Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Recriando parlendas

 

19/10/2009

Autor y Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá criar um texto, a partir do gênero textual parlenda, desenvolvendo a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno já tenha tido contato com o gênero textual parlenda, mesmo que oralmente.

Estratégias e recursos da aula

1. Escrever a seguinte parlenda em uma folha de papel pardo, ou cartolina, com letras grandes.

Cadê o toucinho que estava aqui?

O gato comeu.

Cadê o gato?

Foi pro mato.

Cadê o mato?

O fogo queimou.

Cadê o fogo?

A água apagou.

Cadê a água?

O boi bebeu.

Cadê o boi?

Foi amassar trigo.

Cadê o trigo?

A galinha esparramou.

Cadê a galinha?

Foi botar ovo.

Cadê o ovo?

O lagarto bebeu.

                         Origem popular.

2. Recortar cada verso da parlenda e deixar em cima da mesa do professor.

3. Iniciar a atividade colando o primeiro verso no quadro.

4. Em seguida, pedir a um aluno que se dirija à mesa e tente encaixar a resposta ao verso apresentado.

5. Chamar, um a um, até que a parlenda esteja completa.

6. Ao final, entregar uma folha com a parlenda para que os alunos confiram se montaram no quadro de acordo com a que foi apresentada na folha.

7. Perguntar aos alunos se já conheciam a parlenda, em caso afirmativo, perguntar se há alguma diferença entre a versão que eles conheciam e a que  acabaram de ler. Aproveitar para comentar que é comum haver versões diferentes de uma mesma parlenda pois, em geral, são textos passados oralmente, entre várias pessoas, repetidos por anos e anos.

8. A seguir, dividir a turma em dois grupos, sendo que um deles deverá ler a pergunta e o outro grupo a resposta. Outra possibilidade é a parlenda ser lida por duplas ou, ainda, o professor lerá as perguntas e todos os alunos lerão as respostas.

9. A seguir, propor aos alunos que recriem uma parlenda a partir da parlenda apresentada.

* As etapas, a seguir explicitadas, deverão ser realizadas no quadro para que os alunos compreendam como fazer. Os alunos poderão criar, num primeiro momento, uma parlenda coletivamente, com o professor.

a) Reescrever o primeiro verso da parlenda original, trocando a palavra "toucinho" por outra palavra. Por exemplo: "banana".

Cadê a banana que estava aqui?

b) Escrever uma resposta para essa pergunta.

O macaco comeu.

c) Fazer uma nova pergunta, usando a palavra chave da resposta anterior.

Cadê o macaco?

d) Uma nova resposta deverá ser elaborada para essa pergunta.

Foi pra floresta.

* Produzir os versos seguintes de acordo com as idéias que surgirem.

10) Pedir aos alunos que copiem, no caderno, a parlenda produzida coletivamente, ilustrando a pergunta com sua devida resposta.

Ex. Cadê a banana que estava aqui? O macaco comeu.

Realizar a mesma atividade com todas as perguntas e respostas. O professor, nesse momento, poderá perceber se o aluno consegue, através do desenho, interpretar o que copiou.

Avaliação

O professor entregará uma folha contendo a seguinte parlenda  de José Paulo Paes, que foi criada a partir da parlenda trabalhada em aula.

* Ler a parlenda expressivamente para os alunos escutarem.

Nossa! Que escuro!

Cadê a luz?

Dedo apagou.

Cadê o dedo?

Entrou no nariz.

Cadê o nariz?

Dando um espirro.

Cadê o espirro?

Ficou no lenço.

Cadê o lenço?

Dentro do bolso.

Cadê o bolso?

Foi com a calça.

Cadê a calça?

No guarda-roupa.

Cadê o guarda-roupa?

Fechado à chave.

Cadê a chave?

Homem levou.

Cadê o homem?

Está dormindo

de luz apagada.

Nossa! Que escuro!

 A seguir, pedir aos alunos que, em duplas, recriem a parlenda lida, conforme a atividade feita coletivamente.

Nessa atividade o professor avaliará se o aluno:

- conseguiu recriar uma pralenda a partir da parlenda já existente;

- produziu uma parlenda criativa;

- desenvolveu a capacidade de trabalhar em dupla.

* Sugestão: As parlendas recriadas pelos alunos poderão ser transcritas em cartazes para ficarem expostas na sala de aula.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • sara, Maxxi educacional , Minas Gerais - dijo:
    saiaesteves@hotmail.com

    20/09/2011

    Cinco estrelas

    Usei o plano de aula com os meus alunos e eles adoraram. O diferencial que eu fiz foi pedir para eles fazerem cartazes e colarem pela escola. Parabens!


  • maria imaculada , EE CANDIDO ULHOA , Minas Gerais - dijo:
    maria-imaculada26@hotmail.com

    21/08/2011

    Cinco estrelas

    100%


  • delio de brito oliveira, Colégio Barroco Lopes , Rio de Janeiro - dijo:
    delioprofessor@oi.com.br

    04/05/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito......Vou trabalhar com os meus alunos e expor no varal onde todos poderão apreciar a criatividade deles..


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.