Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Provérbios Populares: uma experiência de leitura e de vivências linguísticas

 

07/12/2009

Autor y Coautor(es)
Fabiane de OLiveira Braga Felício
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Pretende-se com as aulas sugeridas abaixo, que os alunos atinjam os seguintes objetivos:

1) Identificar provérbios, sua origem e seu uso;

2) Conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas do português falado;

3) Compreender os textos orais e escritos (provérbios populares) em diferentes situações de participação social;

4) Desenvolver habilidades de interpretação, compreensão e inferência;

5) Identificar verbos no presente do indicativo;

5) Conceituar e criar paródias;

6) Reescrever ou parafrasear provérbios.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que os alunos consigam: detectar verbos em frases; localizar informações explícitas; tenham habilidades para interpretar, em nível básico, as relações de sentido explícitas no texto; reconhecer o sentido denotativo e/ou conotativo de palavras ou expressões; identificar as diferentes intenções e comparar textos que tratam do mesmo tema, com abordagens diferenciadas.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula

1ª atividade:

Professor, pergunte aos alunos o que é um provérbio. Trabalhe com eles o conceito de provérbio e sua origem.

Sugestão: No link abaixo você encontrará informações sobre provérbios e uma variedade deles em uma lista de A a Z.

http://www.mulhervirtual.com.br/ditados.htm

(Acessado em 21/9/2009)

Os provérbios são utilizados muitas vezes, para realçar alguma circunstância da vida em um determinado momento. Eles normalmente são engraçados e sempre nos trazem uma mensagem, um aprendizado. Quem nunca utilizou um provérbio para exemplificar alguma fala?
Popularmente falando,os provérbios foram criados da boca de diferentes povos, por suas sabedorias e informações.
Em culturas diferentes, compreendemos melhor a história de uma região, de um povo e de uma determinada época por intermédio dos provérbios.

2ª atividade

Após discutirem e conceituarem o que são provérbios, divida a turma e grupos e peça-os que escrevam o maior número de provérbios que eles conseguirem lembrar.

Estipule com eles um tempo suficiente para essa tarefa. Quando terminarem, cada grupo irá apresentar um provérbio mas de uma forma diferente:

O grupo deverá escolher um provérbio e mostrá-lo aos colegas através de mímicas. Os alunos deverão “ensaiar” o que será feito para que os colegas consigam decodificar o provérbio ao qual se refere à mímica.

Faça isso com todos os grupos enquanto julgar necessária a apresentação.

Escreva na lousa todos os provérbios que os alunos conseguiram se lembrar estimulando-os a compreenderem que esse tipo de texto é, em geral, curto e  sonoro. Peça-os que os copie no caderno.

2ª aula

Professor, trabalhe o conceito de paráfrase e de paródia:

Veja algumas sugestões:

1ª Atividade

Professor, prepare cópias dos textos abaixo para trabalhar com os alunos.

PARÓDIA: É a imitação cômica de uma composição literária.

 
 Alguns autores utilizaram as paródias para distorcer textos consagrados da literatura brasileira, sob a ótica do humor.

Veja o exemplo do poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias.


Muitos escritores e compositores como Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Vinícius de Moraes, José Paulo Paes, Chico Buarque de Holanda e Moraes Moreira, dentre outros, já parodiaram esse poema.

Peça aos alunos que façam uma paródia a partir do poema No meio do caminho, de Carlos Drummond de Andrade. Essa atividade poderá ser desenvolvida individualmente ou em grupos.

No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do cami nho tinha uma pedra.

Trabalhe com os alunos a argumentação desenvolvida na paródia. Peça aos alunos para contextualizar os argumentos utilizados

 
3ª aula

Professor, agora é a vez de trabalhar o conceito de Paráfrase e propor atividades para esse tipo de texto.

 
PARÁFRASE: É o desenvolvimento do texto conservando-se as suas características.

