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ELIMINANDO IMPUREZAS / Sistema Excretor

 

25/11/2009

Autor y Coautor(es)
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Eziquiel Menta

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

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ROSANGELA MENTA MELLO

CURITIBA - PR

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta, Rosângela Menta Mello

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Escolar Indígena Ciências Corpo humano e a saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a estrutura e funcionamento do sistema excretor humano.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos sobre os processos de difusão e osmose.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Leia para a turma os trechos das notícias destacados abaixo:

Meionorte.com (acessado em setembro de 2009)
Seca obriga somalianos a beberem urina, diz ONG – 16.02.2006
“A seca na Somália ameaça a vida de centenas de milhares de pessoas e algumas delas estão tendo de beber a própria urina para não morrer de sede e ter que andar o equivalente a duas maratonas para encontrar água (...)”
http://www.meionorte.com/noticias,seca-obriga-somalianos-a-beberem-urina-diz-ong,9180.html

Folha Online – Ciência e Saúde – 14/11/2008 - 16h08
Astronautas da ISS vão beber água reciclada de urina
da Reuters, em Cabo Canaveral
“A Nasa (agência espacial norte-americana) deve lançar a nave Endeavour nesta sexta-feira (14) levando uma máquina para "reciclar" urina e torná-la apta ao consumo humano na ISS (Estação Espacial Internacional, em inglês). A agência quer dobrar de três para seis o número de astronautas vivendo no complexo, então precisa elevar o fornecimento de água.”
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u467840.shtml


Discuta com os alunos as questões abaixo:

• As duas notícias expressam a necessidade de tomar água para o organismo humano. Porque beber a urina parece ser uma solução?
• A segunda notícia apresenta uma situação mais atraente – “tonar a urina reciclada”. Por que isso parece melhor?



O professor pode aproveitar este momento para promover a interdisciplinaridade Sociologia, incentivando uma reflexão sobre os valores sociais e a discriminação dos países pobres: “enquanto na África milhões de pessoas tomam urina para matar a sede, a NASA gasta milhões de dólares para reciclar urina para poucos astronautas”.

A partir dos dados apresentados na prática social inicial lance a seguinte questão:

• Qual a função da urina, considerando que ela produzida é eliminada do corpo?
• Como o corpo humano consegue limpar as impurezas do organismo sem perder água em excesso nem substâncias importantes?

Explique inicialmente que a produção da urina ocorre no sistema urinário, composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.

Duas atividades podem ser realizadas ainda nesta primeira aula para favorecer a instrumentalização.

Uma observação prática e uma demonstração em modelo confeccionado peo professor.

OBSERVANDO UM RIM FRESCO

Consiga rins de porco em um açougue.
A turma, dividida em grupos, poderá realizar a observação do rim cortado longitudinalmente (veja foto)

Solicite que os alunos façam um desenho (como o da figura abaixo), indicando as estruturas abaixo:

• cápsula de proteção do rim;
• córtex renal;
• medula renal;
• artéria e veia;
• pélvis renal (bacinete)
• ureter (se houver)

http://www.so scorpo.com.br/anatomia/rim3.gif


MODELO DE FILTRAÇÃO NO NÉFRON

O PROFESSOR DEVERÁ MONTAR O MODELO ABAIXO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS E EXPOR O SEU FUNCIONAMENTO PARA OS ALUNOS.

MATERIAL: Utilizando material reciclável como caixas de papelão, pedaços de caixas de ovos e cola quente monte uma estrutura como a apresentada na foto.

Explique que o rim é composto por milhares de NÉFRONS, unidades funcionais que purificam o sangue. Os néfrons possuem porções distintas onde ocorre a filtração e reabsorção de substâncias importantes que não podem ser eliminadas. Células sanguíneas normalmente não são filtradas.

É fácil montar um equipamento que representa a filtração e reabsorção de substâncias ocorrida nos néfrons.

A primeira rampa tem uma abertura que não deixa passar as bolas maiores e deixa passar as bolas médias e pequenas. Na terceira rampa, apenas as bolas pequenas passam pela abertura. As bolas médias não passam, voltando para o local onde estão as bolas grandes.

Representações deste modelo:
• a estrutura de cartão representa o néfron;
• as bolas brancas - grandes representam as células do sangue (que não saem do sangue);
• as bolas incolores - médias representam a glicose e outras substâncias (que são reabsorvidas em outro segmento do néfron);
• as bolas verdes – pequenas são retiradas do sangu e e seguem para a formação da urina.

