21/10/2009
Eliana Dias e Walleska Bernardino
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
• Identificar a interrelação entre a linguagem verbal e não-verbal na e para a construção do sentido;
• mobilizar o conhecimento prévio (mundo, enciclopédico, linguístico), assim como realizar inferências para o cálculo do sentido;
• reconhecer a intertextualidade;
• desenvolver capacidade crítica, relacionando tirinha ao contexto sócio-histórico da humanidade.
O aluno deve conhecer as linguagens verbal e não verbal e suas especificidades em contextos de uso da língua. O estudante também deve ter noção do conceito de inferência, bem como saber o que seja a intertextualidade.
• aula na sala de informática;
• atividades de interpretação textual realizadas em duplas.
Aula 1
Atividade
No laboratório de informática, o professor iniciará a aula pedindo aos alunos que se organizem em duplas. Cada dupla terá à sua disposição um computador conectado à internet e receberá instruções da atividade, quais sejam:
1) Acessar o link: http://clubedamafalda.blogspot.com/ (Acesso em 17/09/09)
2) Procurar a tirinha da Mafalda de número 411.
Disponível em: http://clubedamafalda.blogspot.com/
(Acesso em 17/09/09).
3) Responder o questionário referente a essa tira no programa WORD para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail do professor da turma:
a) O que chama a atenção de Mafalda no primeiro quadro?
b) Conforme vestimentas do homem, vocês podem inferir a profissão dele?
c) O que acontece no segundo quadro?
d) No terceiro quadro é possível confirmar ou refutar a hipótese acerca da profissão do homem? O que lhes possibilitou isso?
e) Por meio da expressão fisionômica de Mafalda, verifica-se que ela ficou triste depois de seguir o homem e ver o que ele fez. Expliquem o motivo da tristeza.
f) É possível verificar uma crítica na tira? Se sim a quem ela é dirigida? Comentem.
g) A tira provoca humor? Comentem sua sensação ao lerem o texto.
h) A linguagem verbal esteve presente em todos os quadrinhos. Entretanto, em um, especialmente, ela teve maior relevância para o sentido. Em qual quadro foi? Expliquem o porquê.
i) Nesse sentido, o que podemos falar sobre as linguagens verbal e não verbal na composição da tirinha?
4) Na sequência, acessar o link: http://www2.uol.com.br/niquel/
5) Procurar a tirinha do Níquel Náusea do dia 4 do mês de setembro de 2009:
Disponível em: http://www2.uol.com.br/niquel/
(Acesso em 17/09/09).
6) Responder o questionário referente a essa tira no programa WORD para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail do professor da turma:
a) No primeiro quadrinho, o homem afirma que irá morrer no deserto. Discutam: por que é possível morrermos em um deserto?
b) Podemos afirmar que o homem é cristão? Mesmo que minimamente, ele tem fé em algum segmento religioso?
c) Como vocês podem confirmar a resposta anterior, ou seja, o que os levou a essa conclusão?
d) Conforme conhecimento de mundo, por que o autor utilizou o urubu no segundo quadrinho ao invés, por exemplo, de uma cobra?
e) Expliquem o humor da tira.
f) Na opinião de vocês, qual tipo de linguagem (verbal ou não verbal) teve maior relevância à tira? Para isso pensem: será que a tirinha poderia ser apenas oralizada sem nenhum problema de entendimento? Expliquem.
7) Na próxima etapa, acessar o link: http://www2.uol.com.br/niquel/
8) Procurar a tirinha do Níquel Náusea do dia 21 de agosto de 2009:
Disponível em: http://www2.uol.com.br/niquel/
(Acesso em 17/09/09).
9) Responder o questionário referente a essa tira no programa WORD para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail do professor da t urma:
a) Nesta t ira, há intertexto? Se sim , identifique-o.
b) Dois contextos sócio-históricos distintos são confrontados na tira. Identifique-os e comentem o porquê da escolha do autor para a produção dessa tira.
c) Por que o número 7: “7 mensagens de bom dia, 7 de boa tarde, 7 de boa noite”?
10) Acessar o link: http://uninuni.com/tirinhas/category/garfield/page/4/
11) Procurar a tirinha do Garfield – “Halloween I”, do dia 31 de outubro de 2008:
Disponível em: http://uninuni.com/tirinhas/category/garfield/page/4/ (Acesso em 17/09/09).
