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Trabalho escravo no Brasil contemporâneo

 

28/09/2009

Autor y Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Aléxia Pádua Franco

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o que é e quais são as características do trabalho escravo no Brasil contemporâneo.
Analisar as possibilidades existentes para a libertação dos trabalhadores escravizados, identificando os desafios colocados para a erradicação do trabalho escravo na sociedade brasileira atual.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O sistema escravista no Brasil, entre os séculos XVI e XIX, e a abolição legal do trabalho escravo em 1888.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 e 2

Atividade: Seminário de Textos sobre o Trabalho Escravo no Brasil Contemporâneo

Orientações:
1- Dividir os alunos em 4 grupos e atribuir a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresentação, para a turma, de um texto relativo à Escravidão no Brasil Contemporâneo.

2- Os textos devem ser entregues com antecedência para que os grupos tenham tempo de estudar o conteúdo e preparar a apresentação. Portanto, a divisão da turma em grupos, a definição do texto de cada grupo, bem como as orientações para a apresentação devem preceder a execução da atividade proposta.

3- Nas orientações aos alunos, destacar:

• No seminário, as idéias centrais do texto serão apresentadas e discutidas pelo grupo que, em hipótese alguma, deve ler o texto para a turma durante a apresentação. Apenas um ou outro parágrafo mais significativo pode ser lido. O grupo deverá evidenciar a sua compreensão sobre o texto estudado e também o seu posicionamento em relação às questões propostas pelo autor. Desta forma, é imprescindível que o aluno compreenda as idéias do texto e as apresente numa fala espontânea.

• Quando possível, apresentar dados numéricos e/ou estatísticos, siglas e significados, imagens, etc, utilizando, para isto, cartazes e recursos áudio-visuais disponíveis na escola. As idéias centrais do texto, bem como as conclusões do grupo ficarão mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, além da fala, forem utilizados.

• Caso o grupo decida utilizar algum recurso áudio-visual que considere relevante na discussão das questões centrais do seu texto deve fazê-lo, desde que o recurso ocupe apenas uma parte do tempo destinado à apresentação e não prejudique a discussão do texto principal.

Textos referenciais para o Seminário

1- O primeiro grupo deve discutir sobre os significados da lei Áurea de 1888 e a continuidade da exploração degradante e ilegal do trabalho nos dias atuais.
O texto de referência para este grupo é:

Por que a Lei Áurea não representou a abolição definitiva? Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1346

2- O segundo grupo tem a tarefa de discutir sobre o que é o trabalho escravo no Brasil contemporâneo e quais são as suas principais características.
Os textos de referência para este grupo são:

O que é trabalho escravo. Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br/conteudo.php?id=4

Como uma pessoa livre se torna escrava. Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br/conteudo.php?id=5

3- O terceiro grupo deve refletir sobre as possibilidades existentes para a libertação daqueles que se tornam escravos no Brasil atual.
O texto de referência para este grupo é:

Como uma pesso a escrava se torna livre. Disponível em: http://www.reporterb rasil.org.br/conteud o.php?id=6

4- O quarto grupo deve discutir sobre como a legislação brasileira trata do crime de submeter alguém às condições análogas à de um escravo na atualidade, uma vez que a escravidão foi legalmente proibida no Brasil em 1888.

O texto de referência para este grupo é:

O trabalho escravo e a legislação brasileira. Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br/conteudo.php?id=55

Durante as apresentações os alunos anotam as idéias centrais, levantam dúvidas e buscam esclarecimentos para as mesmas no tempo reservado para o debate. Ao final, sistematizam as suas idéias sobre as temáticas abordadas no Seminário registrando-as no caderno. 

Aula 3:
Para o aprofundamento das questões debatidas no Seminário de Textos, propor o vídeo: "Aprisionados por promessas: a escravidão contemporânea no campo brasileiro", disponível no portal do professor:

Aprisionados por promessas a escravidão contemporânea no campo brasileiro

Orientações:
1- O vídeo traz depoimentos de trabalhadores rurais, expõe as condições de trabalho na escravidão contemporânea e apresenta os desafios colocados para a erradicação do trabalho escravo no Brasil atual. Após a projeção, o professor deve pedir aos alunos que discutam as idéias centrais do vídeo e as relacione com os textos trabalhados no seminário.
2- Solicitar aos alunos que registrem, no caderno, as suas observações e conclusões sobre o assunto.

