Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Trabalhando a sequência lógica do texto

 

29/09/2009

Autor y Coautor(es)
Elisabeth de Souza Figueiredo Cunha
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

identificar a sequência coerente de um texto; localizar os recursos linguísticos e outras marcas de paragrafação do texto, como o recuo do espaço na folha, o uso do travessão e da letra maiúscula; produzir texto informativo, com sequência lógica e coerente; realizar pesquisa em um dicionário online.  

Duração das atividades
4 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deve conhecer os sinais de pontuação, principalmente os pontos empregados em textos narrativos; ter noções de paragrafação. Consideramos ainda os conhecimentos adquiridos nos primeiros anos de escolaridade quando ouviram e leram histórias.   

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula

Recursos

Laboratório de Informática

Cola tesoura, caderno

Aulas 1 e 2

Atividade 1 - Laboratório de Informática

Motivação

 O professor introduz a aula dizendo que eles vão assistir a um vídeo de uma história que acontece na floresta amazônica. Pede que fiquem atentos, pois ela é contada por uma pessoa. Exibe-se, então, o vídeo abaixo, acessível em:  

http://www.you tube.com/watch?v=p-3-SxwDcQk

 (Obs.: Pode-se também gravar o vídeo em um pendrive e exibi-lo em datashow.)

Atividade 2

Após a exibição do vídeo, o professor pergunta quem já havia ouvido a história e se eles seriam capazes de recontá-la. Para conduzir a atividade, o professor parte das perguntas: o que aconteceu? onde aconteceu? quando aconteceu? com quem aconteceu? por que aconteceu? como foi o desfecho? Pode-se também explorar os recursos sonoplásticos do vídeo.

 Aula 2- Laboratório de Informática

Atividade 1 - realizada em dupla

Ainda no Laboratório de Informática os alunos pesquisam, e anotam no caderno, o significado da palavra vitória-régia no Dicionário Aulete, disponível  link: http://http//portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=3

Atividade 2

O professor entrega para cada dupla um conjunto de tiras que contém, de forma desordenada, a lenda da Vitória-Régia, como pode-se ver abaixo. Orienta os alunos que organizem as tiras, de maneira a dar a sequência coerente à história. Em seguida, eles colam as tiras no caderno de forma ordenada e leem a lenda, verificando se  está na sequência correta.    

                                                             A VITÓRIA-RÉGIA

                                                    Uma dica: o texto tem sete parágrafos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

            Era uma noite de luar. Um velho cacique, fumando seu cachimbo, contava às crianças as histórias maravilhosas de sua tribo.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

            Havia, entre nós, uma índia jovem e bonita, chamada Naiá.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

            Ele era também feiticeiro e conhecia todos os mistérios da natureza.

--------            -------------------------------------------------------------------------------------------------

perguntou-lhe se conhecia as estrelas que luziam no céu. E o cacique respondeu:

Um dos curumins que o ouvia

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

            - Eu as conheço todas. Cada estrela é uma índia que se casou com a Lua. A respeito disso, vou contar a vocês uma história que aconteceu,

.

--------------------------------------------------------------------------------------- -------------------

            Todas as noites, Naiá ia para a floresta e ficava adm iran do a Lua com seus raios prateados. Às vez es, ela saía correndo através da mata, para ver se conseguia alcançar a Lua com seus braços. Mas a Lua continuava s empre afastada e indiferente, apesar dos esforços da índia para atingi-la.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

há muitos anos, em nossa tribo. Prestem atenção.

