Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Debate deliberativo sobre Bullying

 

24/09/2009

Autor y Coautor(es)
ROSÂNGELA FERREIRA LUZ
imagem do usuário

DOURADOS - MS EM PROFª CLORI BENEDETTI DE FREITAS

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno aprenderá a organizar e analisar os dados de pesquisa, selecionando artigos e depoimentos que sejam úteis para a apresentação do trabalho em forma de debate. Sua pesquisa deverá ser salva no blog individual criado pelo aluno para difundir o tema na rede, para discussão e reflexão, aprenderá também a elaborar o discurso oral e escrito, usando expressões adequadas a um debate deliberativo, apresentando argumentos que embasem a posição tomada e com sugestões coerentes para serem colocadas em funcionamento dentro da comunidade escolar, tão logo findem as atividades em sala sobre o assunto. Aprenderá a perceber e utilizar a concordância verbal e nominal para clareza do material produzido. E também se sentirão valorizados, elevando a auto estima ao repassar as informações à toda escola.
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Pesquisa nos sites indicados sobre o tema;

Levantamento das informações encontradas e seleção das mesmas;

Organização do material para debate

Abertura do blog;

Produção de texto para apresentar o tema;

Produção de texto com sugestões para erradicar o bullying;

 Apresentação ao público, utilizando as expressões adequadas.

Estratégias e recursos da aula
 
Esta animação será  mostrada com o intuito de levantar a questão da exclusão social e, em seus comentários posteriores, perceberão que acontece por causa de preconceitos cimentados em nossa formação humana.
Em seguida trabalharão com a webquest planejada por mim e publicada no Docs.google, colada abaixo e imagens que serão mostradas no data show sobre situações de bullying no ambiente escolar.
Veja abaixo como foi idealizado a webquest:

Escola Municipal Clori Benedetti de Freitas

Língua Portuguesa

Elaborada por: Professora Rosângela Ferreira Luz

rosangelaluz@terra.com.br 


Introdução | Tarefa | Processo | Avaliação | Conclusão | Créditos | Página do Professor 


Introdução

O aluno lerá a webquest publicada ou digitada no word:

 (fala destinada ao aluno) Você sofre bullying em sua escola e não sabe o que fazer para se livrar desta vergonha e raiva que passa todo dia com alguém zombando de você? O que deve fazer?

Convivemos com o bullying sem perceber, seja como a vítima que sofre silenciosamente, como espectadores ou os causadores deste sofrimento…Como vítima você pode chegar ao suicídio e como bullier você não pode imaginar a reação de sua vítima e como espectador pode se traumatizar…

Mas o que é mesmo bullying?

Beste momento, os alunos visitarão os sites para definir o tema:

A Tarefa


Pesquisar nos sites recomendados o que é bullying.


Discutir as características do bullying, informando às outras turmas como erradicar o mal em nossa escola, apresentar sugestões para que as vítimas tenham direito e não medo de denunciar.

Vocês promoverão um debate deliberativo, esclarecendo o que é o tema e sugestões, com equipes organizadas para apresentação e divulgação das sugestões para toda a escola.



O Processo

Instruções para os alunos:
Prá começar a aquecer , vocês deverão organizar um grupo de três alunos…
Na nossa sala de tecnologias vocês acessarão o site indicado que o levará direto ao problema, ah, ah, agora começará sua aventura!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying 

http://www.bullying.com.br/BConceituacao21.htm 

http://nomorebullying.blig.ig.com.br/ 

Aqui você encontrará informações importantes para erradicar o MAL (bullying).

Texto para os alunos:
Estão sabendo agora do que se trata? Então, farão o texto argumentativo sobre o assunto. Bateu a dúvida de como produzir um texto argumentativo? vamos rever em sala de aula como organizar o texto argumentativo.

Agora que estão bem espertos com o que é o bullying, vocês irão assistir alguns slides sobre isso, aprofundando-se no assunto para informar aos pequenos de nossa escola como agir ou reagir quando perceber o bullying.Os vídeos estão em:
http://www.youtube.com/watch?v=6zavsKs2VDU

http://www.youtube.com/watch?v=qcQahMAKjHM 

http://www.mundorecord.com.br/play/1de33830-5e6d-4180-b1e0-5e8492cebd88 


Depois procurarão imagens no Google para a apresentação feita para os pequenos. Que imagens constrangedoras, não acham?
Capriche, agora vocês serão os professores.Escolham imagens para produzir um texto chamativo para a prevenção de atitudes do MAL (bullying) em nossa escola.

Que missão espinhosa! Hein?

http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=bullying&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2



Avaliação


Vocês serão avaliados de acordo com :

-participação no grupo; 

-apresentação;

-introdução;

-tarefa,

-o processo para chegar até a apresentação do Debate Deliberativo, no pátio da escola.

Cansaram?
Mas valeu a pena, né?

Serão avaliados com os critérios abaixo sendo classificados como: Iniciante, Profissional ou Mestre no assunto.

Participação no grupo
Comprometimento

-Não colaborou com o grupo, deixando de cumprir sua parte na tarefa combinada.

-Colaborou pouco com o grupo, cumprindo parcialmente sua tarefa.

-Contribuiu bastante com o grupo, trouxe novas idéias, trabalhou colaborativamente, cumprindo muito bem a tarefa proposta.


Respeito às opiniões

-Não soube respeitar a opinião da equipe durante as discussões, impondo suas opiniões o tempo todo.

-Esforçou-se por respeitar a opinião do grupo, mas em alguns momentos teve dificuldades.

-Respeitou a opinião do grupo e soube colocar suas idéias de modo compreensível, buscando resolver os desafios propostos.

