28/09/2009
Aléxia Pádua Franco
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Compreender o que é e quais são as características do trabalho escravo no Brasil contemporâneo.
Analisar as possibilidades existentes para a libertação dos trabalhadores escravizados, identificando os desafios colocados para a erradicação do trabalho escravo na sociedade brasileira atual.
O sistema escravista no Brasil, entre os séculos XVI e XIX, e a abolição legal do trabalho escravo em 1888.
Aula 1 e 2
Atividade: Seminário de Textos sobre o Trabalho Escravo no Brasil Contemporâneo
Orientações:
1- Dividir os alunos em 4 grupos e atribuir a cada grupo a responsabilidade pelo estudo e apresentação, para a turma, de um texto relativo à Escravidão no Brasil Contemporâneo.
2- Os textos devem ser entregues com antecedência para que os grupos tenham tempo de estudar o conteúdo e preparar a apresentação. Portanto, a divisão da turma em grupos, a definição do texto de cada grupo, bem como as orientações para a apresentação devem preceder a execução da atividade proposta.
3- Nas orientações aos alunos, destacar:
• No seminário, as idéias centrais do texto serão apresentadas e discutidas pelo grupo que, em hipótese alguma, deve ler o texto para a turma durante a apresentação. Apenas um ou outro parágrafo mais significativo pode ser lido. O grupo deverá evidenciar a sua compreensão sobre o texto estudado e também o seu posicionamento em relação às questões propostas pelo autor. Desta forma, é imprescindível que o aluno compreenda as idéias do texto e as apresente numa fala espontânea.
• Quando possível, apresentar dados numéricos e/ou estatísticos, siglas e significados, imagens, etc, utilizando, para isto, cartazes e recursos áudio-visuais disponíveis na escola. As idéias centrais do texto, bem como as conclusões do grupo ficarão mais claras (e mais interessantes) para a turma se outros recursos, além da fala, forem utilizados.
• Caso o grupo decida utilizar algum recurso áudio-visual que considere relevante na discussão das questões centrais do seu texto deve fazê-lo, desde que o recurso ocupe apenas uma parte do tempo destinado à apresentação e não prejudique a discussão do texto principal.
Textos referenciais para o Seminário
1- O primeiro grupo deve discutir sobre os significados da lei Áurea de 1888 e a continuidade da exploração degradante e ilegal do trabalho nos dias atuais.
O texto de referência para este grupo é:
Por que a Lei Áurea não representou a abolição definitiva? Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1346
2- O segundo grupo tem a tarefa de discutir sobre o que é o trabalho escravo no Brasil contemporâneo e quais são as suas principais características.
Os textos de referência para este grupo são:
O que é trabalho escravo. Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br/conteudo.php?id=4
Como uma pessoa livre se torna escrava. Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br/conteudo.php?id=5
3- O terceiro grupo deve refletir sobre as possibilidades existentes para a libertação daqueles que se tornam escravos no Brasil atual.
O texto de referência para este grupo é:
Como uma pesso a escrava se torna livre. Disponível em: http://www.reporterb rasil.org.br/conteud o.php?id=6
4- O quarto grupo deve discutir sobre como a legislação brasileira trata do crime de submeter alguém às condições análogas à de um escravo na atualidade, uma vez que a escravidão foi legalmente proibida no Brasil em 1888.
O texto de referência para este grupo é:
O trabalho escravo e a legislação brasileira. Disponível em: http://www.reporterbrasil.org.br/conteudo.php?id=55
Durante as apresentações os alunos anotam as idéias centrais, levantam dúvidas e buscam esclarecimentos para as mesmas no tempo reservado para o debate. Ao final, sistematizam as suas idéias sobre as temáticas abordadas no Seminário registrando-as no caderno.
