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Ouro Negro

 

23/10/2008

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Sobre a produção do asfalto; composição química do petróleo, os hidrocarbonetos. Verificar as diferentes classificações do petróleo, de acordo com ºAPI (Escala de medida da densidade relativa de líquidos idealizada pelo American Petroleum Institute), densidade, tipo de base e octanagem.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Elementos químicos, símbolos químicos.
Estratégias e recursos da aula

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A estudante pergunta: do que é feito o asfalto usado para pavimentar ruais, estradas e aeroportos? 

Sabe-se que o asfalto é produzido a partir do betume que é um material espesso aglutinante, escuro e reluzente, de estrutura sólida. É constituído de misturas complexas de hidrocarbonetos não voláteis de elevada massa molecular, de substâncias minerais, resíduos da destilação a vácuo do petróleo bruto. Amolece a temperatura que se situa entre 150° e 200° C, com propriedades isolantes e adesivas. Não é um material volátil. É solúvel em bissulfeto de carbono. 

O professor explica que é obtido a partir do petróleo. Em seguida solicita que  acessem o recurso "Petróleo em alto mar" " afim de comentar sobre a origem do petróleo, seus derivados e usos.

 Petróleo em alto mar

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Em seguida os estudantes deverão fazer interações com o Robo ED no seguinte endereço:<http://www.ed.conpet.gov.br/converse.php>

  

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Para saber sobre a composição química do petróleo os estudants deverão acessar o recurso "Ouro Negro" para aprender a determinar o °API de petróleo e entender sua aplicação prática. Verificar as diferentes classificações do petróleo, de acordo com ºAPI (Escala de medida da densidade relativa de líquidos idealizada pelo American Petroleum Institute), densidade, tipo de base e octanagem.

 

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No sentido de que os estudantes ampliem seus conhecimentos será solicitado que desenvolvam uma pesquisa sobre o uso racional da energia observando os seguintes pontos: eliminação de desperdícios; aumento da eficiência intrínseca dos equipamentos; preservação do meio ambiente pelo controle das emissões de poluentes;reaproveitamento dos recursos naturais, através de reciclagem e otimização do consumo; mudança de hábitos e padrões da sociedade, para reorganização das relações de localização e transporte, assim como a valorização de produtos e serviços mais econômicos em termos de consumo energético.

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Organizados em equipes os estudantes deverão criar uma wiki com o título "Petróleo" para tanto, deverão acessar o endereço: <http://www.pbwiki.com

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/873/imagens/wiki.JPG

  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/873/imagens/PRATICASOCIALFINAL.gif

A partir do estabelecimento onde estudam os estudantes deverão empreender uma campanha de sensibilização junto a comunidade por meio de encontros comunitários para chamar atenção sobre o uso dos recursos sobretudo da energia. Deverão proporcionar conhecimentos mais abrangentes sobre como funcionam os sistemas de geração, consumo e uso eficiente de energia bem como os decorrentes dos impactos econômicos e ambientais.

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Sugerimos que a avaliação ocorra com a utilização da rubrica.

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Recursos Educacionais
Nome Tipo
Ouro negro Animação/simulação
Petróleo em alto mar Animação/simulação
Recursos Complementares
http://www.anp.gov.br/petro/petroleo_brasil.asp; http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1A/capa.htm; http://www2.petrobras.com.br/tecnologia/port/boletim_tecnico/v45_n1_jan-mar-2002/pdf/identificacaoedistribuicao.pdf; http://www.ed.conpet.gov.br/converse.php.
Avaliação
A avaliação será feita durante o desenvolvimento de todas as atividades, utilizando-se como critérios: participação, interesse, objetividade, comprometimento, qualidade na execução dos trabalhos.
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