Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


BINGO: reconhecendo letras, trabalhando a coordenação motora fina e se divertindo

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
Núbia Silvia Guimaraes Paiva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Melhorar a coordenação motora fina;
• Reconhecer mais letras do seu nome;
• Reconhecer letras dos nomes dos colegas.

Duração das atividades
100 minutos - 2 aulas de 50 m
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Antes dessa atividade é importante que o professor/a trabalhe a primeira letra do nome das crianças. Esse primeiro momento pode ser feito de forma bem lúdica. Faça nas costas das crianças com fita crepe a primeira letra do nome delas. Coloque as crianças em duplas e peça que passem o dedinho sobre a letra de forma que o coleguinha sinta o movimento que é feito no contorno da letra que está em suas costas. Alterne as crianças para que ambas façam a atividade.

Estratégias e recursos da aula

Um dos objetivos do trabalho com as crianças de 4 anos é levá-las a diferenciar letras de números e desenho de escrita. Porém, esse trabalho em nossa opinião, precisa ser feito de modo significativo para as crianças. Em nossa prática buscamos alcançar tais objetivos por meio de atividades diferenciadas que não contemplam cópias, repetições e pontilhados pois tais atividades pouco contribuem para o desenvolvimento da criatividade da criança e para o prazer de aprender.

Por isso, a exploração da primeira letra do nome de cada um pode ser feita ainda de uma forma bem diferenciada.

1º Passo: No chão, você professor/a pode fazer com fita crepe, as letras iniciais do nome de cada criança, assim que elas chegarem na sala já terão o primeiro contato com as letras e caminharão sobre elas. Depois do primeiro contato coloque as crianças sentadas nas cadeirinhas e vá chamando uma a uma para encontrar e caminhar sobre "sua" letra fazendo o seu contorno. 

2º Passo: Continuando ainda a exploração da primeira letra do nome, disponibilize para as crianças giz e convide-as a escreverem as letras que aprenderam no chão do pátio.

3º Passo: Depois desse trabalho inicial a introdução do alfabeto na sala pode ser feita por meio de um bingo de letras. Para esse bingo, faça o nome das crianças em tamanho grande e com letra vazada. As cartelas que as crianças receberão serão constituídas pelo nome delas.

2º Passo:
Selecione letras do alfabeto, observando as letras presentes na maioria dos nomes das crianças, e coloque numa caixa. Convide as crianças para jogar o bingo. Antes de começar o sorteio das letras explique às crianças como são as regras de um bingo: só poderão colorir a letra sorteada. A "cartela" de cada criança será composta pelo seu próprio nome escrito em letra vazada. O professor/a vai sorteando as letras que estão na caixa uma a uma e explorando o nome da letra ao mesmo tempo que caminha pela sala orientando as crianças. As crianças deverão colorir dentro da letra sorteada fazendo seu contorno.

Observe que nessa atividade é possibilitado à criança, reconhecer, nomear e "escrever" as letras do alfabeto de forma lúdica e prazerosa.

3º Passo:

Depois que todas as letras forem sorteadas, dê uma premiação simbólica para as crianças. Pode ser: um balão, uma língua de sogra ou um pirulito.

Recursos Complementares

Alfabeto móvel, objetos para premiação, fita crepe e giz.

Avaliação

O professor/a precisa observar se as crianças já reconhecem as letras do seu nome, as letras dos nomes dos colegas, se conseguem colorir dentro da letra sorteada fazendo os contornos corretos e se compreendem a instrução para esperarem a letra ser sorteada e só depois colorir.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 13 calificaciones

  • Cinco estrelas 12/13 - 92,31%
  • Quatro estrelas 1/13 - 7,69%
  • Três estrelas 0/13 - 0%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • keila coelho Paiva, Creche Tia Candinha , Minas Gerais - dijo:
    josuenomeferreira@yahoo.com.br

    15/02/2012

    Cinco estrelas

    Amei a forma à qual vocês nos mostram o caminho para a relação prazerosa de introduzir o alfabeto as nossas crianças.Irei compartilhar com meus alunos.Bjs


  • yara de simoni araujo, EMEI PLANALTO , Minas Gerais - dijo:
    yaradisimoni@gmail.com

    03/02/2012

    Cinco estrelas

    gostei muito da aula, parece fácil de executar e as crianças com certeza vão adorar.


  • Gercyane, centro educacional céu azul , Rio Grande do Norte - dijo:
    byancaabb@oi.com.br

    15/01/2012

    Cinco estrelas

    adorei a aula vou usa-lá como modelo esse ano obrigada pelas dicas.


  • Andrea Carla Comel, E.M.E.B Esperança , Santa Catarina - dijo:
    andreaccomel@hotmail.com

    05/01/2012

    Cinco estrelas

    Com certeza vou trabalhar as atividades com meus alunos, adorei, imagine as crianças!!!


  • neiva beatriz da silva , Soberp Educação Infantil Vida Nova , São Paulo - dijo:
    neivasoberpeduc@ig.com.br

    25/06/2011

    Cinco estrelas

    Eu trabalho com o bingo de letras e de nomes com os alunos da Educação Infatil e vejo como eles aprendem brincando o que é muito legal.


  • ana araujo, P. M de São Gonçalo do Rio Abaixo , Minas Gerais - dijo:
    anaaruaujo89@yahoo.com.br

    13/02/2011

    Cinco estrelas

    adorei, nem sempre conseguimos aliar ludicidade e aprendizagem, daí a importância de idéias que deram certo com outras professoras.


  • Malu de oliveira, Sou voluntária atuo em várias Instituições de Ensino , Rio de Janeiro - dijo:
    malu.3@terra.com.br

    04/02/2011

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho colega...Posso copiar?


  • Edna Fernandes do Nascimento , CEI Professor Olivalto Elias da Silva , Mato Grosso do Sul - dijo:
    ednanascimento_34@hotmail.com

    05/08/2010

    Quatro estrelas

    Bom dia, Gostei muito da aula, vai ser bem aproveitada por todos os professores... beijos


  • Bernardo junior Silva, Escola Municipal Chiquinha Castelo Branco , Maranhão - dijo:
    b-junior_j@hotmail.com

    05/04/2010

    Cinco estrelas

    excelente... para crianças aprederem as letras como do alfabeto .. gostei muito vou aplicar em sala de aula...


  • Andrea Sales, Escola Municipal Jose Soares , Pernambuco - dijo:
    andreasales.clara@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula bem apropriada


  • livia, nilo pessaha , Rio de Janeiro - dijo:
    lplivinha@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    muito boa a aula descrita neste espaço parabens


  • Maria Márcia Batista Vilas Boas, Escola Municipal Getúlio Vargas , Bahia - dijo:
    alicia.daniela@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão foge ao tradicional modo de iniciar as crianças no mundo da leitura e da escrita


  • maria da silva e silva, E E E M LAMEIRA BITTENCOURT , Pará - dijo:
    maria.silva10@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    então gostei,parabéns bem diferente do modelo tradicional. estamos alfabetizando minha neta de 4 anos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.