Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Entendendo a paisagem local

 

30/10/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

Leda Maria Correa Moura

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Ensino Fundamental Final Geografia Construção do espaço: os territórios e os lugares
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao término das atividades o aluno deverá ser capaz de:

- descrever paisagens;

- identificar elementos naturais e elementos artificiais nas paisagens;

- Conhecer e reconhecer o relevo brasileiro;

- identificar o relevo do seu local de moradia.

Duração das atividades
04 horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- conhecer o conceito de paisagem;
- diferenciar natural de artificial;
- fazer descrições (ver recursos complementares).

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

Aula lá fora: professor, realize uma pequena excursão com seus alunos. Leve-os para conhecer a região com olhar geográfico. Peça que observem a paisagem, lembrando que, segundo Miltom Santos, "paisagem é tudo aquilo que a vista abarca". Em seguida, peça que escolham uma paisagem, das diversas que estão podendo visualizar, e a descrevam. Se você tiver uma máquina fotográfica digital (ou os alunos tiverem), façam fotos de cada paisagem - uma para cada aluno.

Aula 2:

 

Organizem um album digital na web com as imagens, isso pode ser feito, por exemplo, no Picassa (http://picassaweb.google.com).
Peça que os alunos preparem suas postagens fazendo a descrição da paisagem escolhida. Diga que a descrição pode ter, também, características subjetivas, como as sensações/sentimentos advindos da observação daquela paisagem e que podem ter levado à sua escolha.
A descrição deve conter dados como:
- onde é esta paisagem?
- ela apresenta elementos naturais? Quais?
- ela apresenta elementos artificiais? Quais?

Este álbum deve ser compartilhado entre os alunos e deixado público. Se a escola tiver site, você pode fazer um link para o álbum.

Aula 3:

Também no laboratório de informática

Professor, agrupe as paisagens afins para poder trabalhar sua formação com os alunos.
Apresente, comente e fundamente, a partir das imagens coletadas, a formação do relevo, a vegetação natural e o clima da região.
Peça para que os alunos explorem o recurso "Relevo brasileiro" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12204/relevobrasil.swf). Além de conhecer a diversidade do relevo brasileiro, eles devem verificar a classificação específica do relevo da região e anotar.

Unidades do relevo brasileiro




Professor, aproveite o recurso para explicar os conceitos presentes nele: planalto, depressões e planícies, detalhando sua formação. É importante que os alunos tenham a informação do "todo" no relevo brasileiro, mas o foco principal deve ser na região onde vocês estão.

Aula 4:

Em sala de aula

Utilize nesta aula o livro didático. Explore o capítulo sobre relevo, fazendo sempre relações com as paisagens que os alunos descreveram, de modo que eles possam compreender o relevo local, sua formação e a forma como a sociedade apropriou-se do lugar.
Conclua as atividades, solicitando que os alunos revejam suas descrições, acrescentando informações obtidas por meio da exploração do recurso "relevo brasileiro" e da exploração orientada do livro didático.

Do local para o global: não deixe de esclarecer que os tipos de relevos estão presentes em todo o planeta; que há relevos semelhantes em outras partes do Brasil e do mundo. Você deixar uma perguntinha para o s alunos, uma semente que pode dar origem a outra aula: será que em todos os lugares onde relevo similar a população apropriou-se da mesma mameira do espaço?

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Unidades do relevo brasileiro Animação/simulação
Recursos Complementares

1) Professor, você pode pedir para o professor de língua portuguesa detalhar para os alunos o como fazer descrições.

O site "Brasil escola" oferece o texto "Como fazer uma boa descrição?" no endereço:

http://www.brasilescola.com/redacao/como-fazer-uma-boa-descricao.htm.

2) Sobre aulas de campo, veja projeto em desenvolvimento em Telêmaco Borba/PR: http://estagiocewk.pbworks.com/Educa%C3%A7%C3%A3o-Ambiental-2009. Você pode observar um roteiro da aula e outro para as anotaçãoes dos alunos; também um modelo de autorização dos pais para a saídas dos alunos da escola.

Avaliação

A avaliação deve ser feita durante todo o processo. Os critérios a serem utilizados devem considerar se o aluno:
a) participou da aula lá fora?

b) escolheu sua paisagem e fotografou-a?

c) descreveu sua paisagem de acordo com o solicitado e a postou no álbum?

d) fez a exploração do livro didático, verificando o relevo da região?

e) atualizou a descrição da "sua" paisagem considerando as informações obtidas nas aulas?

f) compreendeu os conceitos apresentados e foi capaz de relacioar com a sua localidade?

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Fernanda , Esc. Municipal Aída Gomes Bezerra/ Pedra Grande(interior) , Rio Grande do Norte - dijo:
    fernandinha126@yahoo.com.br

    11/03/2011

    Cinco estrelas

    Interessante a proposta de aula que você propõe. Leva o aluno vivenciar aquilo que aprendeu em sala de aula. Parabéns!


  • MÁRIO MASCARENHAS, ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO PLÁCIDO DE CASTRO , Pará - dijo:
    mario.mascarenhas@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Essa forma de abordagem do tema é realmente muito interessante. Nessa proposta há a união da teoria com pratica pedagógica. Estou disposto em desenvolver esta proposta com meus alunos .


  • Roseli Aparecida Carrilho Soares Duarte, Prof Roseli da escola publica estadual. , Mato Grosso do Sul - dijo:
    ROSELICARRILHO@HOTMAIL.COM

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei sua aula, a forma que foi direcionando o conteúdo ao mesmo tempo que proporcionou ao aluno uma visão crítica de seu espaço local.Muito bom!


  • Sergio roberto de Souza Buco, SANTA CLARA C E E FUND MEDIO , Paraná - dijo:
    srsbucco@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bacana a proposta de aulas sobre paisagem, território, relevo. Há bastante desafios e interação da realidade/imagem/sujeitos. Parabéns! Abç!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.