Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Interpretando tirinhas.

 

21/10/2009

Autor y Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Walleska Bernardino

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação Escolar Indígena Línguas Análise linguística e sociolinguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar a interrelação entre a linguagem verbal e não-verbal na e para a construção do sentido;
• mobilizar o conhecimento prévio (mundo, enciclopédico, linguístico), assim como realizar inferências para o cálculo do sentido;
• reconhecer a intertextualidade;
• desenvolver capacidade crítica, relacionando tirinha ao contexto sócio-histórico da humanidade.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve conhecer as linguagens verbal e não verbal e suas especificidades em contextos de uso da língua. O estudante também deve ter noção do conceito de inferência, bem como saber o que seja a intertextualidade.

Estratégias e recursos da aula

• aula na sala de informática;
• atividades de interpretação textual realizadas em duplas.

Aula 1
Atividade

No laboratório de informática, o professor iniciará a aula pedindo aos alunos que se organizem em duplas. Cada dupla terá à sua disposição um computador conectado à internet e receberá instruções da atividade, quais sejam:


1) Acessar o link: http://clubedamafalda.blogspot.com/ (Acesso em 17/09/09)
2) Procurar a tirinha da Mafalda de número 411.

Disponível em: http://clubedamafalda.blogspot.com/
(Acesso em 17/09/09).

3) Responder o questionário referente a essa tira no programa WORD para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail do professor da turma:

a) O que chama a atenção de Mafalda no primeiro quadro?
b) Conforme vestimentas do homem, vocês podem inferir a profissão dele?
c) O que acontece no segundo quadro?
d) No terceiro quadro é possível confirmar ou refutar a hipótese acerca da profissão do homem? O que lhes possibilitou isso?
e) Por meio da expressão fisionômica de Mafalda, verifica-se que ela ficou triste depois de seguir o homem e ver o que ele fez. Expliquem o motivo da tristeza.
f) É possível verificar uma crítica na tira? Se sim a quem ela é dirigida? Comentem.
g) A tira provoca humor? Comentem sua sensação ao lerem o texto.
h) A linguagem verbal esteve presente em todos os quadrinhos. Entretanto, em um, especialmente, ela teve maior relevância para o sentido. Em qual quadro foi? Expliquem o porquê.
i) Nesse sentido, o que podemos falar sobre as linguagens verbal e não verbal na composição da tirinha?

4) Na sequência, acessar o link: http://www2.uol.com.br/niquel/

5) Procurar a tirinha do Níquel Náusea do dia 4 do mês de setembro de 2009:


Disponível em: http://www2.uol.com.br/niquel/
(Acesso em 17/09/09).

6) Responder o questionário referente a essa tira no programa WORD para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail do professor da turma:

a) No primeiro quadrinho, o homem afirma que irá morrer no deserto. Discutam: por que é possível morrermos em um deserto?
b) Podemos afirmar que o homem é cristão? Mesmo que minimamente, ele tem fé em algum segmento religioso?
c) Como vocês podem confirmar a resposta anterior, ou seja, o que os levou a essa conclusão?
d) Conforme conhecimento de mundo, por que o autor utilizou o urubu no segundo quadrinho ao invés, por exemplo, de uma cobra?
e) Expliquem o humor da tira.
f) Na opinião de vocês, qual tipo de linguagem (verbal ou não verbal) teve maior relevância à tira? Para isso pensem: será que a tirinha poderia ser apenas oralizada sem nenhum problema de entendimento? Expliquem.

7) Na próxima etapa, acessar o link: http://www2.uol.com.br/niquel/

8) Procurar a tirinha do Níquel Náusea do dia 21 de agosto de 2009:


Disponível em: http://www2.uol.com.br/niquel/
(Acesso em 17/09/09).

9) Responder o questionário referente a essa tira no programa WORD para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail do professor da t urma:

a) Nesta t ira, há intertexto? Se sim , identifique-o.
b) Dois contextos sócio-históricos distintos são confrontados na tira. Identifique-os e comentem o porquê da escolha do autor para a produção dessa tira.
c) Por que o número 7: “7 mensagens de bom dia, 7 de boa tarde, 7 de boa noite”?

