Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O uso do Tele-Jornal no Ensino da Geografia Política

 

11/02/2010

Autor y Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá desenvolver a habilidade de reconhecer, analisar, identificando as principais medidas polêmicas, conflitos internos, e divergências entre países no mundo.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor já deverá ter trabalhado os conflitos mundiais como o desmembramento da União Soviética e Iugoslávia, conflitos entre Árabes e Judeus, conflitos na África e América Latina, destacando a origem dos conflitos e os seus efeitos no mudo atual. O professor também já deverá ter trabalhado com o conceito de etnias, nação, etc.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula na sala de informática:

1º Momento: O professor deverá dividir a turma em grupos de no máximo 5 integrantes para pesquisar notícias divulgadas em revistas  e jornais eletrônicos sobre conflitos noticiados atualmente. E cada grupo irá depois de feita esta pesquisa anunciar qual o conflito irá trabalhar, para que haja uma maior diversidade de conflitos trabalhados.

2º Momento: O professor deverá orientar os alunos a comparar e analisar a forma com que as diversas fontes, noticiaram sobre o conflito escolhido. Observando os aspectos destacados pela imprensa, assim como a sua fonte e então eles vão notar que existem várias formas de se apresentar o mesmo fato. Os alunos deverão verificar se as reportagens encontradas apresentam versões diferentes privilegiando um dos lados.

3º Momento: Os alunos deverão organizar um texto jornalístico com as informações que serão apresentadas no Tele-Jornal Escolar. Levando ao aluno a uma melhora no vocabulário. Deverão constar no texto a o título da manchete, o nome do local do conflito e sua localização, uma breve descrição do histórico do conflito e a situação atual.

4° Momento: Os alunos irão selecionar ou sortear os colegas que irão apresentar a notícia e os repórteres do Jornal.

5º Momento: O aluno escolhido deverá fazer uma primeira apresentação para seus companheiros para ver o que necessita de ser editado, dando enfase às informações mais importantes. Depois de editado pelo grupo, o aluno escolhido como reporter deverá treinar em casa mais vezes, levando em consideração o tempo previsto para apresentação.

Segunda aula

Cada grupo terá que apresentar para os colegas de turma, com o tempo variando entre 5 e 10 minutos (dependendo do número de grupos e do número de alunos na sala) as informações sobre o conflito escolhido.

O professor deverá avaliar os seguintes aspectos:

- o vocabulário utilizado na apresentação;

- a veracidade dos fatos apresentados;

- a capacidade dos alunos de entenderem e reorganizarem as informações.

Após a realização desta avaliação, o professor deverá realizar uma sítese através de um debate com os alunos sobre os principais aspectos dos conflitos trabalhados, destacando as principais causas, como econômicas, religiosos, étnicas ou por disputa de território, e a situação atual. Caso a notícia de algum grupo tenha faltado estes aspectos o professor deverá apresentá-los e pedir que os alunos anotem e incluam estas informações no relato sobre a atividade, que deverá ser feito no final da aula para ser  entregue ao professor.

Recursos Complementares

Para mais informações sobre aulas utilizando jornais o professor poderá consultar o site a seguir:

www.lago.com.br/vitoria_regia/geografia/duvidas.htm

Para pesquisar sobre informações sobre os principais conflitos mundiais o professor poderá acessar o site:

www.guerras.brasilescola.com/

Para indicar os jornais eletrônicos onde os alunos poderão pesquisar as notícias sobre os conflitos o professor poderá acessar os seguintes sites:

www.folha.uol.com.br/

www.nytimes.com/

Avaliação

Além da  avaliação  feita durante todo o trabalho pedagógico, o professor poderá explorar ainda mais a escrita dos alunos pedindo pra eles que redijam um pequeno relato do que foi apresentado em sala.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Nailene de Andrade, CEEP Lucinete Santana , Piauí - dijo:
    nailene@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei excelente a aula, pela interação entre professor-aluno-conteudo. Também pela organização e descrição dos passos a serem seguidos. Parabens prof.º Danilo


  • Tatiana Luz de Sousa, Escola Municipal Manoel A. da Luz , Bahia - dijo:
    tluzsousa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula esta bem elaborada, os recursos tecnológicos foram utilizados adequadamente, pois as atividades propostas requerem que os alunos leiam, pesquisem, selecionem e analisem textos para compará-los e criticá-los, possibilitando aos mesmos uma visão ampla dos conflitos que ocorreram e que ainda ocorrem no mundo atual.


  • Luís Aguiar, SMED , Amazonas - dijo:
    luisaguiar_imoveis@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante seu plano de aula e o parabenizo também pelas riqueza de detalhes,pois você realmente pensou em tudo.Provocar a participação dos alunos sobretudo na criação de textos é sem dúvidaum grande exercício.Parabéns e boa sorte.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.