20/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
• O aluno irá aprender a construir regras e combinados pertencentes a cultura escolar;
• Respeito ao próximo e regras de convivência social; Trabalhar a reflexão, diálogo e argumentação;
• Treino da escrita de palavras;
• Apropriação da base alfabética;
A aula se destina às crianças em fase inicial do processo de leitura e escrita.
Caro professor (a), esta aula está organizada em tópicos para facilitar sua visualização e escolha de etapas.
Conversando com as crianças, vocês podem discutir juntos Como podemos fazer para sermos cada vez mais amigos uns dos outros, quais combinados vocês podem fazer que tornará a convivência na sala de aula e na escola melhor.
Professor, as crianças também podem contar as regras que elas têm em casa, e discutir os limites, direitos e obrigações de cada um e de todos na sala.
DEVER DE CASA
JUNTO COM UM ADULTO, PENSE E ESCREVA COISAS IMPORTANTES PARA QUE VOCÊ CONVIVA EM HARMONIA COM SEUS COLEGAS DE ESCOLA.
VOCÊS PODEM PENSAR EM COISAS QUE SÃO REGRAS NA SUA CASA TAMBÉM. REGISTRE ABAIXO COM A AJUDA DO ADULTO.
Quando o Dever de Casa retornar, faça uma roda de conversa com as crianças, e peça que cada uma leia (ou se não conseguir conte) qual as duas sugestões de combinados que elas trouxeram de casa. Professor, você pode fazer o papel mediador e registrar no quadro os combinados que juntos a turma julga importantes. Você provavelmente precisará aprimorar o texto de cada combinado à medida que o diálogo acontecer.
Depois estes combinados podem ser fixados na sala ( fica a seu critério se será manuscrito pelos alunos ou digitados). Visualize como o registro dessa aula foi realizado. Você poderá escolher um espaço em que estes combinados ficarão fixados durane todo o ano letivo.
Xerox da atividade de Para Casa;
Folhas coloridas;
Durex colorido;
Fita adesiva dupla face;
Observar como as crianças respondem a noção de regras e combinados. Como é o processo de apresentação e argumentação das idéias que as crianças fazem das regras, elas conseguem ler alguma (s) da (s) regra (s) que trouxeram no Dever de Casa, se lembram que escreveram com a família ou “inventam” uma regra diferente da escrita?
Durante o ano, observar se as crianças recorrem ao registro dos combinados realizado por meio do painel, utilizando-se da leitura das ilustrações e da escrita dos combinados;
Analisar com as próprias crianças se eles já conseguem fazer uma auto-avaliação e se já dão dicas aos colegas do que é positivo na nossa convivência.
Quatro estrelas 12 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/02/2013
Quatro estrelasmuito bom estava exatamente procurando algo assim, pode ter certeza que usarei essa aula de combinados
29/01/2013
Cinco estrelasamei essas dicas,tenho certeza que ajudarão bastante!
29/01/2013
Cinco estrelasAchei maravilhoso, excelente!
20/06/2012
Quatro estrelasAcabei de descbrir este portal, do Profº, mais ja estou pesquisando maneiras de combinar algo interessante, para as turmas. ( ZONA RURAL MUNICIPIO DE BARRAS , NO ESTADO DO Piauí ) ESCOLA Municipal Haydêe Lages Montes
22/02/2012
Cinco estrelasMuito boa essa atividade, estava procurando algo assim para trabalhar com meus alunos, adorei porque são os próprios alunos que irão criar os combinados.
31/01/2012
Cinco estrelasAmei a sugestão desta aula, e vou com certeza aproveitá-la como sugestão para este ano de 2012 no meu primeiro dia com meus alunos. bjs
11/03/2011
Cinco estrelasParabéns! Amei a idéia que vc trabalhou os combinados da turma.
10/03/2011
Cinco estrelasbonita
09/02/2011
Cinco estrelasParabéns, Mariane! Foi muito bom encontrar esse processo de trabalho com os combinados, pois vai ajudar muito no meu inicio em sala de aula. Obrigada!
07/02/2011
Cinco estrelasPrezada Mariane, Obrigada ! Sua aula colaborou bastante para a minha primeira aula de combinados do 5º ano. Fique com Deus! Abraços fraternos!
31/01/2011
Duas estrelasComo aula, tudo bem. Mas, mesmo assim, achei um pouco pobre. Pensei que encontraria textos, brincadeiras ou dinâmicas. Além disso, acho que falta um acompanhamento dessas regras.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom....parabéns.