Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Regras e combinados: Trabalhando regras e combinados na escola com crianças.

 

20/10/2009

Autor y Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• O aluno irá aprender a construir regras e combinados pertencentes a cultura escolar;
• Respeito ao próximo e regras de convivência social; Trabalhar a reflexão, diálogo e argumentação;
• Treino da escrita de palavras;
• Apropriação da base alfabética;

Duração das atividades
4 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A aula se destina às crianças em fase inicial do processo de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

Caro professor (a), esta aula está organizada em tópicos para facilitar sua visualização e escolha de etapas.


Conversando com as crianças, vocês podem discutir juntos Como podemos fazer para sermos cada vez mais amigos uns dos outros, quais combinados vocês podem fazer que tornará a convivência na sala de aula e na escola melhor.
Professor, as crianças também podem contar as regras que elas têm em casa, e discutir os limites, direitos e obrigações de cada um e de todos na sala.

DEVER DE CASA

JUNTO COM UM ADULTO, PENSE E ESCREVA COISAS IMPORTANTES PARA QUE VOCÊ CONVIVA EM HARMONIA COM SEUS COLEGAS DE ESCOLA.
VOCÊS PODEM PENSAR EM COISAS QUE SÃO REGRAS NA SUA CASA TAMBÉM. REGISTRE ABAIXO COM A AJUDA DO ADULTO.

Quando o Dever de Casa retornar, faça uma roda de conversa com as crianças, e peça que cada uma leia (ou se não conseguir conte) qual as duas sugestões de combinados que elas trouxeram de casa. Professor, você pode fazer o papel mediador e registrar no quadro os combinados que juntos a turma julga importantes. Você provavelmente precisará aprimorar o texto de cada combinado à medida que o diálogo acontecer.

Depois estes combinados podem ser fixados na sala ( fica a seu critério se será manuscrito pelos alunos ou digitados). Visualize como o registro dessa aula foi realizado. Você poderá escolher um espaço em que estes combinados ficarão fixados durane todo o ano letivo.


Recursos Complementares

 Xerox da atividade de Para Casa;
 Folhas coloridas;
 Durex colorido;
 Fita adesiva dupla face;

Avaliação

 Observar como as crianças respondem a noção de regras e combinados. Como é o processo de apresentação e argumentação das idéias que as crianças fazem das regras, elas conseguem ler alguma (s) da (s) regra (s) que trouxeram no Dever de Casa, se lembram que escreveram com a família ou “inventam” uma regra diferente da escrita?
 Durante o ano, observar se as crianças recorrem ao registro dos combinados realizado por meio do painel, utilizando-se da leitura das ilustrações e da escrita dos combinados;

 Analisar com as próprias crianças se eles já conseguem fazer uma auto-avaliação e se já dão dicas aos colegas do que é positivo na nossa convivência.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 12 calificaciones

  • Cinco estrelas 9/12 - 75%
  • Quatro estrelas 2/12 - 16,67%
  • Três estrelas 0/12 - 0%
  • Duas estrelas 1/12 - 8,33%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Antonia Auristela Santos de Brito, EMEB Subhi Alexandre Maluf , São Paulo - dijo:
    antoniaauristela@ig.com.br

    05/02/2013

    Quatro estrelas

    muito bom estava exatamente procurando algo assim, pode ter certeza que usarei essa aula de combinados


  • Eliasna , Kairos , Bahia - dijo:
    elianapaixao-s@ig.com.br

    29/01/2013

    Cinco estrelas

    amei essas dicas,tenho certeza que ajudarão bastante!


  • Leonilde, Escola Municipal Maria Martins Bringel , Maranhão - dijo:
    leonildesousa@gmail.com

    29/01/2013

    Cinco estrelas

    Achei maravilhoso, excelente!


  • João Neto, Ecola Municipal Haydêe Lages Montes , Piauí - dijo:
    jpacassiano@hotmail.com

    20/06/2012

    Quatro estrelas

    Acabei de descbrir este portal, do Profº, mais ja estou pesquisando maneiras de combinar algo interessante, para as turmas. ( ZONA RURAL MUNICIPIO DE BARRAS , NO ESTADO DO Piauí ) ESCOLA Municipal Haydêe Lages Montes


  • Cláudia de Fátima Silva Nascimento, Escola Mul. de Ens. Fund. Mª José dos Santos Martins , Pará - dijo:
    cacaunascimento2000@yahoo.com.br

    22/02/2012

    Cinco estrelas

    Muito boa essa atividade, estava procurando algo assim para trabalhar com meus alunos, adorei porque são os próprios alunos que irão criar os combinados.


  • Romilda Tereza de Jesus Lima, Escola Jorge Teixera de Oliveira , Rondônia - dijo:
    romildalimaa@hotmail.com

    31/01/2012

    Cinco estrelas

    Amei a sugestão desta aula, e vou com certeza aproveitá-la como sugestão para este ano de 2012 no meu primeiro dia com meus alunos. bjs


  • Joelma, Antônio Colombo , Santa Catarina - dijo:
    lavador@coquesul.com.br

    11/03/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns! Amei a idéia que vc trabalhou os combinados da turma.


  • igor, Estados Unidos - dijo:
    iguinhopaim@yahoo.com.br

    10/03/2011

    Cinco estrelas

    bonita


  • Ana Paula, Prefeitura de Nova Lima , Minas Gerais - dijo:
    analacerda23@yahoo.com.br

    09/02/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns, Mariane! Foi muito bom encontrar esse processo de trabalho com os combinados, pois vai ajudar muito no meu inicio em sala de aula. Obrigada!


  • Vera Lúcia, E.E. Geraldina Ana Gomes , Minas Gerais - dijo:
    teacher.vera@gmail.com

    07/02/2011

    Cinco estrelas

    Prezada Mariane, Obrigada ! Sua aula colaborou bastante para a minha primeira aula de combinados do 5º ano. Fique com Deus! Abraços fraternos!


  • Anna Rita de almeida, Prefeitura do Estado de São Paulo , São Paulo - dijo:
    anna-rita@ig.com.br

    31/01/2011

    Duas estrelas

    Como aula, tudo bem. Mas, mesmo assim, achei um pouco pobre. Pensei que encontraria textos, brincadeiras ou dinâmicas. Além disso, acho que falta um acompanhamento dessas regras.


  • João Luis Marques , JOSE VASQUES FERRARI PROF , São Paulo - dijo:
    zingarro@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom....parabéns.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.