Aula 3:
Para o aprofundamento das questões debatidas no Seminário de Textos, propor o vídeo: "Aprisionados por promessas: a escravidão contemporânea no campo brasileiro", disponível no portal do professor:
Aprisionados por promessas a escravidão contemporânea no campo brasileiro
Orientações:
1- O vídeo traz depoimentos de trabalhadores rurais, expõe as condições de trabalho na escravidão contemporânea e apresenta os desafios colocados para a erradicação do trabalho escravo no Brasil atual. Após a projeção, o professor deve pedir aos alunos que discutam as idéias centrais do vídeo e as relacione com os textos trabalhados no seminário.
2- Solicitar aos alunos que registrem, no caderno, as suas observações e conclusões sobre o assunto.
Aula 4:
Produção de texto sobre o Trabalho Escravo no Brasil Contemporâneo
Para que os alunos sistematizem as idéias centrais do tema trabalhado na aula, solicitar a eles que produzam um texto de acordo com o seguinte roteiro:
1- Como um trabalhador se torna escravo na atualidade.
2- As pressões exercidas pela sociedade civil contra o trabalho escravo contemporâneo.
3- As medidas adotadas pelo governo brasileiro para a erradicação do trabalho escravo.
4- Suas conclusões sobre o assunto.
No endereço a seguir foram publicados, por mim, alguns textos produzidos por alunos do 8º Ano do ensino fundamental, após o trabalho com o tema proposto para esta aula. Confira: http://gephiseseba.blogspot.com/
Nome | Tipo |
---|---|
Aprisionados por promessas a escravidão contemporânea no campo brasileiro | Vídeo |
Professor, o site da organização não governamental “Repórter Brasil” é uma excelente fonte para pesquisa e informação a respeito do trabalho escravo no Brasil e para o acompanhamento de ações encaminhadas para a sua erradicação. A ONG é membro da Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), ligada à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos. Indique o site aos seus alunos e confira, você mesmo, o trabalho realizado pela “Repórter Brasil”, desde a sua criação em 2001, até os dias atuais. Acesse: http://www.reporterbrasil.org.br/
Tendo como princípio que a ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor dando-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante no seu desenvolvimento, o professor poderá avaliar os alunos a cada etapa do trabalho, em atividade como: preparação e apresentação do seminário, debate das questões centrais discutidas nos textos do seminário, interpretação e debate das idéias centrais do vídeo apresentado na aula e produção de texto sobre o tema proposto para a aula.
Quatro estrelas 5 calificaciones
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29/03/2013
Cinco estrelasPara a maestra que disse que os alunos nao tínham interesse, faça o seminário e junto,paralelo um evento final, uma peça teatral, cujas partes vao sendo escritas no seminário com as experiências deles.
28/10/2010
Três estrelasA aula é excelente, porém não há interesse algum de meus alunos para com apresentação de trabalhos.Minha experiencia com seminários não alcançou o resultado esperado.
15/10/2010
Cinco estrelasAchei a aula muito interessante, haja vista, que permite que o educando tenha contato com diferentes fontes históricas. Possibilitando o desenvolvimento de ideias e conceitos históricos. Tornando os discentes capazes de construir o conhecimento por si próprios.
15/10/2010
Cinco estrelasA aula é excelente,pois vejo que o ensino de História deve atingir um de seus objetivos principais que é mostrar ao discente que ele faz parte da História. E, trabalhando em forma de seminário pode-se fazer uma relação direta com os modelos de trabalhos exploratórios atuais, percebendo com isso, que a escravidão não acabou no ano de 1888 com a assinatura da Lei Áurea, mas, que esta relação de trabalho está "camuflada".E dessa forma sendo "aceita" pela sociedade, sem questionamento, muitas vezes.
24/03/2010
Cinco estrelasna minha opiniao a aula ficou exelente, pois os alunos tiveram toda a libedade de expressoes onde poderam participarem em grupo assim havendo troca de ideias um com o outro, com apresentaçao dos alunos A forma como a professora organizou as equipes de aluno foi bom , os relatos em seus cadernos em forma de avaliaçao ficou bom trabalhar com o depoimento atraves do video.