Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Amigos da Água

 

30/10/2008

Autor y Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher; Andréa Marques Leão Doescher

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com estas aulas os assuntos referentes à economia do uso da água, como meio para preservação dos recursos naturais. Estas foram aulas elaboradas especialmente para alunos com Deficiência Auditiva, por isso o recurso utilizado só contém imagens. De acordo com Damázio (2007, p.14) “os alunos com surdez precisam de ambientes estimuladores, que desafiam o pensamento, explorem suas capacidades, em todos os sentidos”. Referência: DAMÁZIO,M.F.A. Atendimento educacional especializado para pessoas com surdez. Curitiba: Editora Cromos, 2007.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; 2 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidades de que conhecimentos prévios sejam trabalhados para a efetuação destas aulas.
Estratégias e recursos da aula

-Aula Interativa;

-Utilização do Laboratório de Informática ou Uso de Televisão e aparelho de DVD (no caso da impossibilidade de utilização do Laboratório de Informática, o recurso - vídeo, pode ser salvo em DVD).

AULA 1

Atividade 1

O professor apresentará o vídeo para os alunos e não dirá em momento algum do que se trata, qual assunto aborda.

Vídeo:


 



 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11605/nina_agua.flv

Após a apresentação do mesmo, ele perguntará aos alunos o que eles viram no vídeo, o que entenderam e o que eles acham que o vídeo se propõe, isto é, qual é sua finalidade?
O professor poderá perguntar por que o título do vídeo é: “Nina, a amiga da água”.
Quando os alunos chegarem a conclusão de que o vídeo trata das questões ambientais, de economia de água e etc, o professor deve perguntar aos alunos se eles fazem o que Nina (personagem do vídeo) faz e então propor a eles que eles sejam em suas casas e nos ambientes em que costumam freqüentar “patrulheiros” do meio ambiente e explicar o porquê disso ser feito (situação atual em que o Planeta Terra se encontra!).

Atividade 2

O professor pode juntamente com os alunos recordar o que Nina fazia no vídeo e fazer uma lista de ações simples, como, por exemplo, fechar a torneira enquanto se escova os dentes ou se lava a louça. E então apresentar algumas dicas aos alunos. Após a apresentação destas dicas o professor pode fazer com estas aulas sejam aulas interdisciplinares, trabalhando com a matemática.
O professor então pede aos alunos que descubram, por exemplo, na dica do Banheiro, qual é a operação matemática que foi feita para mostrar a economia de água e então sugerir que eles façam as operações!


Dicas:
Banheiro
- Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água. Isso pode ser multiplicado pelo número de pessoas na casa e, depois, por 30 dias,
para se ter uma idéia da economia.
- Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água. A dica é: colocar um tampão na pia e fazer do lavatório um tanquinho.
- Ao fazer a barba em 5 minutos, com a torneira meio aberta, pode-se chegar a gastar até 12 litros de água. Muita água seria economizada usando-se a pia do mesmo jeito que para lavar as mãos: fazendo um tanquinho do lavatório. Assim, o gasto para fazer a barba cai para 2 litros.
- Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros. Se fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros.
- No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos, com o registro meio aberto, são gastos 45 litros. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros.
- Bacia sanitária com válvula com o tempo de acionamento de 6 segundos gasta 10 litros de água. Quando a válvula está defeituosa, pode chegar a gastar até 30 litros. Por isso, faça manutenção periódica. E não use a bacia sanitária como lata de lixo.
Cozinha
- Lavando-se a louça com a torneira de pia meio aberta durante 15 minutos, gastam-se 117 litros de água. Medidas práticas para gastar somente 20 litros:
1. Limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo.
2. Coloque água na cuba até metade para ensaboar. Enquanto isso, feche a torneira.
3. Coloque água novamente para enxaguar.
- Lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres (para 6 pessoas), gasta 40 litros. Por isso, o ideal é ser utilizada somente quando estiver cheia e não com poucos utensílios. O mesmo vale para a lavadora portátil.
Roupa lavada
- Lavar a roupa numa lavadora com capacidade para 5 quilos gasta 135 litros. Melhor seria ter o mesmo procedimento que com a lavadora de louças: só usar a máquina quando estiver com sua capacidade total.
- Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros! Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada. Depois, colocar a água para enxaguar.
- Utilizar a água usada do tanque para lavar o quintal também gera economia.
No jardim do edifício
- Um hábito é regar jardins e plantas durante 10 minutos, e com isso chega-se a gastar 186 litros de água. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação.
- No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã.
- Mangueira com esguicho-revólver também ajuda.
- Com esses procedimentos, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia.
Carros
- Muita gente gasta até 30 minutos lavando carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com a torneira aberta meia volta, 560 litros. Mas se lavar o carro apenas uma vez por mês usando um balde de 10 litros para molhar e ensaboar e, também, balde para enxaguar, pode-se chegar a um consumo de apenas 40 litros.
- A utilização da água da chuva gera uma economia extra.
Calçadas
- Jamais faça a varrição da calçada utilizando o esguicho. Em 15 minutos, o consumo pode chegar a 280 litros de água. A utilização da vassoura pode ter o mesmo efeito.
Equipamentos defeituosos
- Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia, ou 1.380 litros por mês, o que significa uma conta mais alta.
- Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês. E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício.
- Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia; isto é, mais de três caixas d’água.
Texto retirado do site: http://www.sindiconet.com.br/1443/informese/dicas-uteis/economia-de-agua/- Acessado em: 25 set. 2008.

