Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como funcionam as lombadas eletrônicas?

 

16/12/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Gílian Cristina Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender principios físicos e matemáticos empregados no funcionamento das lombadas eletrônicas. 

Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Cálculo de distância, velocidade e aceleração.
  • Equação de Torricelli.
Estratégias e recursos da aula

Muitas são as campanhas que incentivam o cumprimento das regras de trânsito, pois muitos são os casos de acidente, como já vimos na aula, A estatística dos acidentes, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2567.

Hoje, abordaremos sobre o funcionamento das lombadas eletrônicas.

Será que os estudantes sabem para que elas servem? Como elas funcionam?

Professor, inicie a aula indagando seus os alunos "suspeitam" de como essas lombadas funcionam.

Solicite aos alunos que em duplas façam uma pesquisa que apresente os tipos de lombadas eletrônicas que encontram em sua cidade, ou em outras cidades, por meio da internet.

Este trabalho poderá ser apresentado em cartazes ou com desenhos que apresentem os tipos dessas lombadas.

Professor, para fundamentar seu trabalho sugiro que faça o estudo do conteúdo disponível em: http://profjc.net/joomla/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=388&Itemid=94

Após a apresentação das pesquisas e esclarecimento do tema, proponha aos alunos e alunas a realização das seguintes atividades.

Atividade 01 -

O Sr. Nilson dirige distraidamente, a uma velocidade de 60 km / h, pela BR101, em linha reta (direção do eixo x), quando percebe que há, a 55 m, um redutor eletrônico de velocidade ("lombada eletrônica"), indicando a velocidade máxima permitida: 50 km / h. No mesmo instante, para obedecer à sinalização e evitar multa, aciona os freios do automóvel, ultrapassando a lombada com a velocidade máxima permitida. A massa total (carro + motorista) é m1 = 1296 kg. Lembrando a equação de Torricelli, para as componentes da velocidade e da aceleração ao longo do eixo x, v² = v0² +2.a.Δx e a segunda Lei de Newton, F = m.a, pode-se concluir que os módulos da aceleração e da força de atrito, supondo ambas constantes naqueles 55 m, são, respectivamente:

a. 5 000 km / h² e 3600 N

b. 10 000 km / h² e 5000 N

c. 5 000 km /h² e 5500 N

d. 10 000 km / h² e 1000 N

e. 10 000 km / h² e 1,296.107 Nx

Atividade 02 -

Numa Lombada Eletronica cuja velocidade permitida é 40Km/h. Qual a distancia e o tempo entre os sensores? Os sensores localizam se no chão. As rodas dianteiras do carro ao passar pelo primeiro sensor disparam e quando as mesmas passam pelo segundo sensor ele para. Dando assim a velocidade em que o automovel passou. Quero saber a distancia entre os sensores.

Se desejar poderá utilizar o simulador de aceleração e velocidade a seguir:

Jogo do movimento

Atividade 03 -

Devagar!!! 140 na curva? Vai rapidinho pro céu!

Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/542-2.pdf?PHPSESSID=2009050608335765

Solicite aos estudantes que em duplas façam um resumo sobre a aula que poderá ser apresentado em forma de cartazes.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Jogo do movimento Animação/simulação
Recursos Complementares

- Lombada Eletrônica: Disponível em: < http://profjc.net/joomla/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=388&Itemid=94 >. Acesso em 29 de set. de 2009.

Avaliação

A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.