Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O que os alunos sabem sobre o próprio corpo?

 

17/12/2009

Autor y Coautor(es)
Maria Cordeiro de Farias Gouveia Matos
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ INST DE TECNOLOGIA ORT

Mariana Lima Vilela

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula está inserida em um bloco de seis aulas denominado “Os sistemas nunca funcionam sozinhos: puberdade, sistema reprodutor e sistema endócrino”. Este bloco de aulas tem como objetivo principal o ensino/aprendizagem de conceitos relacionados ao sistema endócrino e ao sistema reprodutor humano a partir da discussão sobre puberdade no ensino de Ciências. Pretendemos abordar este conteúdo de forma integrada, estabelecendo relação entre os órgãos que compõem estes sistemas, além de permitir que os alunos possam compreender as transformações que estão ocorrendo no seu corpo. Caso você tenha interesse em conhecer o bloco como um todo, as aulas estão organizadas na seguinte sequência: 1- "O que os alunos sabem sobre o prórpio corpo?"; 2- "Alunos em transformação: mudanças durante a puberdade"; 3- "Por que o corpo muda durante a puberdade?"; 4- "Mudanças no corpo dos meninos: sistema reprodutor e algumas preocupações masculinas"; 5- "Desevendando o Ciclo Reprodutivo Feminino"; 6- "Conhecendo melhor as transformções da puberdade, o sistema endócrino e sistema reprodutor".

Mais especificamente, nesta aula que inicia o bloco, propomos a realização de uma sondagem para levantar as concepções prévias que os alunos têm a respeito do seu próprio corpo. Acreditamos que esta sondagem possibilita um momento muito rico para os alunos, possibilitando que eles se deparem com dúvidas e curiosidades e aproximando-os do objeto a ser estudado – o corpo humano. Com esta sondagem temos também o objetivo de desestabilizar algumas convicções dos alunos, criando um ambiente propício para a aprendizagem.

Duração das atividades
100 minutos (2 tempos de aula)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não depende de conhecimentos prévios trabalhados pelo professor, já que é uma atividade de abertura de um bloco de conteúdos e que tem, sobretudo, o objetivo de fazer um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema.

Estratégias e recursos da aula
Estratégias                    

- Aula interativa: atividade de sondagem para conhecer as concepções prévias dos alunos sobre o próprio corpo.

- Confecção de uma Caixa de Perguntas (atividade coletiva da turma)

Recursos da aula

- Roteiro de Sondagem: “Desenhe seu Corpo por Dentro” (http://www.cap.ufrj.br/materialdidatico/BIOCIENF13.pdf)

- Materiais para a confecção de uma Caixa de Perguntas: uma caixa (pode ser de sapato), recortes de revista (imagens que tenham relação com puberdade, sistema reprodutor, sexualidade), cola e tesoura.
Comentário: O professor pode procurar revistas voltadas para o público adolescente.

Atividades

Nesta aula propomos a realização de duas atividades. Essas atividades podem compor uma aula inaugural para o início do ano letivo em turmas de 8º ano. A primeira atividade é a realização da sondagem propriamente dita. A segunda é uma atividade de confecção de uma caixa de perguntas, onde os alunos podem inserir perguntas que expressem dúvidas e curiosidades sobre o próprio corpo.

Atividade 1 – Sondagem: os saberes dos alunos sobre o próprio corpo

No início da aula o professor deve explicar que será feita uma sondagem, pois deseja saber o que os alunos conhecem sobre o próprio corpo, para que possa planejar melhor as aulas do ano letivo, considerando esse conhecimento.

Após essa explicação, o professor irá entregar o roteiro da sondagem para cada um de seus alunos. Quando os alunos estiverem com o roteiro em mãos, o professor deve dar orientações específicas de como o roteiro deve ser preenchido e deve dizer também que o trabalho deverá ser entregue ao final da aula. É importante que esta seja uma atividade individual, tanto porque a percepção que cada aluno tem sobre seu próprio corpo pode ser bem particular, quanto porque temos expectativas de que cada aluno se desestabilize de suas concepções prévias sobre seu próprio corpo. Essa estratégia permite a problematização do tema que será estudado.

Você já deu uma olhada do roteiro da sondagem no link http://www.cap.ufrj.br/materialdidatico/BIOCIENF13.pdf?

Como você deve ter percebido, esse roteiro traz uma proposta bem geral, aberta e pouco direcionada de sondagem. Como os alunos estão na fase da Puberdade, um momento da vida em que ocorre uma série de transformações no corpo, optamos por essa proposta geral, aberta e pouco direcionada para que eles possam se sensibilizar para as transformações que ocorrem no corpo como um todo. Acreditamos que deste modo podemos iniciar a abordagem da Puberdade de uma forma bastante interessante, abordando a sexualidade e as transformações no corpo todo e não apenas reduzida ao sistema reprodutor.

Mas de que forma os resultados obtidos nesta sondagem podem contribuir e enriquecer o planejamento de ensino para turmas de 8º ano?

Esse é um material rico que pode ser utilizado para a elaboração do planejamento de aulas de um semestre ou de um ano inteiro. A partir da sondagem, podemos identificar os órgãos e sistemas do corpo mais conhecidos e valorizados (ou os menos conhecidos) e como são representados pelos alunos.

Mas para isso, é importante fazer uma sistematização e uma organização desses dados! Como podemos fazer essa sistematização?

Podemos fazer uma lista dos sistemas e dos órgãos que apareceram, numerando quantas vezes cada um deles aparece e fazendo comentários sobre como el es aparecem. Veja um exemplo de como podemos sistematizar os resultados obtidos com a realização desta atividade em duas turmas de 8º ano (com aproximadamente 30 alunos em cada) da rede Municipal de Teresópolis (RJ):


Exemplos do Resultado de parte desta Sondagem:

1) Sistema Nervoso
Cérebro (36); cerebelo (1); tímpano (1); olhos (1 ); nervos (1). Geralmente esses elementos aparecem de forma dissociada, sem relação entre si. O cérebro é representado em praticamente todos os desenhos, mas poucos alunos esboçam os nervos ou algum tipo de ligação do cérebro com outros sistemas.

