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OSSO OU TORRE? / Histologia - Tecido Ósseo

 

28/09/2009

Autor y Coautor(es)
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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosangela Menta Mello

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o tecido ósseo como estrutura de sustentação. Identificar os componentes do tecido ósseo.

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer o significado da palavra “tecido” em Biologia.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Inicie a aula apresentado duas imagens: uma torre e um osso.


Eiffel HDR por rayced
http://search.creativecommons.org/#


http://www.boneclones.com/images/SC_003_F_Chimp_femur.jpg

• O que as duas imagens podem ter em comum?

Explore com os alunos possíveis respostas para essa questão.

Em seguida apresente também um vídeo do youtube, disponível no endereço abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=KkHkHAnMwIw

O vídeo destaca a inspiração no osso fêmur no projeto da famosa Torre Eiffel, em Paris na França, desenvolvido por Gustave Eiffel e construída para a Exibição do Centenário da França, em 1889, comemorando o 100º aniversário da Revolução Francesa.

A partir do que foi apresentado na prática social inicial lance as seguintes questões:

• Que características o osso fêmur possui que lhe confere tamanha resistência?
• Como é constituído o tecido ósseo que inspirou a arquitetura?
• Como pode uma estrutura tão dura ser um tecido vivo?

Durante esta aula proponha uma atividade para a construção de um modelo que representa a estrutura óssea e demonstra o poder de sustentação do osso a partir de material leve, porém resistente devido à sua arquitetura.

CONSTRUINDO UM MODELO DA ESTRUTURA ÓSSEA

Explique que a resistência do osso (fêmur, por exemplo) se deve à estrutura interna que apresenta milhares de unidades funcionais que parecem tubos chamados Sistemas de Havers, que percorrem longitudinalmente o osso. São camadas concêntricas de osso com um canal central por onde passa um vaso sanguíneo que permite, pela irrigação sanguínea, o suprimento de oxigênio e alimento para as células do osso. Por sua vez, os sistemas de Havers, comunicam-se por canais perpendiculares (e também possuem um vaso sanguíneo) - os canais de Volkmann.

Além de permitir a comunicação entre as células ósseas, essa estrutura combinada com o tipo de substância intercelular (com fibras colágenas e sais de cálcio) confere ao osso grande resistência.

O material necessário é de fácil aquisição: canudos de refrigerante, dois pedaços de espuma de fixar flores – esponja floral (ou massa de modelar), blocos de madeira, fita dupla-face.

Dica - A construção de modelos é muito importante para a compreensão de características microscópicas. Ao participar da construção desses modelos os alunos desenvolvem o interesse e a habilidade de “enxergar” por diferentes ângulos o objeto de estudo. O uso de materiais de sucata ou de baixo custo possibilitam o desenvolvimento dessas atividades em qualquer local, contribuindo para o processo de aprendizagem e aplicação do conhecimento.


Para construir o modelo organize a turma em equipes e oriente a realização de duas tarefas:

Primeira: verificando como “a direção” dos Sistemas de Havers no osso lhe conferem maior ou me nor resistência.

Oriente para que os grupos espetem vinte canudos de refrigerante em cada uma das placas de esponja floral. Em uma delas os canudos deverão ser afixados em todas as direções e na outras deverão se afixados de forma circular, perpendiculares para cima.
Em seguida peça para que coloquem os blocos de madeira sobre as estruturas construídas. (veja foto)

• Qual das duas estruturas oferece maior resistência ao peso?

Interdisciplinaridade – a partir desta atividade pode ser desenvolvida uma atividade interdisciplinar com o professor de Física, verificando quais os critérios físicos são considerados para a construção de torres, pontes e outras estruturas arquitetônicas.

Segunda: verificando como matriz óssea une os Sistemas de Havers construindo uma estrutura muito forte e resistente com materiais leves.

Oriente a montagem do modelo da seguinte maneira: cortar um pedaço de cartolina de 12cm X 18cm e cerca de 40 canudos de refrigerante de 12cm. Na cartolina cobrir uma face inteira com fita adesiva dupla-face e enrolá -la na forma de tubo com a fita adesiva para dentro, colando uma extremidade na outra. Em seguida colar os canudos em toda a superfície interior do tubo. Depois, deverão colar mais fita adesiva na parte interna e uma nova camada de canudos.