10) Acessar o link: http://uninuni.com/tirinhas/category/garfield/page/4/

11) Procurar a tirinha do Garfield – “Halloween I”, do dia 31 de outubro de 2008:

Disponível em: http://uninuni.com/tirinhas/category/garfield/page/4/ (Acesso em 17/09/09).

12) Responder o questionário referente a essa tira no programa WORD para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail do professor da turma:

a) Qual o tipo de linguagem desta tira?
b) A escolha de apenas um tipo de linguagem influenciou a leitura da tira (pensar em velocidade, compreensão, etc)? Comentem.
c) Mobilizando o conhecimento de mundo de vocês, a abóbora, da maneira como se apresenta na tira, relaciona-se a qual acontecimento sócio-histórico? Expliquem o que lhes possibilitou chegar a essa conclusão.
d) Vocês conseguem perceber “movimento” na tira? Para isso, reparem na sucessão dos quadrinhos.
e) Infiram por que Garfield, no último quadrinho, aparece sorrindo.

Aula 2
Atividade

Esta aula acontecerá novamente no laboratório de informática e será um momento para discussão e avaliação das respostas produzidas na atividade de interpretação das tirinhas.
Tendo em vista que os alunos anexaram e enviaram as respostas ao professor, por e-mail, na aula anterior, caberá ao docente, antes do início dessa aula, reenviar aos alunos, por e-mail, as respostas do questionário. Entretanto, o professor deverá trocar as respostas e enviar um questionário de uma outra dupla.
Antes de iniciar a correção do questionário, o professor comentará, com a participação discente, cada tira trabalhada no exercício de interpretação. Assim, oportunizará segurança aos alunos para que corrijam a atividade do colega.
Então, no computador, a dupla corrigirá o questionário dos colegas, destacando as respostas que não foram satisfatórias, conforme explicação docente, e apresentando resposta adequada. Reenviarão aos amigos a resposta corrigida.

Importante: Professor, as atividades no computador, com o uso da internet, possibilitam aulas diferentes daquelas em que os alunos ficam na sala, enfileirados cumprindo ordens e resolvendo apenas exercícios dos livros didáticos. Enfim, é interessante que o professor saia da mesmice pedagógica para interagir com os alunos também por meio da internet.

Recursos Complementares


O professor poderá propor aos alunos, em outro momento, a visita ao site http://www.tirinhas.com/outrastiras.php Neste endereço, os alunos encontrarão vários links para tirinhas de personagens variados, como Garfiel, Níquel Náusea, Recruta Zero, Mafalda, Calvin etc. Os alunos poderão escolher algumas tiras e produzir perguntas de compreensão sobre elas. Em seguida, basta a turma trocar os questionários e responder às atividades propostas.

Avaliação

Em um primeiro momento, a avaliação consistirá na resolução das perguntas de compreensão das tirinhas. Em seguida, a avaliação se dará pela participação discente na discussão sobre o questionário de cada tira. Por fim, os alunos serão avaliados em relação à avaliação que devem fazer da atividade produzida por outros colegas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 46 calificaciones

  • Cinco estrelas 35/46 - 76,09%
  • Quatro estrelas 9/46 - 19,57%
  • Três estrelas 2/46 - 4,35%
  • Duas estrelas 0/46 - 0%
  • Uma estrela 0/46 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maiaana almeida, Escola altina teixeira , Rio Grande do Sul - dijo:
    mai.faa@hotmail.com

    19/03/2014

    Quatro estrelas

    Gostei das atividades. Se possível, gostaria de saber o gabarito das tirinhas. Desde já, agradeço.


  • Rosana Alves de Araujo, Escola Municipal Prof. Tânia Fernandes , São Paulo - dijo:
    jurone@ig.com.br

    31/05/2013

    Cinco estrelas

    Adorei as sugestões de atividades para os alunos pesquisarem no laboratório de informática.


  • Daniele, C.E. João paulo II , Rio de Janeiro - dijo:
    daniele_rcosta@yahoo.com.br

    24/04/2013

    Três estrelas

    Gostaria ,por gentileza que mandasse o gabarito das perguntas para comparar com minha resposta . Grata . Só não foi melhor por não conter gabarito.


