Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O texto e a construção do sentido

 

18/12/2009

Autor y Coautor(es)
Liliane Gomes Falcão
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

EDNA MARIA SANTANA MAGALHÃES

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A proposta apresentada tem por objetivos propiciar ao aluno:

1) identificar os elementos que compõem o texto jornalístico;

2) identificar veículo de publicação em que o texto circula;

3) empregar a prática da previsibilidade da leitura, a inferenciação prévia, ou seja, a construção de hipóteses (expectativas) de leitura;

4) reconher características inerentes ao texto jornalístico;

5) estabelecer relações lógico-semântico-discursivas valendo-se das perspectivas de leitura, do jogo do significado, da frustração e formulação de novos conceitos no decorrer do processo de significação do enunciado;

6) identificar localização espacial no mapa;

7) perceber o processo de construção de significado e a importância dos elementos coesivos, dos recursos anafóricos, da estruturação dos parágrafos percebendo o encadeamento das idéias promovidos e construídos parágrafo por parágrafo;

8) exercitar a fluência oral através da prática discursiva;

9) praticar a produção textual e a revisão da escrita.

Duração das atividades
Aproximadamente 15 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é desejável que os alunos sejam capazes de lidar com diferentes fontes e suportes de informação e de relacionar informações entre vários textos. Se não for o caso, você desenvolver essas aulas, com o intuito de aprimorar essa habilidade nos alunos.

Estratégias e recursos da aula

Professor, é necessário que você faça a leitura dos textos antes de apresentá-los ao aluno. Pesquise anteriormente para ter informações adicionais durante a discussão.

Procure trabalhar cada aula numa perspectiva de interatividade, promova um ambiente de reciprocidade. Explore cada abordagem prevista para as aulas dentro da perspectiva do aluno. Se necessário, imagine-se no lugar do aluno, pense sob a perspectiva dele, mas não o subestime e, ainda que isso aconteça, prepare-se para ser surpreendido.

O importante é não centrar a aula em você, na transmissão de conhecimentos. Preocupe-se em envolver sempre o seu público e construir as aulas coletivamente.

1ª aula (50 minutos)

Professor, o texto a ser trabalhado pode ser acessado em:

http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2008/06/30/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=69442/em_noticia_interna.shtml

 [Acesso em 17/09/09]

Indague aos alunos se eles sabem o que significa Japaraíba; quais imagens são construídas mentalmente a partir da palavra; se ela se constitui de uma palavra composta, qual seria a sua origem? A previsão de retorno é que as respostas sejam as mais variadas e as justificativas também. o objetivo disso: um pretexto para aguçar a curiosidade dos alunos e se envolvam com o texto antes mesmo de tê-lo em mãos.

Apresente, inicialmente, apenas parte do texto, trabalhe a previsibilidade, as expectativas de leitura, a observação global do texto. Estimule os alunos a observarem os detalhes, as pistas que são deixadas durante toda a construção do texto, questione-os, instigue-os, permita que eles levantem hipóteses. 

A exibição deste texto pode ser feita através do data-show, de transparências ou mesmo de cópias xerografadas. O ideal seria a exibição, utlizando a mídia porque a interação será maior, uma vez que todos estarão, ao mesmo tempo, observando e comentando suas impressões. Isso direciona o olhar dos demais, provocando-os a concordar ou discordar com os pontos apresentados.  

Professor, é necessário que você leia todo o conteúdo do texto previamente, pois somente assim será possível conduzir toda a discussão. Como você poderá constatar, Japaraíba é uma cidade do interior de Min as Gerais que t eve um resultado expressivo no que tange a educação no país. A reportagem se propõe a "investigar" qual a estratégia da cidade para obter esse resultado.

Quando observamos a foto que aco mpanha a reportagem, logo imaginamos que o difer encial é a informática , mas depois percebemos que, na verdade, há uma estrutura bem montada e administrada pela administração local.


