Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Produção e Consumo de Alimento.

 

04/02/2010

Autor y Coautor(es)
Allain Wilham Silva de Oliveira
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Marilda Aparecida Ionta Renata Renna

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
• O contraponto entre Mitos e Verdades sobre a causa da falta de alimentos no mundo;
• Habilidades e competências de leitura e interpretação de dados em tabelas.

Duração das atividades
4 horas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de divisão dos países de acordo com as características econômicas .

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

  • Divida os alunos em duplas;
  • Em seguida, propõe-se apresentar a tabela 1

Observe a tabela 1

Países

População% no setor agrícola

Consu mo de calorias KaL por dia

População subnutrid a%

Austrália

4,8

3.600

-5

Brasil

40

3.094

6

França

2

3.585

-5

Índia

56

2.358

21

Nigéria

41

2.603

9

Rússia

11

3.100

-5

Uganda

79

2.385

15

Fonte: Fonte: http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php

Elaboração: Allain Wilham Silva Oliveira

Discutir os dados da tabela 1 , norteado pelos seguintes questionamentos:


• Serão os lugares de maior população Rural na agricultura os que trazem números maiores em relação aos problemas alimentares?
• Quais os países que possuem um maior consumo de caloria? O que leva a esta situação?
• O consumo demasiado de calorias traz problemas à saúde?

Atividade 2


Leve para os alunos o texto que contém os “mitos” sobre a fome e que pode ser encontrado:


http://www.actionaid.org.br/Nossaatuba%C3%A7%C3%A3ob/A%C3%A7%C3%A3onacional/AlimentA%C3%87%C3%83ODireitodeTodos/Mitossobreafome/tabid/959/Default.aspx

Observação a atividade poderá ser realizada com os doze mitos ou uma quantidade menor, a decisão da quantidade não compromete a realização do trabalho.

A partir das informações do texto oriente a discussão com questionamentos do tipo?
• O que provoca a fome no mundo é a falta de alimentos?
• A natureza é a responsável pela falta de comida nos paises Africanos?
• O superpovoamento do mundo que provoca a fome?
• A produção de alimentos é preciso destruir a floresta tropical?
• A questão para resolver a falta de alimento resume apenas em uma melhoria da tecnologia?
• A pequena propriedade rural ela é improdutiva?
• A proteção dada pelo estado dificulta a chegada de alimentos aos mercados?
• A circulação livre do comercio de alimentos facilita o fim da fome?
• Os pobres passam fome porque não sabem dos seus direitos?
• Os países desenvolvidos se quiserem podem acabar com a fome?
• A fome não acaba porque não existem recursos financeiros no mundo para isto?


Após o debate peça aos alunos uma produção textual como amenizar a fome no mundo, ou mesmo artística como uma pequena encenação em aula.

Recursos Complementares
  1.  Indicação de leitura Livro paradidático fácil leitura:

   ADAS, Melhem. A fome: crise ou escândalo?. São Paulo: MODERNA, 2006.

2. Sites sobre o assunto:

http://www.sistemas.aids.gov.br/imprensa/Noticias.asp?NOTCod=64642

http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/corunum/documents/rc_pc_corunum_doc_04101996_world-hunger_po.html


Avaliação

Avaliação
1. Peça aos alunos para fazer uma enquete na escola com os alunos de outras turmas sobre na opinião deles qual o principal causador da fome.
2. Apresente este resultado sobre forma de tabela. Acompanhado da tabela uma avaliação sobre o resultado.
Atenção Professor, explique aos alunos como se faz uma pesquisa para não influenciar no resultado.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Oliveiros Martins de Oliveira, NOROESTE C AGRIC E DO E FUND PROF , Paraná - dijo:
    oliveiroso@seed.pr.gov.br

    14/10/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula, bem apropriada para se discuttir a produção de alimentos e a fome no mundo, pricipalmente para minha escola que é formação técnica em agropecuária integrada ao Ensino Médio.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.