  • natalia, E E domingas maria , Minas Gerais - dijo:
    nataliataty12@hotmail.com

    14/11/2012

    Cinco estrelas

    ola achei otima,tem como vocês me enviarem o gabarito pro meu e-mail muito obrigada aguardo resposta


  • maria auxiliadora , E.E. BH , Minas Gerais - dijo:
    mariaauxiliadoora.trindade@yahoo.com.br

    30/10/2012

    Cinco estrelas

    Adorei . ótimo conteúdo para se trabalhar . se não for pedir muito pode enviar o gabarito .


  • Luciana Daniele Costa, E.E.Herbert José de Souza , Minas Gerais - dijo:
    ludaniele@gmail.com

    04/07/2012

    Cinco estrelas

    Muito interessante este trabalho com tirinhas. Trabalhei com meus alunos e os resultados foram ótimos! Parabéns Daniela Braga


  • sheila, Seeduc , Rio de Janeiro - dijo:
    sheilalbino@hotmail.com

    21/06/2012

    Cinco estrelas

    Muito criativo e deu super certo. Parabéns pela criatividade. Gostaria do gabarito sheilalbino@hotmail.com.


  • karina, karina , Mato Grosso - dijo:
    karinaaraujo10@gmail.com

    12/06/2012

    Cinco estrelas

    gostei muito do galfid poderia publicar mais tirinhas assim


  • Ana Luiza, E. M. Pastor Ricardo Parise , Rio de Janeiro - dijo:
    alrmcost@terra.com.br

    03/06/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão. Utilizarei em minhas aulas. Obrigada pela oportunidade.


  • Maria Divina França LIma, Colégio Estdual Alfredo Nasser , Goiás - dijo:
    mara_hidrolina@hotmail.com

    26/05/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito da proposta, porém necessito do gabarito, para completar o que preciso.


  • Maria Veronica , Maria Avelino de Carvalho , Ceará - dijo:
    veronica-alves2009@hotmail.com

    23/05/2012

    Cinco estrelas

    adoro as sugestoes de como trabalhar as atividades com as tirinhas.Por favor me envie o gabarito.


  • jekes, unisuam pedagogia , Rio de Janeiro - dijo:
    jakilane@gmail.com

    19/05/2012

    Cinco estrelas

    Olá,gostei muito desse dados de aula achei o que estava procurando.


  • adorei,,mas preciso do gabarito do 6 , Escolinha meu cantinho , Bahia - dijo:
    jusciaramatos@hotmail.com

    18/04/2012

    Cinco estrelas

    adorei,sucesso,mas preciso do gabarito do 6


  • Valéria Carla Santos, E.E.Joel Mares , Minas Gerais - dijo:
    walerycarla@hotmail.com

    14/04/2012

    Quatro estrelas

    Adorei a aula. Gostaria de receber o gabarito. Obrigada.


  • Caihelux Rosário sá, E. Madre Carmelita , Minas Gerais - dijo:
    caihelux@hotmail.com

    12/04/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns! Creio que seja isso que o aluno espera de nós professores.Poderia enviar o gabarito? Obrigada!


  • sabrina perini, EEEMF MIGUEL PEIXOTO , Espírito Santo - dijo:
    perinieperini@yahoo.com.br

    25/03/2012

    Cinco estrelas

    Adorei,gostaria do gabarito.obrigada.


  • VIVIANE MENDES, Escola Estadual Cônego Paulo Monteiro. , Minas Gerais - dijo:
    vivisjm@gmail.com

    11/03/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a tirinha da Mafalda, um ótimo recurso para o estudo da linguagem! Você poderia por favor me enviar o gabarito? Obrigada!


  • Claudia Chiacchio, particular , São Paulo - dijo:
    claudiachiacchio@hotmail.com

    08/03/2012

    Quatro estrelas

    Muito interessante a atividade


  • Raquel, SEED , Paraná - dijo:
    raquelcordeiropaz@yahoo.com.br

    29/02/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, das perguntas.


