Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


MÁSCARAS

 

22/03/2010

Autor y Coautor(es)
SOLANGE DA CRUZ BATTIROLA
imagem do usuário

SAO LUIZ GONZAGA - RS ESC EST DE ENS FUND SENADOR PINHEIRO MACHADO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como apreciação
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através de uma breve explanação os alunos aprenderão que uma máscara é um acessório utilizado para cobrir o rosto, utilizado para diversos propósitos: lúdicos (como nos bailes de máscaras e no carnaval), religiosos, artísticos ou de natureza prática (máscaras de proteção). A palavra tem, provavelmente, origem no latim mascus ou masca = "fantasma", ou no árabe maskharah = "palhaço", "homem disfarçado". Muitas vezes tribos africanas usavam máscaras em cerimônias de passagem entre a vida e a morte. Principais funções de uma máscara: disfarce; símbolo de identificação; esconder a sua identidade; transfiguração; representação de espíritos da natureza, deuses, antepassados, seres sobrenaturais ou rosto de animais; participação em rituais (muitas vezes presente, porém sem utilização prática); interação com dança ou movimento ou mero adereço.

Duração das atividades
2 AULAS DE 50 MIN. CADA
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Simetria - já que serão utilizados desenhos simétricos na construçào das máscaras.

Outro enfoque  interessante seria resgatar:

HISTÓRIA DAS MÁSCARAS
No Ocidente, a máscara foi utilizada primeiro na Grécia Antiga, todos os anos, durante as festividades de Dionísio, o deus do vinho e da fertilidade. Como o vinho vem do suco da uva e tem de ficar pelo menos três meses fechado num recipiente para ficar pronto, essas festas aconteciam logo depois que se abriam os barris de vinho produzidos no ano anterior. Nessa data, todos bebiam, cantavam e dançavam. Dizem que essas festividades dos povos antigos deram origem ao carnaval. Pois não é que nas cerimônias para o deus Dionísio usava-se uma máscara porque se acreditava que, assim, ele estaria presente entre as pessoas durante a festa. O teatro é uma arte que explorou frequentemente a magia das máscaras. Em muitas culturas ditas primitivas da África, da América e do Oceano Pacífico, as máscaras são usadas em cerimônias religiosas. São feitas de diversos materiais naturais como madeira, fibras, palhas, barro, chifres, conchas, plumas, peles de animais, pedras, tecido ou espiga de milho, entre outros. Em algumas tribos indígenas, por exemplo, cabe aos índios mais idosos usá-las durante rituais para curar doentes, espantar maus espíritos,  em de  celebrações casamentos ou em ritos de passagem - cerimônias nas quais os meninos e as meninas do grupo passam da infância para a idade adulta.

Estratégias e recursos da aula

Recursos Complementares

Primeiro, confeccionar máscaras no papel e depois, com suas idéias tentar construir sua máscara com utilizando diversos tipos de materiais de sucata.

Avaliação

Avaliamos a criatividade, a originalidade na criação, confecção e a “utilização” de máscaras, fazendo-as saírem do mundo das idéias, perpassando os papéis e optando por criações em  formatos variados e com materiais concretos, tendo inúmeras possibilidades de trabalhar os elementos das artes visuais, da criação e da aproximação com outras culturas, levando nossos  alunos à utilização de diferentes materiais para a confecção das máscaras, podemos inovar e incrementar com tudo que imaginação criar,  oferecendo  momentos agradáveis na aula de ARTES para eles vivenciarem diferentes experiências criando e recriando diferentes máscaras e representações.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • SIMONE, Escola , Rio Grande do Sul - dijo:
    simonebravo51@gmail.com

    21/06/2013

    Quatro estrelas

    Oi sou de São Luiz Gonzagamas moro em Sapiranga e adorei dar sua aula aqui . Foi um complemento para minhas aula porque vou passar como fazer mascaras com gesso.


  • lourdes maria, E.E. Hely Lopes Meirelles , São Paulo - dijo:
    luroncaratti@yahoo.com.br

    25/04/2010

    Quatro estrelas

    É uma boa oportuidade para inicio do ano, já que entramos praticamente no Carnaval. Podemos trabalhar varios temas, materiais e idéias com este tema. Grata.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.