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Elmer: o elefante diferente.

 

01/12/2009

Autor y Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita deCássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Favorecer a compreensão das diferenças entre os seres vivos;
• Interagir ludicamente a partir da história ouvida;
• Construir o conceito do nome próprio;
• Estimular o respeito à diversidade;
• Formar cidadãos preocupados com a coletividade;
• Despertar a criatividade a imaginação;
• Desenvolver a linguagem oral.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer a história do próprio nome. Propor uma pesquisa de tarefa de casa, para cada criança contar como foi a escolha de seu nome.

Estratégias e recursos da aula

1. Contar a história: Elmer: o elefante diferente. Fazer um cenário com vários elefantes e um especialmente de quadradinhos  coloridos.


2. Após contar a história, conversar com os alunos sobre as atitudes de Elmer, e o que eles pensam sobre o fato dele ser diferente dos outros elefantes.


3. Propor para a turma a hora do “Reconto”. Nessa atividade, peça aos alunos que recontem a história, e a medida que forem falando, a professora faz o registro na lousa. Aproveitar esse momento para realizar o desenho da história no coletivo.
Esse texto  pode ser exposto no porta-texto da sala e/ou reproduzido e colado em cada caderno.


4. Explorar a escrita do nome do personagem principal da história “Elmer”, enfatizando a letra inicial. Propor aos alunos que observem a letra inicial do seu nome, que a identifiquem e a recortem de revistas. Após, pedir aos alunos que colem e completem a ficha do nome com essa letra.
Expor na sala a produção dos alunos.

* Colagem de gravuras e palavras que começam com a letra E trazidas de casa.

5. Trabalhando a percepção tátil: Ampliar um elefante no papel Kraft e levar para a sala de aula  materiais como: vários tipos de sementes e grãos, lixa, algodão, pedaços de tecidos etc. Com esses materiais as crianças irão cobrir o elefante, depois com os olhos vendados elas irão sentir a textura e dizer se a sensação é de algo macio, duro, áspero etc. Aproveitar esse momento e trabalhar as diferenças entre as pessoas, animais e coisas.

Sugestão: Para complementar o trabalho da história do nome de cada aluno, apresentar o livro “Marcelo, Marmelo, Martelo” de Ruth Rocha, o qual expressa o fato de todas as pessoas e coisas possuírem um nome.