  • Carla Emanuela Ferreira , Unis , Minas Gerais - dijo:
    carlasetelagoana@hotmail.com

    22/02/2012

    Cinco estrelas

    Oi, eu adorei suas aulas! Estou estudando está matéria e gostaria que você me enviasse o gabarito. Por gentileza, me envie no e-mail -> carlasetelagoana@hotmail.com. Desde já agradeço! Aguardo retorno. Atenciosamente, Carla.


  • Luciana Teixeira, SEE São Paulo , São Paulo - dijo:
    lucianaclteixeira@hotmail.com

    21/11/2011

    Quatro estrelas

    Os exercícios estão bem alaborados!!


  • regina vidal, SEE Rj , Rio de Janeiro - dijo:
    reginavidal@globo.com

    09/11/2011

    Cinco estrelas

    Excelente contribuição e estudo. Parabéns pela objetividade das tarefas.


  • KATIA , CLÍNICA , Rio de Janeiro - dijo:
    katia.fono@yahoo.com.br

    03/11/2011

    Cinco estrelas

    excelente exercícios.


  • Rosailda F Alves, E.M.Raindo Cândio de Araujo , Mato Grosso do Sul - dijo:
    rosaildaalves@hotmail.com

    20/10/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula. Parabéns Estou utilizando-a para um Trabalho da Atividades do Curso de Educação digital do Eproinfo. Abraços, Professora Rosailda!!!!!!


  • Jullia Andreia, Colegio Contato. , Alagoas - dijo:
    jullia_cavalcanti@hotmail.com

    10/09/2011

    Cinco estrelas

    Olá, eu adorei suas aulas! muito boas mesmo e ainda mais pra quem vai prestar vestibular como eu, eu gostaria muito do gabarito dessas aulas pra que eu posso me aprofundar mais sobre liguaguem verbal e nao verbal! Por gentileza me envia o gabarito pra esse e-mail > jullia_cavalcanti@hotmail.com Agradeço desde já, aguardo!! ABRAÇO E MEUS PARABÉNS !!!


  • Maria Clara Teixeira Rocha, Colégio Estadual Antonio Pecly , Rio de Janeiro - dijo:
    m.clara_rocha@hotmail.com

    02/09/2011

    Cinco estrelas

    Adorei muito a aula com todas as dicas. Obrigada sempre. Abraço Fraterno


  • Belatriquice de Figueiredo, C E DR. João Gomes de Mattos Sobrinho , Rio de Janeiro - dijo:
    belatriquice@hotmail.com

    31/08/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessantes as suas sugestões de aulas. Gostaria que me enviasse os gabaritos. Obrigada.


  • Dolores, E. E. Dr. Mário Guimarães , Rio de Janeiro - dijo:
    lola612008@hotmail.com

    15/08/2011

    Cinco estrelas

    Amei as aulas, pode enviar-me por favor o gabarito das aulas?


  • Cleuza, Colégio Estadual Bernardo Sayão , Goiás - dijo:
    Cleuzamaral@yahoo.com

    04/08/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito das sugestões apresentadas nestes portal. Tive uma aula excelente com muita aprendizagem.


  • Victor Douglas, Colégio Militar Unidade Dr. Cezar Toledo , Goiás - dijo:
    vitodoglas@hotmail.com

    27/07/2011

    Cinco estrelas

    Olá, gostei muito deste projeto. Sou um ´´ vestibulando`` e gostaria de aprender mais sobre o conluio da linguagem nao verbal com a verbal para dar graça e compreensão de um quadrinho. Se possivel me mande o gabarito destas aulas por email: vitodoglas@hotmail.com Grato pela atenção.


  • Wilma Luna, Escola Municipal Leôncio Horácio de Almeida , Bahia - dijo:
    lunavasconcellos@hotmail.com

    09/06/2011

    Cinco estrelas

    Amei!! Uma aula descontraída e interessante. Irei aplicar em minhas turmas, com certeza!!


  • Marilsa, Santa Efigenia , Goiás - dijo:
    marilsabarsa@hotmail.com

    23/05/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito, parabéns!


