Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Investigando em matemática

 

21/12/2009

Autor y Coautor(es)
imagem do usuário

ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

imagem do usuário

Gílian Cristina Barros

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Aritmética
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o que são números naturais, suas propriedades e operações.
  • Oportunizar, por meio de uma situação do cotidiano, o cálculo mental com operações de soma e subtração com números naturais e decimais.
Duração das atividades
3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há conhecimento prévios necessários.

Estratégias e recursos da aula

Olá Professor, esta atividade inicia-se antes do início da aula propriamente dita, vamos lá!

Atividade em grupos de no máximo 3 estudantes.

1 - Solicite aos alunos que anotem o valor de produtos (mínimo 10 produtos) do supermercado veiculados na televisão.

2 - Depois peça que verifique o preço dos mesmos produtos em um mercadinho ou mercearia próximo a sua casa.

Questões a serem respondidas e discutidas em classe

  • Os preços variam?
  • Por que pensam que há ou não variação?
  • Por que os grandes supermercados conseguem ofertar preços menores e os pequenos não?
  • Onde vale mais a pena comprar? Em qual dos estabelecimentos pesquisados? E é sempre possível comprar no que é mais vantajosos? Por quê?

Investigar em matemática, compreende analisar a maior parte de pontos positivos e negativos de uma situação seja ela cotidiana ou não, indo a fundo em sua análise para resolução.

Este tipo de atividade já foi realizada nas aulas: 

No laboratorio de informatica, em duplas.

FUNDAMENTAL INICIAL

Atividade 01 -
A animação propõe uma atividade de compras em uma feira de frutas, verduras e legumes. Ao aluno é atribuída uma lista de compras contendo alguns ítens que ele deverá comprar na feira. Porém, existem barracas que contêm os mesmos ítens com preços diferentes. Para que ao final das compras seja possível o aluno comprar um doce, à sua escolha, ele deverá comparar os preços e realizar as compras conforme solicitado na lista de compras que recebeu.

undefined

Disponível em:

Banco Internacional de Objetos Educacionais - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/12087/Um_dia_de_Compras.zip?sequence=3

Núcleo de Educação Corporativa/UNESP -  http://www.nec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php

Atividade 02 -

Recurso em flash que apresenta uma seqüência de instruções que serão realizadas a partir de um número escolhido ao acaso pelo usuário. Após dar as instruções, o jogo adivinha o número que inicialmente foi escolhido.

 Fórmula Mágica

Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12085

FUNDAMENTAL FINAL

Atividade 03 - 

Escolha uma família de quatro pessoas que tenha renda entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00.
Pesquise o perfil dessa família, fazendo as seguintes perguntas:
Quantas pessoas trabalham?
Como é composta a renda familiar?
Como moram: aluguel ou casa própria?
Onde e como se alimentam?
Como se divertem?
Estudam? A escola é pública ou particular?
Usam que tipo de transporte?
Compram roupas com freqüência?
Quais os serviços utilizam: luz, água, telefone?
Utilizam assistência médica particular ou pública?
E mais as que você achar necessária para caracterizar a família.
A partir da pesquisa defina quais os setores que compõem o orçamento dessa família: saúde, educação, alimentação, moradia, lazer, etc.
Determine quanto se gasta em média por mês em cada setor.
Calcule qual porcentagem cada setor representa na renda mensal da família.
Faça o gráfico de barras com as porcentagens destinadas a cada setor, para ter uma visão mais clara da distribuição do salário.
Analise o gráfico e faça um relatório, dando sugestões de como essa família pode administrar melhor sua renda: onde é preciso economizar, onde é possível gastar um pouco mais e assim por diante.

.
Aproveite as idéias levantadas para fazer seu orçamento pessoal ou da família.
O trabalho deve ser apresentado para a classe e discutido com os colegas. Debatam questões como:
1. È importante saber elaborar um orçamento familiar?Sua família tem esse hábito?
2. Partindo dos dados da pesquisa, qual o valor mínimo necessário para que uma família de quatro pessoas possa viver em condições dignas?
3. Esse valor depende da região do país onde vive essa família?
4. A faixa de renda escolhida inclui uma porcentagem significativa das famílias brasileiras?
5. Como é a distribuição de renda em nosso país? Ela é justa? Existem perspectivas de melhora?
6. A prática de políticas mais eficientes na área de saúde e da habitação, de modo que mais famílias possam vir a ter imóvel próprio e assistência médica gratuita, proporcionará uma melhor qualidade de vida à população?
7. Que contribuição esta atividade trouxe para sua vida pessoal?

Atividade 04 - 

Graduar um copo descartável em ml(mililitros).
Encher o copo com água até a marca desejada: 200 ml, por exemplo.
Fazer um furinho no fundo do copo com um alfinete, para que a água goteje pelo fundo.
Registrar o volume inicial do copo ao iniciar o gotejamento.
Numa tabela, registrar o volume da água no copo depois de 4 minutos, 8 minutos, 12 minutos e 16 minutos de gotejamento.
Avaliar a precisão das medidas e como isso afeta os resultados da atividade. Levantar outras possíveis variáveis que possam influenciar os resultados.
A partir da tabela, construir o gráfico cartesiano do vol ume de água em função do tempo de got ejamento.
Observar como variam es sas grandezas e se é possível escrever a relação entre elas por meio de uma sentença matemática.
Elaborar relatório com as conclusões de cada aluno ou grupo de alunos.

Obs. As atividades 03 e 04 estão disponíveis em: http://metblogmatica.blogspot.com/2008/05/atividades-de-investigao-matemtica_15.html, estas atividades poderão ser realizadas no ensino fundamental inicial com alguns ajustes.

Os estudantes em duplas poderão elaborar cartazes-resumos e/ou esquemas que apresentem o que compreenderam do assunto e novas situações similares as que realizaram.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Fórmula Mágica Animação/simulação
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Eliane B. Silvera, Educação , Minas Gerais - dijo:
    elianebsjoia@yahoo.com.br

    26/06/2012

    Quatro estrelas

    Eu, achei muito bacana essa aula. Assim os alunos colocam sua opnião no nosso cotidiano. Pois eles fazem parte desta real despesas que temos diariamente. Parabéns. Eliane


  • marcela marcelo, CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL AMOR PERFEITO , Paraná - dijo:
    marcelaabordo@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    10


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.