24/09/2009
LUCIANNA RIBEIRO DE LIMA; MARTA REGINA ALVES PEREIRA; FÁTIMA REZENDE NAVES DIAS; GLÁUCIA COSTA ABDALA DINIZ
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
1) Identificar ações que auxiliam ou prejudicam a convivência entre colegas e professores/as.
2) Exercitar boas maneiras na relação em grupo para uma convivência harmoniosa.
Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos prévios.
Atividade 1: (1º aula de 50 minutos)
1º momento:
A) Exibir o vídeo
Turma da Mônica em - Boas maneiras, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8
B) Explorar o vídeo, questionando aos alunos: 1) O que acharam do vídeo? 2 ) Por que os pais do Cebolinha e da Mônica indicaram aula de boas maneiras às crianças? 3) O que vocês acharam da atitude das crianças durante a aula? 4) Vocês concordam que é importante termos regras para que haja uma boa convivência em grupo?
C) O/a professor/a deverá discutir com as crianças o que consideram boas maneiras para uma boa convivência em grupo na sala de aula. Pedir aos/as alunos/as que relatem acontecimentos ou situações em que os colegas ou professores agiram com boas maneiras e outros acontecimentos em que as crianças ou mesmo os/as professores/as não tenham utilizado boas maneiras na sala de aula.
D) Pedir às crianças que listem palavras que representem atitudes boas e ruins manifestadas por colegas e/ou professores na escola.
E) O/a professor/a ou os/as próprios/as alunos/as deverão escrever essas palavras em fichas de papel cartão ou cartolina e, posteriormente, fazer uma exposição das mesmas na lousa de forma que fiquem visíveis aos/as alunos/as. Caso as crianças encontrem dificuldade em externar as palavras, sugerem-se as seguintes: agradecer, perdoar, gostar, proteger, bater, maltratar, brigar, xingar, prejudicar, incomodar, dentre outras.
F) Solicitar aos/as alunos/as que leiam e identifiquem se aquela palavra refere-se a atitudes certas ou erradas para uma convivência harmoniosa.
G) Organizar as palavras em colunas lado a lado.
H) Cada criança deverá escolher quatro palavras: duas de cada coluna e escrever frases contendo as mesmas.
I) Fazer uma ilustração referente às frases produzidas.
Tarefa de casa do/a professor/a:
Construir uma Cruzadinha a partir das situações relatadas pelos próprios/as alunos/as nessa aula e levar a atividade na próxima aula.
Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)
1º momento: retomar com os/as alunos as frases construídas por eles na aula anterior.
2º Momento: Propor a atividade de cruzadinha (Professor/a, você poderá basear-se na atividade citada abaixo):
Tarefa de sala:
Alunos e alunas, na última aula conversarmos sobre o que facilita e o que prejudica uma boa convivência em grupo. Agora, que tal se vocês respondessem algumas perguntas para completar uma cruzadinha?
1)Um aluno educado deverá ---------------- a professora quando ela fala.
2) Quando uma criança recebe um elogio ela precisa -----------------.
3) Se um colega fizer algo que o deixa triste você deve conversar com ele e -------------.
4) Toda criança deve -------------- de seus amigos.
5) Um amigo sempre--------------- o outro.
E S C U T A R
A G R A D E C E R
P E R D O A R
G O S T A R
P R O T E G E
1)Se você -------- no colega ele fica muito triste
2)Quando você ---------- seus colegas eles deixam de ser seus amigos
3)Não resolvemos problemas através de ----------------------
4)Uma criança educada não deve ------------- seus colegas de nomes feios
5)Atrapalhar seu colega a fazer tarefas pode ----------------- sua aprendizagem
6) Se você falar muito alto ou gritar na sala você poderá------------------- seus colegas e professora
B A T E R
M A L T R A T A
B R I G A S
X I N G A R
P R E J U D I C A R
I N C O M O D A R
Fotos ilustr ativas:
Fonte: acervo pessoal da autora
Atividade 2 (2ª Aula de 50 minutos)
1º momento: Assistir ao Vídeo Convivência, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=u5651tdwyXo&feature=fvw
2º momento: Explorar o vídeo com as crianças: qual é o tema do vídeo? Do que o vídeo trata? O que os pássaros estavam fazendo? Qual a reação dos pássaros menores quando o pássaro maior se comunicou com eles? O que aconteceu depois disso? O que vocês acharam da atitude dos pássaros menores?
3º momento: Solicitar aos/as alunos/as que imaginem que o pássaro grande é o/a professor/a e os demais pássaros são os/as alunos/as. Dividir o grupo em dois sub-grupos:
Grupo A: Recordar/ retomar situações ou vivências de sala de aula em que o/a professor/a tenha vivido e que sejam semelhantes ao que o pássaro grande viveu no vídeo. Escrever essas situações em cartaz para posterior discussão.
Grupo B: Recordar/ retomar situações ou vivências de sala de aula em que os/as alunos/as tenham vivido semelhantes ao que os pássaros pequenos experimentaram no vídeo. Escrever essas situações em cartaz para posterior discussão.
4º momento: Cada grupo apresentará a sua produção e em seguida o/a professor/a deverá propor busca de estratégias mais harmoniosas para uma boa convivência em grupo.
Turma da Mônica em - Boas maneiras, disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8
Vídeo: Convivência, disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=u5651tdwyXo&feature=fvw
Avaliação do/da professor/a: o/a professor/a deverá refletir sobre a maneira com que tem lidado com as regras de convivência em sala de aula. Deverá observar se tem respeitado a expressão dos/das alunos/as quando questionam situações relacionadas aos colegas e até mesmo aos/as professores/as;
Auto-avaliação dos/das alunos/alunas (oral ou por escrito): Participação individual e grupal nas atividades propostas. De que forma a atividade contribuiu para melhorar a minha convivência em grupo? Tenho respeitado as idéias expressas pelos/as colegas e professores/as na convivência em grupo?