12) Responder o questionário referente a essa tira no programa WORD para, em seguida, anexar e enviar ao e-mail do professor da turma:
a) Qual o tipo de linguagem desta tira?
b) A escolha de apenas um tipo de linguagem influenciou a leitura da tira (pensar em velocidade, compreensão, etc)? Comentem.
c) Mobilizando o conhecimento de mundo de vocês, a abóbora, da maneira como se apresenta na tira, relaciona-se a qual acontecimento sócio-histórico? Expliquem o que lhes possibilitou chegar a essa conclusão.
d) Vocês conseguem perceber “movimento” na tira? Para isso, reparem na sucessão dos quadrinhos.
e) Infiram por que Garfield, no último quadrinho, aparece sorrindo.
Aula 2
Atividade
Importante: Professor, as atividades no computador, com o uso da internet, possibilitam aulas diferentes daquelas em que os alunos ficam na sala, enfileirados cumprindo ordens e resolvendo apenas exercícios dos livros didáticos. Enfim, é interessante que o professor saia da mesmice pedagógica para interagir com os alunos também por meio da internet.
O professor poderá propor aos alunos, em outro momento, a visita ao site http://www.tirinhas.com/outrastiras.php Neste endereço, os alunos encontrarão vários links para tirinhas de personagens variados, como Garfiel, Níquel Náusea, Recruta Zero, Mafalda, Calvin etc. Os alunos poderão escolher algumas tiras e produzir perguntas de compreensão sobre elas. Em seguida, basta a turma trocar os questionários e responder às atividades propostas.
Em um primeiro momento, a avaliação consistirá na resolução das perguntas de compreensão das tirinhas. Em seguida, a avaliação se dará pela participação discente na discussão sobre o questionário de cada tira. Por fim, os alunos serão avaliados em relação à avaliação que devem fazer da atividade produzida por outros colegas.
Quatro estrelas 46 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
19/03/2014
Quatro estrelasGostei das atividades. Se possível, gostaria de saber o gabarito das tirinhas. Desde já, agradeço.
31/05/2013
Cinco estrelasAdorei as sugestões de atividades para os alunos pesquisarem no laboratório de informática.
24/04/2013
Três estrelasGostaria ,por gentileza que mandasse o gabarito das perguntas para comparar com minha resposta . Grata . Só não foi melhor por não conter gabarito.
14/11/2012
Cinco estrelasola achei otima,tem como vocês me enviarem o gabarito pro meu e-mail muito obrigada aguardo resposta
30/10/2012
Cinco estrelasAdorei . ótimo conteúdo para se trabalhar . se não for pedir muito pode enviar o gabarito .
04/07/2012
Cinco estrelasMuito interessante este trabalho com tirinhas. Trabalhei com meus alunos e os resultados foram ótimos! Parabéns Daniela Braga
21/06/2012
Cinco estrelasMuito criativo e deu super certo. Parabéns pela criatividade. Gostaria do gabarito sheilalbino@hotmail.com.
12/06/2012
Cinco estrelasgostei muito do galfid poderia publicar mais tirinhas assim
03/06/2012
Quatro estrelasGostei muito da sugestão. Utilizarei em minhas aulas. Obrigada pela oportunidade.
26/05/2012
Quatro estrelasGostei muito da proposta, porém necessito do gabarito, para completar o que preciso.
23/05/2012
Cinco estrelasadoro as sugestoes de como trabalhar as atividades com as tirinhas.Por favor me envie o gabarito.
19/05/2012
Cinco estrelasOlá,gostei muito desse dados de aula achei o que estava procurando.
18/04/2012
Cinco estrelasadorei,sucesso,mas preciso do gabarito do 6
14/04/2012
Quatro estrelasAdorei a aula. Gostaria de receber o gabarito. Obrigada.
12/04/2012
Cinco estrelasParabéns! Creio que seja isso que o aluno espera de nós professores.Poderia enviar o gabarito? Obrigada!
25/03/2012
Cinco estrelasAdorei,gostaria do gabarito.obrigada.
11/03/2012
Cinco estrelasAdorei a tirinha da Mafalda, um ótimo recurso para o estudo da linguagem! Você poderia por favor me enviar o gabarito? Obrigada!
08/03/2012
Quatro estrelasMuito interessante a atividade
29/02/2012
Cinco estrelasGostei muito da aula, das perguntas.
22/02/2012
Cinco estrelasOi, eu adorei suas aulas! Estou estudando está matéria e gostaria que você me enviasse o gabarito. Por gentileza, me envie no e-mail -> carlasetelagoana@hotmail.com. Desde já agradeço! Aguardo retorno. Atenciosamente, Carla.
