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Prática de interpretação de textos: leitura de gráficos e tabelas

 

20/10/2009

Autor y Coautor(es)
Igor Caixeta Trindade Guimarães
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta sequência didática, o aluno poderá adquirir habilidades para interpretar gráficos e tabelas, bem como inferir informações pertinentes a partir desses textos. Poderá, também, aprender a converter informações simbólicas de textos não verbais em textos verbais.

Duração das atividades
Aproximadamente, três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta aula, o professor deverá trabalhar com os alunos algumas estratégias de leitura de gráficos e tabelas. É indispensável que os alunos tenham conhecimentos prévios da área de Matemática, dentre os quais destacamos noções de porcentagem, funções de primeiro grau e noções básicas de geometria, como ponto, reta e plano.

Estratégias e recursos da aula

ATVIDADE 1
   

    O primeiro momento da aula consistirá de uma breve exposição do professor a respeito da linguagem matemática presente em gráficos e tabelas. Sugerimos que o professor inicie a exposição tratando do conceito de grandeza. A seguir há uma sugestão:
    Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido e associado a um valor numérico e a uma unidade de medida. Exemplos: tempo, comprimento, velocidade, peso, temperatura.
    Tomemos como referência o tempo. Ele pode ser medido por meio de diferentes unidades, como o segundo, o minuto, a hora, etc. Maiores quantidades dessa grandeza são, naturalmente, associadas a maiores valores numéricos. Portanto, dentro da unidade minuto, sabemos que 50 minutos valem mais do que 20 minutos.
    Para ilustrar a relação dos valores numéricos dentro de uma mesma grandeza, podemos utilizar uma reta. Vejamos um representação horizontal dessa reta.

Vejamos, agora, uma representação vertical dessa mesma reta:

É importante observar que a seta tem a função de indicar que os valores continuam aumentando.
Podemos, também, analisar uma grandeza tendo uma outra como referência. Por exemplo, podemos associar a grandeza temperatura, medida em graus Celsius, à grandeza tempo, medido em horas.
Suponhamos uma situação: gostaríamos de analisar a variação de temperatura ao longo das horas de um dia. Os dados são os seguintes:
Às 06h00 da manhã, a temperatura era 15ºC. Às 09h00, era de 19ºC. Ao meio-dia, 25ºC. Às 15h00, 27ºC. Às 18h00, 24º. Às 21h00, 22ºC. E à meia-noite, por fim, a temperatura era de 21º.
Podemos fazer uma representação da associação entre essas duas grandezas referidas. Temos, então, um gráfico:

Os pontos marcados são interseções entre tempo e temperatura. Esses pontos podem ser ligados por uma reta, e assim temos o seguinte gráfico:

Esses dados podem ser apresentados, de maneira similar, por meio de uma tabela:

ATIVIDADE 2

Neste momento da aula, apresentamos gráficos e tabelas para que os alunos os interpretem. Após cada texto, seguem algumas perguntas que deverão direcionar sua interpretação. Cada pergunta aparece com uma sugestão de resposta, para que o professor tenha parâmetros para discutir as questões com a turma.

TEXTO I

 

 

Gráfico da mortalidade infantil no Brasil
(em número de mortes até os cinco anos para cada mil nascimentos.)

Fonte: http://www.indexmundi.com/g/g.aspx?c=br&v=29&l=pt, acesso em 10/09/09.

1. Que grandezas estão dispostas nesse gráfico?

Chave de resposta: Neste gráfico estão dispostas as grandezas de número de mortes (para cada mil nascimentos) e tempo, definido em anos.

2. A respeito da mortalidade infantil no Brasil entre 1990 e 2000, o que esse gráfico permite afirmar?

Chave de resposta: O gráfico permite afirmar que a mortalidade infantil no Brasil diminuiu nesses anos.

3. A inclinação da reta entre os anos de 1990 e mea dos do ano de 1994 é maior do que entre meados de 1994 e os anos 2000. O que se pode inferir a partir disso?

Chave de resposta: Pode-se inferir que houve maior queda da mortalidade infantil entre 1990 e 1994 do que e ntre 1994 e 2000.