Importante – A água não está representada no modelo, mas também é filtrada e reabsorvida em grande parte, de acordo com a pressão osmótica do sangue e permeabilidade dos tubos renais.


Aula 2

Esta aula será o momento de sistematizar as informações apresentadas e ampliar os conhecimentos em relação ao assunto.

Inicialmente oriente os alunos para que acessem os seguintes recursos (imagens) do Portal do Professor:

Répteis: rins de serpente
Répteis: rins de serpente

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/5876/pelve_renal_oxirhopus_femea.jpg

Rins de anuro
Rins de anuro

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=5198

Mamíferos: rins
Mamíferos: rins

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/8906/rins_camundongo.jpg

• Quais as semelhanças entre as imagens?

Solicite também que os alunos acessem o OBJETO EDUCACIONAL “Fisiologia - Sistema Urinário”. Nesse hipertexto, disponível no endereço abaixo deverão explorar as diversas telas respondendo em seus cadernos as questões que seguem.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2987
ou
http://www.planetabio.com/excrecao.html

Tela RINS

• Qual a constituição do Sistema Urinário?

Néfrons - Telas 1, 2, 3, 4 e 5

• Quais as regiões do Néfron?
• O que é glomérulo renal? Que substâncias são filtradas aqui?
• Que substâncias são reabsorvidas nos túbulos renais?
• Qual a composição básica da urina?
• Explique resumidamente como é controlada a reabsorção de água nos tubos renais.
• Qual o papel do hormônio aldosterona produzido pelas glândulas supra-renais?
• Qual a diferneça entre FILTRADO GLOMERULAR e URINA?

Excretas – Telas 1, 2 e 3

• Como surge o subproduto AMÔNIA e como ela é eliminada pelos diferentes vertebrados?
• Como a AMÔNIA é eliminada do corpo humano?
• Qual a diferença entre animais: AMONIOTÉLICOS, UREOTÉLICOS e URIC OTÉLICOS? Em qual deles a excreta é mais tóxica?


Dica! – Devido à extensão das atividades oriente os alunos para que realizem esta pesquisa com tranqüilidade e continuem na aula seguinte.


Aula 3

Dê continuidade à pesquisa (respostas para as questões) iniciada na aula anterior.
Complementando as informações obtidas no hipertexto oriente para que os alunos acessem o recurso do Portal do Professor “Animais que excretam uréia”, disponível no endereço abaixo.


Animais que excretam uréia

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10550/excrecao-peixe_anfibio.swf

Utilize uma parte da aula para fazer a correção das respostas pesquisadas.

IMPORTANTE: na verdade não é objetivo principal desta aula o aluno concluir se a ingestão de urina é benéfica ou não para a saúde. Importante sim é que eles conheçam a importância do sistema urinário e desenvolvam a reflexão sobre essa questão.

Ainda não existem pesquisas científicas que comprovem a ingestão de urina como benéfica ao organismo.
De qualquer maneira a urina é um resíduo eliminado pelo organismo, o que leva a crer que ela não é mais necessária.
É possível que por problemas fisiológicos ocorra a perda de substâncias importantes na urina. Correto é, então, repor tais substâncias e corrigir o problema fisiológico para evitar tais perdas.

Considerando a importância do funcionamento do sistema urinário no processo de excreção, peça que os alunos, em grupos, pesquisem sobre as proposições abaixo e elaborem painéis (cartazes) para divulgação na turma.

• Que medidas podem ser adotadas para manter a saúde do sistema urinário?
• Quais as dificuldades enfrentadas por pessoas com problemas renais que necessitam realizar hemodiálise?
• Qual a situação nacional e mundial em relação à prática de transplantes de rim?

Solicite que os alunos, em duplas ou pequenos grupos produzam cartazes ou maquetes que representem o sistema urinário, utilizando os conceito s básicos desenvolvidos nas aulas.

Dica! – Poderão desenvolver uma campanha sobre a importância da doação de órgãos, destacand o as dificul dades enf rentadas por pessoas que necessitam de transplantes de rim.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Animais que excretam uréia Animação/simulação
Recursos Complementares

Texto com informações sobre a URINA.
http://www.professoraangela.kit.net/urinalise4.htm

Neste sítio os alunos deverão arrastar os nomes das partes do rim nos seus respectivos lugares da legenda. Na verificação podem ver a porcentagem de acerto e tentar outras vezes.
http://www.netxplica.com/Verifica/9_rim.htm

Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando a formação de conceitos dos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos.
Solicite que os alunos apresentem as atividades realizadas no laboratório de informática na aula 2. Uma descrição das práticas apresentadas também é útil para verificar a compreensão dos conceitos trabalhados na aula 1.
Da mesma forma, as produções solicitadas na prática social final poderão ser úteis para demonstrar o desempenho de cada aluno na realização das atividades propostas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 15 calificaciones

  • Cinco estrelas 9/15 - 60%
  • Quatro estrelas 4/15 - 26,67%
  • Três estrelas 2/15 - 13,33%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

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Opiniones

  • nara, UFG , Goiás - dijo:
    nara_rubia2008@hotmail.com

    27/06/2014

    Cinco estrelas

    ótimo trabalho!


