19/10/2009
Rosângela Menta Mello
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ao término das atividades os alunos deverão:
- compreender o que é solo;
- saber que há diferentes tipos de solo;
- perceber que o solo é importante para a sociedade;
- saber que o solo precisa ser conservado para que haja produção de alimentos.
Professor, apresente para os alunos as seguintes imagens:
Imagem 1: terra nas mãos - disponível em: http://www.cnpma.embrapa.br/analise_econ/solo.jpg.
Imagem 2: solo - disponível em: http://caminhosturismo.files.wordpress.com/2008/04/solo.jpg.
Imagem 3: solo erodido - disponível em: http://www.escola.agrarias.ufpr.br/imagens/erosao.jpg.
A cada imagem, converse com as crianças, perguntando o que ela representa em suas vidas.
Outra opção é, se a escola tiver uma horta ou espaço para se fazer uma, pode ser organizada uma visita ao local, onde os alunos podem cavar, observar que há diferença de umidade, de cor, de consistência/compactação. Peça que os alunos falem tudo o que observam a respeito da "terra" na horta, seja terra manejada, cultivada ou não.
Solicite a turma que verifique o tipo de solo de suas residências, observando a coloração, a umidade, a consistência, os tipos de plantas que possuem...
Em sala de aula, retome a conversa sobre o solo. Explique o que é solo e pergunte às crianças por que o solo é importante. Aproveite-se das respostas para explicar sobre a composição do solo, que ali há bem mais do que rocha decomposta ou triturada, há água, ar e microorganismos; e que também tem a ação do tempo - chuva, vento, calor e frio.
Represente com elas a equação de formação do solo:
Realize com ela a experiência "Coleção de cores de solos", disponível no Portal do Professor, a partir dela os alunos saberão identificar um solo fértil, além dos objetivos da própria experiência que são: saber que os solos têm diferentes cores e entendê-las.
Coleção de cores de solos: colorteca
Há experiência similar em: http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/sol.php?cod=_reconhecendoosdiferentestiposdesolo.
Após a construção da Coleção de cores de solos:
1. peça aos alunos para que organizarem a coleção;
2. converse com eles e escolham, juntos, a melhor forma de organiza-la: pode ser em em tons crescente ou decrecentre, por exemplo;
3. peça para que façam, para cada amostra, uma descrição onde deve constar, além da cor e do local onde foi coletado (informações que já devem estra na etiqueta), informações que eles tenham obtido com as pessoas que ocupam o lugar ou cuidam dele - por exemplo: solo comprado para cultivo de horta; solo coletado muito úmido q ue mu dou muito de cor após secar.
Converse com as crianças sobre a importância do solo para a produção de alimentos em todo o mundo e volte para a escala local: onde são produzidos os alimentos que consumimos aqui em nossa cidade? Denomine as frutas, verduras, legumes, pois, em geral, sua produção é próxima. Pergunte se algum deles tem horta em casa ou se conhece alguma horta ou plantação (café, arroz, feijão, soja, milho).
Professor, construa com seus alunos um terrário. As crianças, com a mão na massa, compreenderão as camadas do solo e a importância da matéria orgânica nele. Esta é uma atividade que acompanha a turma o ano todo ou mais de um ano. As crianças perceberão a importância dos cuidados com o solo para que haja produção de alimentos. isso, entre outros conteúdos escolares.
Sugerimos o roteiro do Terrário do Banco internacional de Objetos educacionais, disponível em http://www.cienciaviva.org.br/arquivo/facavc/experimento/pages/p05.htm acessado em 19/09/2009
Organize a turma em grupos e elabore com ela um cronograma para os cuidados com o terrário.A medida que a turma vai acompanhando e participando das atividades, vamos observando se eles estão se apropriando dos conceitos programados para estas aulas. Sugerimos a construção de um diário de bordo no caderno dos alunos, onde eles vão anotando suas observações, dúvidas, descobertas. Após os estudos realizados, solicite a eles que releiam suas anotações e produzam vários desenhos com legendas, situando:
- o que é solo;
- os diferentes tipos de solo, definidos pelas cores diferentes no desenho;
- a importância do solo para a sociedade, isto é, como ela o utiliza;
- como o solo deve ser conservado para que haja produção de alimentos.
A prática social final pode ser realizada, através de vários apontamentos que podem ser registrados em um cartaz pelo professor, para ser fixado no mural da escola, com o título: NÓS DEPENDEMOS DO SOLO.
Plano de fundo, as crianças desenham a paisagem que conhecem e como utilizam o solo.
Podem ser colados no cartaz, várias objetos que são depositados no solo pelos seres humanos, onde as crianças os identificam e colocam legendas sobre o deverá ser feito.
Para que tenha efeito esta atividade, é importante que na construção do terrário, os alunos depositem amostras deste objetos, fazendo a observação diária, semanal, do que acontece com eles, isto é, como se dá decomposição e absorção.
Nome | Tipo |
---|---|
Coleção de cores de solos: colorteca | Experimento prático |
Endereços que pode ajudar:
- texto sobre solo em linguagem acessível: http://www.cnps.embrapa.br/search/mirims/mirim01/mirim01.html;
- ibge - http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/solo/home.html;
- cartilha "conhecendo o solo" - http://www.escola.agrarias.ufpr.br/arquivospdf/conhecendosolo.pdf;
- solo na escola (duas animações: formação do solo e evolução do solo) - http://www.escola.agrarias.ufpr.br/perfildosolo.html;
- terrário: um pedaço da natureza na sala de aula - http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/terrario-pedaco-natureza-426134.shtml.
Avaliação deve ser feita no decorrer das atividades. Os critérios:
a) o aluno participou das atividades;
b) o aluno contribuiu nas discussões perguntando, informando, trazendo experiências;
c) o aluno contribuiu na construção do terrário;
d) o aluno trabalha em equipe na manutenção do terrário.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/02/2015
Cinco estrelasexcelente explicação abordagem simples com atividades significativas para a educação ambiental
06/12/2013
Quatro estrelasdidatico
14/10/2011
Quatro estrelasAchei essa aula muito interessante e atrativa