  • Mª Elizângela Souza E Silva, Escola E.E.F.M. Manoel Lobato , Pará - dijo:
    sheuri@hotmail.com

    19/05/2011

    Quatro estrelas

    Achei interessante, diferente.Gostaria de trabalhar com meus alunos mas queria o gabarito pra saber se farei direitinho.


  • GEL MOREIRA, E.E.F.M RENATO BRAGA , Ceará - dijo:
    gel-ec@hotmail.com

    17/05/2011

    Quatro estrelas

    Gostei bastante da metodologia utilizada para esta aula. A interpretação textual torna-se mais prazerosa e atrativa. O conteúdo é muito envolvente com vários recursos, dentre eles os tecnologicos, que dinamizam a aula. Parabéns!


  • Flora, ETEJK , Rio de Janeiro - dijo:
    florjesus40@yahoo.com.br

    21/04/2011

    Quatro estrelas

    Interessante!!


  • Ana rita , Escola municipal de Itaubal , Amapá - dijo:
    www.anar.c.v.2010@hotmail.com

    12/04/2011

    Três estrelas

    deveriam fazer perguntas como o Enem, contextualizadas


  • beatriz, nao tem , Minas Gerais - dijo:
    biasan_11@hotmail.com

    31/03/2011

    Cinco estrelas

    gostaria que tivesse o comentario do professor para saber se fiz certo


  • Rosilei, Esc. Est. Profª Analícia Cecília , Goiás - dijo:
    rosecastr201@yahoo.com

    30/03/2011

    Cinco estrelas

    Esta aula é ótima, uma vez que interage o aluno com o conteúdo e também, com as mídias. Parabéns!!! Profª Rosilei- Amorinópolis/GO


  • Jaqueline Ribeiro da Rocha, E. E. "Dep. Edson Resende" , Minas Gerais - dijo:
    jaq213@yahoo.com.br

    21/03/2011

    Cinco estrelas

    Adorei as aulas, são excelentes! Parabéns!!! Era exatamente o que eu estava procurando para trabalhar com minha turma.


  • JANE, I.E.E. 'Dr Walter Thofehrn' , Rio Grande do Sul - dijo:
    jluziasoares@bol.com.br

    09/03/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns DANIELA!!! excelente criatividade!!!


  • vera lucia cardoso da silva, PIRASSUNUNGA , São Paulo - dijo:
    lucinha103@hotmail.com

    04/02/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom, adoro tiras e charges, faz com que o aluno também visualize a mensagem , é um tipo de interpretar vendo acontecer e também se divertindo, o aprender tem que ter motivação e esta é uma ótima estratégia , continuem , pois aproveitarei ñao somente em minhas aulas de Português. mas nas de Filosofia, trabalhando Valores Éticos.


  • fabrisia, E.M.ARÃO REIS , Minas Gerais - dijo:
    fabrisia2007@hotmail.com

    15/09/2010

    Cinco estrelas

    adoreiiiiii... as questoes estão muito bem elaboradas e vão além da básica interpretação de texto, contemplando conhecimentos d mundo..espero por mais..........


  • Ealine, eja , Bahia - dijo:
    laynepoesia@hotmail.com

    30/08/2010

    Cinco estrelas

    ótimaaula, gostei


  • Ana Fischer, Mãe , Pernambuco - dijo:
    anafischer.o.m@gmail.com

    15/04/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo blog e principalmente pelos exercícios. Amei de verdade. Tenho 3 filhos, e sempre tive muita dificuldade de encontrar exercício para eles.... os seus são perfeitos. Parabéns e obrigado.


  • helio enoque da silva, ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ASCENSO FERREIRA , Pernambuco - dijo:
    helio.araponga@hotmail.com

    26/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito legal , gostei muito , preparei uma aula para meus alunos do primeiro ano.


  • Jaqueline Gomes, ANTONIO AUGUSTO VASCONCELOS , Rondônia - dijo:
    jackunir@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muitooooooooo bom, interessante. É uma pena que nossas escolas ainda não disponham de sala de informática!!! Mas essa aula pode ser adaptada e ser divertida!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.