                                        
                                                                                                                                         &nbs p;       &nbs p;                
- Para o início da exploração das previs ões de leitura por par te dos alunos, neste momento, é importante que sejam levantadas hipóteses. Use o título num primeiro momento e, de acordo com as respostas obtidas, amplie para a leitura da imagem e legenda apresentadas. Algumas sugestões de perguntas a serem feitas aos alunos. Você pod e propor outras de acordo com o nível de leitura que possuem seus alunos.
a ) Já ouviram falar de Japaraíba?
b) Onde acham que ela se situa? Em zona rural ou urbana?
c) A partir do título. qual seria o assunto (tema) abordado?

d) É possível levantar outros assuntos que poderiam ser decorrentes desses que vocês apontam? Por que vocês acham isso?

d) Qual a relação que podemos estabelecer entre a imagem e o título?
e) A legenda confirma todas as hipóteses levantadas até agora ou algumas delas apenas?Quais?

f0 O que dentre as hipóteses levantadas poderia não ser confirmado pela legenda? Por quê?

2ª aula (50 minutos)

Para este momento utilize o texto na íntegra, providencie cópias xerografadas para os alunos, mas continue utilizando o projetor como suporte na observação do texto.

Preparado o terreno na aula anterior, dê sequência à análise do conteúdo textual fazendo sempre esse movimento anafórico, retomando termos, informações anteriores presentes no título, na legenda, na foto, nos parágrafos. Essa metodologia é importante para que o aluno perceba que o sentido do texto vai sendo construído, que há um processo de construção semâ ntica, portanto é de fundamental impo rtância a leitura deti da  e cuidadosa, associa ndo as informações, o que resulta numa teia bem elaborada que se forma a partir da ideia principal.

Professor, o objetivo de levantar hipóteses é o de explorar o texto partindo da estrutura global, relacionando todas as partes e, com isso, ressaltar a importância do título, das imagens, da sequenciação, percebendo que o texto vai sendo construído e cada parte dele está interligada com as demais. Essa exploração p ermite que o aluno construa, através da interação e observação, a estrutura textual tanto do ponto de vista f ormal quanto conceitual.

Caso queira extrapo lar a abordagem do texto utilizando o contexto, explorando ícones, propagandas, público-alvo, estrutura de página, links etc, acesse a página da internet e avalie as possibilidades.

link:

http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2008/06/30/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=69442/em_noticia_interna.shtml       [Acesso em 17/09/09]

3ª aula: (50 min)- Localizar Japaraíba e Simão Pereira no mapa.
- Professor, faça uma retomada das aulas anteriores. Novamente seria interessante indagar aos alunos a respeito das informações trabalhadas. Essa prática permitirá que você tenha um retorno acerca do que foi apreendido pela turma.

Sugerimos para esta terceira aula, um espaço de identificação visual, espacial sobre Japaraíba. Tendo em vista que o recurso visual, a exploração dele será muito válida. A indicação é que você utilize o google maps, ele funciona como um localizador via satélite e dá as indicações precisas do local pesquisado. Você precisará então dos seguintes recursos:  Projetor com utilização do Google Maps (caso seja possível utilizar essa ferramenta na escola, o Google Maps possibilita maior dinâmica na aula).

Na ausência dessa ferramenta, utilize mapas (se possível int eraja com o professsor de Geografia ou peça a ele orientações mais espe cíficas e, nesse caso, a de manda de aulas previstas será maior). Pesquise textos descritivos que deem uma ideia geral da região. Proponha que os alunos, em grupos, formulem uma representação visual da cidade, colocando elementos tais como: vegetação, economia, desenho geral do contexto do local.

