Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Recriações do esporte - Voleibol

 

28/09/2009

Autor y Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender com essa aula que o esporte, dentre eles, o voleibol, é uma construção social, em que os sujeitos criam e modificam suas práticas de acordo com suas vontades e necessidades. Além disso, poderá ressignificar os espaços da escola e ampliar as possibilidades de suas práticas de lazer

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

Atividade I: 30 min

Em uma sala com recursos audiovisuais, iniciar com os alunos um levantamento das possíveis variações do voleibol tradicional. E então, as motivações que levaram a essas modificações, seriam vontade, necessidade ou os dois? Exemplificar com as modalidades:

Voleibol

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/55/Voleibol_Femenino.jpg acesso em setembro de 2009

Volei de praia

http://www.esportesite.com.br/wp-content/uploads/2008/07/20080718174800_volei.jpg acesso em setembro de 2009

Futvôlei

http://deboraamorim.com/esporte/miniaturas/normal-varios-futvolei-01.jpg.jpg acesso em setembro 2009

Voleibol Sentado

http://media.photobucket.com/image/voleibol%20sentado/reginacelirocha/voleibol.jpg   acesso em setembro 2009-09-20

Bossaball

http://static.zooomr.com/images/860610_53a72b32f7.jpg acesso em setembro de 2009

Apresentar para os alunos então o vídeo da modalidade bossaball, mistura de futebol, voleibol e ginástica acrobática.

A partir do vídeo conversar com os alunos a respeito de como são ilimitadas as possibilidades de variação. Exemplos de variações:

Quanto ao espaço: quadra de cimento, quadra de areia, gramado, na água, na parede e etc..
Quanto ao número de jogadores: 1 x1, 6x6, 2x2, 3x2, 5x0 e etc...
Quanto ao material: 1 ou mais bolas de voleibol, bolas de outros modelos, bola imaginária, outro material que não uma bola e etc...
Quanto as regras: ponto feito com a cabeça vale 2, jogada bonita vale mais, quem conseguir ficar mais tempo com a bola no ar marca o ponto e etc...

Atividade II: 30 min

Ainda em sala, levantar com os alunos de forma rápida os empecilhos que atrapalham a prática do voleibol na escola: faltam espaços, a escola tem poucas bolas de voleibol, são poucos alunos que querem jogar o voleibol? E a partir dessas e de outras questões levantadas, o professor pede que os alunos se dividam em grupos de 5 ou 6 alunos e criem uma variação do voleibol que responda a essas questões. Por exemplo, se um grupo opta por trabalhar com a questão da falta de espaço, a atividade criada deverá ser praticada em um espaço alternativo. Se um grupo opta por trabalhar com o problema do pequeno número de jogadores para a prática do voleibol tradicional, deverá criar uma atividade que possa ser desenvolvida por um número peq ueno de jogadores e assim por diante. A atividade deverá ser descrita em uma ficha com os seguintes itens:

  • Título:
  • Espaço:
  • Material:
  • Número de Jogadores:
  • Descrição do Jogo:
  • Quais as motivações, ou seja, porque o grupo fez essas alterações no jogo.

Todos os itens acima deverão ser preenchidos de forma a permitir que qualquer pessoa, a partir das fichas consiga compreender e praticar a atividade. Desenhos e esquemas são permitidos e devem ser incentivados. O único item que deverá ficar em branco é o último pois será preenchido por outro grupo na próxima atividade.

Atividade III: 30 min

Os alunos agora irão trocar as fichas produzidas e cada grupo deverá praticar e procurar responder o último item em uma folha separada. Deverão ser feitas duas trocas de fichas, de modo que cada grupo experimente 2 jogos diferentes.

Recursos Complementares
Avaliação

Em roda, cada grupo deverá apresentar para todos o jogo de sua autoria dialogando com os grupos que puderam experimentar a atividade.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/5 - 100%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • ALISON DOLZANE, ZELINDA DE SOUZA GUIMARÃES , Pará - dijo:
    alisondds0@gmail.com

    27/11/2012

    Cinco estrelas

    Foi exelente para o meu trabalho foi o melhor da turma tirei um 10 e tambem gotei muito espero que outras pessoas gostem tambem. obrigado gregorio por postar essa notificação:)


  • eliaquim, eliaquim sousa , Ceará - dijo:
    eliaqumsousa@hotmail.com

    31/12/2010

    Cinco estrelas

    é muito legal o esporte "volei" eu amo essa modalidade


  • Lourival L. Filho, publica (instituto de Educação da Paraiba IEP) , Paraíba - dijo:
    lourivallemosfilho@hotmail.com

    08/08/2010

    Cinco estrelas

    A maneira da exposição dos conteudos apresentados para a aprendizagem do voleibol em aulas de Ed. física, e bastante interessante´por que e desta maneira que se da a inclusão desta e de outras modalidades esportiva, e não se dar a aprendizagen precoce, e valoriza as capacidades e habilidades do educando. Parabens vamos valorizar as aulas de educação Física.


  • mateus marcelino, cef 14 , Distrito Federal - dijo:
    ke.keu.21@hotmail.com

    06/06/2010

    Cinco estrelas

    otima...


  • Lívia, Col Est. José Feliciano Ferreira , Goiás - dijo:
    mensis.livia@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula! Muito criativa e rica pois possibilita integrar, ação reflexão e tecnologia. Ótima...


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.