-------------------------------- ---------------------------------------------- ---------------------------

Sabendo que a Lua era um guerreiro belo e poderoso, Naiá por ele se apaixonou.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Por isso, recusou as propostas de casamento que lhe fizeram os jovens mais f ortes e bravos de nossa tribo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

            Uma noite, Naiá chegou à beira de um lago. Viu nele, refletida, a imagem da Lua. Ficou radiante! Pensou que era o guerreiro branco que amava. E, para não perdê-lo, lançou-se nas águas profundas do lago. Coitada! Morreu afogada.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

            Então a Lua, que não quisera fazer de Naiá uma estrela do céu, resolveu torná-la uma estrela das águas. Transformou o corpo da índia numa flor imensa e bela. Todas as noites, essa flor abre suas pétalas enormes, para que a Lua ilumine sua corola rosada.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

            Sabe qual é essa flor? É a vitória-régia!

  (Adaptado de Lendas e Mitos do Brasil, de Theobaldo Miranda Santos.São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1974).                                          

 Aula 3 – Laboratório de Informática

Atividade 1 – realizada em dupla

A partir de um roteiro previamente elaborado pelo professor, pesquisar informações sobre a planta vitória-régia em: Dicionários online, no link:

http://http//portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=3

Roteiro para pesquisa. Leia o texto para responder às seguintes questões:

1)      Qual é a origem da palavra vitória- régia?

2)      Ela possui outros nomes?

3)      Qual é o seu nome científico?

4)      Quais são as características dessa planta? Como ela pode ser descrita?

5)      Em que regiões do Brasil ela é encontrada?

6)      Qual é a sua importância para a flora brasileira?

7)      Acrescentar informações que julgar interessantes.

8)      Acrescentar informações por vocês conhecidas, mas que não se encontram no texto.

 A partir das respostas dadas às perguntas do roteiro, pedir aos alunos que elaborem um texto, organizando de forma coerente as informações sobre a planta vitória-régia. Orientar também que deem um título adequado ao seu texto.

A tividade 2

Leitura oral dos textos pelas duplas. Durante a leitura, os alunos devem ficar atentos e observar se o texto que está

sendo lido é seme lhante ao de sua dupla, para evitar que a leitura se torne repetitiva. Ao final, na lousa, sob a

orientação do professor, cria-se um texto coletivo, para que seja exposto no mural da escola ou publicado no jornal

escolar. Durante a produção coletiva, o professor explica sobre a importância da organização das ideias em

parágrafos e o uso da pontuação adequada para este tipo de texto. Nesse momento, o professor poderá também

introduzir elementos coesivos, sem conceituá-los. 

Atividade 3

Comparar os dois textos: o narrativo: A Vitória-Régia e o expositivo, mostrando as diferenças estruturais entre eles e

sua função comunicativa.

Avaliação

Observar se os alunos conseguem organizar os dois textos propostos de forma coerente e coesa. Outras atividades de sequenciação de histórias podem ser dadas para se verificar se os alunos de fato aprenderam.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • socorro, socorinha , Rio de Janeiro - dijo:
    socorrogabrielle@gmail.com

    08/08/2013

    Cinco estrelas

    adorei


  • Socorro Rocha, Escola Classe 43 , Distrito Federal - dijo:
    socorro.mpsr@gmail.com

    20/09/2012

    Quatro estrelas

    Muito boa a sua aula. Gostei. Sua sugestão vou usá-la.


  • Lurdene Moreira Saraiva, E.E.F.Prof.Elizeu Eli Barbosa , Ceará - dijo:
    lurdenesaraiva2009@hotmail.com

    25/05/2012

    Quatro estrelas

    Gostei muito das sugestões. Maneiras simples de fazer coisas diferente na sala de aula.


  • Elaine, EMEF Paulo Monte Serrat Filho , São Paulo - dijo:
    lainerto@yahoo.com.br

    25/09/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a atividade. Realizei com minhas turmas de grupo de estudo e deu muito certo. Obrigada.


  • Fátima Cecília, E. E. ÁLVARES DE AZEVEDO , São Paulo - dijo:
    drago_fcd@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A atividade nº2 foi desenvolvida em sala de aula com alunos da 2ª série e houve uma resposta muito gratificante, em termos de aprendizado, que valorizou ainda mais a técnica. Muito bem elaborada!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.