Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Linguagem figurada – metáfora

 

16/12/2009

Autor y Coautor(es)
Isabella Fernandes Pessoa
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Luiz Prazeres

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula estimulará o aluno a gostar da prática de leitura e a entusiasmar-se a descobrir que é capaz de pensar criativamente e dar asas ao universo da escrita, através das metáforas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá possuir como conhecimento prévio o que são as figuras de linguagem e sua função dentro de um texto. O aluno deverá saber também os efeitos de sentido de uma metáfora.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

Para iniciar a aula, o professor estimula a turma com algumas perguntas, como:
• O que são figuras de linguagem?
• Qual a função das figuras de linguagem?
• Quais são as principais figuras de linguagem?
• Onde aparecem as figuras de linguagem?

Em seguida, pode solicitar aos alunos que dêem exemplos de linguagem figurada. Pode também sugerir alguns títulos de reportagens presentes em revistas: “Doce dependência” (Boa Forma, São Paulo, Abril, ano 18, n. 4, Ed. 1990, abril 2003, p. 102.), “O sol quer acabar com sua pele? Banana para ele.” (Terra, São Paulo, Azul, n. 1, Ed. 57, jan. 1997, p. 7.), “A cidade quer povoar o mar.” (Terra, São Paulo, Azul, n. 1, Ed. 57, jan. 1997, p. 16.), “De volta para o futuro” e “Janela indiscreta” (Títulos de filmes).
O professor deve apresentar aos alunos os vários gêneros textuais em que estão presentes as metáforas, tais como: títulos de livros, letras de músicas, revistas filmes, novelas, conversas do dia a dia etc. É importante que o aluno tenha acesso aos meios onde estão presentes as metáforas.


2ª aula:
O professor mostra aos alunos algumas manchetes de revistas e de jornais que apresentem metáforas, por exemplo:

LIBEROU GERAL: SINAL VERDE PARA DOCE, LASANHA, PIZZA. QUE DELÍCIA DE DIETA! CORPO SARADO (Boa forma, São Paulo, Abril, ano 18, n. 4, Ed. 190, abr. 2003, capa.).
Essa reportagem se refere a um tipo de dieta onde está liberado (sinal verde) para comer doce, lasanha e pizza.

DANIELA DESBRAVA A MTV (Diário da Tarde, Belo Horizonte, 26 abr. 2003. Caderno 2. P. 2.).
A reportagem é sobre a conquista da audiência da apresentadora Daniela Cicarelli no canal de TV aberta (MTV).

POR QUE NINGUÉM TIRA A GISELE BÜNDCHEN DO TOPO (http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/1963/artigo52485-1.htm- acessado em 07 de setembro de 2009).
Refere-se às razões do sucesso de Gisele Bündchen no mundo da moda. A afirmação de que ela está no topo expressa o nível de importância alcançado.

Após mostrar algumas metáforas retradas de manchetes de revistas e de jornais, o professor levará os alunos à biblioteca para pesquisar em revistas e jornais outras manchetes com linguagem metafórica. Em seguida, a classe será dividida em grupos de três a cinco pessoas. Cada grupo apresentará para toda a classe 3 manchetes e dirá qual é a metáfora presente em cada uma. Os alunos deverão escrever no caderno as manchetes e evidenciar as metáforas presentes.
Em seguida, o professor irá propor um trabalho em grupo de 5 a 6 pessoas. Cada grupo deverá pesquisar outros exemplos da linguagem figurada estudada (metáfora) em títulos de livros, revistas, filmes, novelas, anúncios publicitários, manchetes de jornal e revistas, gírias e linguagem cotidiana. O resultado da pesquisa deverá ser apresentado em um painel ou cartaz e depois deverá ser exposto em sala de aula.


3ª aula

Apresentação e exposição das pesquisas feitas para toda a classe, com o objetivo de contribuir para a apropriação da linguagem metafórica, utilizando os recursos estudados durante as três aulas. A apresentação dará condições para que o aluno se aproprie das características da metáfora como figura de linguagem, desenvolvendo também a oralidade e a leitura.

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer durante o processo de apresentação das pesquisas dos grupos sobre as metáforas presentes nos títulos de livros, revistas, filmes, novelas, anúncios publicitários, manchetes de jornal e revistas, gírias e linguagem cotidiana.
Durante a avaliação das apresentações das pesquisas o professor deverá observar a pronúncia do aluno, bem como a habilidade de expressar as ideias, o uso correto da gramática e o vocabulário apropriado para o nível da turma. É importante também observar se o aluno soube analisar corretamente as metáforas e a fazer inferências.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.