Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A DANÇA NA EDUCAÇAO INFANTIL: o movimento que vem da arte

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
RUTILENE SANTOS DE SOUSA MELO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

COM ESTA AULA AS CRIANÇAS DE 5 ANOS DE IDADE  PODERÃO:

  • Ampliar os conhecimentos sobre as artes plásticas;
  • Perceber o movimento como um dos elementos nas obras apreciadas;
  • Expressar sentimentos/emoções através do fazer artístico;
  • Conhecer a a vida e algumas obras do pintor Henri Matisse.
Duração das atividades
Entre 20 e 30 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a participação dessa aula, os alunos já deverão ter vivenciado as aulas ‘Conhecendo e Vivenciando a Dança na Educação Infantil’ e ‘A Dança na Educação Infantil: filmes que ensinam’, que contemplam a história da dança na humanidade e danças contemporâneas, e que encontram-se publicadas nesse portal.

Estratégias e recursos da aula

1° MOMENTO

APRECIANDO A OBRA DE MATISSE

A obra “Roda de Dança” de Matisse é trazida para apreciação das crianças, que são instigadas pelo professor a falarem o que observam, atentando para a composição da obra: cores, formas, traços, linhas, o movimento, dentre outros aspectos.

                                             

2° MOMENTO

 CONTEXTUALIZANDO A OBRA DO ARTISTA

Nesta etapa, o professor contextualiza a obra junto às crianças de modo amplo, procurando estabelecer relações com a história de vida do artista e o mundo ao redor.

                                                                   

3° MOMENTO

 CONSTRUÇÃO DE TEXTO INFORMATIVO DA BIOGRAFIA DO ARTISTA

Após a leitura e contextualização oral sobre a vida e obra de Matisse, o professor propõe ao grupo a organização do conhecimento construído em forma de texto informativo. As crianças são questionadas sobre o que aprenderam enquanto o professor registra as idéias organizando-as. Ao mesmo tempo leva o grupo a refletir sobre as questões estruturais do texto: título, ordenação dos fatos relatados, organização das idéias em blocos.

4° MOMENTO
 ILUSTRAÇÃO DO TEXTO

O texto escrito deverá ser fixado no painel/parede  da sala para ser lido pelo grupo. A leitura possibilitará reflexões acerca da coerência e coesão textual, além de ajustes com relação ao uso da ortografia, entre outros. Após a leitura, a professora poderá propor ao grupo a ilustração do texto dividindo-o em parágrafos. Cada mesa ou grupo de crianças ficará responsável pela ilustração de um ou mais parágrafos. No final, todo o texto estará ilustrado, sendo fixado novamente no painel para socialização do conhecimento e novas leituras.

Sugerimos o link abaixo como fonte informativa sobre a vida e obras de Matisse.

http://www.mestres.folha.com.br/pintores/  

5° MOMENTO

 RELEITURA – IMPRESSÕES DA RODA DE DANÇA DE MATISSEAs crianças são convidadas a recriar a obra de Matisse organizando uma roda de dança, buscando criar movimentos corporais a partir da apreciação da obra. A professora estabelece um tempo na música para que os movimentos sejam substituídos por outros à medida que dançam em círculo.

6° MOMENTO
O FAZER ARTÍSTICO - RELEITURA

Após a vivência, propor ao grupo a realização de uma atividade de artes ( no caso apresentado, pintura com giz de quadro colorido em fundo pret),a f im de que  expr essem impressões/sentimentos acerca da obra de Henri Matisse.

Obs: Após a realização da pintura, a professora organiza uma exposição de toda a produção das crianças (fotos, pintura, texto sobre a vida do artista) socilaizando o conhecimento construído para toda comunidade escolar.

Recursos Complementares

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação básica, 2003.

HAAS, Aline Nogueira,GARCIA, Ângela. Ritmo e dança. Cadernos universitários, Canoas: Ed. ULBRA 2003

MATISSE, Henri. Escritos e reflexôes sobre arte.Editora: Cosac Naify, 2007

VIEIRA, A. L. X. A dança na escola infantil: alternativa e desafio. . Monografia (Especialização em Educação Infantil) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2001.

Avaliação

Durante o processo da aula o professor deverá observar:

  • o envolvimento das crianças com a história sobre a vida de Matisse;
  • as relações estabelecidas com a obra do autor: cores, fundo, linhas e o movimento);
  • se expressaram sentimentos e emoções através do fazer artístico (dança e pintura com giz).
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/8 - 75%
  • Quatro estrelas 2/8 - 25%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • patricia moreira, Ufpa , Pará - dijo:
    pat.moreeira@hotmail.com

    02/07/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom


  • Lindsai Santos Amaral Batista, Secretaria Municipal de Educação de JUAZEIRO , Bahia - dijo:
    amaral.lindsai@gmail.com

    10/05/2013

    Cinco estrelas

    Que maneira maravilhosa de trabalhar as diversas formas de arte e despertar a sensibilidade do aluno. Parabéns!


  • ligia magalhaes, Secretaria de Educação Municipal , Minas Gerais - dijo:
    ligiamagalhaes1@hotmail.com

    22/06/2012

    Cinco estrelas

    Continuar apresentando essa maneira de passar o assunto de arte, pois ajuda mt.Amei! preciso de sugestoes p pre escolar , pois há dificuldade para professora atender a turma multiseriada. parabens!


  • Magna, Secretaria M. de Educação , Minas Gerais - dijo:
    magna.2010@yahoo.com

    20/02/2012

    Cinco estrelas

    Sua aula foi excelente, parabens. Vou desenvolver a aula com os meus alunos de acordo com a minha clientela. Que Jesus continue te abençoando e te dando sabedoria e que você possa postar mais idéias de como trabalhar a arte na educação infantil. Um abraço, Magna


  • Rosilane Magalhães Da Silva, Escola Municipal Castelo Branco , Mato Grosso do Sul - dijo:
    rosilane_magalhaes@hotmail.com

    02/09/2010

    Cinco estrelas

    achei excelente a maneira como a professora aplicou a arte , a dança para seus alunos , parabéns professora, se me permite gostaria muito de trabalhar com minha turma utilizando um pouco das suas ideias.


  • zezinha brum, E.M. Nossa Senhora doo Rosário" , Minas Gerais - dijo:
    zezinhabrum@yahoo.com.br

    04/08/2010

    Quatro estrelas

    Su atividade é excelente, com certeza seu objetivo foi alcançado, ela amplia os conhecimentos e habilidades artitista dos launos, bem seus movimentos. Deve ter sido uma aula prazerosa e muito criativa. Parabéns.


  • Marina, SEMED , Rondônia - dijo:
    marinafloresmar@hotmail.com

    04/08/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante o trato dado a atividade de artes visuais, a metodologia criada foi bem criativa. É um bom exemplo de atividade. Gostei muito.


  • NÚBIA MIRANDA BRANDÃO ROCHA, ACADEMIA JAZZ CENTER , Minas Gerais - dijo:
    nubiabdance@hotmail.com

    14/06/2010

    Cinco estrelas

    Sou formada em EDUCAÇÃO fÍSICA e tenho PÓS -graduação em DANÇA e CONCIÊNCIA CORPORAL.Gostei e achei muito interessante. PARABÉNS!!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.