07/10/2009
Gláucia Costa Abdala Diniz; Marta Regina Alves Pereira; Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Lucianna Ribeiro de Lima
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
1. Perceber características dos colegas, identificando semelhanças e diferenças entre eles.
2. Reconhecer que as semelhanças e diferenças entre as pessoas enriquecem as relações interpessoais.
3. Valorizar e respeitar os modos diferentes de ser, de agir e de pensar de cada um nos diversos contextos sociais.
1° Momento:
Jogo com bola: semelhanças e diferenças
O professor deverá levar os alunos para fora da sala de aula e solicitar que se organizem em uma roda. Pedir para eles se olharem, prestando atenção nas características do outro: cor de cabelo, dos olhos, da pele, altura, acessórios (óculos, brincos, relógios, roupas...) e outras. Prosseguir até perceber que todos se familiarizaram com este tipo de percepção. Propor, então, o seguinte jogo: Na 1ª rodada, um aluno de cada vez deverá escolher um colega para jogar a bola, dizendo uma característica semelhante entre eles (Por exemplo: Eu jogo a bola para o Pedro, porque nós dois usamos óculos, ou porque temos cabelo curto...). Não pode repetir a característica e nem o colega. (Professor, nesse momento, os alunos exercitam a memória; a capacidade de atenção e concentração; a percepção de seus sentimentos, emoções; a flexibilidade do pensamento - no sentido de ter que abrir mão do colega ou da característica escolhidos anteriormente e pensar em outras possibilidades). Quando todos já tiverem jogado e recebido a bola, inicia-se a 2ª rodada. Cada aluno deverá devolver a bola para o colega que o escolheu na 1ª rodada, dizendo uma característica diferente entre eles. Novamente, não pode repetir a característica (Ex: Pedro devolve a bola para o colega, porque é baixo e ele é alto). E assim, sucessivamente, até que todos retornem a bola para os colegas que os escolheram na 1ª rodada.
Em seguida, o professor deverá abrir espaço para que os alunos comentem sobre o que foi vivido no jogo: o que sentiram, como foi considerar-se parecido com o outro, como cada um se sentiu quando foi escolhido, se concordam ou não com as semelhanças e diferenças que lhe foram atribuídas. Poderá, ainda, lançar questões tais como: É mais fácil buscar semelhanças ou diferenças entre vocês? Por quê? Será que somos semelhantes e diferentes apenas fisicamente? Além das características físicas, também temos semelhanças e diferenças quanto ao jeito de ser, ao que gostamos e ao que não gostamos? No dia a dia, como é conviver com as diferenças? Conseguimos respeitar as pessoas que são diferentes de nós? Como temos lidado com isto?
2º Momento:
Dinâmica: Planeta Eu
Cada aluno receberá a seguinte folha, que deverá ser respondida individualmente:
Do que mais gosto Do que não gosto
na escola
na minha casa
na internet
de ler
dia da semana
comida
lugar
filme
programa de tv
esporte
música/gênero musical
cantor/a
Ao término desta etapa, os alunos deverão formar duplas e compartilhar o que responderam em relação a cada item, observando respostas semelhantes e diferentes relativas ao que gostam e também ao que não gostam.
3° Momento: O professor deverá instigar os alunos a estabelecer relações entre o 1° e o 2º momentos vivenciados por eles: jogo com a bola e a atividade “Planeta Eu’, no sentido de perceber que apesar de sermos únicos, existem semelhanças e diferenças entre as pessoas, para além das características físicas, que devem ser valorizadas, respeitadas e consideradas como formas de enriquecer as relações interpessoais.
Caro professor, você poderá acessar o sítio http://portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?Cod=1776&exib=5513 onde encontrará um vídeo animado sobre relacionamento.
No sítio http://terratv.terra.com.br/Diversao/Infantil//Lola-e-Virginia/4257-214984/Lola-e-Virginia-O-Time-do-Sonho.htm você poderá utilizar o vídeo Lola e Virgínia que possibilita o debate acerca de como lidar com as diferenças para cumprir a difícil missão de Caça ao Tesouro.
A avaliação deverá ser contínua, processual, diagnóstica.
Auto-avaliação dos alunos (oral ou por escrito): Participação individual, em duplas e em grupo (jogo e debate).
Avaliação dos alunos pelo professor: Envolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade de percepção de si e do outro.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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11/03/2012
Cinco estrelasadorei o plano de aula, muito bom gostaria de receber outros em meu e-mail se possivel.