Imagem para exemplificar:

Este é um exemplo de cena que os alunos poderão se inspirar para compor o quadro de Japaraíba. Esta imagem retrata uma cena da sociedade egípicia. Ela retrata aspectos da cidade, populaçã o, economia, vegetação...

http://www.egito.fernandofelix.com.br/images/civilizacao.jpg [Acesso em 18/10/2009]

Sugestão de textos sobre Japaraíba que podem ser utilizados em sala de aula (Texto é entendido aqui como todo suporte no qual a linguagem é materializada: imagens, símbolos, gráficos, recursos de escrta etc. e que se nos oferece para a leitura. Ver dicas de leitura em Recursos  complementares nesta página). O utor José Luiz Fiorin. em seu livro entitulado Elementos de análise do discurso, aborda com propriedade esse enfoque no texto, o direcionamento e os possíveis percursos interpretativos objetivando o melhor desempenho da habilidade de compreensão textual. Veja a referência completa no ítem Recursos Complementares.

Texto imagético

Fonte: http://static.panoramio.com/photos/ori ginal/5077184.jpg  Acesso em: 18/10/2009

Textos informativos

Fonte:  http://www.japaraiba.com/ &n bsp ;  Acesso em: 18/10/2009

undefined

Fonte: http://www.japaraiba.com/   [Acesso em 08/12/09]

Professor, neste momento do trabalho, você pode diversificar a produção de texto, solicitando que os grupos produzam roteiros de viagem, guias turísticos, propagandas, enfim. Para a execução de tais propostas é necessário que você oriente os grupos a respeito da estrutura dos textos solicitados, portanto faz-se necessário que, se você enveredar por esse viés (que é bastante interessante), o material de referência seja providenciado, ou seja, leve para a sala de aula modelos de roteiros de viagem, de guias turísticos, de propagandas, enfim. Esse material você pode obter em bancas de revista, em sites na internet, em agências de turismo, rodoviárias etc.

 

4ª e 5ª aulas: (1 hora e 40 minutos)- Leitura oral compartilhada do texto.

Este processo pode ser chamado de "costura", cabe a você, professor, o papel de "alinhavar" os elementos do texto, ou seja, você deverá relacionar o primeiro parágrafo com o título e imagem, destacando características  que lhes são comuns, a temática que os envolve.
Sugestões de perg untas a serem feitas aos alunos:
a)A partir da leitura, os termo s “o primeiro” e "o outro” fazem referência a qual (quais)  termo(s) citado(s) anteriormente?
b)Comparando com a prosposta do MEC o resultado de Japaraíba é satisfatório?
c)Pensando que Japaraíba está no 2º lugar no ranking, qual é o cenário educacional apresentado no Brasil?- Proponha a análise dos dados da escola, identificando sua posição no ranking. (Essa sugestão é válida para as escolas públicas)

6ª aula: (50 min)

Professor, conforme orientação prévia, novamente você deverá explorar a formulação de hipóteses a fim de realizar a  abordagem do novo elemento aparente após leitura dos 2 primeiros parágrafos, que é o subtítulo: "Envolvimento da comunidade é fundamental". Inicie sua abordagem detendo-se nesse elemento, estimule o aluno a novamente realizar algumas inferências e a relacioná-las às outras informações já construídas nos parágrafos anteriores e ainda, analisar o motivo e/ou a intenção da inserção do subtítulo.
S ugestões de perguntas a serem feitas ao aluno:
a)Há uma relação subtítulo e título?
b)Quais os fatores que contribuíram para que o resultado fosse positivo, segundo o secretário da educação?
c)Quais os aspectos negativos citados pelo prefeito de Simão Pereira?
- Diante dos depoimentos levantados anteriormente estabeleça uma análise com relação às ações priorizadas pela administração de cada cidade.Conduza a discussão de forma que o aluno desenvolva a habilidade de inferi r, de concluir informações que não estão claras no texto, mas que dão indícios para que a análise seja feita. O objetivo nesse momento é de que o aluno extrapole na interpretação e enverede pela abordagem considerand o o a specto político que perpassa a educação.