21/11/2011
Quatro estrelasOs exercícios estão bem alaborados!!
09/11/2011
Cinco estrelasExcelente contribuição e estudo. Parabéns pela objetividade das tarefas.
03/11/2011
Cinco estrelasexcelente exercícios.
20/10/2011
Cinco estrelasExcelente aula. Parabéns Estou utilizando-a para um Trabalho da Atividades do Curso de Educação digital do Eproinfo. Abraços, Professora Rosailda!!!!!!
10/09/2011
Cinco estrelasOlá, eu adorei suas aulas! muito boas mesmo e ainda mais pra quem vai prestar vestibular como eu, eu gostaria muito do gabarito dessas aulas pra que eu posso me aprofundar mais sobre liguaguem verbal e nao verbal! Por gentileza me envia o gabarito pra esse e-mail > jullia_cavalcanti@hotmail.com Agradeço desde já, aguardo!! ABRAÇO E MEUS PARABÉNS !!!
02/09/2011
Cinco estrelasAdorei muito a aula com todas as dicas. Obrigada sempre. Abraço Fraterno
31/08/2011
Cinco estrelasMuito interessantes as suas sugestões de aulas. Gostaria que me enviasse os gabaritos. Obrigada.
15/08/2011
Cinco estrelasAmei as aulas, pode enviar-me por favor o gabarito das aulas?
04/08/2011
Cinco estrelasGostei muito das sugestões apresentadas nestes portal. Tive uma aula excelente com muita aprendizagem.
27/07/2011
Cinco estrelasOlá, gostei muito deste projeto. Sou um ´´ vestibulando`` e gostaria de aprender mais sobre o conluio da linguagem nao verbal com a verbal para dar graça e compreensão de um quadrinho. Se possivel me mande o gabarito destas aulas por email: vitodoglas@hotmail.com Grato pela atenção.
09/06/2011
Cinco estrelasAmei!! Uma aula descontraída e interessante. Irei aplicar em minhas turmas, com certeza!!
23/05/2011
Cinco estrelasGostei muito, parabéns!
19/05/2011
Quatro estrelasAchei interessante, diferente.Gostaria de trabalhar com meus alunos mas queria o gabarito pra saber se farei direitinho.
17/05/2011
Quatro estrelasGostei bastante da metodologia utilizada para esta aula. A interpretação textual torna-se mais prazerosa e atrativa. O conteúdo é muito envolvente com vários recursos, dentre eles os tecnologicos, que dinamizam a aula. Parabéns!
21/04/2011
Quatro estrelasInteressante!!
12/04/2011
Três estrelasdeveriam fazer perguntas como o Enem, contextualizadas
31/03/2011
Cinco estrelasgostaria que tivesse o comentario do professor para saber se fiz certo
30/03/2011
Cinco estrelasEsta aula é ótima, uma vez que interage o aluno com o conteúdo e também, com as mídias. Parabéns!!! Profª Rosilei- Amorinópolis/GO
21/03/2011
Cinco estrelasAdorei as aulas, são excelentes! Parabéns!!! Era exatamente o que eu estava procurando para trabalhar com minha turma.
09/03/2011
Cinco estrelasParabéns DANIELA!!! excelente criatividade!!!
04/02/2011
Cinco estrelasMuito bom, adoro tiras e charges, faz com que o aluno também visualize a mensagem , é um tipo de interpretar vendo acontecer e também se divertindo, o aprender tem que ter motivação e esta é uma ótima estratégia , continuem , pois aproveitarei ñao somente em minhas aulas de Português. mas nas de Filosofia, trabalhando Valores Éticos.
15/09/2010
Cinco estrelasadoreiiiiii... as questoes estão muito bem elaboradas e vão além da básica interpretação de texto, contemplando conhecimentos d mundo..espero por mais..........
30/08/2010
Cinco estrelasótimaaula, gostei
15/04/2010
Cinco estrelasParabéns pelo blog e principalmente pelos exercícios. Amei de verdade. Tenho 3 filhos, e sempre tive muita dificuldade de encontrar exercício para eles.... os seus são perfeitos. Parabéns e obrigado.
26/03/2010
Cinco estrelasMuito legal , gostei muito , preparei uma aula para meus alunos do primeiro ano.
24/03/2010
Cinco estrelasMuitooooooooo bom, interessante. É uma pena que nossas escolas ainda não disponham de sala de informática!!! Mas essa aula pode ser adaptada e ser divertida!