HISTÓRIA: ELMER O ELEFANTE

Era uma vez uma manada de elefantes. Elefantes novos, elefantes velhos, elefantes altos, magros ou gordos. Elefantes assim, elefantes assado, todos diferentes, mas todos felizes e da mesma cor. Todos, quer dizer, menos o Elmer.
O Elmer era o diferente. O Elmer era aos quadrados. Ele era amarelo e cor de laranja, cor - de- rosa, roxo, azul, verde, preto e branco. Ele não era cor de elefante, mas sempre fazia os outros elefantes felizes com suas trapalhadas. Quando havia um sorriso, mesmo pequenino, normalmente era o Elmer que o tinha causado.
Uma noite o Elmer não conseguia dormir; estava a pensar, e o pensamento que ele estava a pensar era que estava farto de ser diferente. “ Quem é que já ouviu falar de um elefante aos quadrados”, pensou ele. “Não admira que se riam de mim.” De manhã, enquanto os outros ainda estavam dormindo, o Elmer escapou-se de mansinho, sem ninguém perceber.
Enquanto atravessava a floresta, o Elmer encontrou outros animais. Todos diziam: “Bom dia, Elmer.” E de cada vez o Elmer sorria e dizia: “Bom dia.” Depois de muito andar, o Elmer encontrou aquilo que procurava: uma grande árvore. Uma grande árvore coberto de frutos cor de elefante. O Elmer agarrou-se à árvore com toda a sua força, até os frutos caírem todos no chão. Quando o chão estava todo coberto de frutos, o Elmer deitou-se e esfregou-se todo com eles, uma vez e outra vez, cobrindo-se com o sumo dos frutos, até não haver sinais de amarelo, nem de cor de laranja, nem de azul, nem de verde, nem de preto, nem de branco. Quando acabou, Elmer estava parecido com outro elefante qualquer, e foi novamente até a manada
De volta, passou pelos outros animais. Desta vez cada um deles disse-lhe: “Bom dia, elefante.” E de cada vez que Elmer sorriu e disse: “Bom dia, elefante.” E de cada vez que Elmer sorriu e disse: “Bom dia”, muito satisfeito por não ser reconhecido.
Quando Elmer se juntou aos outros elefantes, eles estavam todos muito quietos. Alguma coisa havia acontecido? Mas que seria? Olhou em volta: a mesma floresta de semp re, o mesmo céu luminoso de sempre, a mesma nuvem escura que aparecia de tempos em tempos, e por fim os mesmos elefantes de sempre. Elmer olhou para eles que estavam absolutamente imóveis, sérios Quanto mais olhava para os elefantes sérios, silenciosos, sossegados, mais vontade tinha de rir. Por fim não conseguia agüentar mais. Levantou a tromba e berrou com tanta força: BUUUU!
Com a surpresa, os elefantes deram um salto e caíram cada um pro seu lado. “São Trombino nos valha!”, disseram eles, e depois viram Elmer rir perdidamente. “Elmer”, disseram eles. “Tem de ser o Elmer.” E depois os outros elefantes também riram muito.
Enquanto estavam rindo a nuvem escura apareceu, e quando a chuva começou a cair em cima de Elmer os quadrados começaram a aparecer outra vez. Os elefa ntes não paravam de rir enquanto Elmer v oltava às cores do costume. “Oh Elmer”, ofegou um velho elefante. “Já tens pregado boas brincadeiras, mas esta foi a melhor de todas. Temos que comemorar este dia todos os anos. Vai ser o dia do Elmer.
Todos os elefantes vão ter de se pintar e o Elmer vai-se pintar de cor de elefante.
E foi isso mesmo que aconteceu. Num certo dia do ano, pintaram-se todos e defilaram. Neste dia, se vires um elefante todo colorido, já sabe que é Elmer.

                                              David Mckee

Recursos Complementares

 *Revistas, jornais para o recorte, tesoura, cola. Diversos materiais ( grãos, sementes,lixa, algodão etc).

*Fichas do nome das crianças sem a letra inicial do nome.

Avaliação

*Analisar se as crianças compreenderam a proposta do texto percebendo as diferenças entre os seres e seus nomes.
*Observar através do desenvolvimento das atividades se os alunos reconhecem a letra inicial de seu próprio nome.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

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Opiniones

  • Sonia Aparecida Costa, Rede Municipal , Minas Gerais - dijo:
    soniaapc@yahoo.com.br

    30/11/2012

    Cinco estrelas

    Sou professora de Artes e a estoria me auxiliou a trabalhar questões atuais e essenciais na formação de nossos alunos.E inserir conteúdos pertinentes ao ensino de Artes.


  • Arthur Zanchetta de Castro, Escola Municipal Edvino Bervian , Rio Grande do Sul - dijo:
    castro.claudionor@yahoo.com.br

    01/03/2012

    Cinco estrelas

    TENHO 8 ANOS E GOSTEI MUITO DESSA HISTÓRIA.Arthur


  • amara, Escola Municipal Octávio Brandão , Alagoas - dijo:
    amara1951@oi.com.br

    14/03/2011

    Cinco estrelas

    muito criativa, de fácil compreensão e de grande ajuda aos professores de educação infantil


  • Marcella, Escola Municipal , Minas Gerais - dijo:
    marcellapsico@ig.com.br

    08/09/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito deste trabalho.Precisamos ensinar as crianças que todos são especiais por sua maneira de ser!


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