Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E A FORMAÇÃO DO ESPAÇO GLOBAL

 

02/12/2009

Autor y Coautor(es)
maria cristina soranço miranda
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Paisagens e diversidade territorial no Brasil
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Modernização de vida e a problemática ambiental
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá perceber os avanços tecnológicos através dos tempos , suas aplicações e caracterização dos espaços geográficos .

Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de paisagem natural e paisagem humanizada, espaço geográfico,técnica e tecnologia e atividade industrial.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR (A)
As atividades propostas tem como objetivos específicos, desenvolver nos alunos a capacidade de relacionarem tecnologias antigas e modernas,observando a rapidez dos avanços tecnológicos e as mudanças que acarretaram no espaço geográfico .
Professor(a), apresente a seus alunos, gravuras de atividades econômicas e paisagens de diferentes épocas (séculos XIV ,XIX e XX). Compare-as observando e descrevendo as técnicas utilizadas em cada uma delas. Destaque a seus alunos o notável desenvolvimento das técnicas,decorrentes da utilização de descobertas e conhecimento científico no processo produtivo. Em seguida serão desenvolvidas 4 atividades subsequentes.

Atividade 1: Pesquisando
Professor(a), oriente seus alunos a pesquisarem através de uma entrevista individual ou em grupo, a uma pessoa idosa, sobre as seguintes questões:
∙ Quais os principais meios de comunicações utilizados por ele quando jovem ?
∙ Existia telefone público e cartão telefônico naquela época?
∙ Como eram feitas as ligações inter-urbanas , inter- estaduais e internacionais?
∙ Quais os meios de transportes que utilizavam?
∙ Como aconteciam as viagens ?
∙ Quais eram as formas de lazer e entretenimentos?
∙ Como as mercadorias eram pagas ao saírem às compras?
∙ Como eram fabricadas?


Atividade 2: Apresentando e comparando

Professo(a), faça um grande grupo com seus alunos, para que possam apresentar as respostas dos entrevistados a turma . Em seguida, questione aos alunos as mesmas perguntas utilizadas nas entrevistas, comparando as respostas atuais com as dos entrevistados. Observe as enormes disparidades entre as respostas, destacando o grande número de invenções,ou seja os avanços tecnológicos que surgiram num “curto espaço de tempo” e conseqüentemente modificando o espaço geográfico. Observe também que essas tecnologias, foram utilizadas em diferentes setores de atividades, interferindo no cotidiano das pessoas.

Atividade 3: A Atividade Industrial neste processo

Professo(a), explique a seus alunos a evolução da atividade industrial neste processo de avanço tecnológico , destacando com suas principais características, as três Revoluções Industriais , tais como :
Primeira Revolução Industrial : Ocorreu na Inglaterra,século XVIII, utilização da energia a vapor, surgiram as primeiras máquinas –teares, a invenção da locomotiva que possibilitou o desenvolvimento do transporte ferroviário.
Segunda Revolução Industrial: Novos métodos de produção e máquinas mais sofisticadas ,final do século XIX e a metade do século XX. Verificou-se um grande progresso das pesquisas científicas, havendo um novo salto tecnológico. Esse salto foi marcado pelo uso do petróleo como fonte de energia e do aço de alta resistência na metalurgia,surgiram indústrias de grande porte. O espaço entre as cidades e o campo passou a ser interligado por um número cada vez maior de rodovias e ferrovias.
Terceira Revolução Industrial ou Revolução Tecnocientífica: Segunda metade do século XX. Atividades que empregam alta tecnologia em sua produção : informática, microeletrônica, a robótica,as telecomunicações,, Internet, industrial aeroespacial e a biotecnologia.
Professor(a),sugira a seus alunos a assistirem o filme Tempos Modernos(1936) de Charles Chaplin onde neste filme, é satirizada a mecanização do trabalho executado pelos operários das fábricas.

Atividade 4: Discutindo as Tecnologias
Professor(a)analise com seus alunos as características das três Revoluções Industriais e em seguida proponha uma discussão registrando no quadro negro os aspectos positivos e negativos dos avanços tecnológicos na formação do espaço global.

Recursos Complementares

NOME TIPO
Livro: Levon, Boligian...[et.al.],A dinâmica do espaço global : o mundo desenvolvido:8º série- São Paulo: Atual,2002,pg.14,16 e 18.

http://www.msichicago.org.
Filme Tempos Modernos (1936) de Charles Chaplin

Avaliação

Os alunos deverão participar ativamente das atividades 1 e 4 propostas na aula , com apresentação de suas respostas e avaliação das mesmas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria das graças fFerreira da Silva, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO , Ceará - dijo:
    gracinhaqxb@gmail.com

    21/09/2010

    Cinco estrelas

    O conteúdo abordado na aula é suma importância para que os alunos possam conhecer e perceber os avanços da tecnologia através dos tempos.Assim conceitos de paissagem humanizada e espaços geograficos ficam melhor de aprender e compreender sua função no cotidiano dos educandos facilitando a ação do professor dentro da sala de aula,pois a aula fica mais dinamica .


  • Rosana Volkmann Paschoal, Furg , Santa Catarina - dijo:
    rosanavolkp@hotmail.com

    29/08/2010

    Quatro estrelas

    Aprovei a aula por oportunizar uma visão sucinta dos avanços tecnológicos e de estabelecer uma relação de tecnologias antigas e modernas, traçar um paralelo e perceber as mudanças que geraram.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.