04/02/2010
Marilda Aparecida Ionta Renata Renna
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
• O contraponto entre Mitos e Verdades sobre a causa da falta de alimentos no mundo;
• Habilidades e competências de leitura e interpretação de dados em tabelas.
Noções de divisão dos países de acordo com as características econômicas .
Observe a tabela 1
Países |
População% no setor agrícola |
Consu mo de calorias KaL por dia |
População subnutrid a% |
Austrália |
4,8 |
3.600 |
-5 |
Brasil |
40 |
3.094 |
6 |
França |
2 |
3.585 |
-5 |
Índia |
56 |
2.358 |
21 |
Nigéria |
41 |
2.603 |
9 |
Rússia |
11 |
3.100 |
-5 |
Uganda |
79 |
2.385 |
15 |
Fonte: Fonte: http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php
Elaboração: Allain Wilham Silva Oliveira
Discutir os dados da tabela 1 , norteado pelos seguintes questionamentos:
• Serão os lugares de maior população Rural na agricultura os que trazem números maiores em relação aos problemas alimentares?
• Quais os países que possuem um maior consumo de caloria? O que leva a esta situação?
• O consumo demasiado de calorias traz problemas à saúde?
Leve para os alunos o texto que contém os “mitos” sobre a fome e que pode ser encontrado:
Observação a atividade poderá ser realizada com os doze mitos ou uma quantidade menor, a decisão da quantidade não compromete a realização do trabalho.
A partir das informações do texto oriente a discussão com questionamentos do tipo?
• O que provoca a fome no mundo é a falta de alimentos?
• A natureza é a responsável pela falta de comida nos paises Africanos?
• O superpovoamento do mundo que provoca a fome?
• A produção de alimentos é preciso destruir a floresta tropical?
• A questão para resolver a falta de alimento resume apenas em uma melhoria da tecnologia?
• A pequena propriedade rural ela é improdutiva?
• A proteção dada pelo estado dificulta a chegada de alimentos aos mercados?
• A circulação livre do comercio de alimentos facilita o fim da fome?
• Os pobres passam fome porque não sabem dos seus direitos?
• Os países desenvolvidos se quiserem podem acabar com a fome?
• A fome não acaba porque não existem recursos financeiros no mundo para isto?
Após o debate peça aos alunos uma produção textual como amenizar a fome no mundo, ou mesmo artística como uma pequena encenação em aula.
ADAS, Melhem. A fome: crise ou escândalo?. São Paulo: MODERNA, 2006.
2. Sites sobre o assunto:
http://www.sistemas.aids.gov.br/imprensa/Noticias.asp?NOTCod=64642
Avaliação
1. Peça aos alunos para fazer uma enquete na escola com os alunos de outras turmas sobre na opinião deles qual o principal causador da fome.
2. Apresente este resultado sobre forma de tabela. Acompanhado da tabela uma avaliação sobre o resultado.
Atenção Professor, explique aos alunos como se faz uma pesquisa para não influenciar no resultado.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/10/2010
Cinco estrelasExcelente aula, bem apropriada para se discuttir a produção de alimentos e a fome no mundo, pricipalmente para minha escola que é formação técnica em agropecuária integrada ao Ensino Médio.