07/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Pretende-se com as aulas sugeridas abaixo, que os alunos atinjam os seguintes objetivos:
1) Identificar provérbios, sua origem e seu uso;
2) Conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas do português falado;
3) Compreender os textos orais e escritos (provérbios populares) em diferentes situações de participação social;
4) Desenvolver habilidades de interpretação, compreensão e inferência;
5) Identificar verbos no presente do indicativo;
5) Conceituar e criar paródias;
6) Reescrever ou parafrasear provérbios.
Professor, é necessário que os alunos consigam: detectar verbos em frases; localizar informações explícitas; tenham habilidades para interpretar, em nível básico, as relações de sentido explícitas no texto; reconhecer o sentido denotativo e/ou conotativo de palavras ou expressões; identificar as diferentes intenções e comparar textos que tratam do mesmo tema, com abordagens diferenciadas.
1ª aula
1ª atividade:
Professor, pergunte aos alunos o que é um provérbio. Trabalhe com eles o conceito de provérbio e sua origem.
Sugestão: No link abaixo você encontrará informações sobre provérbios e uma variedade deles em uma lista de A a Z.
http://www.mulhervirtual.com.br/ditados.htm
(Acessado em 21/9/2009)
Os provérbios são utilizados muitas vezes, para realçar alguma circunstância da vida em um determinado momento. Eles normalmente são engraçados e sempre nos trazem uma mensagem, um aprendizado. Quem nunca utilizou um provérbio para exemplificar alguma fala?
Popularmente falando,os provérbios foram criados da boca de diferentes povos, por suas sabedorias e informações.
Em culturas diferentes, compreendemos melhor a história de uma região, de um povo e de uma determinada época por intermédio dos provérbios.
2ª atividade
Após discutirem e conceituarem o que são provérbios, divida a turma e grupos e peça-os que escrevam o maior número de provérbios que eles conseguirem lembrar.
Estipule com eles um tempo suficiente para essa tarefa. Quando terminarem, cada grupo irá apresentar um provérbio mas de uma forma diferente:
O grupo deverá escolher um provérbio e mostrá-lo aos colegas através de mímicas. Os alunos deverão “ensaiar” o que será feito para que os colegas consigam decodificar o provérbio ao qual se refere à mímica.
Faça isso com todos os grupos enquanto julgar necessária a apresentação.
Escreva na lousa todos os provérbios que os alunos conseguiram se lembrar estimulando-os a compreenderem que esse tipo de texto é, em geral, curto e sonoro. Peça-os que os copie no caderno.
2ª aula
Professor, trabalhe o conceito de paráfrase e de paródia:
Veja algumas sugestões:
1ª Atividade
Professor, prepare cópias dos textos abaixo para trabalhar com os alunos.
PARÓDIA: É a imitação cômica de uma composição literária.
Alguns autores utilizaram as paródias para distorcer textos consagrados da literatura brasileira, sob a ótica do humor.
Veja o exemplo do poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias.
Muitos escritores e compositores como Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Vinícius de Moraes, José Paulo Paes, Chico Buarque de Holanda e Moraes Moreira, dentre outros, já parodiaram esse poema.
Peça aos alunos que façam uma paródia a partir do poema No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade. Essa atividade poderá ser desenvolvida individualmente ou em grupos.
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do cami nho tinha uma pedra.
Trabalhe com os alunos a argumentação desenvolvida na paródia. Peça aos alunos para contextualizar os argumentos utilizados
3ª aula
Professor, agora é a vez de trabalhar o conceito de Paráfrase e propor atividades para esse tipo de texto.
PARÁFRASE: É o desenvolvimento do texto conservando-se as suas características.
Fazer uma paráfrase é reescrever com suas palavras as idéias centrais de um texto. Consiste em um excelente exercício de redação, uma vez que desenvolve o poder de síntese, clareza e precisão vocabular. A paráfrase mantém o sentido do texto original utilizando-se de sinônimos, inversões de períodos, etc
Professor, escreva na lousa o seguinte provérbio:
Deus ajuda quem cedo madruga.
Faça uma análise de cada palavra e o que ela representa nessa frase e crie com os alunos uma nova “roupagem” para o provérbio.
Veja o modelo abaixo:
http://nataly11.blogspot.com/2009_07_01_archive.html (Acesso feito dia 02/10/2009)
Peça que os alunos sentem-se em duplas e distribua para cada uma, um provérbio para ser recriado com uma linguagem moderna. Nessa atividade está sendo proposta a criação de uma paráfrase.
Lista de provérbios
1. Águas passadas não movem moinhos.
2. Quem ama o feio bonito lhe parece.
3. Cesteiro que faz um cesto faz um cento.
4. De grão em grão a galinha enche o papo.
5. O diabo não é tão feio quanto se pinta.
6. Quem diz o que quer ouve o que não quer.
7. À noite todos os gatos são pardos.
8. O hábito não faz o monge.
9. Santo de casa não faz milagre.
10. Pelo dedo se conhece o gigante.
Quando os alunos terminarem essa atividade, eles deverão ler para todos os colegas e explicar o porquê das palavras utilizadas.
Entregue aos alunos o texto de Millôr Fernandes, Provérbios Modernizados.
Provérbios Modernizados
& nbsp; Millôr Fernandes
1. A substância inodora e incolor que já se foi não é mais capaz de comunicar movimento ou acção ao engenho especial para triturar cereais.
