30/10/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Geografia | Paisagens e diversidade territorial no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Ao término das atividades o aluno deverá ser capaz de:
- descrever paisagens;
- identificar elementos naturais e elementos artificiais nas paisagens;
- Conhecer e reconhecer o relevo brasileiro;
- identificar o relevo do seu local de moradia.
- conhecer o conceito de paisagem;
- diferenciar natural de artificial;
- fazer descrições (ver recursos complementares).
Aula lá fora: professor, realize uma pequena excursão com seus alunos. Leve-os para conhecer a região com olhar geográfico. Peça que observem a paisagem, lembrando que, segundo Miltom Santos, "paisagem é tudo aquilo que a vista abarca". Em seguida, peça que escolham uma paisagem, das diversas que estão podendo visualizar, e a descrevam. Se você tiver uma máquina fotográfica digital (ou os alunos tiverem), façam fotos de cada paisagem - uma para cada aluno.
Organizem um album digital na web com as imagens, isso pode ser feito, por exemplo, no Picassa (http://picassaweb.google.com).
Peça que os alunos preparem suas postagens fazendo a descrição da paisagem escolhida. Diga que a descrição pode ter, também, características subjetivas, como as sensações/sentimentos advindos da observação daquela paisagem e que podem ter levado à sua escolha.
A descrição deve conter dados como:
- onde é esta paisagem?
- ela apresenta elementos naturais? Quais?
- ela apresenta elementos artificiais? Quais?
Este álbum deve ser compartilhado entre os alunos e deixado público. Se a escola tiver site, você pode fazer um link para o álbum.
Professor, agrupe as paisagens afins para poder trabalhar sua formação com os alunos.
Apresente, comente e fundamente, a partir das imagens coletadas, a formação do relevo, a vegetação natural e o clima da região.
Peça para que os alunos explorem o recurso "Relevo brasileiro" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12204/relevobrasil.swf). Além de conhecer a diversidade do relevo brasileiro, eles devem verificar a classificação específica do relevo da região e anotar.
Professor, aproveite o recurso para explicar os conceitos presentes nele: planalto, depressões e planícies, detalhando sua formação. É importante que os alunos tenham a informação do "todo" no relevo brasileiro, mas o foco principal deve ser na região onde vocês estão.
Utilize nesta aula o livro didático. Explore o capítulo sobre relevo, fazendo sempre relações com as paisagens que os alunos descreveram, de modo que eles possam compreender o relevo local, sua formação e a forma como a sociedade apropriou-se do lugar.
Conclua as atividades, solicitando que os alunos revejam suas descrições, acrescentando informações obtidas por meio da exploração do recurso "relevo brasileiro" e da exploração orientada do livro didático.
Do local para o global: não deixe de esclarecer que os tipos de relevos estão presentes em todo o planeta; que há relevos semelhantes em outras partes do Brasil e do mundo. Você deixar uma perguntinha para o s alunos, uma semente que pode dar origem a outra aula: será que em todos os lugares onde relevo similar a população apropriou-se da mesma mameira do espaço?
Nome | Tipo |
---|---|
Unidades do relevo brasileiro | Animação/simulação |
1) Professor, você pode pedir para o professor de língua portuguesa detalhar para os alunos o como fazer descrições.
O site "Brasil escola" oferece o texto "Como fazer uma boa descrição?" no endereço:
http://www.brasilescola.com/redacao/como-fazer-uma-boa-descricao.htm.
2) Sobre aulas de campo, veja projeto em desenvolvimento em Telêmaco Borba/PR: http://estagiocewk.pbworks.com/Educa%C3%A7%C3%A3o-Ambiental-2009. Você pode observar um roteiro da aula e outro para as anotaçãoes dos alunos; também um modelo de autorização dos pais para a saídas dos alunos da escola.
A avaliação deve ser feita durante todo o processo. Os critérios a serem utilizados devem considerar se o aluno:
a) participou da aula lá fora?
b) escolheu sua paisagem e fotografou-a?
c) descreveu sua paisagem de acordo com o solicitado e a postou no álbum?
d) fez a exploração do livro didático, verificando o relevo da região?
e) atualizou a descrição da "sua" paisagem considerando as informações obtidas nas aulas?
f) compreendeu os conceitos apresentados e foi capaz de relacioar com a sua localidade?
Cinco estrelas 4 calificaciones
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11/03/2011
Cinco estrelasInteressante a proposta de aula que você propõe. Leva o aluno vivenciar aquilo que aprendeu em sala de aula. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasEssa forma de abordagem do tema é realmente muito interessante. Nessa proposta há a união da teoria com pratica pedagógica. Estou disposto em desenvolver esta proposta com meus alunos .
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei sua aula, a forma que foi direcionando o conteúdo ao mesmo tempo que proporcionou ao aluno uma visão crítica de seu espaço local.Muito bom!
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bacana a proposta de aulas sobre paisagem, território, relevo. Há bastante desafios e interação da realidade/imagem/sujeitos. Parabéns! Abç!!!