Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: reinventando os ritmos juninos

 

30/09/2009

Autor y Coautor(es)
RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  Com esta aula as crianças de 5 anos  de idade, poderão:

  • Ampliar os conhecimentos sobre os ritmos juninos enquanto manifestação histórica e cultural no contexto regional nordestino;
  • Construir/organizar uma coreografia para dançar na festa junina da escola;
  • Aprender a considerar diferentes pontos de vista.
Duração das atividades
Entre 20 e 30 minutos durante aproximadamente três dias
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a participação dessa aula, os alunos já deverão ter vivenciado as aulas ‘Conhecendo e Vivenciando a Dança na Educação Infantil’, que trata da história da dança na humanidade, além disso é importante que essa aula seja desenvolvida no período próximo das festas juninas, pois neste contexto cultural o grupo estará motivado a lançar-se no estudo.

Estratégias e recursos da aula
° MOMENTO

CONS TRUINDO OS PASSOS/JE ITOS DE DANÇAR CADA RITMO

 O professor deverá orientador as crianças através a leitura do quadro de registro e pelas experiências já vivenciadas,  dividindo o grupo de modo que uma parte será motivada a dançar enquanto a outra parte ficará na platéia assistindo. As crianças são motivadas a realizarem passos de acordo com o ritmo/cadência da música que está sendo tocada. Depois de um tempo, todos sentam para ouvir o que foi observado pela platéia. Sendo estabelecido neste momento o espaço do diálogo onde todos terão oportunidade de ouvir o ponto de vista uns dos outros. O professor registra os pontos mais importantes para o processo de construção da dança.

 

4° MOMENTO

Para a formação de pares o professor poderá problematizar com turma, nesse momento deve colocar materiais concretos que possam auxiliar as crianças na solução do problema: o que é par? Quantos somos ao todo? Quantos meninos? Quantas meninas?Depois o professor registra as soluções matemáticas no quadro.

Após as soluções matemáticas serem encontradas, crianças e professor sentarão em círculo para pensarem a necessidade ou não de formação de pares na dança. O professor organiza as discussões de modo que as crianças sintam-se seguras em falar o que pensam e/ou sentem e juntos buscarem soluções para as escolhas respeitando limites, diferenças e sentimentos de cada um.

Atividade 2 -COLOCANDO EM PRÁTICA AS SOLUÇÕES PENSADAS.

1º MOMENTO - O professor deve colocar a música e as crianças executarem os passos elaborados por elas.

undefined

EXECUTANDO AS COREOGRAFIAS PENSADAS

Após muitas idas e vindas, rodas de discussões, o grupo deverá chegar a um consenso sobre a coreografia final.

É hora de organizar a evolução da dança no tempo e no espaço.

undefined

2º MOMENTO

A APRESENTAÇÃO

undefined

Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar:

Como os alunos interagem e/ou se relacionam com a dança, entre pares, com as diferenças e limites de cada um. Como resolvem/solucionam conflitos, se conseguem ouvir o ponto de vista do outro, se compreendem e nomeiam os elementos constitutivos da dança.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • GUILHERME ALVES LINS AMBRÓSIO, MARIA OFELIA VENEZIANI PEDROSA PROFA EMEF , São Paulo - dijo:
    guilherme_sjc@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A dança realmente promove o contato consigo, com o outro, com as diferenças e culturas regionais e também desconhecidas. A idéia de criar uma aula que valoriza a cultura popular nordestina é fantástica ! Gostaria de saber como os alunos reagiram ao tomar contato com a dança numa idade tão tenra. Parabéns e Obrigado !


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.