7ª aula: (50 min)- Leitura do texto “Envolvimento da comunidade é fundamental” .
Pergunte aos alunos:
a) Quais ações envolvem a comunidade?

b) Na realidade da escola, qual o envolvimento da comunidade escolar?

Solicite aos alunos que, em grupos de no máximo quatro,&nbs p;elaborem um questionário a fim de realizar uma pesquisa envolvendo toda a comunidade escolar. O trabalho se dará no formato de entrevista. Para e ste trabalho, professor, você deverá solicitar aos alunos que elaborem um planejamento que aborde:quais questionamentos serão feitos aos entrevistados; del imitação do corpus a ser pesquisado (atividade que desempenha na comunidade: pai, funcionário, especialista, aluno, ex-aluno, bibliotecário, servente...); quantidade de pessoas que serão entrevistadas. Após essa discussão, proponha que os grupos apresentem suas propostas e anote as perguntas que compõem o questionário de cada grupo. Em seguida, discuta com os grupos quais questionamentos são mais relevantes, cruze os dados e veja aqueles que são mais comuns. Solicite que todos os grupos adotem o mesmo modelo de questionário, utilizando as mesmas perguntas.

Será necessário estipular um prazo para que os grupos desenvolvam esse trabalho, portanto determine um espaço de dois dias para que eles executem a tarefa.

8ª aula: (50 min)
Nesta aula, dar-se-á a socialização dos resultados e das observações a respeito da pesquisa com a comunidade. Promova um ambiente agradável, se possível organize a sala previamente em círculo no formato de mesa redonda (a simples mudança da disposição das carteiras na sala já provoca uma mudança postural dos alunos, experimente!) Conduza as discussões fazendo as intevenções quando necessário e garantindo a todos o direito de fala. Por tratar de uma pesquisa feita por grupos, dê preferência a uma ordenação da fala por um componente de cada grupo, o que dinamiza a atividade e impede o desgaste de muitas interrupções. Nesse momento, proponha uma tabulação dos resultados. Elabore previamente uma tabela contendo as questões elaboradas pelos alunos, o público entrevistado e as respostas dadas. Auxilie-os nesse levantamento, faça essa atividade coletivamente.

Sugestão de tabela:

Tabulação de dados da pesq uisa feita com a comunidade
PERGUNTAS:      PÚBLICO-ALVO: pais PÚBLICO-ALVO: auxiliares administrativos
pergunta 1 resposta: resposta:
pergunta 2 resposta: resposta:
pergunta 3 resposta: resposta:
pergunta 4 resposta: resposta:

9ª e 10ª aulas (dois tempos de 50 minutos)

Professor, após termos trabalhado muito bem a temática, este momento contemplará a produção textual em dois níveis:

1-Atividade individual: produção dissertativa relativa à observação do envolvimento da sua comunidade na escola - estipular prazo de entrega.
2-Atividade em grupo: produção de uma reportage m utilizando os levantamentos feitos na escola, resultados da pesquisa,  com direção, professores, pedagogos, auxiliares dentre outros da comunidade escolar e que foram tabulados na aula anterior. Professor, você pode selecionar que c ada grupo trabalhe com uma ou duas perguntas para a formulação desse texto. Faça essa divisão de acordo com a quantidade de grupos que você tiver. Assim, teremos produções diversificadas no que tange ao enfoque dado à matéria.

11ª aula: (50 min)- Reescrita da atividade 1. Aproveite este momento para que os alun os troquem entre si os textos e avaliem a clare za, a adequação da linguagem e aos objetivos propostos, correção gramatical. Incentive-os a dar con tribuições aos textos dos colegas no sentido de aperfeiçoar a escrita individual. Proponha a escrita de diferentes versões do mesmo texto até que se chegue a um texto bom. Dê aos alunos o tempo necessário para e ssa reescrita.

