06/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Para realizar esta atividade você poderá acessar o site abaixo.
http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm < Acesso em 29/09/09>
Neste trabalho é importante propiciar aos alunos oportunidades para explicarem o esperado e o inesperado, explicitando as incongruências e identificando o humor do texto. Para isso deve-se lançar mão da análise das falas, dos gestos, das expressões faciais, dos elementos textuais e gráficos como pistas importantes para que o leitor construa o sentido do texto. Conhecer os personagens e suas características favorecerá a compreensão de suas expectativas, do que é esperado que aconteça em determinada situação e do humor resultante da quebra expectativas.
Professor (a), para esta aula é interessante que você tenha em mãos cópias impressas das tirinhas para as crianças. Manteve-se nesta aula a numeração da tira de acordo com que aparece no site.
1) Coloque as crianças para trabalhar em duplas/trios escolhendo seus componentes de modo a favorecer a argumentação e a explicação por parte dos dois alunos.
2) Deixe que as crianças tentem explicar espontaneamente qual a “graça” da tirinha. Você também poderá utilizar as perguntas feitas para cada tirinha com o objetivo de levar as crianças a fazerem as inferências necessárias à compreensão do texto.
3) Após o momento de leitura nas duplas, convide as crianças a exporem e argumentaram o que compreenderam buscando os elementos gráficos e textuais para confirmar suas idéias. É interessante neste momento que você utilize um retroprojetor e projete para toda a turma a tirinha que a dupla irá explicar. Caso algum aluno da turma não concorde com a explicação, favoreça o debate buscando na tirinha a comprovação para sua argumentação.
Tira 1
Para a Mônica, brincar de casinha tinha o mesmo significado que para o Cebolinha? A partir desta tirinha, complete as frases:
Brincar de casinha é__________________________ ( para a Mônica).
Brincar de casinha é__________________________ ( para o Cebolinha).
Tira 3
A mãe de Cascão queria que ele:
( ) não pisasse no chão.
( ) não sujasse o chão.
( ) plantasse bananeira.
Tira 13
Quais animais levam o Cebolinha e a Mônica pendurados pelo bico? Por que o animal do Cascão é diferente? Poderia ser outra ave? Outro animal qualquer?
Tira 14
O problema nesta tirinha foi resolvido? Explique qual era o problema, de quem era e como foi resolvido.
Tira 21
O Cascão deu ao Cebolinha a ajuda que ele precisava? O que o Cebolinha esperava que o Cascão fizesse? Por que o Cascão saiu gritando "socorro"?
Tira 26
Por que o Cascão diz que ela ia estar muito velha?
Tira 30
Tira 53
Complete as frases
No pensamento do Cascão, Pi nóquio contar uma mentira serve para__________
No pensamento de Magali, Pinóquio contar uma mentira serve para __________
Escreva uma característica para cada um dos personagens dessas tirinhas.
Tia 83
O que foi que Cebolinha pediu? O que ele queria? O que deu errado?
O trabalho com as tirinhas, bem como com qualquer outro gênero textual, deve ser sistemático. No trabalho em grupo é difícil para o professor avaliar a participação e compreensão de todos os alunos da sala. É necessário que sejam oferecidas diversas situações de trabalho com as tirinhas ao longo de um tempo determinado pelo(a) professor (a) para que se possa avaliar as todas as crianças. O professor poderá também realizar uma atividade de interpretação individual por escrito. Durante o trabalho em grupos, deverá registrar em um caderno atitudes e habilidades como: a clareza na exposição das idéias, a argumentação e a capacidade de produção de inferências.
Cinco estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/11/2012
Cinco estrelasAchei as sugestões de atividades ótimas e estou utilizando-as na minha sala de aula. Muito obrigada! Me recorro sempre ao Portal do Professor por que sei que aqui tem atividades significativas. Parabéns!
21/09/2012
Cinco estrelasExcelente
08/07/2012
Cinco estrelasFoi muito interessante pois com o mundo dos quadrinhos podemos trabalhar situações cotidianas.
18/01/2011
Cinco estrelasessas tirinhas são muitos legais e super criativa,pois nos ajuda a pensar com mais clareza