28/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Com esta atividade esperamos estimular a observação da criança para aspectos que constituem e fundamentam a escrita ortográfica da nossa língua. Em especial, vamos conduzir a atividade para que percebam o uso da letra H, sobretudo neste momento, para palavras que iniciam com esta letra. Assim, o aluno será capaz de compreender, investigar e elaborara alguns princípios sobre o uso desta letra.
Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética, capacidade de ler, organizar lista, tabela.
RECURSOS _ jornais e revistas
I - Separe algumas revistas e jornais, que as crianças possam recortar. Precisaremos também, de cola, tesoura, e ainda, folhas grandes que podem ser em tamanho A 3, cartolina , Kraft ou outra que desejar. Estas deverão está divididas em quatro colunas conforme modelo abaixo.
MODELO I
Sugiro, que organize as crianças em dupla para desenvolvimento desta atividade. Diga a elas, que iniciarão um trabalho, com a missão de um detetive que deve pesquisar, investigar e descobrir. Para revelar este “segredo” elas deverão pesquisar em jornais e revistas no mínimo 28 palavras que possua a letra H. Estas deverão ser recortadas, e a dupla deverá observá-las e definir então, qual a melhor forma de organização destas nas quatro colunas da tabela. Pretende-se assim professor(a), que as crianças compreendam e concluam que com a letra H, só temas as seguintes hipóteses para uso: palavras que iniciam com esta letra o ainda quando vem acompanhada das letras C – CH , N – NH e L – LH. Sendo então, este o modo esperado com que deverão organizar as palavras encontradas, nas colunas da tabela acima.
Uma outra alternativa, é entregar a tabela com os subtítulos organizados, conforme o modelo II, assim a tarefa das duplas será apenas encontrar 7 palavras para cada coluna.
MODELO II
II _Uma vez concluída esta atividade, reforce concluindo a compreensão de que a letra H, em nossa língua só virá “sozinha” sempre que iniciar uma palavra, ou sempre que vier acompanhada das letras C, L ou N.
Agora, é o momento de questionar a turma sobre o que observam nas palavras encontradas que iniciam com a letra H. Esperemos com esta pergunta, que ao contrário das outras situações (ch, nh e lh) as palavras que iniciam com H não produzem o som desta letra, e que, portanto ao ler pronunciamos inicialmente somente o som da letra que vem em seguida. Exemplo_ Hipopotamo
Afim, de reforçar a percepção de que a letra no inicio de palavra não produz som, solicite a cada grupo, que consultando a lista construída que cite uma palavra que inicie com H. Sempre que a criança disser uma palavra, pergunte ao grupo qual o som da “primeira letra”. Exemplo_ Helicóptero, as crianças devem dizer que o som produzido como da primeira letra é o e, afinal o H no inicio não produz som e isto deve ficar bem claro inclusive na fala/na oralidadade .
É fundamental ainda, que percebam que as palavras que iniciam com a letra H, podem vir seguida por qualquer uma das vogais do nosso alfabeto. Para que as crianças confirmem essa reflexão, solicite que avaliem se encontraram na lista de palavras iniciadas com H alguma consoante após esta letra. Professor(a) estas são conclusões importantes, para formulação e confirmação de hipoteses sobre a escrita ortografica de nossa língua.
Alguns exemplos: holofote, humano, hábito, história, herói
III_ No quadro/lousa produza coletivamente (com apoio das crianças) todas as conclusões como: h no inicio de palavra não produz som; em palavras que iniciam com h a letra seguinte só poderá ser um vogal; a letra h poderá vir ainda acompanhada das letras c, n e l e nestes casos juntas produzirão som.
IV_ Para finalizar você poderá fazer um bingo de palavras iniciadas com H. Para isso, registre no quadro com apoio das crianças uma lista de aproximadamente 20 palavras. Feito isso, entregue ao grupo uma cartela como o modelo III, que sol icite que cada um copie do quadro em cada quadrinho as palavras que desejar, até completá-lo. Enquanto isso, você escreva em papeis menores todas as palavras do quadro, dobre-as e coloque em um saquinho ou caixinha.
Modelo III
CARTELA PARA O BINGO (já preenchida)
Vai começar a brincadeira!!! Você ou uma criança deve fazer o sorteio de uma palavra, aquele que a tiver registrado no quadrinho deve marcar um X com lápis de colorir. E assim vai, até que alguém tenha marcado todas as palavras e diga para todos ouvirem BINGO. Este(a) será o vencedor(a)!
Podemos avaliar a capacidade de observação e reflexão crítica sobre a língua portuguesa e suas regras. Avalie se as crianças estão fazendo uso das estratégias trabalhadas nessa aula, você poderá verificar por meio de produções de texto ou mesmo de ditados de frases e palavras.
Quatro estrelas 14 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/05/2016
Cinco estrelasEsta aula veio no momento certo, adorei as estratégias, aprender brincando é sempre uma ótima ideia.
30/11/2015
Cinco estrelasParabéns pela aula. Amém nota 1000. Ajudou bastante............
21/07/2014
Cinco estrelasÓtima ideia. Vou adaptá-la e usá-la nas minhas aulas na EJA Fundamental.
28/05/2014
Quatro estrelasÓtima aula
25/02/2014
Quatro estrelasmuitoooooooooooooooo bommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
11/07/2013
Quatro estrelasGostei muito, tirei minhas duvidas, que ate hoje ninguém tinha tirado. obrigado.
02/04/2013
Quatro estrelasa aula foi muito bem organizada e tem servido constantemente para potencializar o planejamento das minhas aulas. Gosto muito de articular meus planejamentos com base nesse site.
07/06/2011
Cinco estrelasAmei esta aula, trabalho com turma multisseriada de 2 e 3 ano, e demonstram frequentemente a dificuldade da letra H.
28/05/2011
Quatro estrelasAdorei a aula, mas na verdade, gostaria de saber o motivo que essas palavras começam com a letra H, ou não há um motivo especial?
07/05/2011
Cinco estrelasAchei ótima, uma atividade completa! Valeu mesmo
16/06/2010
Cinco estrelasÓtima forma para introduzir a Letra H... gostei muito...
29/05/2010
Cinco estrelasMuuuuuuito boa sua aula.Ede fácil compreensão pra quem está lendo.Irá me ajudar bastante.
27/05/2010
Cinco estrelasMuito interessante a sugestão da aula. Colocou questões bem importantes sobre o uso da letra H, a qual gera muitas dúvidas para os alunos, principalmente nas séries iniciais. Ja iniciei o trabalho com a letra,mas agora vou reforçar o estudo com as atividades propostas.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito boa aula, estou trabalhando com letramento em um projeto na escola e vou utilizar esta idéia. PARABÉNS!!!!!!!