 
Fazer uma paráfrase é reescrever com suas palavras as idéias centrais de um texto. Consiste em um excelente exercício de redação, uma vez que desenvolve o poder de síntese, clareza e precisão vocabular. A paráfrase mantém o sentido do texto original utilizando-se de sinônimos, inversões de períodos, etc

Professor, escreva na lousa o seguinte provérbio:


Deus ajuda quem cedo madruga.

Faça uma análise de cada palavra e o que ela representa nessa frase e crie com os alunos uma nova “roupagem” para o provérbio.

Veja o modelo abaixo:

http://nataly11.blogspot.com/2009_07_01_archive.html   (Acesso feito dia 02/10/2009)

 Peça que os alunos sentem-se em duplas e distribua para cada uma, um provérbio para ser recriado com uma linguagem moderna. Nessa atividade está sendo proposta a criação de uma paráfrase.


Lista de provérbios

1. Águas passadas não movem moinhos.
2. Quem ama o feio bonito lhe parece.
3. Cesteiro que faz um cesto faz um cento.
4. De grão em grão a galinha enche o papo.
5. O diabo não é tão feio quanto se pinta.
6. Quem diz o que quer ouve o que não quer.
7. À noite todos os gatos são pardos.
8. O hábito não faz o monge.
9. Santo de casa não faz milagre.

10. Pelo dedo se conhece o gigante.

Quando os alunos terminarem essa atividade, eles deverão ler para todos os colegas e explicar o porquê das palavras utilizadas.

Entregue aos alunos o texto de Millôr Fernandes, Provérbios Modernizados.

Provérbios Modernizados
                                                  & nbsp;                                                  Millôr Fernandes

1. A substância inodora e incolor que já se foi não é mais capaz de comunicar movimento ou acção ao engenho especial para triturar cereais.
2. Aquele que se deixa prender sentimentalmente por criatura inteiramente destítuida de dotes físicos, de encanto, ou graça, acha-a extraordináriamente dotada desses mesmos dotes que outros não lhe vêem.
3. O artífice ou operário que fabrica um cabaz fundo fabrica vinte vezes o quíntuplo disso.
4. De unidade de cereal em unidade de cereal a ave de crista carnuda e asas curtas e largas da família das galinácias abarrota a bolsa que existe nessa espécie por uma dilatação do esôfago e na qual os alimentos permanecem algum tempo antes de passarem à moela.
5. O Espírito das Trevas não é tão destituído de encantos e graças físicas quanto se o representa por meio de traços e cores.
6. Aquele que anuncia por palavras tudo que satisfaz o seu ego, tende a perceber pelos orgãos de audição coisas que não se destinam a aumentar-lhe o sentimento de euforia.
7. Quando o Sol está abaixo do horizonte a totalidade dos animais domésticos da família dos Felídeos são de cor mescla entre branco e preto.
8. O traje característico que usa não identifica fundamentalmente a pessoa que por fanatismo, misticismo ou cálculo se isola da sociedade levando vida austera e desligada das coisas mundanas.
9. A criatura canonizada que vive em nosso próprio lar não é capaz de produzir efeito extraordinário que vá contra as leis fundamentais da natureza.

10. Por cada um dos prolongamentos articulados em que terminam os pés e mãos do homem e outros animais se estabelece a identidade do ser de estatura descomunal.

No texto, ele utiliza uma linguagem formal para os provérbios,contrariando a linguagem informal por se  tratar de um contexto popular.

Os alunos deverão ler e comparar com suas produções:

a)O que se assemelha?

b) O que difere?

c) O contexto que você propôs está melhor articulado? Por quê?

4ª aula

Trabalhando com a gramática: Verbo

Com a folha de provérbios em mãos, trabalhe com os alunos o Modo: Indicativo e tempo verbal: Presente.

