25/11/2009
Eziquiel Menta, Rosângela Menta Mello
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Corpo humano e a saúde |
Conhecer a estrutura e funcionamento do sistema excretor humano.
Conhecimentos sobre os processos de difusão e osmose.
Leia para a turma os trechos das notícias destacados abaixo:
Meionorte.com (acessado em setembro de 2009)
Seca obriga somalianos a beberem urina, diz ONG – 16.02.2006
“A seca na Somália ameaça a vida de centenas de milhares de pessoas e algumas delas estão tendo de beber a própria urina para não morrer de sede e ter que andar o equivalente a duas maratonas para encontrar água (...)”
http://www.meionorte.com/noticias,seca-obriga-somalianos-a-beberem-urina-diz-ong,9180.html
Folha Online – Ciência e Saúde – 14/11/2008 - 16h08
Astronautas da ISS vão beber água reciclada de urina
da Reuters, em Cabo Canaveral
“A Nasa (agência espacial norte-americana) deve lançar a nave Endeavour nesta sexta-feira (14) levando uma máquina para "reciclar" urina e torná-la apta ao consumo humano na ISS (Estação Espacial Internacional, em inglês). A agência quer dobrar de três para seis o número de astronautas vivendo no complexo, então precisa elevar o fornecimento de água.”
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u467840.shtml
Discuta com os alunos as questões abaixo:
O professor pode aproveitar este momento para promover a interdisciplinaridade Sociologia, incentivando uma reflexão sobre os valores sociais e a discriminação dos países pobres: “enquanto na África milhões de pessoas tomam urina para matar a sede, a NASA gasta milhões de dólares para reciclar urina para poucos astronautas”.
A partir dos dados apresentados na prática social inicial lance a seguinte questão:
Explique inicialmente que a produção da urina ocorre no sistema urinário, composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.
Duas atividades podem ser realizadas ainda nesta primeira aula para favorecer a instrumentalização.
Uma observação prática e uma demonstração em modelo confeccionado peo professor.
OBSERVANDO UM RIM FRESCO
Solicite que os alunos façam um desenho (como o da figura abaixo), indicando as estruturas abaixo:
• cápsula de proteção do rim;
• córtex renal;
• medula renal;
• artéria e veia;
• pélvis renal (bacinete)
• ureter (se houver)
http://www.so scorpo.com.br/anatomia/rim3.gif
MODELO DE FILTRAÇÃO NO NÉFRON
O PROFESSOR DEVERÁ MONTAR O MODELO ABAIXO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS E EXPOR O SEU FUNCIONAMENTO PARA OS ALUNOS.
MATERIAL: Utilizando material reciclável como caixas de papelão, pedaços de caixas de ovos e cola quente monte uma estrutura como a apresentada na foto.
Explique que o rim é composto por milhares de NÉFRONS, unidades funcionais que purificam o sangue. Os néfrons possuem porções distintas onde ocorre a filtração e reabsorção de substâncias importantes que não podem ser eliminadas. Células sanguíneas normalmente não são filtradas.
É fácil montar um equipamento que representa a filtração e reabsorção de substâncias ocorrida nos néfrons.
A primeira rampa tem uma abertura que não deixa passar as bolas maiores e deixa passar as bolas médias e pequenas. Na terceira rampa, apenas as bolas pequenas passam pela abertura. As bolas médias não passam, voltando para o local onde estão as bolas grandes.
Representações deste modelo:
• a estrutura de cartão representa o néfron;
• as bolas brancas - grandes representam as células do sangue (que não saem do sangue);
• as bolas incolores - médias representam a glicose e outras substâncias (que são reabsorvidas em outro segmento do néfron);
• as bolas verdes – pequenas são retiradas do sangu e e seguem para a formação da urina.
Importante – A água não está representada no modelo, mas também é filtrada e reabsorvida em grande parte, de acordo com a pressão osmótica do sangue e permeabilidade dos tubos renais.
Esta aula será o momento de sistematizar as informações apresentadas e ampliar os conhecimentos em relação ao assunto.
Inicialmente oriente os alunos para que acessem os seguintes recursos (imagens) do Portal do Professor:
Répteis: rins de serpente
Répteis: rins de serpente
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/5876/pelve_renal_oxirhopus_femea.jpg
Rins de anuro
Rins de anuro
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=5198
Mamíferos: rins
Mamíferos: rins
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/8906/rins_camundongo.jpg
Solicite também que os alunos acessem o OBJETO EDUCACIONAL “Fisiologia - Sistema Urinário”. Nesse hipertexto, disponível no endereço abaixo deverão explorar as diversas telas respondendo em seus cadernos as questões que seguem.