TEXTO II

Gráfico da População de Portugal no século X III

Fonte: António Marques, Fátima Costa, História e Geografia de Portugal - 5º Ano, Porto Editora. Disponível em http://hgp-recursos.blogspot.com/2008/03/grfico-da-populao-no-sculo-xiii.html, acesso em 10/09/2009.

4. A partir da interpretação do gráfico, converta as informações fornecidas pelo gráfico em um pequeno texto.

Chave de resposta: A população de Portugal, no século XIII, dividia-se em duas classes: uma delas, formada pelo clero e pela nobreza, representava apenas 10% da população; e a outra, formada pelo povo, representava 90 % da população.

TEXTO III

Expectativa de Vida, em anos.

azul = Mundo; marrom = Países mais desenvolvidos; vermelho = América Latina; verde = Países menos desenvolvidos; amarelo = Brasil. Fonte: ONU.

Disponível em http://www.comciencia.br/reportagens/envelhecimento/texto/env16.htm, acesso em 10/09/2009.

5. O gráfico explicita uma comparação. Que comparação é essa?

 Chave de resposta: O gráfico explicita a comparação dos resultados da expectativa de vida no mundo, na América Latina, em países mais desenvolvidos, em países menos desenvolvidos e no Brasil.

6. Comparando-se, ao longo dos anos, a expectativa de vida nos países menos desenvolvidos com a expectativa de vida nos países mais desenvolvidos, o que se pode concluir?

Chave de resposta:  Pode-se concluir que a diferença de expectativa de vida entre os dois grupos de países vem diminuindo.

7. Comparando-se os resultados do Brasil com os da América Latina, ao longo dos anos, o que se pode concluir?

Chave de resposta:  Pode-se concluir que, embora os resultados do Brasil sejam próximos aos da América Latina, a expectativa de vida na América Latina vem aumentando mais que no Brasil.

TEXTO III

Histórico das médias nacionais das notas de redação e prova objetiva da prova do ENEM.

Fonte: www.webartigos.com/enem-grafico.gif, acesso em 10/09/2009.

8. Segundo o gráfico, em que ano a nota da redação se distanciou mais da nota da prova objetiva?

Chave de resposta: de  Ano de 2008.

9. As notas da prova objetiva e da redação foram proporcionais em algum período? Justifique sua resposta.

Chave de resposta:  Sim, entre 2000 e 2003 houve certa proporcionalidade. Em 2001, mantiveram a mesma média de 2000; em 2002, ambas as notas tiveram média reduzida; e em 2003, ambas as notas tiveram média aumentada. Nos outros anos, não houve proporcionalidade.

TEXTO IV

Gastos Calóricos em atividades físicas:

Fonte: http://www.philadelphia.com.br/philadelphia1/page?siteid=philadelphia1prd&locale=brpt1&PagecRef=582, acesso em 10/09/2009.

10. Qual dessas atividades você recomendaria a uma pessoa que quisesse perder calorias mais rapidamente? Justifique sua resposta.

 

Chave de resposta: Recomendaria o ciclismo ou a corrida, uma vez que essas atividades possibilitam maior gasto de calorias. Poderia recomendar o ski, mas, pelo fato de ser um esporte ma is difícil de praticar, pode se tornar inviável.

TEXTO V

A tabela a seguir mostra a ocupação dos setores da economia por tipos de trabalhadores: empregadores, empregados e aqueles que trabalh am por conta própria e/ou em família:

Disponível em http://www.cops.uel.br/concursos/unicentro_2004/2d_geografia.pdf, acesso em 10/09/2009.

11. Qual a principal diferença entre os setores primário e terciário quanto à sua forma de ocupação pelos trabalhadores?

Chave de resposta: O setor primário possui grande número de trabalhadores autônomos e familiares e um número bem menor de empregados, ao passo que o setor terciário inverte essa relação: possui grande número de empregados e um número reduzidos de trabalhadores autônomos e familiares.

APÊNDICE

ATIVIDADES PARA A AVALIAÇÃO

ATIVIDADE I

Leia o anúncio publicitário a seguir e responda às questões propostas.

