Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Produção de convite, cartaz_ móbiles

 

28/09/2009

Autor y Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno será capaz de desenvolver e aprimorar sua capacidade de produzir texto, neste caso a divulgação de um convite. Poderá ainda, ampliar sua criatividade na linguagem e disposição a ser usada em um texto/cartaz de divulgação.

Duração das atividades
aproximadamente 150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Compreensão do sistema de escrita alfabética.
  • Organização e características constitutivas de um texto de divulgação, convite, cartaz. No que diz respeito às informações essenciais, tipo, tamanho da letra, espaços de uso e possíveis leitores
Estratégias e recursos da aula

Prezado(a) professor(a) é nosso objetivo neste aula construir com as crianças alguns móbiles “diferente” do convencionais, pois nestes montaremos cartazes/convites de atividade culturais, divulgação de parques, zoológicos, museus e outros que podem ser visitados. Enfim, apresentaremos a comunidade escolar dicas de atividades de lazer para serem desenvolvidas pelas famílias nos finais de semana e feriados.

Para isso, a primeira coisa que precisamos fazer e conversar com as crianças sobre lazer, fim de semana, feriado, férias. Pergunte o que as pessoas costumam fazer, lugares a freqüentar, etc. Durante esta conversa vá apontado informações importantes que precisamos saber quando resolvermos fazer algumas atividades, como por exemplo, saber o endereço, horário de funcionamento (se for o caso), faixa etária recomendada (também se for o caso), se a entrada é franca ou cobrada, temporada (no caso de peças teatrais, exposições e outros).


Uma vez compreendido o que é lazer e as informações necessárias a conter na divulgação de uma informação deste gênero. Pergunte e organize com o grupo em quais meios irão pesquisar as informações que precisam sobre as atividades culturais de sua cidade ou mesmo de cidades vizinhas. Vocês poderão consultar jornais, internet ou mesmo ligar para alguns lugares.

Sugiro professor(a) que antes de iniciar a pesquisa usando as ferramentas de sua escola, que convide as famílias em conjunto com as crianças a iniciarem este trabalho. Se optar por seguir este caminho, elabore um bilhetinho de Para Casa/Lição de Casa, comunicando aos familiares que a turma irá criar alguns móbiles de divulgação cultural para expor em diversos espaços da escola. Solicite então, que pesquisem e apontem sugestões de locais e atividades que gostam de realizar em família nos momentos de lazer. Explicite neste bilhete, tudo que já foi conversado com as crianças sobre a importância e necessidade das seguintes informações:

• Endereço completo (se possível ponto de referência)
• Telefone para contato e site (se houver)
• Horário de funcionamento / temporada de funcionamento (se for o caso)
• Público/faixa etária
• Atividades possíveis
• Valor de entrada ou explicitar se é entrada franca
• E opcional_ dicas para aproveitar o passeio; roupa indicada e outros mais.
Solicite ainda, que cada família juntamente com a criança crie um pequeno texto de apresentação (no máximo 5 linhas). Você pode optar também, por trabalhar este texto de apresentação em sala com duplas ou individual.

Esta será uma coleta de informações, que será organizada posteriormente em sala com o restante do grupo.

Ao reencontrar as crianças com os informes acima pedidos, dialoguem sobre os recursos utilizados dos familiares para obter as informações. Assim, professor(a) é interessante que você tenha também pesquisado alguns sites (caso sua escola possua laboratório de informática com internet ou mesmo um computador com acesso internet ligado a um data show) e jornais que estejam divulgando atividades. Neste encontro, destine um momento para que as crianças manuseiem e identifiquem a temática proposta nesta pesquisa, seja em cartazes de divulgação (mesmo que antigos), jornais e/ou internet. Lembre-se que dessa vez a pesquisa será mediada por você, que já se certificou da existência e clareza das informações necessárias.

Retomemos, o material trazido pelas crianças. É provável que haja indicações “repetidas”. E isso, poderá ser otimizado de duas formas: primeiramente compare com o grupo a apresentação de cada, apontado aspectos comuns ou não, analisando se consideraram as orientações e o que é desejável para a divulgação que irão construir. Valorize e reconheça a criatividade e recurso utilizado por cada criança. Um outro aspecto positivo, caso existam indicações repetidas, é que poderemos criar um maior número de móbile para expor em mais espaços da esc ola.

Para evidenciar para as crianças como elas deverão organizar a escrita do trabalho, recomendo que faça um coletivamente. Para isso, cole no quadro a folha que irá trabalhar. Sugiro que use cartolina recortada no tamanho de uma folha A3 (tamanho 297mm de largura e 420mm de altura), ou a própria folha A3 colada em uma outra colorida mais consistente como a color set, cartão ou outra a escolher. Nesta produção coletiva oriente sempre uma conversa que definirá os “passos” a seguir. Construa um modelo com as crianças e ressalte que tudo poderá ser apresentado de modo criativo, mas a informação deve ser evidente e convidativa ao leitor, neste tipo de texto. Observe o modelo abaixo:

Bom, agora organize a turma para que individualmente ou em dupla possam desenvolver o trabalho. Após os registros, você poderá furar a lateral superior e inferior em dois lugares. Os furos recomendo que os faça com agulha de costura ou crochê, pois assim a folha terá mais firmeza. Você também poderá usar o furador de papel. Observe na figura abaixo onde deve furar. Marcarei os locais com um X.

Observe, que sugiro furos, de modo que poderá dispor a folha na vertical e na horizontal, de modo a alternar deixando a organização e estruturação do móbile bem diferenciada e criativa.

Como a folha sugerida para uso é relativamente grande, é indicado que cada móbile tenha três cartazes de dicas. Um deve ser amarrado ao outro por linha invisível, fio de náilon ou linha de pescar. Você pode usar também, linhas coloridas, como lã.


Com todo material pronto, combine com as crianças quais são os lugares mais adequados para exposição dos trabalhos.

Dica: Elabore com as crianças e também com apoio e orientação da professora de arte da sua escola uma apresentação com a estética bem organizada, quanto a disposição, uso dos materiais, cores, entre outros. Estes são também elementos a serem aprendidos pelas crianças.

Veja alguns exemplos de produções de crianças de 2° ano do Ensino Fundamental:

Recursos Complementares

Móbile_ é uma “escultura” móvel, constituída de formas, de material leve, suspensas no espaço por fios, de maneira equilibrada e harmoniosa, e que mudam de posição impelidas pelo ar, penduradas no teto por fios, formas coloridas de pássaros, flores, instrumentos, figuras geométricas, bichos e anjos mexem-se. A que colocamos em cima de berços para a criança se distrair, nas janelas, como forma de "proteção" (senhor dos ventos, sinos) e enfeite. (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071005081520AACaUPd - acesso em 30/08/2009)

Avaliação

Professor(a) você deve registrar se as crianças compreenderam as fontes de pesquisas a serem utilizadas, para pesquisas deste gênero, a capacidade de interpretar o que é uma atividade de lazer, se apreenderam as informações essenciais a apresentar em um convite/cartaz desta natureza, a escrita, disposição e organização das informações. Aprecie ainda, a estética, a criatividade e o envolvimento nas contribuições orais e de pesquisa. E por fim,a relação, integração com o colega, caso tenha desenvolvido a atividade em grupo ou dupla.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.