Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Circuitos Elétricos

 

24/09/2008

Autor y Coautor(es)
ARNOLDO BRASILIO FILHO
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar e compreender o funcionamento de circuitos elétricos. Entender o funcionamento de equipamentos elétricos a partir dos conceitos apresentados.
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Corrente elétrica, diferença de potencial, resistência elétrica.
Estratégias e recursos da aula

Motivação/introdução

Um circuito elétrico é composto basicamente por um caminho fechado, que permita a passagem de corrente elétrica. Existem muitos tipos de circuitos elétricos, simples como o de uma instalação elétrica residencial, até circuitos de alta complexidade com o de um microprocessador de computador.


Na Sala de aula (20 min)


Nesta aula vamos estudar os Circuitos elétricos e seus elementos básicos. Um circuito elétrico simples é composto por alguns elementos básicos:


Gerador – O gerador é a fonte de energia para o circuito elétrico, ele será responsável por movimentar as cargas elétricas dentro do circuito, o gerador pode ser elétrico, como um dínamo, ou químico, como as pilhas e baterias. Nos automóveis, o gerador é chamado dínamo ou alternador, ele fornece energia para a bateria do automóvel.


Resistor ou resistência elétrica – O resistor elétrico responsável por dissipar energia em forma de calor quando atravessado por uma corrente elétrica. Exemplos de resistores em circuitos elétricos, podem ser chuveiros, lâmpadas, e os próprios fios condutores.


Interruptores ou dispositivos de manobra – São utilizados para interromper ou manter a passagem de corrente elétrica, são os interruptores ou chaves que ligam e desligam os circuitos.


Dispositivos de segurança – São dispositivos necessários para a manutenção da integridade dos circuitos, entre os mais conhecidos estão os fusíveis e os disjuntores. Os fusíveis são fabricados com um metal com baixo ponto de fusão, como o chumbo, que quando atravessados por uma corrente elétrica além do especificado para o seu funcionamento, fundem-se protegendo a integridade do circuito. Os disjuntores são compostos por um par bimetálico, são chamados também de dispositivos termomagnéticos, pois com a passagem de uma corrente elétrica além da especificada, os contatos internos dilatam-se com o calor, interrompendo a passagem de corrente, quando o dispositivo volta a temperatura ambiente, pode ser utilizado novamente.


Dispositivos de controle – Os dispositivos de controle são responsáveis por monitorar o funcionamento do circuito elétrico, o amperímetro é responsável por monitorar a corrente elétrica no circuito, ele é conectado em série com o circuito. O voltímetro é responsável por monitorar a diferença de potencial ou voltagem no c irciuto, ele é ligado em paralelo ao circuito.


Atividade no laboratório de informática.(30 min)


Para visualização e compreensão do funcionamento dos circuitos elétricos, vamos utilizar um objeto de aprendizagem disponível no portal do professor, chamado “Kit para construção de circuitos: corrente contínua e corrente alternativa”, com ele podemos construir circuitos elétricos e analisar o seu funcionamento.

 

 

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/800/imagens/alternada3.jpg

      Durante a aula, utilizando a simulação, oriente os alunos na montagem de circuitos simples, arrastando os componentes e conectando com fios condutores. È interessante montar circuitos com fonte de corrente alternada, e de corrente contínua, com baterias. A simulação conta com vários instrumentos de controle, que permitem monitorar o funcionamento do circuito e exibir as formas de onda da corrente e tensão.


A simulação conta com uma caixa de objetos, como clips de papel e moeda, esses elementos podem ser testados no circuito, se conduzem eletricidade ou não.

Formulário de avaliação

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/800/imagens/circuito.jpg

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Kit para construção de circuitos: corrente contínua e corrente alternativa Animação/simulação
Recursos Complementares
http://br.geocities.com/saladefisica8/eletrodinamica/elementos.htm
Avaliação
A avaliação será realizada pele processo de Rubrica, e será auto avaliativa para o aluno, preenchendo o formulário no final do texto da aula, critério utilizado é o conhecimento adquirido após explorar as simulações.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Laryssa, Ary Ribeiro Valadão filho , Tocantins - dijo:
    laragpi@outlook.com

    14/02/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula !


  • Gabriel, cfjfjfj , Santa Catarina - dijo:
    oiahsdi@hotmail.com

    17/09/2013

    Três estrelas

    Faltaram algumas informações relevantes, como os tipos de circuito. Mas foi de grande valia.


  • Divino Pedrosa, SENAI , Minas Gerais - dijo:
    dipedrosilva@yahoo.com.br

    04/12/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula.


  • Edvângela Sousa Oliveira, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - dijo:
    edysouoliveira@gmail.com

    24/03/2010

    Sem estrelas

    A aula sobre circuitos elétricos está bem clara e a parte da sala de informática facilita o entendimento dos alunos, pois a demonstração deixa claro como funciona um circuito elétrico. Na sala de aula o conteúdo apresentado viabiliza a compreensão do conceito sobre a temática explorada.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.