Deste modo, por exemplo, percebemos uma dificuldade dos alunos que pode ser trabalhada ao longo do ano.

2) Sistema Reprodutor
Sistema feminino (9); ovário (3); vagina (5); seios (5); útero (1); trompas de falópio (1).
Sistema masculino (pênis e bolsa escrotal) (6). Embora poucos alunos representem qualquer parte do sistema reprodutor, o sistema feminino foi mais significativamente representado do que o masculino. Isto se deu não apenas em termos numéricos, mas em relação ao conhecimento quanto à localização e disposição dos órgãos. Ovário, vagina e seios foram os órgãos mais referenciados. Há referências ao útero e à trompa de falópio. Evidentemente não podemos atribuir a ausência de representação de órgãos genitais e sistema reprodutor meramente ao desconhecimento dos alunos a seu respeito. Há questões culturais e psicológicas que não podem ser desprezadas.

E assim por diante, podemos fazer a sistematização com todos os outros dados que tiverem aparecido nos roteiros da sondagem.

Antes de iniciar a abordagem de um determinado sistema, é sempre bom recorrer a esses dados, percebendo onde estão as dificuldades dos alunos. Essa sondagem mais geral que estamos propondo pode, ainda, ser complementada com sondagens mais específicas e direcionadas que seriam realizadas antes da abordagem de cada um dos sistemas que compõem o corpo humano.

A partir desta sistematização, podemos escolher os sistemas que queremos priorizar ou dar destaque e pensar nas estratégias de ensino para que os alunos possam verificar e ampliar seus conhecimentos. O professor pode iniciar o ano abordando os sistemas menos citados, por exemplo, explorando os órgãos que os compõem e como esses órgãos atuam de forma integrada entre si e com órgãos de outros sistemas. Assim, o professor pode propor aulas que explorem e focalizem essas questões.

Porque começar o ano abordando o sistema reprodutor e o sistema endócrino, por exemplo?

Como já mencionamos anteriormente, no 8º ano os alunos estão passando por uma série de transformações, tanto físicas como psicológicas. Assim, consideramos a Puberdade e a sexualidade temas ricos para iniciar o ano, uma vez que permitem explorar essas transformações. Como essas transformações são visíveis e estão intimamente relacionadas a transformações no sistema reprodutor e endócrino, consideramos interessante iniciar o ano letivo abordando esses sistemas.

Além disso, consideramos interessante iniciar o ano abordando esses sistemas e a integração entre eles pois, como vimos no exemplo de uma sondagem realizada com turmas do 8º ano, o sistema reprodutor é pouco representado e praticamente não há referência ao sistema endócrino.

Atividade 2 – Confecção da caixa de perguntas
Para realizar esta atividade o professor deve levar uma caixa (tipo urna, pode ser uma caixa de sapato que deve ser fechada de modo que só possa ser aberta pelo professor em um outro momento). Além disso, pode levar materiais como recortes de revistas com imagens que estejam relacionadas ao corpo humano, à puberdade e à sexualidade. Ao invés de levar os recortes, o professor também pode levar revistas e pedir que os alunos procurem e recortem essas imagens.


O professor deverá explicar a atividade, ressaltando que apesar de ser uma atividade prazerosa, não deve ser encarada com o uma brincadeira pe los alunos. Ele deve explicar o objetivo da confecção da caixa, dizendo que nela, os alunos da turma irão depositar perguntas relacionadas a curiosidades e dúvidas sobre seu próprio corpo, para que essas dúvidas sejam resolvidas ao longo do ano nas aulas de Ciências. O professor pode ressaltar que os alunos não precisam se identificar ao inserir as perguntas na caixa.

Figura 1: Esse é um exemplo de uma caixa de perguntas. Mas ela pode ficar muito mais bonita se for enfeitada com figuras que estejam relacionadas ao corpo humano, à sexualidade e à puberdade.
Fonte: http://www.sxc.hu/photo/1084633 - Ivan Petrov

Sugerimos que a confecção da caixa seja uma atividade coletiva para a turma. Acreditamos que nessa confecção coletiva os alunos assumem a caixa como algo da turma. Assim, todos se envolvem e se sentem à vontade para inserir suas perguntas, dúvidas e curiosidades.

Após a finalização desta atividade, se ainda sobrar tempo, os alunos já podem elaborar suas primeiras perguntas e inserir na caixa.

Essa é uma estratégia bem simples que envolve a expressão escrita dos alunos e pode complementar a sondagem.

Recursos Complementares

Para refletir mais sobre a importância de considerar os conhecimentos prévios dos alunos nas aulas de Ciências, sugerimos a leitura do texto “Construtivismo, Mudança Conceitual e Ensino de Ciências” de Eduardo Fleury Mortimer, disponível em: http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/N1/2artigo.htm

Avaliação

Em uma atividade como esta, não estamos ensinando conhecimentos específicos, mas sim sondando o que nossos alunos sabem sobre o próprio corpo. Assim, podemos avaliar a participação, o envolvimento dos alunos na atividade proposta, bem como o capricho e a seriedade com que preencheram seus roteiros individuais de sondagem. Os roteiros podem ser pontuados, respeitando esses critérios de organização e capricho.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • vera calvi, Colegio Visão , Pernambuco - dijo:
    veracalvi@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão. Estou acrescentando o contorno de um corpo humano para que os alunos s orientem commais facilidade seus registros.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.