogos criados pelos alunos também deverão possuir isto, até para se tornarem interessantes. Veja abaixo fotografias de jogos criados por alunos, que podem ser usadas como exemplo:

Fotos: Maria Antonieta Silva

Avaliação

Após a confecção dos jogos pelos grupos, sugira que cada grupo jogue algumas vezes seus próprios jogos, para testarem se tudo está dando certo. E então peça que troquem os jogos entre os grupos, para que todos os alunos tenham contato com todos os jogos. Isso possibilitará que os alunos aprendam ainda mais sobre o tema, pois poderão responder perguntas diferentes daquelas que elaboraram para os seus jogos.
Desta forma, professor, você terá oportunidade de avaliar quanto os alunos aprenderam do tema, e qual foi o rendimento que tiveram nesta atividade.

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