19/10/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
É necessário que o aluno já tenha tido contato com o gênero textual parlenda, mesmo que oralmente.
1. Escrever a seguinte parlenda em uma folha de papel pardo, ou cartolina, com letras grandes.
Cadê o toucinho que estava aqui?
O gato comeu.
Cadê o gato?
Foi pro mato.
Cadê o mato?
O fogo queimou.
Cadê o fogo?
A água apagou.
Cadê a água?
O boi bebeu.
Cadê o boi?
Foi amassar trigo.
Cadê o trigo?
A galinha esparramou.
Cadê a galinha?
Foi botar ovo.
Cadê o ovo?
O lagarto bebeu.
Origem popular.
2. Recortar cada verso da parlenda e deixar em cima da mesa do professor.
3. Iniciar a atividade colando o primeiro verso no quadro.
4. Em seguida, pedir a um aluno que se dirija à mesa e tente encaixar a resposta ao verso apresentado.
5. Chamar, um a um, até que a parlenda esteja completa.
6. Ao final, entregar uma folha com a parlenda para que os alunos confiram se montaram no quadro de acordo com a que foi apresentada na folha.
7. Perguntar aos alunos se já conheciam a parlenda, em caso afirmativo, perguntar se há alguma diferença entre a versão que eles conheciam e a que acabaram de ler. Aproveitar para comentar que é comum haver versões diferentes de uma mesma parlenda pois, em geral, são textos passados oralmente, entre várias pessoas, repetidos por anos e anos.
8. A seguir, dividir a turma em dois grupos, sendo que um deles deverá ler a pergunta e o outro grupo a resposta. Outra possibilidade é a parlenda ser lida por duplas ou, ainda, o professor lerá as perguntas e todos os alunos lerão as respostas.
9. A seguir, propor aos alunos que recriem uma parlenda a partir da parlenda apresentada.
* As etapas, a seguir explicitadas, deverão ser realizadas no quadro para que os alunos compreendam como fazer. Os alunos poderão criar, num primeiro momento, uma parlenda coletivamente, com o professor.
a) Reescrever o primeiro verso da parlenda original, trocando a palavra "toucinho" por outra palavra. Por exemplo: "banana".
Cadê a banana que estava aqui?
b) Escrever uma resposta para essa pergunta.
O macaco comeu.
c) Fazer uma nova pergunta, usando a palavra chave da resposta anterior.
Cadê o macaco?
d) Uma nova resposta deverá ser elaborada para essa pergunta.
Foi pra floresta.
* Produzir os versos seguintes de acordo com as idéias que surgirem.
10) Pedir aos alunos que copiem, no caderno, a parlenda produzida coletivamente, ilustrando a pergunta com sua devida resposta.
Ex. Cadê a banana que estava aqui? O macaco comeu.
Realizar a mesma atividade com todas as perguntas e respostas. O professor, nesse momento, poderá perceber se o aluno consegue, através do desenho, interpretar o que copiou.
O professor entregará uma folha contendo a seguinte parlenda de José Paulo Paes, que foi criada a partir da parlenda trabalhada em aula.
* Ler a parlenda expressivamente para os alunos escutarem.
Nossa! Que escuro!
Cadê a luz?
Dedo apagou.
Cadê o dedo?
Entrou no nariz.
Cadê o nariz?
Dando um espirro.
Cadê o espirro?
Ficou no lenço.
Cadê o lenço?
Dentro do bolso.
Cadê o bolso?
Foi com a calça.
Cadê a calça?
No guarda-roupa.
Cadê o guarda-roupa?
Fechado à chave.
Cadê a chave?
Homem levou.
Cadê o homem?
Está dormindo
de luz apagada.
Nossa! Que escuro!
A seguir, pedir aos alunos que, em duplas, recriem a parlenda lida, conforme a atividade feita coletivamente.
Nessa atividade o professor avaliará se o aluno:
- conseguiu recriar uma pralenda a partir da parlenda já existente;
- produziu uma parlenda criativa;
- desenvolveu a capacidade de trabalhar em dupla.
* Sugestão: As parlendas recriadas pelos alunos poderão ser transcritas em cartazes para ficarem expostas na sala de aula.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
20/09/2011
Cinco estrelasUsei o plano de aula com os meus alunos e eles adoraram. O diferencial que eu fiz foi pedir para eles fazerem cartazes e colarem pela escola. Parabens!
21/08/2011
Cinco estrelas100%
04/05/2010
Quatro estrelasGostei muito......Vou trabalhar com os meus alunos e expor no varal onde todos poderão apreciar a criatividade deles..