Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


De onde vem, como se faz - papel, plástico e vidro

 

08/10/2009

Autor y Coautor(es)
Marina Silva Rocha
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lizia Maria Porto Ramos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno aprenderá sobre o processo de produção de alguns materiais, desde a extração na natureza até o produto final, além de suas diversas utilizações.

Duração das atividades
100 minutos (2 aulas de 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer esses materiais – papel, plástico e vidro - e saber identificar algumas propriedades. Além disso, deverá saber diferenciar materiais de objetos.

Estratégias e recursos da aula

Introdução


Ao trabalhar os materiais e suas propriedades é importante também contextualizá-los como recursos naturais. Assim sendo, é importante trabalhar a extração dos materiais e, consequentemente, o impacto gerado por essa extração na natureza.


Para ampliar o conhecimento sobre os materiais, sugerimos os vídeos “de onde vem o plástico”, “de onde vem o papel” e “de onde vem o vidro”, os três da TV Cultura. Eles contam, em vídeos curtos de aproximadamente 5 minutos e com linguagem acessível às crianças, como é o processo de produção desses materiais, desde a extração na natureza e outros processos até serem usados em objetos.


Desenvolvimento


Antes de apresentar cada vídeo, faça o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. Pergunte o que eles sabem sobre cada material e como acham que aquele material é produzido. Anote no quadro as principais idéias para depois discutir novamente.

De onde vem o plástico?

link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=820
Duração: 04:00 min
Descrição: o vídeo fala sobre a extração do petróleo e a produção de derivados. A partir de um desses derivados, a nafta, o plástico é produzido. São apresentados diferentes tipos de plástico e de usos do plástico. O vídeo fala também sobre a reciclagem deste material.

De onde vem o vidro?

link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=833
Duração: 04:36 min
Descrição: o vídeo conta sobre a produção “natural” do vidro e depois sobre a sua manipulação pelo homem. Ele traz diversos usos do vidro, cada um associado a uma de suas propriedades. O vídeo fala também sobre a reciclagem do vidro.

De onde vem o papel?

link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=815  
Tempo: 04:56 min
Descrição: o vídeo conta um pouco da história da escrita e dos diferentes materiais que foram usados para essa função e depois descreve a produção do papel a partir do eucalipto. Fala também sobre a produção do papel reciclado.

Ao final de cada filme, peça para os alunos explicarem oralmente o modo como se obtém cada material.

Faça um roteiro com perguntas dos filmes e peça para que eles registrem as etapas de produção de cada material no caderno (desenho e/ou escrita). Passe o filme quantas vezes for necessário, para que os alunos não se sintam ansiosos com a atividade.


Professor, utilize os vídeos para refletir com os alunos sobre a transformação de materiais. Eles não estão prontos, precisam ser retirados da natureza e passar por várias etapas até poderem ser utilizados em um objeto.

Reflita também que um material pode ser produzido a partir de outro (no caso do papel e do plástico, que são feitos da madeira e do petróleo, respectivamente) e que cada material terá suas próprias características.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o papel? Vídeo
De onde vem o vidro? Vídeo
De onde vem o plástico? Vídeo
Avaliação

Utilize os roteiros dos vídeos como forma de avaliar o que eles absorveram da aula.

Outra atividade para a avaliação é a produção de cartazes sobre esses materiais.

Para essa atividade, divida a sala em três grupos (ou múltiplos de três, caso os grupos fiquem grandes). Cada grupo ficará responsável por um material. Os grupos deverão montar um cartaz contendo informações sobre o material, como ele é produzido, suas diferentes formas de utilização, as características principais de cada material e fotos/imagens de objetos feitos do material.

Ao final, peça para que eles apresentem o cartaz para a turma. Dessa forma, eles serão avaliados tanto por escrito (no roteiro e nas informações contidas no cartaz) quanto oralmente, pois as crianças terão de se esforçar para se fazerem entendidas. Deixe os cartazes expostos na sala ou no mural da escola.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Gabriel Alves Bordini, Colegio N.Senhora dos Remedios , São Paulo - dijo:
    gab4520@hotmail.com

    14/06/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom. Já tinha visto na TV cultura. Agora só recordei para fazer um trabalho para o CNSR. Abraços Gabriel


  • zoraide da silva bezerra rosa, universidade iguaçu,unig , Rio de Janeiro - dijo:
    rosa_delrios@hotmail.com

    29/04/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito desse vídeo ele é muito instrutivo,as crianças aprendem com mais facilidades.


  • Fátima Lima, Escola M. Fco de Assis Batista , Rio Grande do Norte - dijo:
    fatima.aee@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Olá Eu gostei da sua aula, mas acredito que poderia ser dado uma ênfase maior a reciclagem e a nossa produção de lixo com a má utilização destes recursos. Estes vídeos são maravilhosos, ~sou encantada com essa Série "de onde vem", têm me ajudado muito no desenvolvimento das minhas aulas. Parabéns!


  • Patricia de Almeida Mineiro da Conceição, ALVARO GONCALVES PROF EMEF , São Paulo - dijo:
    patygirl2@ig.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Oi amiga professora, muito interessante esta aula e de fácil aplicação, como finalização eu sugiro que você marque um passeio com seus alunos para um local que faça um dos três materiais pesquisados, faça uma pesquisa em sua cidade para verificar a possibilidade de empresas que fabricam estes materiais e leve os alunos para conhecer será muito interessante para eles, beijos e um ótimo trabalho!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.