21/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Aritmética |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Não há conhecimento prévios necessários.
Olá Professor, esta atividade inicia-se antes do início da aula propriamente dita, vamos lá!
Atividade em grupos de no máximo 3 estudantes.
1 - Solicite aos alunos que anotem o valor de produtos (mínimo 10 produtos) do supermercado veiculados na televisão.
2 - Depois peça que verifique o preço dos mesmos produtos em um mercadinho ou mercearia próximo a sua casa.
Questões a serem respondidas e discutidas em classe
Investigar em matemática, compreende analisar a maior parte de pontos positivos e negativos de uma situação seja ela cotidiana ou não, indo a fundo em sua análise para resolução.
Este tipo de atividade já foi realizada nas aulas:
No laboratorio de informatica, em duplas.
FUNDAMENTAL INICIAL
Atividade 01 -
A animação propõe uma atividade de compras em uma feira de frutas, verduras e legumes. Ao aluno é atribuída uma lista de compras contendo alguns ítens que ele deverá comprar na feira. Porém, existem barracas que contêm os mesmos ítens com preços diferentes. Para que ao final das compras seja possível o aluno comprar um doce, à sua escolha, ele deverá comparar os preços e realizar as compras conforme solicitado na lista de compras que recebeu.
Disponível em:
Banco Internacional de Objetos Educacionais - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/12087/Um_dia_de_Compras.zip?sequence=3
Núcleo de Educação Corporativa/UNESP - http://www.nec.prudente.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php
Atividade 02 -
Recurso em flash que apresenta uma seqüência de instruções que serão realizadas a partir de um número escolhido ao acaso pelo usuário. Após dar as instruções, o jogo adivinha o número que inicialmente foi escolhido.
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/12085
FUNDAMENTAL FINAL
Atividade 03 -
Escolha uma família de quatro pessoas que tenha renda entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00.
Pesquise o perfil dessa família, fazendo as seguintes perguntas:
Quantas pessoas trabalham?
Como é composta a renda familiar?
Como moram: aluguel ou casa própria?
Onde e como se alimentam?
Como se divertem?
Estudam? A escola é pública ou particular?
Usam que tipo de transporte?
Compram roupas com freqüência?
Quais os serviços utilizam: luz, água, telefone?
Utilizam assistência médica particular ou pública?
E mais as que você achar necessária para caracterizar a família.
A partir da pesquisa defina quais os setores que compõem o orçamento dessa família: saúde, educação, alimentação, moradia, lazer, etc.
Determine quanto se gasta em média por mês em cada setor.
Calcule qual porcentagem cada setor representa na renda mensal da família.
Faça o gráfico de barras com as porcentagens destinadas a cada setor, para ter uma visão mais clara da distribuição do salário.
Analise o gráfico e faça um relatório, dando sugestões de como essa família pode administrar melhor sua renda: onde é preciso economizar, onde é possível gastar um pouco mais e assim por diante.
.
Aproveite as idéias levantadas para fazer seu orçamento pessoal ou da família.
O trabalho deve ser apresentado para a classe e discutido com os colegas. Debatam questões como:
1. È importante saber elaborar um orçamento familiar?Sua família tem esse hábito?
2. Partindo dos dados da pesquisa, qual o valor mínimo necessário para que uma família de quatro pessoas possa viver em condições dignas?
3. Esse valor depende da região do país onde vive essa família?
4. A faixa de renda escolhida inclui uma porcentagem significativa das famílias brasileiras?
5. Como é a distribuição de renda em nosso país? Ela é justa? Existem perspectivas de melhora?
6. A prática de políticas mais eficientes na área de saúde e da habitação, de modo que mais famílias possam vir a ter imóvel próprio e assistência médica gratuita, proporcionará uma melhor qualidade de vida à população?
7. Que contribuição esta atividade trouxe para sua vida pessoal?
Atividade 04 -
Graduar um copo descartável em ml(mililitros).
Encher o copo com água até a marca desejada: 200 ml, por exemplo.
Fazer um furinho no fundo do copo com um alfinete, para que a água goteje pelo fundo.
Registrar o volume inicial do copo ao iniciar o gotejamento.
Numa tabela, registrar o volume da água no copo depois de 4 minutos, 8 minutos, 12 minutos e 16 minutos de gotejamento.
Avaliar a precisão das medidas e como isso afeta os resultados da atividade. Levantar outras possíveis variáveis que possam influenciar os resultados.
A partir da tabela, construir o gráfico cartesiano do vol ume de água em função do tempo de got ejamento.
Observar como variam es sas grandezas e se é possível escrever a relação entre elas por meio de uma sentença matemática.
Elaborar relatório com as conclusões de cada aluno ou grupo de alunos.
Obs. As atividades 03 e 04 estão disponíveis em: http://metblogmatica.blogspot.com/2008/05/atividades-de-investigao-matemtica_15.html, estas atividades poderão ser realizadas no ensino fundamental inicial com alguns ajustes.
Os estudantes em duplas poderão elaborar cartazes-resumos e/ou esquemas que apresentem o que compreenderam do assunto e novas situações similares as que realizaram.
Nome | Tipo |
---|---|
Fórmula Mágica | Animação/simulação |
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/06/2012
Quatro estrelasEu, achei muito bacana essa aula. Assim os alunos colocam sua opnião no nosso cotidiano. Pois eles fazem parte desta real despesas que temos diariamente. Parabéns. Eliane
24/03/2010
Cinco estrelas10