Aula 4:

Produção de texto sobre o Trabalho Escravo no Brasil Contemporâneo

Para que os alunos sistematizem as idéias centrais do tema trabalhado na aula, solicitar a eles que produzam um texto de acordo com o seguinte roteiro:

1- Como um trabalhador se torna escravo na atualidade.
2- As pressões exercidas pela sociedade civil contra o trabalho escravo contemporâneo.
3- As medidas adotadas pelo governo brasileiro para a erradicação do trabalho escravo.
4- Suas conclusões sobre o assunto.

No endereço a seguir foram publicados, por mim, alguns textos produzidos por alunos do 8º Ano do ensino fundamental, após o trabalho com o tema proposto para esta aula. Confira: http://gephiseseba.blogspot.com/

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Aprisionados por promessas a escravidão contemporânea no campo brasileiro Vídeo
Recursos Complementares

Professor, o site da organização não governamental “Repórter Brasil” é uma excelente fonte para pesquisa e informação a respeito do trabalho escravo no Brasil e para o acompanhamento de ações encaminhadas para a sua erradicação. A ONG é membro da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), ligada à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos. Indique o site aos seus alunos e confira, você mesmo, o trabalho realizado pela “Repórter Brasil”, desde a sua criação em 2001, até os dias atuais. Acesse: http://www.reporterbrasil.org.br/

Avaliação

Tendo como princípio que a ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento, o professor poderá avaliar os alunos a cada etapa do trabalho, em atividade como: preparação e apresentação do seminário, debate das questões centrais discutidas nos textos do seminário, interpretação e debate das idéias centrais do vídeo apresentado na aula e produção de texto sobre o tema proposto para a aula. 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

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Opiniones

  • Denise, Espanha - dijo:
    figueiredo.denise@gmail.com

    29/03/2013

    Cinco estrelas

    Para a maestra que disse que os alunos nao tínham interesse, faça o seminário e junto,paralelo um evento final, uma peça teatral, cujas partes vao sendo escritas no seminário com as experiências deles.


  • Noemi Rodrigues de Almeida, ANTONIO X DA SILVEIRA C E E FUN MED NOR , Paraná - dijo:
    noemiralmeida@seed.gov.br

    28/10/2010

    Três estrelas

    A aula é excelente, porém não há interesse algum de meus alunos para com apresentação de trabalhos.Minha experiencia com seminários não alcançou o resultado esperado.


  • Paula Andresa da Silva, JARDIM ALEGRE C E E FUND MEDIO , Paraná - dijo:
    profpaula.ceja@gmail.com

    15/10/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula muito interessante, haja vista, que permite que o educando tenha contato com diferentes fontes históricas. Possibilitando o desenvolvimento de ideias e conceitos históricos. Tornando os discentes capazes de construir o conhecimento por si próprios.


  • Gilberto de Almeida Dobbins, Col. Est. Jardim Alegre , Paraná - dijo:
    gilbertodobbinss@gmail.com

    15/10/2010

    Cinco estrelas

    A aula é excelente,pois vejo que o ensino de História deve atingir um de seus objetivos principais que é mostrar ao discente que ele faz parte da História. E, trabalhando em forma de seminário pode-se fazer uma relação direta com os modelos de trabalhos exploratórios atuais, percebendo com isso, que a escravidão não acabou no ano de 1888 com a assinatura da Lei Áurea, mas, que esta relação de trabalho está "camuflada".E dessa forma sendo "aceita" pela sociedade, sem questionamento, muitas vezes.


  • rosimere souza ribeiro, E.E PROF.ALZIRA MARIA DA SILVA , Mato Grosso - dijo:
    rosimeresouza59@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    na minha opiniao a aula ficou exelente, pois os alunos tiveram toda a libedade de expressoes onde poderam participarem em grupo assim havendo troca de ideias um com o outro, com apresentaçao dos alunos A forma como a professora organizou as equipes de aluno foi bom , os relatos em seus cadernos em forma de avaliaçao ficou bom trabalhar com o depoimento atraves do video.


Sem classificação.
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