Dica – Explique aos alunos que o modelo construído representa um pedaço de osso longo. A cartolina pode ser comparada ao PERIÓSTEO (membrana que recobre o osso), os canudos podem ser comparados aos Sistemas de Havers e o espaço interno à cavidade da medula óssea.

Após a montagem peça para que os alunos coloquem os blocos de madeira (ou livros) sobre a estrutura construída. Com cuidado poderão colocar cada vez mais peso para verifeicar a resistência do modelo. (veja foto)

• A estrutura montada com o segundo modelo é mais forte do que o primeiro?
• Quanto mais peso esta estrutura consegue suportar em relação ao modelo inicial?

Aproveite a oportunidade para apresentar aos alunos um pedaço de osso real. É fácil de conseguir em um açougue ou até mesmo desses que são vendidos em pet shops para cachorros. Quebre o osso usando um martelo (envolva o osso em um pano para não se ferir) e mostre a parte interna (onde fica a medula), as trabéculas ósseas próximo ao tecido ósseo esponjoso e explique que na parte compacta estão os sistemas de Havers. Em osso da coxa de galinha é possível mostrar também o periósteo (membrana que reveste o osso). (veja fotos)

Aula 2

Solicite que os alunos naveguem em dois recursos do portal, disponíveis nos endereços abaixo:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2261

Fibroblastos

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10616/fibroblastos.swf

No primeiro recurso os alunos deverão navegar na tela 3 – Tecido Conjuntivo Ósseo e anotar em seus cadernos as informações apresentadas. Deverão também responder a questão a seguir:

• Quais as informações apresentadas no recurso podem ser observadas nos modelos construídos?

No segundo recurso deverão também navegar pelas telas disponíveis e anotar as informações apresentada, respondendo a questão abaixo:

• O que significa MEC e o que diferencia a formação do tecido ósseo do tecido cartilaginoso?


Faça uma verificação das produções dos alunos solicitando que apresentem suas respostas.

Ainda no laboratório de informática proponha que os alunos, em equipes, produzam uma tabela com dicas que contribuem para a saúde dos ossos (alimentação, exercícios) e cuidados que podem ser tomados no dia a dia para evitar acidentes com fraturas.

Abaixo são sugeridos alguns sítios.

http://www.eufic.org/article/pt/page/FTARCHIVE/artid/ossos-fortes-futuro-forte/

http://www.sbp.com.br/show_item2.cfm?id_categoria=21&id_detalhe=2012&tipo_detalhe=s

http://www.mundotri.com.br/2009/01/atletas/cuidados-para-evitar-fraturas-por-estresse-no-inicio-da-temporada/

Solicite que os grupos elaborem um MAPA CONCEITUAL a partir da palavra OSSO, relacionado as suas partes, a origem, as funções e demais conceitos desenvolvidos.

Veja mais em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais  acessado em 12/08/2009.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fibroblastos Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos.
Solicite que no decorrer das atividades os alunos elaborem uma síntese do que foi discutido e apresentado pelos grupos.
Um relatório individual também poderá ser útil para demonstrar o desempenho de cada aluno na realização das atividades propostas. Deverá conter: o que ele realizou, o que aprendeu, que dificuldades enfrentou, que sugestões tem para essa aula.
O mapa conceitual produzido pelos grupos com os conceitos trabalhados também poderá ser útil para demonstrar o desempenho dos alunos na realização das atividades propostas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniones

  • ana maria carvalho schuffner, E. E. Ione Lewick Cunha Melo , Minas Gerais - dijo:
    mauricioschuffner@hotmail.com

    21/11/2011

    Quatro estrelas

    Parabésn pela aula, as idéias sao excelentes. No site da atica educacional, tem algumas atividades que complementam a aula.


  • amanda cavalcante girao, PARANA ESTADO EFM , Ceará - dijo:
    amandagiraociencias@gmail.com

    23/11/2010

    Cinco estrelas

    Achei ótima! Muito interessantes e bem diferente. Nunca tinha pensado nesse tipo de aula pra esse assunto de tecido ósseo. E a interdisciplinaridade com Física também é bastante interessante.


  • Luciane Henriques, Escola Municipal Monteiiro Lobato , Rio de Janeiro - dijo:
    luhenriques@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Desde que conheci o Portal do Professor me tornei frequentadora assídua. Passei a informação para meus colegas de trabalho. Trabalho excelente.


Sem classificação.
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