Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Despertando o gosto pela leitura

 

02/12/2009

Autor y Coautor(es)
Beatriz Rocha Gonçalves
imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS ESC EST ENS FUN ALM ALVARO ALBERTO MOTTA E SILVA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

       É fundamental que a educadora leia em voz alta os diferentes gêneros de textos. Através da leitura desses textos as crianças aprendem os usos e as funções da escrita, as características que distinguem os gêneros e as diferenças entre o oral e o escrito. E com isso se familiarizam com a linguagem e os elementos dos livros ( que contam histórias), dos jornais      ( informação) e dos textos instrucionais ( que incluem regras de jogos, receitas, ...).

O que o aluno poderá aprender com estas aulas: 

- Desenvolver o gosto pela leitura.

- Conhecer e apreciar os diferentes tipos de textos.

- Reconhecer os diferentes gêneros literários.

- Produzir textos tendo a professora como escriba.

- Ampliar o vocabulário.

- Interpretar e recontar os textos lidos.

Duração das atividades
6 aulas ( cada aula terá 50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

         - Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
            Toda a vez que a professora for trabalhar um texto antes deve  fazer perguntas para aguçar a curiosidade dos alunos para o que vai ser lido. E também deve sondar o que os alunos já sabem sobre os textos que estão sendo trabalhados.

Estratégias e recursos da aula

- Estratégias e recursos da aula:
a) aula interativa
b) rádio com CD
c) televisão
d) aparelho de DVD
e) máquina digital
f) computador
g) Data Show

-Aula 1.

            Num primeiro momento, os alunos irão se sentar numa roda. A professora irá mostrar a capa do livro "O ratinho, o gato,o galo” e fará as seguintes perguntas:
- Qual é o nome da história?
- Esse livro trata de que assunto?
- Que animais aparecem na capa? Onde será que eles vivem? E de que se alimentam? Como será o relacionamento entre eles?
- É possível que um gato seja amigo de um rato na vida real?
            Os alunos têm que justificarem suas respostas.
            Após, os questionamentos a professora fará a leitura do texto “ O ratinho, o gato e o galo”.
            No final da leitura a professora fará perguntas sobre o texto.
- Qual é o papel de cada personagem?
- Onde se passa a história?
- O que você achou da história? E por quê?
            A professora irá instigar os alunos a fazerem trocas de comentários e estimular que recontem o texto para os colegas. Os alunos que já sabem ler irão fazer a leitura para a turma.
            Num segundo momento os alunos irão fazer o registro da história. Esse registro se dará através do desenho e escrita de palavras.

Aula 2.

            Num primeiro momento, a professora irá se sentar na roda com os alunos. E fará os seguintes questionamentos:
- Que tipo de música vocês gostam?
- Quem sabe cantar uma música?
            Após, a professora colocará o CD com a música da Dona Barata. Depois de ouvirem a música fará as seguintes perguntas:
- Quem já conhecia essa música?
- O que acharam da canção? Por quê?
             Num segundo momento a professora irá distribuir a letra da música para os alunos lerem. Fará em seguida a leitura oral do texto. Após, irá pedir que escrevam no quadro palavras ditadas. A turma deverá ler as palavras escritas pelos colegas e corrigir quando necessário. Feito isso todos deverão escrever as palavras numa folha de ofício. E no final farão um desenho da música trabalhada.

Para enriquecer a aula a professora irá passar no Data show o video da musica da barata.

http://www.youtube.com/watch?v=l7VsurR48Ew

Aula 3.

            História sem texto. Livro “Brinquedo- André Neves”.
            A professora irá passar no Data Show a história “Brinquedo” do escritor André Neves. E na medida em que vai passando as imagens vai instigando os alunos para contar a história.
            No final a professora irá propor que a turma faça um texto coletivo. A educadora servirá de escriba para a turma. Após, os alunos deverão fazer o registro da história ( desenho e escrita de palavras).

Aula 4.

            Conto “A Bela Adormecida”
            Na rodinha a professora irá fazer as seguintes perguntas:
- Quem conhece a história “A Bela Adormecida”?
- Quem sabe o que são reis, rainhas, príncipes e princesas?
-Quem conhece histórias de princesas?
- Como são as princesas?
- Ainda existem princesas hoje em dia? Onde? Como seriam?
            O objetivo das perguntas acima é ativar conhecimentos prévios das crianças e associá-las à realidade atual. A professora irá ler a pesquisa que fez na internet sobre esse assunto.
            Depois a professora irá levar os alunos na sala do vídeo para as crianças assistirem o filme “A Bela Adormecida”.
            Ao retornarem à sala de aula a professora irá fazer perguntas sobre o filme assistido.
            Após, os alunos em grupo deverão desenhar a história( com início, meio e fim) numa cartolina. Eles também deverão elaborar frases ou idéias para cada ilustração. Esse trabalho vai precisar da colaboração de todos os integrantes do grupo. No final cada grupo irá apresentar o seu trabalho para os demais colegas.

