29/09/2009
Aparecida Clemilda Porto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
identificar a sequência coerente de um texto; localizar os recursos linguísticos e outras marcas de paragrafação do texto, como o recuo do espaço na folha, o uso do travessão e da letra maiúscula; produzir texto informativo, com sequência lógica e coerente; realizar pesquisa em um dicionário online.
O aluno deve conhecer os sinais de pontuação, principalmente os pontos empregados em textos narrativos; ter noções de paragrafação. Consideramos ainda os conhecimentos adquiridos nos primeiros anos de escolaridade quando ouviram e leram histórias.
Estratégias e recursos da aula
Recursos
Laboratório de Informática
Cola tesoura, caderno
Aulas 1 e 2
Atividade 1 - Laboratório de Informática
Motivação
O professor introduz a aula dizendo que eles vão assistir a um vídeo de uma história que acontece na floresta amazônica. Pede que fiquem atentos, pois ela é contada por uma pessoa. Exibe-se, então, o vídeo abaixo, acessível em:
http://www.you tube.com/watch?v=p-3-SxwDcQk
(Obs.: Pode-se também gravar o vídeo em um pendrive e exibi-lo em datashow.)
Atividade 2
Após a exibição do vídeo, o professor pergunta quem já havia ouvido a história e se eles seriam capazes de recontá-la. Para conduzir a atividade, o professor parte das perguntas: o que aconteceu? onde aconteceu? quando aconteceu? com quem aconteceu? por que aconteceu? como foi o desfecho? Pode-se também explorar os recursos sonoplásticos do vídeo.
Aula 2- Laboratório de Informática
Atividade 1 - realizada em dupla
Ainda no Laboratório de Informática os alunos pesquisam, e anotam no caderno, o significado da palavra vitória-régia no Dicionário Aulete, disponível link: http://http//portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=3
Atividade 2
O professor entrega para cada dupla um conjunto de tiras que contém, de forma desordenada, a lenda da Vitória-Régia, como pode-se ver abaixo. Orienta os alunos que organizem as tiras, de maneira a dar a sequência coerente à história. Em seguida, eles colam as tiras no caderno de forma ordenada e leem a lenda, verificando se está na sequência correta.
A VITÓRIA-RÉGIA
Uma dica: o texto tem sete parágrafos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Era uma noite de luar. Um velho cacique, fumando seu cachimbo, contava às crianças as histórias maravilhosas de sua tribo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Havia, entre nós, uma índia jovem e bonita, chamada Naiá.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ele era também feiticeiro e conhecia todos os mistérios da natureza.
-------- -------------------------------------------------------------------------------------------------
perguntou-lhe se conhecia as estrelas que luziam no céu. E o cacique respondeu:
Um dos curumins que o ouvia
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Eu as conheço todas. Cada estrela é uma índia que se casou com a Lua. A respeito disso, vou contar a vocês uma história que aconteceu,
.
--------------------------------------------------------------------------------------- -------------------
Todas as noites, Naiá ia para a floresta e ficava adm iran do a Lua com seus raios prateados. Às vez es, ela saía correndo através da mata, para ver se conseguia alcançar a Lua com seus braços. Mas a Lua continuava s empre afastada e indiferente, apesar dos esforços da índia para atingi-la.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
há muitos anos, em nossa tribo. Prestem atenção.
-------------------------------- ---------------------------------------------- ---------------------------
Sabendo que a Lua era um guerreiro belo e poderoso, Naiá por ele se apaixonou.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Por isso, recusou as propostas de casamento que lhe fizeram os jovens mais f ortes e bravos de nossa tribo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma noite, Naiá chegou à beira de um lago. Viu nele, refletida, a imagem da Lua. Ficou radiante! Pensou que era o guerreiro branco que amava. E, para não perdê-lo, lançou-se nas águas profundas do lago. Coitada! Morreu afogada.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Então a Lua, que não quisera fazer de Naiá uma estrela do céu, resolveu torná-la uma estrela das águas. Transformou o corpo da índia numa flor imensa e bela. Todas as noites, essa flor abre suas pétalas enormes, para que a Lua ilumine sua corola rosada.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sabe qual é essa flor? É a vitória-régia!
(Adaptado de Lendas e Mitos do Brasil, de Theobaldo Miranda Santos.São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1974).
Aula 3 – Laboratório de Informática
Atividade 1 – realizada em dupla
A partir de um roteiro previamente elaborado pelo professor, pesquisar informações sobre a planta vitória-régia em: Dicionários online, no link:
http://http//portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=3
Roteiro para pesquisa. Leia o texto para responder às seguintes questões:
1) Qual é a origem da palavra vitória- régia?
2) Ela possui outros nomes?
3) Qual é o seu nome científico?
4) Quais são as características dessa planta? Como ela pode ser descrita?
5) Em que regiões do Brasil ela é encontrada?
6) Qual é a sua importância para a flora brasileira?
7) Acrescentar informações que julgar interessantes.
8) Acrescentar informações por vocês conhecidas, mas que não se encontram no texto.
A partir das respostas dadas às perguntas do roteiro, pedir aos alunos que elaborem um texto, organizando de forma coerente as informações sobre a planta vitória-régia. Orientar também que deem um título adequado ao seu texto.
A tividade 2
Leitura oral dos textos pelas duplas. Durante a leitura, os alunos devem ficar atentos e observar se o texto que está
sendo lido é seme lhante ao de sua dupla, para evitar que a leitura se torne repetitiva. Ao final, na lousa, sob a
orientação do professor, cria-se um texto coletivo, para que seja exposto no mural da escola ou publicado no jornal
escolar. Durante a produção coletiva, o professor explica sobre a importância da organização das ideias em
parágrafos e o uso da pontuação adequada para este tipo de texto. Nesse momento, o professor poderá também
introduzir elementos coesivos, sem conceituá-los.
Atividade 3
Comparar os dois textos: o narrativo: A Vitória-Régia e o expositivo, mostrando as diferenças estruturais entre eles e
sua função comunicativa.
Observar se os alunos conseguem organizar os dois textos propostos de forma coerente e coesa. Outras atividades de sequenciação de histórias podem ser dadas para se verificar se os alunos de fato aprenderam.
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
08/08/2013
Cinco estrelasadorei
20/09/2012
Quatro estrelasMuito boa a sua aula. Gostei. Sua sugestão vou usá-la.
25/05/2012
Quatro estrelasGostei muito das sugestões. Maneiras simples de fazer coisas diferente na sala de aula.
25/09/2010
Quatro estrelasAdorei a atividade. Realizei com minhas turmas de grupo de estudo e deu muito certo. Obrigada.
24/03/2010
Cinco estrelasA atividade nº2 foi desenvolvida em sala de aula com alunos da 2ª série e houve uma resposta muito gratificante, em termos de aprendizado, que valorizou ainda mais a técnica. Muito bem elaborada!