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AULA PRÁTICA : UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE pH PARA DIFERENTES SOLUÇÕES

 

06/05/2009

Autor y Coautor(es)
Pedro Stippe Rodrigues
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SAO PAULO - SP Universidade Paulista

Mary Grace

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno ira descobrir os valores de pH de substâncias do dia-a-dia podendo ver as aplicações de conceitos de ácido e base em seu cotidiano.
Duração das atividades
2 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os aluno deverão conhecer os conceito de ácidos e bases.
Estratégias e recursos da aula
 Atividade 1

 

 

 

 

 

 Professor separe os alunos em grupos de no máximo 4 alunos e peça para que leiam o texto abaixo:

______________________________________________________________________________________________________

O pH

 O valor de pH é uma característica que qualquer subatância apresenta, determinado pela concentração de íons
 de Hidrogênio (H+). Os valores variam de 0 a 14, sendo que valores de 0 a 7 são considerados ácidos, valores
em torno de 7 são neutros e valores acima de 7 são denominados básicos ou alcalinos. Quando o valor do pH
de uma substância é baixo, maior a sua concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-.

valor de pH 0 7 14
caracteristica Ácido Neutro Básico ou
Alcalino
concentração de íons H+ + H+   - H+

 

Medindo e alterando um pH.


Medir e alterar o valor de pH das substâncias é uma tarefa importânte no cotidiano do homem. Veja alguns exemplos:


• Industrias:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/893/imagens/industria_r3_c2.jpg

 

  •  Fermentação;
  •  Fabricação de alimentos;
  •  Controle de qualidade de produtos;
  •  Fabricação de produtos de limpeza e desinfecção;
  •  Fabricação de ácidos para processos de corrosão e reações químicas;


• Estações de tratamento de águas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/893/imagens/eta.jpg

 

  •  Água potável;
  •  Águas para processos industriais;
  •  Águas de torres de refrigeração;
  •  Efluentes;


• Laboratórios:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/893/imagens/lab.jpg

 

  •  Análise de substâncias;
  •  Desenvolvimento de novos produtos;
  •  Controle de qualidade;

 

______________________________________________________________________________________________________
 


Professor , após a leitura do texto peça aos alunos que façam uma relação em seus cadernos dos produtos
que serão usados no experimento classificando-os em: Ácidos, Neutros ou Básico/Alcalinos. 

Soluções:

a) latas de coca-cola (1 normal e 1 light)
b) limão comum
c) cebola
d) garrafas de água mineral (1 com gás e a outra sem gás)
e) frasco de Veja multiuso
f) detergente incolor
g) xampu neutro
h) vinagre
i) café
j) leite

 

Atividade 2

 

 

 

 

 Após os grupos terem classificado as soluções, forneça uma amostra de cada uma delas junto com duas
fitas indicadoras de pH comercial para cada solução e sua escala padrão de medição de pH. A medida de
pH deve ser tomada individualmente com a fita indicadora de pH mergulhada na solução e lida contra a
escala padrão enquanto estiver molhada. Em seguida deve ser descartada. Após a medição peça para
os alunos preencherem a tabela abaixo:

Tabela de pH
Solução papel indicador
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   

 

 

Depois de terem medido todas as soluções peça para que façam uma comparação entre a sua primeira
classificação das soluções sem o experimento e as obtidas com a fita de pH.

Promova a discussão sobre os resultados obtidos.

Recursos Complementares
Clique nos links abaixo para ter acesso a mais recursos:

Verbete pH
http://pt.wikipedia.org/wiki/PH

Você sabe o que é pH?
- http://www.alunosonline.com.br/quimica/o-que-e-o-ph/

Avaliação
A atividade deve ser avaliada através da observação dos alunos durante a discussão dos resultados obtidos no levantamento de hipóteses e no experimento executado.
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