AULA 2

Atividade 1

Neste momento o professor propõe aos alunos que eles elaborem uma história em quadrinhos, somente com desenhos em que o assunto da economia de água seja privilegiado na história. Os alunos terão como modelo o vídeo utilizado na aula anterior.
Uma outra atividade que pode ser proposta aos alunos é que eles elaborem cartazes com as informações sobre economia de água, elencadas no texto da Atividade 2, da Aula1.
Assim, os alunos poderão escolher qual atividade fazer, de acordo com seus interesses e preferências.


 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Nina, a amiga da água Animação/simulação
Recursos Complementares
Papel sulfite, cartolinas, canetinhas hidrocor, lápis, borracha.
Avaliação
A avaliação poderá ser realizada nos momentos da aula, na participação dos alunos nos momentos de discussão sobre a finalidade do vídeo e na execução das atividades propostas pelo professor.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 13 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/13 - 46,15%
  • Quatro estrelas 4/13 - 30,77%
  • Três estrelas 3/13 - 23,08%
  • Duas estrelas 0/13 - 0%
  • Uma estrela 0/13 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • alviana, Escola Florentino Dutra , Rio Grande do Sul - dijo:
    alvianabaccin@gmail.com

    08/03/2015

    Cinco estrelas

    excelente, pois faz o aluno pensar em suas atitudes cotidianas


  • Gabriela Helena , Prefeitura de Tatui , São Paulo - dijo:
    minha_luana@hotmail.com

    16/03/2013

    Cinco estrelas

    Muito interessante msm... uma aula divertida e que, certamente, irá "prender" a atenção dos alunos... abço


  • Jilma Dantas de Menezes, Escola Mulnicipal Ana Lima Santos Aquino , Sergipe - dijo:
    jilmadm@hotmail.com

    05/09/2011

    Três estrelas

    A questão ambiental é muito importante. Ele afeta a todos nós, uma vez que os recursos do nosso planeta, entre eles a água, são limitados. A economia de água precisa ser levada a serio. Por ser um recurso escasso, a água deve ser consumida com moderação. E o homem esta contribuindo para esse grande problema.


  • Valdair Fogaça de Araujo, E M R PÓLO PORTO ESPERANÇA E EXTENSÕES , Mato Grosso do Sul - dijo:
    valdafogassa@hotmail.com

    05/05/2011

    Cinco estrelas

    MUITO INTERESSANTE O DESENVOLVIMENTO DA AULA, O CONTEÚDO DE SUMA IMPORTANCIA,BEM ATUAL E NECESSARIO PARA TODOS OS GRAUS DE ENSINO E PRINCIPALMENTE NAS SÉRIES INICIAIS.