Atividade 1:

Solicite aos alunos que circulem todos os verbos da lista de provérbios abaixo:

Atividade 2:

Peça que transcrevam as formas verbais presentes em cada um dos provérbios e indiquem em qual modo e tempo verbal eles se encontram:

Chave de resposta:

1-      movem

2-      ama / parece

3-      faz

4-      enche

5-      é/ pinta

6-      diz/ quer /ouve

7-   são

8-      faz

9-      faz

10-  conhece


 Os alunos deverão concluir que todos os verbos se encontram no presente do Indicativo.

Atividade 3:

Testando os conhecimentos sobre provérbios.

Professor, faça  uma folha de exercícios com provérbios para que os alunos completem as frases com os verbos. Você poderá  solicitar várias atividades através dessa. Por exemplo: pedir que identifiquem o tempo verbal dos verbos, a conjugação que cada um pertence, o modo...tudo dependerá  do que você já tiver trabalhado anteriormente ou quiser trabalhar a partir dessas aulas.

Veja alguns modelos:

A ) Cada um __________a brasa para a sua sardinha.   (puxa- 1ª conjugação)

B) A andorinha __________o rei leão. ( salvou- pretérito perfeito do indicativo)

C) Casarás, amansarás e te ______________. ( arrependerás- 2ª pessoa do singular do      pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo)

No meio do caminho

Recursos Educacionais
Nome Tipo
No meio do caminho Animação/simulação
Recursos Complementares

1) Professor, proponha a criação de paródias a partir de músicas populares e faça um concurso com os alunos.

2) Leitura do livro sobre ditados e provérbios.
PINTO, Ciça Alves. Livro dos Provérbios, Ditados, Ditos Populares e Anexins. São Paulo: Senac,2000.

2) O vídeo “Expressões populares [Sua língua] (03.03.2009) encontrado em Recursos Educacionais aqui no site do Portal, apresenta expressões populares da língua portuguesa, como, por exemplo, “chorar o leite derramado”.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18653
( Acesso feito dia 02/10/2009)

Avaliação

Professor observe se as atividades propostas geraram nos alunos habilidades de refletir sobre a linguagem popular contida nos provérbios e as características desse tipo de texto; se houve dificuldade em transformar uma linguagem informal em formal e decodificar sua mensagem. Avalie o interesse dos alunos em produzir as paródias e aproveite para trabalhar outras competências com os alunos: criatividade, ortografia, concordância, regência, pontuação, dentre outros.

Não se esqueça de eleger como elementos avaliativos os que você trabalhou com mais ênfase. Os textos escritos pelos alunos devem servir como importantes diagnósticos a partir de que você definirá os próximos passos de suas aulas. O que precisa ser revisto? Como buscar elementos para sistematizar determinado conteúdo de estudo?

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • deth, Coréia do Sul - dijo:
    debora.love07@gmail.com

    18/09/2015

    Cinco estrelas

    Mt legal


  • tamires benigno, colegio arco iris , Pernambuco - dijo:
    nicolevictory2014@hotmail.com

    07/08/2015

    Cinco estrelas

    otima tava sem imaginaçao de como explicar isto aos meus alunos


  • guaciara, centro educacional normelio moura da costa , Bahia - dijo:
    guacy40monteiro@hotmail.com

    31/10/2011

    Cinco estrelas

    Que bom que existe pessoas como você Fabiane que com ideias simples porem de extrema competência facilitam o trabalho de professores. E ainda existem aqueles que nem se dão o trabalho de pesquisar para tentar aplicar uma aula melhor para esses trabalhadores que chegam cansados e ávidos por saberem um pouco mais. valeu!!!!!!!!


  • nilza de freitas sousa, E. E. E.F. M. PADRE ARISTIDES , Paraíba - dijo:
    nilzadefreitassousa@gmail.com

    25/10/2011

    Cinco estrelas

    aula bem elaborada, ótima sugestão para quem tem dificuldades em planejamento. estou muito grata pelas sugestões.


  • Angélica Castilho, Colégio Estadual Visconde de Cairu , Rio de Janeiro - dijo:
    aocastilho@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Ótima aula. Bem diversificadas as atividades.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.