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2987
ou
http://www.planetabio.com/excrecao.html
Tela RINS
Néfrons - Telas 1, 2, 3, 4 e 5
Excretas – Telas 1, 2 e 3
Dica! – Devido à extensão das atividades oriente os alunos para que realizem esta pesquisa com tranqüilidade e continuem na aula seguinte.
Dê continuidade à pesquisa (respostas para as questões) iniciada na aula anterior.
Complementando as informações obtidas no hipertexto oriente para que os alunos acessem o recurso do Portal do Professor “Animais que excretam uréia”, disponível no endereço abaixo.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10550/excrecao-peixe_anfibio.swf
Utilize uma parte da aula para fazer a correção das respostas pesquisadas.
IMPORTANTE: na verdade não é objetivo principal desta aula o aluno concluir se a ingestão de urina é benéfica ou não para a saúde. Importante sim é que eles conheçam a importância do sistema urinário e desenvolvam a reflexão sobre essa questão.
Ainda não existem pesquisas científicas que comprovem a ingestão de urina como benéfica ao organismo.
De qualquer maneira a urina é um resíduo eliminado pelo organismo, o que leva a crer que ela não é mais necessária.
É possível que por problemas fisiológicos ocorra a perda de substâncias importantes na urina. Correto é, então, repor tais substâncias e corrigir o problema fisiológico para evitar tais perdas.
Considerando a importância do funcionamento do sistema urinário no processo de excreção, peça que os alunos, em grupos, pesquisem sobre as proposições abaixo e elaborem painéis (cartazes) para divulgação na turma.
Solicite que os alunos, em duplas ou pequenos grupos produzam cartazes ou maquetes que representem o sistema urinário, utilizando os conceito s básicos desenvolvidos nas aulas.
Dica! – Poderão desenvolver uma campanha sobre a importância da doação de órgãos, destacand o as dificul dades enf rentadas por pessoas que necessitam de transplantes de rim.
Nome | Tipo |
---|---|
Animais que excretam uréia | Animação/simulação |
Texto com informações sobre a URINA.
http://www.professoraangela.kit.net/urinalise4.htm
Neste sítio os alunos deverão arrastar os nomes das partes do rim nos seus respectivos lugares da legenda. Na verificação podem ver a porcentagem de acerto e tentar outras vezes.
http://www.netxplica.com/Verifica/9_rim.htm
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos.
Solicite que os alunos apresentem as atividades realizadas no laboratório de informática na aula 2. Uma descrição das práticas apresentadas também é útil para verificar a compreensão dos conceitos trabalhados na aula 1.
Da mesma forma, as produções solicitadas na prática social final poderão ser úteis para demonstrar o desempenho de cada aluno na realização das atividades propostas.
Quatro estrelas 15 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/06/2014
Cinco estrelasótimo trabalho!
06/11/2012
Cinco estrelasPrecisei pra um trabalho, amei o sistema filtrador feito de papelão.
05/09/2012
Cinco estrelasAmeeeei vocês me ajudaram muito realmente obrigada portal do professor!!!
21/09/2011
Cinco estrelasNelson, gostei muito da tua proposta! Tema bem escolhido e estratégias diversificadas! Um abraço, Ju Hass.
18/02/2011
Cinco estrelasMuito interessante com certeza vai acrescentar muito no conhecimento dos alunos vocês estão de parabéns.
24/01/2011
Cinco estrelasMuito criativa e dinamica a aula e o material usado é facil de encontrar, mesmo que a escola nao tenha recursos financeiros.
12/01/2011
Quatro estrelasMuito bom, gostei das dicas do material didático utilizado na aula.Parabéns.
04/11/2010
Cinco estrelasNossa muitooo bom!!! Me ajudou muito na feira de Ciencias na escola!!!
13/10/2010
Cinco estrelasgostei vou fazer uma feira de ciências e vou mostra aquele da filtração dos nefros.
18/09/2010
Quatro estrelasGostei muito!!
17/08/2010
Cinco estrelasInteressante os trechos de notícias trabalhados. A questão social prende a atenção dos alunos e levam a uma reflexão, da qual podemos muito explorar. A observação prática em laboratório também colabora para uma melhor compreensão. O modelo utilizado para simular a filtração do sangue também é de fácil produção, podendo o aluno na sala de aula confeccionar seu próprio modelo. A utilização do laboratório de informática para pesquisas sobre o tema e a confecção de cartazes em grupos ou duplas. DEZ
06/07/2010
Quatro estrelasexcelente,muito rica
24/03/2010
Quatro estrelasTRABALHAR COM EXPERIMENTAÇÃO FACILITA O APRENDIZADO
24/03/2010
Três estrelasboa mais na verdade eu queria uma maquete mostrando o funcionamento do sistema excretor!!mais ta otimo parabens!
24/03/2010
Três estrelasBom