  • Rhayane, Coopercamp , Mato Grosso - dijo:
    rhayo_storch@hotmail.com

    06/11/2012

    Cinco estrelas

    Precisei pra um trabalho, amei o sistema filtrador feito de papelão.


  • claudia, andré , Mato Grosso - dijo:
    claudinha__gata@hotmail.com

    05/09/2012

    Cinco estrelas

    Ameeeei vocês me ajudaram muito realmente obrigada portal do professor!!!


  • Juliana Hass Massena, ESC MUN ENS FUN LA HIRE GUERRA , Rio Grande do Sul - dijo:
    jujuhass@gmail.com

    21/09/2011

    Cinco estrelas

    Nelson, gostei muito da tua proposta! Tema bem escolhido e estratégias diversificadas! Um abraço, Ju Hass.


  • nelinton gomes dutra, EE DONA ARABELA DE ALMEIDA COSTA , Minas Gerais - dijo:
    nelinton@yahoo.com.br

    18/02/2011

    Cinco estrelas

    Muito interessante com certeza vai acrescentar muito no conhecimento dos alunos vocês estão de parabéns.


  • suzana rodrigues de souza, EE DE ENS FUND E MEDIO , Minas Gerais - dijo:
    suzy_ninha@yahoo.com.br

    24/01/2011

    Cinco estrelas

    Muito criativa e dinamica a aula e o material usado é facil de encontrar, mesmo que a escola nao tenha recursos financeiros.


  • rUTILENE SOARES SILVA, ESCOLA MARLY SARNEY SESI iMPERATRIZ , Maranhão - dijo:
    ruthbio1@gmail.com

    12/01/2011

    Quatro estrelas

    Muito bom, gostei das dicas do material didático utilizado na aula.Parabéns.


  • Maria Eduarda, Alemanha - dijo:
    mariaeduardaaa11@hotmail.com

    04/11/2010

    Cinco estrelas

    Nossa muitooo bom!!! Me ajudou muito na feira de Ciencias na escola!!!


  • erich, phd , Rio Grande do Norte - dijo:
    erich.fla@hotmail.com

    13/10/2010

    Cinco estrelas

    gostei vou fazer uma feira de ciências e vou mostra aquele da filtração dos nefros.


  • Sayonara, Escola do Legislativo , Paraíba - dijo:
    SAYONARAPG@HOTMAIL.COM

    18/09/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito!!


  • CRISTIANE NUNES CORDEIRO, UFRJ , Rio de Janeiro - dijo:
    www.cristianecordeiro2005@ig.com.br

    17/08/2010

    Cinco estrelas

    Interessante os trechos de notícias trabalhados. A questão social prende a atenção dos alunos e levam a uma reflexão, da qual podemos muito explorar. A observação prática em laboratório também colabora para uma melhor compreensão. O modelo utilizado para simular a filtração do sangue também é de fácil produção, podendo o aluno na sala de aula confeccionar seu próprio modelo. A utilização do laboratório de informática para pesquisas sobre o tema e a confecção de cartazes em grupos ou duplas. DEZ


  • Geovane Silva e Silva, EM STA TERESA , Minas Gerais - dijo:
    geovanesilvaesilva@hotmail.com

    06/07/2010

    Quatro estrelas

    excelente,muito rica


  • ALAN DA SILVA SANTOS, ESCOLA ESTADUAL MANOEL DE ARAUJO DORIA , Alagoas - dijo:
    ALLANPORTO_AL@YAHOO.COM.BR

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    TRABALHAR COM EXPERIMENTAÇÃO FACILITA O APRENDIZADO


  • gabriela, escola estadual veríssimo teixeira costa , Minas Gerais - dijo:
    gaby-arthur@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    boa mais na verdade eu queria uma maquete mostrando o funcionamento do sistema excretor!!mais ta otimo parabens!


  • sueli rodrigues da costa, KAZUCO OHARA E E PROF E FUND , Paraná - dijo:
    su.costarodrigues@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Bom


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