Apresentação
-Clareza na apresentação (de acordo com a parte proposta para cada membro da equipe)
-A apresentação não trouxe grandes contribuições para entendimento do grupo relacionado a proposta de trabalho com WebQuest

-A apresentação trouxe alguns elementos importantes, no entanto deixou muitas dúvidas.

-A apresentação sintetizou muito bem elementos importantes contribuindo para compreensão da proposta pelos participantes da equipe. 

Conclusão

No término das atividades os educandos deverão formar uma opinião sobre o assunto e verbalizá-las para o grupo, produzir textos-denúncia sobre o assunto e dar palestras nas outras turmas com a responsabilidade de alarmar e sensibilizar os estudantes dos efeitos nocivos do bullying.

Créditos & Referências

Sites:

www.nomorebullying.com.br

www.bullying.com.br

www.wikipédia.com.br

www.youtube.com

www.images.google.com.br

www.globo.videos.com.br

Ao final do desenvolvimento da webquest, os alunos terão divulgado o tema tratado no blog da escola, onde postarão os resultados destas aulas e de outras possíveis.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Reflexo Animação/simulação
Recursos Complementares

Datashow para apresentação dos resultados encontrados pelos alunos para alunos;

Filmes relacionados ao tema, com discussão das atitudes e consequências. 

 Filme indicado: Columbine.

Avaliação

A avaliação será feita de acordo com a produção, engajamento dos alunos no desenvolvimento e apresentação do resultado de pesquisa, sempre observando se o aluno será capaz de:

Demonstrar compreensão de textos orais, nos gêneros previstos para as aulas, por meio de retomada de tópicos dos textos;

Atribuir sentido a textos orais e escritos, posicionando-se criticamente diante deles;

Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses (estudo, formação pessoal, realização da tarefa) e as características do gênero e suporte.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 10 calificaciones

  • Cinco estrelas 10/10 - 100%
  • Quatro estrelas 0/10 - 0%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Francisca Célia Chaves Sá Rocha, Centro de Ensino Nova Vitória , Maranhão - dijo:
    celiachaves.23@hotmail.com

    07/06/2011

    Cinco estrelas

    Amei a estrutura e o desenvolvimento da aula. O conteúdo está realmente trabalhado dentro dos critérios que requer a escola contemporanea.A representação e comunicação , a investigação e compreensão através da pesquisa e a contextualização sóciocultural com certeza darão autonomia aos discentes no sentido de buscar a construção do conhecimento.Está clicado com sites que dialogam com o assunto certamente será de uma riqueza profunda.


  • ana brito braga, U.E. 'Dr. Achiles Cruz , Maranhão - dijo:
    anabritobraga@gmail.com

    02/09/2010

    Cinco estrelas

    a aula é maravilhosa,extremamente esclarecedora quanto à questão da exclusão social.Parabéns.


  • IONE MARIA BATISTA MACHADO, E.E. "PADRE CHICO" , Minas Gerais - dijo:
    ionemaria7@hotmail.com

    26/05/2010

    Cinco estrelas

    Excelente a aula, já ouvi muito a respeito e no momento está nas manchetes dos jornais, revistas e internet. Estava procurando uma aula pra trabalhar com os alunos amanhã, pois irei substituir um professor e gosto de trabalhar com a auto estima dos alunos e tb com valores. PARABÉNS!!!!!!!!!1


  • Simone Cristina Possato, E.E. Profª LÍGIA TEREZINHA MARTINS , Mato Grosso do Sul - dijo:
    simonepossato2@hotmail.com

    25/05/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito importante o assunto que trabalhou, pois é um dos problemas sérios inseridos no ambiente escolar e, muitas pessoas, incluindo a maioria dos alunos de qualquer escola que seja, também desconhecem o verdadeiro significado e as consequências dessa brincadeira de mau gosto que é o "Bulling". Sua aula acrescentou conhecimentos e ideias que eu ainda não tive para ministrar uma aula. Obrigada.


  • Lorenna Duarte, EE MENDES GONÇALVES , Mato Grosso do Sul - dijo:
    profelorenna@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa a sua aula. Vou sugerir como projeto para a sala de tecnologia. Obrigada pela indicação.


  • Pedro, Escola , Mato Grosso do Sul - dijo:
    pedro5691@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótimo. Acho que os alunos ganharão muito com este trabalho.


  • Lilian, PMV , Espírito Santo - dijo:
    lilianrose@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente atividade, com abordagem muito atual.


  • Rosemar, Escola Prof. Clori Benedetti de Freitas , Mato Grosso do Sul - dijo:
    rosemar.rosendo@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Nossa! muito legal! Minha opinão sincera: acho que você e sua prática pedagógica ganham muito mais vida em contato direto com os alunos. Grande abraço.


  • ROSELENE MARIA REZENDE MACHADO, ESC.EST.SANTA ISABEL , Amazonas - dijo:
    ir.roselene@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A proposta de aula que observei foi rica criativa, boa de ser executada, bem idealizada antes e orientada,acompanhada passo a passo, conforme o roteiro de execução,tenho certeza que atingiu o objetivo na qual projetou.Juro que observando me inteirei neste contexto de projeção na qual sempre faço.Obrigada.


  • Luzia Maria de Souza, Escolas Capilé e Lóide Bonfim , Mato Grosso do Sul - dijo:
    luzia.prof@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Acho que o tema é bastante interessante para ser discutido em sala de aula e a maneira como será a participação dos alunos, visto que nessa faixa etária, o que mais vemos, é a prática do bullying - tipica entre adolescentes.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.