20/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
• Organização e compreensão das informações presentes nos rótulos das embalagens.
• Confecção de um rótulo.
• Participação das interações em sala de aula.
Conhecimentos sobre a organização da escrita alfabética.
Recursos da aula: Embalagens de supermercado, papel colorido, canetinhas, lápis colorido e durex.
Atividade 1
Professor é importante que você tenha realizado com os alunos a aula: “Montando uma lista de compras”. Caso não, em outro momento, trabalhe-a.
Caro colega, peça aos alunos que as separem da seguinte forma:
• Produtos alimentícios (milho verde, leite condensado, ervilha e outros)
• Bebidas (refrigerante, leite, suco e outros)
• Produtos de limpeza (sabão em pó, amaciante e outros)
• Produtos de beleza (shampoo, condicionador, creme de pele, sabonete e outros)
Reserve um cantinho da sala e monte um mini supermercado com as embalagens trazidas pelos alunos.
Atividade 2
Agora professor, vamos analisar com os alunos os rótulos das embalagens. Cada aluno escolherá duas embalagens. Peça para que eles observem os rótulos.
Pergunte para eles: Qual é o seu produto? Qual é a marca do produto? A marca do produto está escrito com a letra pequena ou grande? Quais as cores usadas? Vocês sabem o que é o código de barra? Para que ele serve? Qual o peso (medida) do seu produto? Tem data de fabricação? Tem data validade? Para quando? Por que é importante a data de validade? Se a data de validade estiver vencida podemos utilizar o produto? Qual a composição do produto?
Verifiquem quais informações estão presentes nos dois produtos escolhidos e quais estão presentes apenas em um deles.
Depois de analisar os rótulos promova uma socialização, fazendo-os identificar e chegar às seguintes generalizações (dados que estão presentes em todos os produtos): Data de validade, data de fabricação, código de barra, composição do produto (ingredientes), medida do produto.
Dica: Professor você poderá aprofundar sua aula falando sobre a importância da composição do produto no rótulo, para cuidados com a saúde. Por exemplo, a de que o diabético não pode consumir alguns ingredientes.
Informação complementar: discuta com os alunos a diferença entre o nome do produto e o nome da marca. O professor poderá também usar um tempo maior e fazer registros em papel Kraft ou cartolina contendo as informações discutidas em sala. A realização de gráficos coletivos também é interessante.
Atividade 3
Nessa aula cada aluno escolherá uma embalagem, retirará o rótulo e criará o seu próprio produto e rótulo, apenas aproveitando a caixa ou o formato da embalagem.
Professor, faça um círculo e no centro disponibilize vários materiais (cartolinas, durex, lápis de cor, canetinha) para que os alunos utilizem para confecção do rótulo.
Peça para que os alunos inventem um produto e utilizem os materiais para criação de um rótulo que deverá conter:
* Arte gráfica (Fale sobre a importância da ilustração para chamar a atenção dos consumidores).
* Marca.
* Data de fabricação.
* Data de validade.
* Código de barra.
* Composição do produto.
Para finalizar a atividade, faça uma exposição dos produtos criados por eles e convide outros alunos para visitarem o mini supermercado da turma.
Informação complementar: Durante a confecção do rótulo é importante o aluno ficar atento ao que este deve conter e qual a sua função na embalagem.
Veja alguns rótulos criados por uma turma do ano de 2009:
Sugestões complementares:
No site: http://www.anvisa.gov.br/ALIMENTOS/rotulos/rotulos.htm , você encontrará Rotulagem Nutricional Obrigatória, onde os modelos de rótulos estão dispostos por grupo de alimentos com informação nutricional.
No site: http://www.anvisa.gov.br/ALIMENTOS/consumidor/supermercado.asp ,você encontrará um vídeo “VAMOS AS COMPRAS”.
Informações do vídeo: Por que é importante fazer uma lista de compras?Como escolher o supermercado?Por que é importante verificar a data de validade?Informações importantes no rótulo?Informação sobre as embalagens de alimentos?
Professor verifique se a criança realizou as atividades propostas e confeccionou o rótulo com capricho e dedicação.
Quanto à escrita, verifique se escreveu alfabeticamente e auxilie-a nas correções necessárias durante a confecção.
Cinco estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/08/2012
Cinco estrelasEXCELENTE TRABALHO! PARABENS!
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a aula muito rica. Nela podemos abranger outros gêneros inclusive "receitas". Foi simples e prática principalmente porque comprar faz parte da vida das crianças. Analisar a questão do rótulo do produto para que elas percebam todo o processo usado, até a finalização e embalagem do produto foi excelente. Parabéns, vou usar a sugestão.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente sugestão, os trabalhos ficaram lindos. Com certeza os alunos vão ficar entusiamados em realizar tal atividade.