  • James Santos da Rocha, Núcleo da Secretaria Estadual de Educ. de C. Sul , Acre - dijo:
    jamesbondczs@hotmail.com

    10/06/2010

    Cinco estrelas

    Parabens Lívia, o planejamento desta aula foi excelente, a metodologia utilizada para trabalhar um tema tão delicado e importante como esse, que é a questão do desperdício de água em todos os segmentos da sociedade. E trabalhar com alunos com NEE é mais difícil ainda, mas da forma que foi planejado e desenvolvido, com certeza foi um sucesso. Continui desenv. ativ. e projetos desse tipo efatizando esta temática (Meio Ambiente), pois está no ápice das discussões mundiais como situação problema. BS


  • Cinara Câmara Queiroz, E.E.F.M. CORONEL OSVALDO STUDART , Ceará - dijo:
    cinaraqueiroz30@yahoo.com

    14/04/2010

    Cinco estrelas

    Essa Aula questiona a questão ambiental. Ele afeta a todos nós, uma vez que os recursos do nosso planeta, entre eles a água, são limitados. A economia de água precisa ser levada com extrema seriedade. Por ser um recurso escasso, a água deve ser consumida com moderação.


  • Rosangela Monteiro da Fonseca, EC07 , Distrito Federal - dijo:
    rosangelamf21@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Otimo temos que fazer bastantes projetos relacionado ao tem água poi e um dos bens mais precioso do noosso planeta.


  • neuma maria ferreira de sousa, EM JOSÉ EDUARDO CANUTO ESTOLANO - PEREQUETÉ , Mato Grosso do Sul - dijo:
    nmfdesousa@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Livia gostei da sua aula muito interessante, principalmente como teve inicio o assunto


  • JUDITE DIVINA VIEIRA MARTINS, CRECHE MUNICIPAL "SOSSEGO DA MAMÃE" , São Paulo - dijo:
    juditedivina@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI A SUA AULA.PARABÉNS! TRABALHAR A MATEMÁTICA COM ESSE TEMA DARÁ UM GRANDE SIGNIFICADO PARA A DISCIPLINA(MATEMÁTICA). É O QUE PRECISAMOS, DAR SIGNIFICADOS AOS CONTEÚDOS TRABALHADOS RELACIONANDO-OS AO DIA-A-DIA.


  • Glaucia Renata Albarossi Scarpelli, JOSEFINA ZILIA DE CARVALHO PROFA EM , São Paulo - dijo:
    glaucia.first@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Excelente estratégia didática com vídeos! Muito interessante esse trabalho voltado para atender as crianças com deficiência auditiva... precisamos nos preocupar mais e incluir de fato nossas crianças com limitações, para que estes pequenos também possam contribuir com nosso planeta!


  • KYLVIA KELLE DOS SANTOS MACÊDO, NEMESIO BEZERRA ESC DE ENS FUND , Ceará - dijo:
    kkellysan@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Aula muito interessante, onde procura conscientizar o aluno sobre o cuidado e preservação da água. Recursos propostos muito bons. Vídeo (excelente alternativa para uso no laboratório) e produção textual buscando valorizar a criatividade e desenvolvimento de habilidades do aluno com criação de uma estória em quadrinhos e cartazes.


  • vania de souza, CIEP 341 , Rio de Janeiro - dijo:
    souza.vania2007@gmail.com.br

    24/03/2010

    Três estrelas

    Parabéns pela aula criativa e dinâmica.


  • Patricia de Jesus Carriel, GETULIO VARGAS DR EMPSG , São Paulo - dijo:
    teacherpa@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ACHEI MUITO INTERESSANTE ESSA AULA, POIS A HISTÓRIA ENFATIZA AQUILO QUE ESTAMOS SEMPRE LEMBRANDO-OS E QUE COM ESSE AUXILIO VISUAL SIMPLES PORÉM EFICAZ COM CERTEZA OS ALUNOS CONSEGUIRÃO ASSIMILAR MELHOR, INCLUSIVE OS DEFICIENTES AUDITIVOS...PARABÉNS LIVIA.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.