12ª aula: (50 min) - Reescrita e finalização da atividade 2 com vistas à publicação no mural da escola, site ou blog se houver . Caso não haja, seria interessante a criação de um blog para a divulgação dos trabalhos.

13ª aula: (50 min) - Preparação para o seminário

Este seminário pode ser bem "badalado". Se a escola possuir u m auditório, utilize-o. Caso não disponha, utilize a quadra, o pátio ou outra dependência da escola. Dê um grau de formalidade à situação. Incentive os alunos a convidarem pessoas da comunidade escolar para participarem. Delegue tarefas como: preparação do local, aspectos estruturais: som, microfone, organização e limp eza do ambiente, abastecimento de água nas mesas, recepção dos participantes, apresentação, mediador, confecção dos convites.

14ª aula e 15ª aulas : (dois tempos de 50 min)- Seminário de apresentação dos resultados e discussões dos trabalhos realizados. 

Esta proposta é muito importante, pois contempla uma situação de comunicação formal (não muito comum para alunos dessa faixa de escolarização), o que demandará deles uma produção mais elaborada do texto verbal, oriente-os a respeito.

Recursos Complementares

Para saber mais sobre o processo avaliativo das escolas públicas e os critérios adotados nessa avaliação, acesse o site do mec: www.mec.gov.br - [Acesso em 17/10/09] -e clique nas opções Prova Brasil e IDEB.

Ainda, como acréscimos, acesse também no site do MEC o vídeo que trata mais detalhadamente sobre o IDEB.

Professor, tais links serão auxiliares na abordagem, uma vez que o texto trabalhado é uma constatação de resultados norteados por esses dois sistemas. É necessário que o professor conheça e se familiarize com as habilidades avaliadas e tenha ciência dos descritores que direcionam cada questão, principalmente se a exploração da aula proposta for feita em escola pública, pois todas são avaliadas e têm uma posição no ranking.

Para maiores informações a respeito do Google Maps acesse: http://maps.google.com.br/  [Acesso em 17/10/09]

Para obter informações sobre Japaraíba, pesquise no google ou acesse:www.japaraiba.com    ou   www.japaraiba.mg.gov.br     [Acesso em 17/10/09]

Indicações bibliográficas:

FIORIN, José Luiz [1989]. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto. Professor, uma indicação de leitura muito válida é o livro Elementos de análise do discurso, de José Luiz Fiorin. O autor faz uma proposta muito bem estruturada a respeito do processo interpretativo/semântico do texto, através de exemplos de percursos narrativos, objetivando a interpretação de texto.

Avaliação

Professor, avalie todo o processo, observe o retorno dado em sala através do posicionamento dos alunos. Atente para as produções: oral e escrita. Perceba os recursos utilizados pelos alunos para solucionar situações-problema.

Nas produções de texto individuais, observe a estrutura apresentada, a sequenciação, a utilização dos elementos coesivos, a pertinência à proposta, a ortografia. Uma sugestão válida seria a de designar a função de corretor a cada aluno (cada aluno avalia o texto do outro atentando para os critérios elencados acima). Esta proposta apresenta um resultado bastante positivo, uma vez que o aluno fica mais atento no momento da correção e ainda, percebe com mais clareza quais problemas ele tem apresentado como produtor a partir dessa leitura no papel de  corretor.

Na produção da notícia, observe se os alunos internalizaram a estruturação do texto. Perceba se eles tiveram o cuidado de escolher o texto que envolva a temática, se pensaram nas ilustrações e como construíram o texto informativo.

Nas situações que exigem interação com a comunidade escolar em geral, observe o desempenho, as atitudes do aluno para executar as tarefas.

Na preparação do seminário, avalie o trabalho geral de preparação para o evento, se as demandas foram supridas e os alunos conseguiram preparar o ambiente a contento.

Durante o debate, atente para as intervenções, os argumentos apresentados e se a fundamentação desses remete mais aos textos ou à prática investigativa demandada.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.