25/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
A proposta desta atividade é trabalhar a consciência dos sons e rimas, ampliando o processo de alfabetização das crianças.
Trabalhar com as crianças a música:
Esta música apresenta uma história, cante a primeira vez para as crianças de forma pausada, acentuando sua voz nas partes rimadas para que seus alunos percebam pela sua entonação. Depois de cantar uma vez, explique para as crianças o que é rima e o que é rimar.
Cante novamente a música incitando as crianças a cantarem prevendo/relembrando as partes que rimam da história.
Sugiro uma atividade bem simples para que você perceba como as crianças estão construindo hipóteses de escrita e se elas conseguem completar a música.
* Caso sua escola possua laboratório de informática, sua turma pode ver o vídeo da música no:
http://www.youtube.com/watch?v=VWmDZs5BVT8&feature=player_embedded
Depois você pode corrigir cantando com seus alunos novamente a música, assim eles revêem a própria escrita e aprendem um pouco mais sobre rimas!
Você poderá também escrever a letra da música em papel Kraft e discutir a correção conjuntamente a partir dos registros de diferentes crianças.
Fonte da música no site: http://letras.terra.com.br/toquinho/83410/Música: http://www.youtube.com/watch?v=VWmDZs5BVT8&feature=player_embedded
Dica de livro: Consciência Fonológica em crianças pequenas. ADAMS, FOORMAN, LUNDBERG, BEELER. Porto Alegre, Artmed, 2007.
Peça às crianças que cantem sozinhas, observe se elas percebem e relembram as partes rimadas da história.
Observar como as crianças registram as palavras que rimaram e se conseguem compreender a lógica das rimas, escrevendo coerentemente as terminações de palavras.
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/10/2011
Cinco estrelasGostei da sugestão e irei adaptar p meus alunos especiais, colando figuras da palavra faltosa, valeu, bjos Sheila
08/03/2011
Quatro estrelasAdorei a forma de trabalho.
19/10/2010
Cinco estrelasO trabalho com a música é excelente , pois ajuda na concentração das cianças, estimula o raciocinio e apresenta em leque de opções que desenvolva as habilidades. Achei muito interessante essa estratégia que foi utilizada para voce desenvolver a percepção e a escrita utilizando as rimas.
22/08/2010
Quatro estrelasMuito bom planejamento, abrangente e dinâmico.