Avaliação dos/das alunos/alunas pelo/pela professor/a: Envolvimento e participação dos/as alunos/as nas discussões e produções. Respeito aos momentos de fala e escuta e às opiniões dos colegas. Capacidade do/da aluno/da de identificar e modificar suas posturas em diferentes situações em sala de aula.
Quatro estrelas 33 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
02/02/2017
Quatro estrelasMuito bom, explanação do planejamento escolar, estratégias bem focadas e a as avaliação teve as três dimensões conceitual, atitudinal e procedimental, avaliação, auto-avaliação.
27/01/2016
Cinco estrelasExcelente. Será utilizado a dinâmica na primeira semana de aula na turma do quinto ano. Muito bom para revermos nossas atitudes e conceitos em relação a nós mesmos e aos alunos. Obrigada pelo projeto
21/01/2016
Cinco estrelasmaravilhosos os vídeos e as metodologias. Parabéns.
16/01/2016
Cinco estrelasAdorei! Está descontraída, alegre, as crianças vão adorar. Parabéns! As ideias são excelentes, vou tirar algumas para minha primeira semana de aula.
06/02/2015
Cinco estrelasEXCELENTE. AMEI!!!!!!!!!!!
02/06/2014
Cinco estrelasMuito simples, prática e objetiva. Parabéns!
03/02/2014
Cinco estrelasAmei as sugestões, tenho certeza q a aplicabilidade irá produzir mudanças de postura nos meus adolescentes! Adolescentes buscam sua identidade social. Nós, educadores, somos uma referência forte na vida de cada um e cada uma!
03/07/2013
Cinco estrelasAchei a aula muito atrativa, fazendo com que os alunos interagissem. Maravilhosa!
13/05/2013
Cinco estrelasMUITO BOM,ESTE PROJETO ,VEM DE AENCONTRO AQUILO QUE EU ESTAVA POCURANDO PARA MEUS ALUNOS DA ESCOLA VIRGILIO FRANCO, VAMOS APLICAR E COM CERTEZA SERÁ UM SUCESSO. OBRIGADA!
28/04/2013
Cinco estrelassuper necessario trabalhar valores se desejamos seres humanos mais humanizados
28/04/2013
Cinco estrelasAdorei as aulas propostas .Vou aplicar com meus alunos.
07/11/2012
Cinco estrelasestá tudo bem, gostei das aulas
20/08/2012
Quatro estrelasAchei muito interessante a maneira como você abordou o tema, darei minha aula seguindo suas sugestões e espero obter sucesso! Parabéns pela iniciativa de compartilhar suas experiências.
02/08/2012
Cinco estrelasRefletir sobre as regras de convivência é fundamental!
12/03/2012
Quatro estrelasGostei muito das atividades. Vou praticar com meus alunos. PARABÉNS
14/09/2011
Cinco estrelasmostra tudo em que eu pesquisei e fala tudo sobre em que eu pesquisei
26/06/2011
Quatro estrelasADOREI AS IDEIAS....ESTOUI TRABALHANDO AS BOAS MANEIRAS
26/05/2011
Cinco estrelasachei otima a sugestão.ira ajudar muito no meu trabalho em sala de aula.parabens
03/05/2011
Cinco estrelasAdorei as aulas. Obrigada
15/12/2010
Cinco estrelasCompleta! Faz com que o aluno torne-se mais dinâmico. Acesse também www.saltoquantico.com.br
08/09/2010
Cinco estrelasNo meu ponto de vista é uma aula de excelente qualidade, pois atende a uma necessidade premente dos alunos. Os recursos são auto motivadores de tal forma que facilitam o alcance dos objetivos.
07/09/2010
Cinco estrelasMuito obrigada por dividir suas ideias..é realmente muita generosidade...está sendo muito util para o projeto de estágio da minha turma de Pedagogia
02/06/2010
Cinco estrelasexcelente trabalho, vou colocar em prática com meus alunos, PARABÉNS!!!
02/06/2010
Cinco estrelasAdorei, estou trabalhando em sala de aula com alunos do 4º ao 7º ano. Conteúdo muito bom.Parabéns
20/05/2010
Cinco estrelasParabéns!!
11/05/2010
Cinco estrelasadorei
31/03/2010
Uma estrelaAchei o tema da professora excelente, pois dentro de nossas salas de aulas falta muita educação, a maneira como foi colocada ,videos, perguntas ,cartazes muito clara. Parabéns
29/03/2010
Cinco estrelasCreio que atividades como esta são de extrema necessidade para desenvolvermos atitudes de boas maneiras e respeito sem parecermos ditadores. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei desta aula. Parabéns!!!
24/03/2010
Quatro estrelasMuito bem pensado para trabalhar com as crianças que tem dificuldades de atender comandos. Pode-se também trabalhar produção de texto como: Como eu sou diante de.... (Exemplo de uma briga) ou outra situação Gostei!!!!!!!!
24/03/2010
Quatro estrelasotimo..parabens
24/03/2010
Cinco estrelasamei! mt bom! isso pode ser usado em sala ou em outro ambiente como laboratorio de informática oq desperta mt a curiosidade dos alunos!!!!!!!!!! Parabéns!!!!!!!!
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei, pois temos que levar os alunos a refletir sobre sua maneira de agir.