2. Aquele que se deixa prender sentimentalmente por criatura inteiramente destítuida de dotes físicos, de encanto, ou graça, acha-a extraordináriamente dotada desses mesmos dotes que outros não lhe vêem.
3. O artífice ou operário que fabrica um cabaz fundo fabrica vinte vezes o quíntuplo disso.
4. De unidade de cereal em unidade de cereal a ave de crista carnuda e asas curtas e largas da família das galinácias abarrota a bolsa que existe nessa espécie por uma dilatação do esôfago e na qual os alimentos permanecem algum tempo antes de passarem à moela.
5. O Espírito das Trevas não é tão destituído de encantos e graças físicas quanto se o representa por meio de traços e cores.
6. Aquele que anuncia por palavras tudo que satisfaz o seu ego, tende a perceber pelos orgãos de audição coisas que não se destinam a aumentar-lhe o sentimento de euforia.
7. Quando o Sol está abaixo do horizonte a totalidade dos animais domésticos da família dos Felídeos são de cor mescla entre branco e preto.
8. O traje característico que usa não identifica fundamentalmente a pessoa que por fanatismo, misticismo ou cálculo se isola da sociedade levando vida austera e desligada das coisas mundanas.
9. A criatura canonizada que vive em nosso próprio lar não é capaz de produzir efeito extraordinário que vá contra as leis fundamentais da natureza.
10. Por cada um dos prolongamentos articulados em que terminam os pés e mãos do homem e outros animais se estabelece a identidade do ser de estatura descomunal.
No texto, ele utiliza uma linguagem formal para os provérbios,contrariando a linguagem informal por se tratar de um contexto popular.
Os alunos deverão ler e comparar com suas produções:
a)O que se assemelha?
b) O que difere?
c) O contexto que você propôs está melhor articulado? Por quê?
4ª aula
Trabalhando com a gramática: Verbo
Com a folha de provérbios em mãos, trabalhe com os alunos o Modo: Indicativo e tempo verbal: Presente.
Atividade 1:
Solicite aos alunos que circulem todos os verbos da lista de provérbios abaixo:
Atividade 2:
Peça que transcrevam as formas verbais presentes em cada um dos provérbios e indiquem em qual modo e tempo verbal eles se encontram:
Chave de resposta:
1- movem
2- ama / parece
3- faz
4- enche
5- é/ pinta
6- diz/ quer /ouve
7- são
8- faz
9- faz
10- conhece
Os alunos deverão concluir que todos os verbos se encontram no presente do Indicativo.
Atividade 3:
Testando os conhecimentos sobre provérbios.
Professor, faça uma folha de exercícios com provérbios para que os alunos completem as frases com os verbos. Você poderá solicitar várias atividades através dessa. Por exemplo: pedir que identifiquem o tempo verbal dos verbos, a conjugação que cada um pertence, o modo...tudo dependerá do que você já tiver trabalhado anteriormente ou quiser trabalhar a partir dessas aulas.
Veja alguns modelos:
A ) Cada um __________a brasa para a sua sardinha. (puxa- 1ª conjugação)
B) A andorinha __________o rei leão. ( salvou- pretérito perfeito do indicativo)
C) Casarás, amansarás e te ______________. ( arrependerás- 2ª pessoa do singular do pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo)
Nome | Tipo |
---|---|
No meio do caminho | Animação/simulação |
1) Professor, proponha a criação de paródias a partir de músicas populares e faça um concurso com os alunos.
2) Leitura do livro sobre ditados e provérbios.
PINTO, Ciça Alves. Livro dos Provérbios, Ditados, Ditos Populares e Anexins. São Paulo: Senac,2000.
2) O vídeo “Expressões populares [Sua língua] (03.03.2009) encontrado em Recursos Educacionais aqui no site do Portal, apresenta expressões populares da língua portuguesa, como, por exemplo, “chorar o leite derramado”.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18653
( Acesso feito dia 02/10/2009)
Professor observe se as atividades propostas geraram nos alunos habilidades de refletir sobre a linguagem popular contida nos provérbios e as características desse tipo de texto; se houve dificuldade em transformar uma linguagem informal em formal e decodificar sua mensagem. Avalie o interesse dos alunos em produzir as paródias e aproveite para trabalhar outras competências com os alunos: criatividade, ortografia, concordância, regência, pontuação, dentre outros.
Não se esqueça de eleger como elementos avaliativos os que você trabalhou com mais ênfase. Os textos escritos pelos alunos devem servir como importantes diagnósticos a partir de que você definirá os próximos passos de suas aulas. O que precisa ser revisto? Como buscar elementos para sistematizar determinado conteúdo de estudo?
Quatro estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
18/09/2015
Cinco estrelasMt legal
07/08/2015
Cinco estrelasotima tava sem imaginaçao de como explicar isto aos meus alunos
31/10/2011
Cinco estrelasQue bom que existe pessoas como você Fabiane que com ideias simples porem de extrema competência facilitam o trabalho de professores. E ainda existem aqueles que nem se dão o trabalho de pesquisar para tentar aplicar uma aula melhor para esses trabalhadores que chegam cansados e ávidos por saberem um pouco mais. valeu!!!!!!!!
25/10/2011
Cinco estrelasaula bem elaborada, ótima sugestão para quem tem dificuldades em planejamento. estou muito grata pelas sugestões.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtima aula. Bem diversificadas as atividades.