Observação: Professor, faça o download deste texto, para visualizá-lo corretamente, a partir do site:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-portuguesa-2/edna-magalhaes. Procure pelo arquivo "Aula Leitura de Gráficos e Tabelas - Textos para a avaliação"

1. Que sugestão o anúncio publicitário, de iniciativa da Editora Globo, apresenta às empresas brasileiras?

Chave de resposta: O anúncio publicitário sugere às empresas brasileiras que integrem e capacitem pessoas com deficiência.

2. Segundo o anúncio, qual é a relação entre motivação e desempenho?

Chave de resposta: Segundo o anúncio, o desempenho é diretamente proporcional à motivação.

3. Observe atentamente a linguagem presente nos gráficos. O primeiro gráfico, pelo modo como foi construído, apresenta uma incoerência em relação às idéias presentes no anúncio, sobretudo quando comparado ao segundo gráfico. Identifique essa incoerência.

Chave de resposta:  A reta sinuosa, no primeiro gráfico, associa as duas grandezas de maneira equivocada, uma vez que mostra que o desempenho aumenta, mesmo estando baixa a motivação.

ATIVIDADE II

Leia o texto a seguir e assinale a opção correta. Em seguida, escreva uma pequena justificativa para sua resposta.

(Fonte: ENEM 2008 – questão adaptada)

Resposta correta: opção C.

Justificativa: somando-se os resultados da pergunta “Por que vive na rua”, tem-se que a soma ultrapassa 100%.

ATIVIDADE III

Os gráficos a seguir, publicados pelo IBGE, mostram a distribuição da população brasileira por idade e sexo, nos anos 1990, e projeções dessa população para 2010 e para 2030.

Observação: Professor, faça o download deste texto, para visualizá-lo corretamente, a partir do site:
http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-portuguesa-2/edna-magalhaes. Procure pelo arquivo "Aula Leitura de Gráficos e Tabelas - Textos para a avaliação"

Converta as informações presentes nesses gráficos em um texto de aproximadamente 15 linhas. Procure abordar o maior número possível de informações.

Avaliação

Para avaliar o aprendizado dos alunos, sugerimos que o professor explore a linguagem de gráficos e tabelas, presente em vários contextos, como jornais, revistas e em textos informativos de quaisquer áreas do conhecimento, e proponha exercícios de interpretação e de produção de textos a partir de dados presentes nesses textos. Apresentamos três atividades como sugestões, disponíveis em "apêndice" na seção anterior.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 7/7 - 100%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
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  • Duas estrelas 0/7 - 0%
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Opiniones

  • irovania, Colegio Estadual Dário Sampaio de Paiva , Goiás - dijo:
    irovania@hotmail.com

    08/02/2012

    Cinco estrelas

    Exelente


  • Welma Sousa, UNIV FEDERAL DO AMAZONAS , Amazonas - dijo:
    welmabio@gmail.com

    12/02/2011

    Cinco estrelas

    Oi Prof. Luiz. Gostaria de parabenizá-lo pela excelente aula sobre interpretação de gráficos. Sou professora da UFAM no interior e a deficiência nesta habilidade é chocante! Pretendo utilizar este material em atividades alunos de Lic. em Biologia. Obrigada. att, Welma


  • Deborah Cristina Ferreira, Não dou aulas no momento , Mato Grosso - dijo:
    debyroncati@hotmail.com

    04/02/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula! Parabéns.


  • LECI SILVA PELUSO, Escola Estadual Cel Camilo Soares. , Minas Gerais - dijo:
    lecispeluso@yahoo.com.br

    12/05/2010

    Cinco estrelas

    Sua aula foi fantástica, vc nos mostrou como interpretar bem com interdisciplinaridade. Parabéns. Continue nos ajudando.


  • midiã Sardinha do Amaral, EE PROFª. VANIL STABILITO , Mato Grosso - dijo:
    midiaport@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa sugestão, este ano vou trabalhar com leitura de diversos gêneros, inclusive gráficos e tabelas, assim, espero ter competência para aplicá-la no 8º ano.


  • José Eduardo, EM Paulo Mendes Campos , Minas Gerais - dijo:
    jossedu189@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Os textos são bons. As questões também são bem elaboradas.


  • roberta queiroga, E. E. Coronel Camilo Soares , Minas Gerais - dijo:
    roberta_queiroga@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula. Continue nos ajudando. Um grande abraço.


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