Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Nome da Gente

 

29/10/2009

Autor y Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Apreender a forma escrita do nome;
• Compreender a função do nome;
• Representar quantidades com material concreto;
• Descobrir o prazer e o interesse pela leitura e pela escrita;
• Desenvolver a linguagem escrita

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


• Tudo e todo mundo tem um nome? Cadeira é nome? Mesa é nome? Porque as coisas e as pessoas têm um nome? Quem escolheu seu nome?
• Enviar uma atividade para casa sobre a história dos nomes: Como foi a escolha do nome das crianças, quem escolheu, se elas gostam do nome dado a elas, que nome elas gostariam de ter. Esta atividade pode ser dividida em duas partes: a primeira sobre a história do nome, e uma outra de pesquisa (ambas deverão ser realizadas com a ajuda de um adulto).

Estratégias e recursos da aula

1º Momento: Confeccionar com as crianças um porta-texto com a poesia: “Nome da Gente” – Pedro Bandeira, digitar as palavras em caixa alta, recortá-las e montar a poesia juntamente com as crianças.

NOME DA GENTE

EU NÃO GOSTO DO MEU NOME
NÃO FUI EU QUEM ESCOLHEU.
EU NÃO SEI PORQUE SE METEM
COM UM NOME QUE É SO MEU.

O NENÊ QUE VAI NASCER
VAI CHAMAR COMO O PADRINHO
VAI CHAMAR COMO O VOVÔ
MAS NINGUÉM VAI PERGUNTAR
O QUE PENSA O COITADINHO.

FOI MEU PAI QUEM DECIDIU
QUE O MEU NOME FOSSE AQUELE
ISSO SO SERIA JUSTO
SE EU ESCOLHESSE O NOME DELE.

QUANDO EU TIVER UM FILHO
NÃO VOU POR NOME NENHUM
QUANDO ELE FOR BEM GRANDE
ELE QUE PROCURE UM.
(Pedro Bandeira)

Em rodinha criar um clima em que as crianças se sintam à vontade para falar. Socializar a atividade realizada em casa e realizar uma chamada viva com fichas, durante esta chamada as fichas estarão dispostas no centro da rodinha de modo que cada criança encontre a sua. Já com as fichas em mãos interpela-las com as seguintes questões:

“Qual é a letrinha inicial do seu nome?”
“Existe apenas esta letrinha”?
“De quantas letrinhas seu nome é composto?”

2º Momento: Atividade de representação de quantidades: As crianças deverão registrar seu nome, contar quantas letras há nele e posteriormente representar esta quantidade com material concreto (botões, palitos de fósforo ou picolé, grãos de feijões, etc.)

3º Momento: Confecção de um painel com o registro da escrita dos nomes e um auto-retrato de cada criança logo acima de seu nome.

Recursos Complementares
Avaliação

O nome próprio como modelo de escrita, cumpre função muito especial no processo de alfabetização. Nesse sentido, a avaliação deve ser reflexiva e mediadora. É preciso observar os alunos individualmente e em grupo, sempre os auxiliando a superarem suas dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem as melhores soluções. Cabe também ao professor, registrar o desempenho individual de cada criança, para desenvolver estratégias de estímulos, aprendizagem e superação de dificuldades.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 8 calificaciones

  • Cinco estrelas 7/8 - 87,5%
  • Quatro estrelas 1/8 - 12,5%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Margarida dos Santos Corrêa Nepomoceno, municipal , São Paulo - dijo:
    mmmargaridas@hotmail.com

    16/02/2014

    Cinco estrelas

    ótimo. Gostei muito.


  • Gisele Bernardo, Colégio Dimitri Marques , Rio de Janeiro - dijo:
    negragi-bernardo@ig.com.br

    14/01/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muita da aula planejada, usarei no primeiro dia de aula. Obrigada pela sugestão! Gisele


  • Ana Maria Bezerra de Macedo Roque, Escola Estadual João Vilar da Cunha , Rio Grande do Norte - dijo:
    ana-e-juninho@hotmail.com

    10/02/2012

    Quatro estrelas

    Na primeira semana de aula, sempre faço um diagnóstico para saber se as crianças já conseguem escrever seu nome completo. A sugestão da aula me ajudará muito, inclusive a poesia de Pedro Bandeira que é divertida. Obrigada.


  • Lurds Ramos Lira, Escola Pequeno Príncipe , Paraíba - dijo:
    di.nha.lira@hotmail.com

    21/03/2011

    Cinco estrelas

    Excelente sugestão vou passar para minhas professoras de alfabetização inicial. Posso?


  • Nádia Prado, Prefeitura Municipal , São Paulo - dijo:
    NADIAPRADO@HOTMAIL.COM

    21/02/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa a atividade! Criativa e dinâmica... com certeza meus alunos irão adorar!


  • Maria Helena Lisboa, Escola Municipal França , Sergipe - dijo:
    maria_helenalisboa@hotmail.com

    12/07/2010

    Cinco estrelas

    Esta atividade e muito boa para trabalhar com ed infantil, gostei muito e surtil muito efeito com minha turma de 4 anos. Acrescentei mais alguns poemas e musicas. Parabéns


  • Lucianna Miranda da Silva, EC 65 de Ceilandia , Distrito Federal - dijo:
    lumisilva35@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei das informações que vi nesta aula, e percebi como se deve fazer a avaliação da aula... não é dificil como imaginava.


  • Mirian Cordeiro dos Santos Aquino, Escola Municipal Dona Jesu , Goiás - dijo:
    miriancordeiroaquino@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Professora, ao ler sua aula, pude perceber o quanto é importante um bom planejamento, além de trazer clareza do objetivo da aula, pude aprender mais sobre avaliação. Enfim, esta aula me ajudou a crescer como professora. Parabéns!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.