Aula 5.

            A lenda do Uirapuru
            Na rodinha serão feitas as seguintes perguntas:
- O que será um Uirapuru? Quem conhece? Quem já ouviu falar?
-Pelo título da lenda, será que dá para saber se as personagens serão pessoas ou bichos?
            Após, a professora irá ler a lenda. E no final da leitura fará os seguintes questionamentos:
- De que trata essa história?
- Como foi que o Uirapuru surgiu?
- Porque isso aconteceu?
            Terminada as perguntas a professora explica a atividade que consiste em duplas usar o programa Tux Paint para desenhar e escrever palavras sobre o texto. Na sala de informática os alunos deverão realizar a atividade solicitada. A professora irá colocar um aluno que esteja mais avançado no processo de alfabetização com um que ainda não esteja, pois essa troca fará com que haja aprendizagem.
            Todos os trabalhos serão salvos e num outro momento a professora irá passar no Data Show o que as duplas criaram. As crianças poderão falar sobre os seus trabalhos e os dos colegas. O objetivo é que expressem suas opiniões sobre o que estão vendo e lendo.

Aula 6.

            A professora irá levar jornais, revistas, bulas de remédios, receitas culinárias, regras de jogos, poesias, e outros. Os alunos deverão ler esses textos, dizer para que servem, discutir suas utilidades e importâncias. Todos os dias a professora fará a leitura de um texto e todos serão incentivados a fazer comentários sobre o que ouviram. A professora irá filmar todos os dias as atividades de leitura .E no final irá montar um video e apresentará para as crianças.

Carta de intenções [Viagens de leitura]

 Este recurso é para o professor refletir sobre o seu planejamento.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Carta de intenções [Viagens de leitura] Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação
   A avaliação se dará em todo o processo da aprendizagem. Durante as atividades se fará perguntas, com o objetivo de fazer um diagnóstico para saber o que as crianças sabem sobre “Tipos de textos”.  Ao final do trabalho  será avaliada a participação, se o aluno identifica os gêneros literários, se reconta e interpreta os textos trabalhados, os desenhos, a leitura e a escrita ( respeitando o nível de alfabetização de cada aluno).
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 7 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/7 - 71,43%
  • Quatro estrelas 2/7 - 28,57%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Aureli, Colégio Luz do Saber , São Paulo - dijo:
    aesmelardi@gmail.com

    23/01/2016

    Cinco estrelas

    Adorei!! Me identifiquei muito com seu trabalho!! Amo trabalhar com meus alunos produções de textos! Parabéns!


  • Mônica marhold de Oliveira, MAPER , Mato Grosso do Sul - dijo:
    oliveiramarhold@hotmail.com

    09/07/2013

    Quatro estrelas

    Parabéns! com certeza o gosto pelo ato de ler foi despertado em cada criança.


  • Fernanda Vieira de Paula Lutterback, EMEB MADRE MARTA CERUTTI , Mato Grosso - dijo:
    cuiabana-mt@hotmail.com

    23/06/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito dessa sugestão, certamente irei utiliza-la nas oficinas de Letramento do Programa Educa Mais - É mais educação, onde estou como Articuladora


  • Raimunda Pereira de Miranda, ESCOLAS: MUNICIPAL PADRE ELISEU e E. M. ANTÔNIO FIRMINO , Minas Gerais - dijo:
    raimundapereiramiranda@gmail.com

    20/05/2012

    Cinco estrelas

    ÓTIMO TRABALHO Pparabéns1


  • Fabrícia, E. M. Professora Zilla Junger da Silva. , Rio de Janeiro - dijo:
    fabriciamlopes@hotmail.com

    23/03/2012

    Cinco estrelas

    Ótimas aulas..


  • Teresinha Kuehn, Gerência Regional de Educação , Santa Catarina - dijo:
    teresak@terra.com.br

    18/08/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns Professora! Com todas estas atividades certamente os alunos vão gostar muito de ler. Você soube usar bem todas as tecnologias.


  • Márcia Moresco, Escola Brigadeiro Silva Paes , Rio Grande do Sul - dijo:
    marcia.moresco@hotmail.com

    22/05/2010

    Quatro estrelas

    Lindo teu trabalho Beatriz. Aproveitaste muito bem nosso curso sobre TICs. Esta determinação só tem um nome PROFISSIONALISMO. Parabéns.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.